Iraniana escapa de enforcamento após estupro por irmãos

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 29 Nov 2007, 14:51

Vendida para prostituição aos nove anos, Leila foi condenada a forca aos 18

Julia Rooke - BBC

TEERÃ - Uma iraniana de 22 anos conseguiu escapar da condenação ao enforcamento após ter sido estuprada pelos próprios irmãos graças à atuação de uma ONG de defesa de direitos humanos.

O crime ocorreu há quatro anos e Leila foi condenada por incesto, crime penalizado com morte no Irã.

A jovem tinha apenas 9 anos quando a mãe começou a vendê-la para casas de prostituição. Quando se casou, o marido a oferecia a outros homens em troca de dinheiro.

A história de Leila, contada no programa Crossing Continents da BBC, não é única no Irã, segundo a advogada Shadi Sadr, que a defendeu na Justiça. "Uma menina é considerada a principal mercadoria ou propriedade que pode ser trocada ou vendida nos olhos de pais pobres no Irã", afirma.

Leila, que ainda tem dificuldades de falar sobre o passado, diz que a mãe a enganava para levar às casas de prostituição. "Ela me dizia que ia comprar algumas coisas, como chocolates. Eu era muito pequena, ela só me levava aos 'lugares'", afirma.

Quando casou, a situação de Leila não mudou. Ele a vendia para até 15 homens todas as noites. Dois meses depois do casamento, a polícia invadiu a casa e prendeu todos, inclusive a jovem.

O marido foi condenado a cinco anos de prisão por fornecer sexo ilegal. Durante a investigação, os irmãos de Leila confessaram terem estuprado a irmã. Eles foram condenados a chibatadas e Leila acusada de incesto.

Só quando estava detida em uma prisão de mulheres, foi informada da sentença de enforcamento.

Para Shadi Sadr, o sistema jurídico do Irã é conservador e injusto. "Os juízes não são treinados para penas relacionadas a sexo. Eles têm um ponto de vista chauvinista e sempre vêem as mulheres como culpadas", afirma.

Shadi fez um apelo à Justiça no caso de Leila quando os irmãos retiraram a confissão.

Segundo ela, as campanhas freqüentes feitas por ativistas de direitos humanos estão deixando os juízes iranianos mais sensíveis à opinião pública. "São tantos protestos dos ativistas que os juízes se sentem pressionados a não emitir a sentença de morte", diz a advogada.

Leila morava na cidade de Arak, ao sul de Teerã, conhecida pela incidência criminal e uso de drogas ilícitas. A maioria dos ganhos de Leila com a prostituição eram usados para a compra de narcóticos pela família.

De acordo com ONU, até 75% das apreensões de ópio no mundo são feitas no Irã e as autoridades reconhecem que o vício é um problema sério.

Segundo o diretor do centro Omid E Mehr, Eshrat Gholipur, que cuida de mulheres pobres em Teerã, a prostituição está relacionada à venda de drogas ilegais. "Eu já entrei em casas no sul de Teerã onde as meninas tinham que vender o corpo para manter o vício dos pais", afirma.

Leila está morando em Teerã, com uma assistente paga pelo centro Omid E Mehr.

A fundadora do centro, Marjaneh Halati, que vive em Londres, afirma que Leila chegou ao local analfabeta. Hoje ela está aprendendo a ler e escrever e é uma mulher livre.

"Nós moramos no Irã e temos que obedecer a algumas leis, mas isso não significa que não podemos dizer às mulheres que elas são como os homens. Elas também são indivíduos", afirma Halati.

O Irã aprovou a primeira lei de proteção à criança há cinco anos. Em 2008, um novo projeto desenvolvido por advogados de direitos humanos para facilitar os processos relacionados ao abuso de crianças deve ser analisado pelo Parlamento.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Agnelo em 29 Nov 2007, 15:05

Lá vamos nós de novo, quantos posts até entrar alguém aqui e dizer que eu não posso achar isso um absurdo?

EDIT: Corrigida quis enxugar a frase e distorci o sentido, desculpem :b
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Cebolituz em 29 Nov 2007, 15:08

Isso é um absurdo!

EDIT: o Locke, você me fez errar também!
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Ironsoul em 29 Nov 2007, 15:21

Eu acho um absurdo mesmo.

Agora é bastante conveniente que este tipo de caso ganhe repercussão na Inglaterra (aliada dos EUA) e talvez no resto do mundo como forma de mostra o quão atrasado e bárbaro é o governo do Irã.

Curiosamente, a reportagem da inglesa BBC, não cita qualquer esforço ou tentativa de contato com as autoridades do judiciário iraniano a respeito do ocorrido.
"Under the iron bridge we kissed
And although I ended up with sore lips
It just wasn't like the old days anymore
No, it wasn't like those days"
Ironsoul

Mensagempor Smaug em 29 Nov 2007, 15:44

O meu Deus o monstro ocidental malvado vai de novo atacar a "cultura ultra civilizada" soh por cuasa do petroleo... por favor vai... o motivo deles estarem fazendo isso não importa, com essas repercussões as pessoas que passam por isso vão começar a receberem atenção e terem seus problemas resolvidos em parte pelo menos...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Ironsoul em 29 Nov 2007, 15:54

Smaug escreveu:O meu Deus o monstro ocidental malvado vai de novo atacar a "cultura ultra civilizada" soh por cuasa do petroleo... por favor vai... o motivo deles estarem fazendo isso não importa, com essas repercussões as pessoas que passam por isso vão começar a receberem atenção e terem seus problemas resolvidos em parte pelo menos...

O motivo importa sim (se você acha irrelevante, é uma opinião sua).

Coisas horríveis e absurdas aos nossos olhos ocidentais acontecem no mundo inteiro o tempo inteiro. Já viu como estão as coisas no Sudão? Qual é a repercussão que uma atrocidade que acontece por lá tem na BBC? Esses absurdos jurídicos em países islâmicos contra mulheres (vide o outro tópico ativo aqui) tem muito mais repercussão. Porque dois pesos e duas medidas?

Mídia de massa é uma forma - eficaz - de manipulação e de atender interesses nem sempre claros ou altruístas. Ignorar isso é ser tão idiota quanto achar que os EUA só estão interessados no petróleo do Oriente Médio...
"Under the iron bridge we kissed
And although I ended up with sore lips
It just wasn't like the old days anymore
No, it wasn't like those days"
Ironsoul

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Nov 2007, 16:03

A Inglaterra é um país bastante xenofóbico, e que está nos últimos anos sendo o centro de uma onda de paranóia devido à "invasão" de imigrantes que vêm de países islâmicos e da europa oriental, então o fato de isso aparecer de uma fonte jornalística Inglesa não deve passar despercebido.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor FreeSample em 29 Nov 2007, 16:07

Sem falar que os ingleses... são brancos :queixo:
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor NeverSleep em 29 Nov 2007, 16:27

Religião quando levada ao extremo é uma merda mesmo...
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Dragão de Bronze em 29 Nov 2007, 17:28

NeverSleep escreveu:Religião quando levada ao extremo é uma merda mesmo...

Tudo quando levado ao extremo é uma merda. Tudo ao extremo faz mal.

FreeSample escreveu:Sem falar que os ingleses... são brancos :queixo:

Pois é. Só mesmo brancos pra levar justiça aos mouros. :bwaha: :linguinha: XD
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor DracoDruida em 29 Nov 2007, 17:30

Exato, tudo ao extremo faz mal. E acho que estupro tá virando um assunto muito pertinente na spell. Dois tópicos no offtopic sobre isso e também é assunto no tópico de tormenta o.o"
DracoDruida

Mensagempor AKImeru em 29 Nov 2007, 17:55

O que demonios a Inglaterra tem a ver com uma garota que foi prostituida desde pequena, foi estuprada e agora está para morrer?

A não ser que a noticia seja falsa, nada.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Elven Paladin em 29 Nov 2007, 18:42

Qual é a repercussão que uma atrocidade que acontece por lá tem na BBC?

Bem, em uma busca simples na BBC Brasil, há 31 notícias relacionadas á Darfur, 49 relacionadas ao Sudão, 64 relacionadas á Teerã e nenhuma relacionada ao Irã, por que o maldito site não consegue buscar tal expressão. Já na BBC Britânica, seção News Only, são 195 relacionada com a palavra Iran,171 ligadas com a palavra Sudan, 86 relacionadas á Darfur e 95 ligadas á Tehran.

Não me parece uma grande diferença, ainda mais levando em conta que o Irã tem um presidente que adora estar na mídia e um programa nuclear, o que chama a atenção.

O que demonios a Inglaterra tem a ver com uma garota que foi prostituida desde pequena, foi estuprada e agora está para morrer?

Como relação causal? Nenhuma. O que o Eltor e o Ironsoul estão focados não é no fato em si, mas por que ele foi noticiado. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor FreeSample em 30 Nov 2007, 08:38

Dragão de Bronze escreveu:Pois é. Só mesmo brancos pra levar justiça aos mouros. :bwaha: :linguinha: XD

Na verdade são Arianos XD

Mas desde o filme "300" tão difamando o Irã (nação que admiro e respeito; até estudei Farsi por um tempo!): Nos quadrinhos, por exemplo, o mensageiro sequer vê a Gorgo, no entanto no filme ele faz um comentário misógino à ela. Mas sabiam vocês que a tropa de elite do império persa (os imortais), assim como a frota naval, foram comandados por mulheres? que aquela nação foi a PRIMEIRA a ter uma cartilha de direitos humanos? que o cara que libertou os hebreus da babilônia era o avô do Xerxes? isso ninguém comenta, né?

O homem branco, quando consegue, é uma víbora.

EDIT: Isso não significa que eu vá concordar com o regime dos aiatolás; por comparação seria o mesmo que eu concordasse com o regime militar, admirando e respeitando o Brasil.
Editado pela última vez por FreeSample em 30 Nov 2007, 15:55, em um total de 1 vez.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Lanzi em 30 Nov 2007, 14:19

Smaug escreveu:O meu Deus o monstro ocidental malvado vai de novo atacar a "cultura ultra civilizada" soh por cuasa do petroleo... por favor vai... o motivo deles estarem fazendo isso não importa, com essas repercussões as pessoas que passam por isso vão começar a receberem atenção e terem seus problemas resolvidos em parte pelo menos...

Sem dúvida um dos piores comentários que já vi no forum.
Lanzi

Próximo

Voltar para Off-Topic