Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lanzi em 07 Dez 2007, 23:26

Lune escreveu:Não entendi nada.

Mas esse papo pós-modernista de desconstrução da verdade é ridículo. Há uma diferença clara entre um cientista sério (ainda que ele possa se enganar) e um falsário que só quer arrumar dinheiro dos otários que acreditam nele. Testes empíricos comprovam que 90% das vezes é possível perceber a diferença a olho nu, e foda-se o que a filosofia tem a dizer sobre o status imanente da Verdade.

Dever de casa: comparar o pastafarianismo com o evolucionismo. Depois assar no forno e adicionar molho de tomate. Adicionar sal a gosto. Serve 2 a 3 pessoas.

É muito fácil considerar ridículo aquilo que não se entende. Pra falar a verdade - se é que me entende - é muito mais ridículo ainda considerar ridículo aquilo que não se entende. Por acaso já leste quais filósofos antes de sair gritando "foda-se"? Muito prepotência da sua parte, e isso é feio.
Lanzi

Mensagempor Lune em 07 Dez 2007, 23:55

Haha, prepotência é comigo mesmo. Mas além da provocação, realmente há um argumento por trás do que eu escrevi, e é bem simples: a discussão pós-moderna em torno do conceito de Verdade não modifica em nada o uso cotidiano da palavra. Posso dizer isso sem prepotência porque sou jornalista, e lido com isso todo santo dia - a diferença entre quem mente e quem diz o que pensa ser a verdade é muito, muito clara. Da mesma forma que a diferença entre um charlatão e um cientista. Ou um religioso sério e o Edir Macedo.

Não concorda?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor 3libras em 07 Dez 2007, 23:58

Lanzi escreveu:
WillDice escreveu:
FreeSample escreveu:Pra que tanta birra? A evolução das espécies não pode ter sido obra divina? :b

O problema é que, para muitos, tem que se seguir o livro, melhor dizendo, O Livro, ao pé da letra.

Tem que ter sido feito tudo em seis dias, tem que ter tido Adão e Eva, e Noé, e torre de Babel, e assim vai.

E não tem que ser? Se o livro diz isso, então tem que ser isso oras. Ou eles escreveram aquilo lá só pra ficar no sentido figurado? Pra ser "interpretado" mil anos depois e tentar resistir ao tempo?

Na verdade para os teólogos a biblia é uma manifestação artística do espírito santo, então ela está fadada a diversas interpretações, na verdade essa tese permite que se interprete qualquer coisa dos textos bíblicos e estará certo.

cara, foi exatamente a mesma coisa q eu pensei depois de ter umas aulas de microbiologia...
as celulas são nada mais q cadeias complexas, mas q pensam, comem e caminham....pq as outras não fazem isso? pq carbono + algo fica vivo.... e carbono+ x naum?
a primeira coisa q eu pensei foi, "a...é coinsidencia....merda acontece"
mas depois eu pensei, é uma merda muito grande pras celulas terem sido cridas pela sorte

na verdade a chance disso acontecer é de 100%, afinal só existiria alguém pensando nisso, você no caso, se esses eventos anteriores já tivessem ocorrido.
Ou seja só é possível pensar sobre a química do surgimento da vida se a vida já tiver surgido, no caso a vida inteligente.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Lanzi em 08 Dez 2007, 00:22

Lune escreveu:Haha, prepotência é comigo mesmo. Mas além da provocação, realmente há um argumento por trás do que eu escrevi, e é bem simples: a discussão pós-moderna em torno do conceito de Verdade não modifica em nada o uso cotidiano da palavra. Posso dizer isso sem prepotência porque sou jornalista, e lido com isso todo santo dia - a diferença entre quem mente e quem diz o que pensa ser a verdade é muito, muito clara. Da mesma forma que a diferença entre um charlatão e um cientista. Ou um religioso sério e o Edir Macedo.

Não concorda?

O problema é que essa discussão pós-moderna não se atenta ao uso cotidiano e prático da palavra. Por isso que não é tão simples como você colocou. A concepção da palavra em si, e não do que ela representa, é diferente quando colocada numa discussão filosófica no modelo pós-moderno. Por isso você não deve estar conseguindo visualizá-la da forma complexa como ela é. A segunda idéia do que sé é a verdade (aquilo que ela representa) é então discutida entre os pós-modernos, numa esfera menos cotidiana e menos prática, que se acentua nos interiores e concepções de mundo de cada pessoa. Não no jornalismo, com todo o respeito.
Lanzi

Mensagempor Lune em 08 Dez 2007, 00:35

Não ignoro o que você está dizendo, mas creio que você entendeu mal meu argumento: eu estava dizendo que a discussão do que é Verdade ou não é irrelevante pro caso em questão (criacionismo X evolucionismo). Assim como é irrelevante para dezenas de outros casos reais, como os que citei no post anterior.

Não significa que a discussão conceitual não seja importante, e de fato é um assunto que me interessa. Mas me irrita um bocado usar essa discussão como forma de relativizar tudo. Certamente você já encontrou argumentos na linha de "ah, a verdade não existe, então não existe mentira" como justificativa para faltar com a verdade. É essa abordagem que eu combato e considero ridícula.

É meio como pegar os conceitos de física quântica e querer dizer que estamos em todos os lugares ao mesmo tempo, ou que a posição de uma bola de basquete não pode ser determinada. Estou sendo claro?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lanzi em 08 Dez 2007, 00:42

Está.

Mas esses caras que dizem coisas como "ah, a verdade não existe, então não existe mentira" como justificativa para faltar com a verdade devem ser considerados charlatões, e eles existem em todas as áreas. Acontece que fazer isso também seria um atentado contra a própria pós-modernidade, porque essa conceituação também nem tem como ser colocada na prática.

É que fiquei raivoso quando vi você dizendo "foda-se a filosofia", que é provavelmente a maior paixão da minha vida.
Lanzi

Mensagempor olikan em 08 Dez 2007, 00:48

@3libras:
cara...pra mim existe alguma coisa q cobre esse buraco do "pq sim" (e outros "pq sim")...como o ditado "pq não/sim não é resposta"
o q ele é? eu naum sei
ele precisa seguir a logica q ele criou? talvez
e vc sabe?
olikan

Mensagempor Lune em 08 Dez 2007, 00:49

Era provocação. Não tenho nada contra a filosofia que não tenha contra qualquer outra ciência XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor 3libras em 08 Dez 2007, 00:56

Mas na verdade o que fazem normalmente os críticos da evolução é o pensamendo "se nada pode ser 100% comprovado então algo 99,99999.....8% comprovado em nada difere de algo 0,00000000000000000...........1% comprovado pois os dois são mentira."
Quando isso acontece temos o relativismo usado como afirmação de pobreza argumentativa. Como desculpa para aceitar tudo como válido ou como tentar igualar pensamentos em graus de comprovação totalmente diferentes.
Esse é o cerne da discussão evolucionismo x criacionismo bíblico (lembrem-se que há outros criacionismos religiosos).
O evolucionismo tem alguns pontos que ainda vão ser estudados outros que nunca vão ser esclarecidos (pois há seres/condições climáticas que não deixam evidência fóssil) enquanto o criacionismo tem quase todos (para não dizer todos) os pontos refutados.

Aquele que critica o evolucionista dessa forma, age como o portugues da piada que vê com um binóculo a mulher entrar com outro cara no motel, fazer um strip para ele, tirar a ropa dele e depois apagar a luz para no final falar consigo: "essa dúvida é que me mata!!!!".

cara...pra mim existe alguma coisa q cobre esse buraco do "pq sim" (e outros "pq sim")...como o ditado "pq não/sim não é resposta"
o q ele é? eu naum sei
ele precisa seguir a logica q ele criou? talvez
e vc sabe?

por que voce não pensa isso sobre o carro que voce dirige? ou sobre a movimentação dos planetas? ou sobre a origem do oceano?
por só na origem da vida um ser superior teria metido o bedelho?
se somos seres naturais, é de se esperar que tenhamos surgidos da própria natureza até que surja uma evidencia contrária.
da mesma forma que é presumível que o que faz um carro andar seja seus mecanismos e não telepatia do motorista.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Ironsoul em 08 Dez 2007, 06:59

Um artigo interessante sobre esta disputa:

Criação versus evolução: uma disputa pelo controle da política educacional

Desde que o estado norte-americano de Kansas decidiu excluir a teoria da evolução, de Charles Darwin, das provas de ciências das escolas públicas, em 1999, tem crescido em vários países do mundo o movimento dos que defendem o criacionismo, corrente abraçada por religiosos e cientistas, segundo a qual a origem do universo e da vida é fruto da criação divina. Em alguns países da Europa, o criacionismo se fortalece apenas gradativamente, mas em outros, o movimento já começa a dar sinais de poder na definição das políticas públicas de educação.

O jornal britânico The Independent publicou no dia 13 de junho deste ano uma matéria sobre a ligação do primeiro ministro Tony Blair com escolas que ensinam o criacionismo. Segundo a matéria, ele inaugurou pessoalmente um desses estabelecimentos de ensino, dirigido por Peter Vardy, a quem Blair já havia concedido uma espécie de comenda, em 2001, por serviços prestados à educação. O texto do Independent aponta o conselheiro de Blair, Andrew Adonis, como a principal força por trás da expansão das escolas religiosas no Reino Unido. Nos últimos 10 anos, foram criadas na Inglaterra cerca de 180 novas escolas secundárias ligadas à igreja. O primeiro ministro britânico, em entrevista na TV, já havia se declarado favorável ao que ele chamou de "diversidade no ensino": a atual política educacional do Reino Unido determina que o currículo das escolas deve conter a teoria da evolução, mas permite que elas também ensinem o criacionismo. A National Secular Society, uma organização racionalista fundada em 1866, que luta contra os privilégios religiosos, classificou a defesa do criacionismo no ensino como uma "deplorável aceitação de anti-ciência" por parte do primeiro ministro.

Não é apenas em países predominantemente protestantes, como os Estados Unidos e a Inglaterra, que o movimento anti-evolucionista vem crescendo. Em fevereiro deste ano, o Ministério da Educação da Itália, um país fortemente católico, publicou o novo programa do ensino médio, que exclui do currículo o aprendizado da teoria da evolução. Um grupo de renomados cientistas italianos, incluindo o vencedor do Prêmio Nobel de medicina, Renato Dulbecco, publicou no jornal La Repubblica um apelo coletivo ao ministério para que reconsiderasse o programa, pois segundo eles, a exclusão "representa uma limitação cultural e uma renúncia ao desenvolvimento da curiosidade científica e da abertura da mente" da nova geração do país. Em nota sobre o assunto, o Centro Studi Creazionismo afirmou que apesar de não compartilhar da teoria evolucionista, não é contrário ao seu ensino, mas defende que ela seja tratada de modo crítico e não dogmático. Na Itália, onde o movimento anti-evolucionista já existe há mais de uma década, há quem adote uma posição mais radical sobre essa questão. Em 1991, Fernando De Angelis, doutor em Ciências Agrárias pela Universidade de Perugia, e fundador da Associação Cultural Evangélica Daniele-Baltazzar, publicou um livro que ataca o darwinismo já em seu título: A origem da vida por evolução, um obstáculo ao desenvolvimento da ciência.

Outros países europeus de maioria católica, como a Espanha, ou protestante, como a Alemanha, também possuem suas organizações criacionistas. Já na França, berço do iluminismo racionalista, os religiosos aparentemente não vêem conflito entre a idéia da criação divina da vida e a evolução das espécies. "Nas escolas francesas, a origem do universo e da vida é apresentada unicamente em seu aspecto científico", afirma Jacques Abbatucci, do Groupe d'étude Teilhard de Chardin, referindo-se à teoria do Big Bang - que explica a origem do universo - e ao evolucionismo darwiniano. Esse grupo de estudos é uma das várias associações francesas seguidoras da obra do geólogo, paleontólogo e padre jesuíta Pierre Teilhard de Chardin. No livro Le Phénomène Humain, publicado no ano de sua morte, em 1955, o jesuíta e pesquisador Teilhard apresenta sua visão em torno do tema central da evolução, desenvolvendo o conceito de "noosfera" - um termo com certo sentido espiritual (algo como a rede cósmica das consciências individuais). Ele esteve ligado ao longo de toda a sua carreira científica ao Museu Nacional de História Natural da França, sede da Fundação Teilhard de Chardin, fundada em 1962 em sua homenagem.

Já no continente americano, algumas organizações criacionistas, como a canadense, ainda lutam para obter espaço nas políticas educacionais de seus países. "O ensino da evolução nas escolas públicas do Canadá é terrível", disse por e-mail à ComCiência Laurence Tisdall, presidente da Associação de Ciência Criacionista de Québec. Essa entidade, ligada ao movimento da Criação Inteligente - segundo o qual, a natureza apresenta sinais evidentes de ter sido planejada por uma inteligência pré-existente - integra a Access Research Network, uma organização de pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos dedicada a assuntos controversos como criação/evolução, engenharia genética e eutanásia, entre outros. Segundo Tisdall, sua associação acaba de finalizar um artigo que critica página por página o manual de biologia usado atualmente no ensino secundário canadense. "Esse livro menciona fraudes conhecidas desde 1937 como se fossem fatos!", ataca. Uma das fraudes mencionadas pelo criacionista canadense é sobre a evolução da inteligência desde os ancestrais do Homo sapiens até o homem moderno. Tisdall afirma que "há provas demonstrando que o homem das cavernas havia sido não apenas tão inteligente quanto nós, mas talvez até mais inteligente" (veja box ao final dessa reportagem).

"O clamor pelo ensino do criacionismo tornou-se mais forte nos anos que se seguiram à publicação de Voices for Evolution", conta Mollen Matsumura, do Centro Nacional para Educação da Ciência (NCSE, na sigla em inglês), uma organização norte-americana dedicada à defesa do ensino da evolução. "É como se o brado pelo criacionismo fosse outrora um tímido ruído surdo e prolongado de trovão no horizonte, e agora, em mais e mais comunidades, o relâmpago esteja caindo", continua. Esse livro, cuja primeira versão foi editada por Betty McCollister e publicada pelo NCSE saiu em 1981, contém dados sobre casos na justiça envolvendo a controvérsia evolução/criação, e o posicionamento de 15 organizações religiosas, 11 organizações de defesa das liberdades civis e dezenas de organizações científicas e educacionais sobre o assunto. A segunda edição, revisada e ampliada, sob responsabilidade de Matsumura, foi publicada em 1995.

Nos Estados Unidos já existem associações criacionistas há décadas, como a Creation Research Society, criada por dez cientistas, no estado de Michigan, em 1963. Mas foi só na década de 80 - após a publicação de Voices of Evolution - que os criacionistas norte-americanos conseguiram uma vitória significativa no campo educacional: a Suprema Corte do país determinou que os estados não poderiam impedir o ensino do criacionismo nas escolas. Uma das principais instituições responsáveis pelo lobby que levou a essa decisão foi o Institute for Creation Research, da Califórnia, que realiza seminários, conferências e debates sobre o assunto, possui uma rádio e um Museu da Criação e da História da Terra, além de publicar periódicos como Vital Articles on Science Creation, para o qual contribuem pesquisadores de diversas universidades do país.

Após a decisão da Suprema Corte, os estados do Alabama, Novo México e de Nebrasca adotaram mudanças no currículo científico, apresentando o evolucionismo apenas como uma das possíveis teorias sobre a vida na Terra. Os estados do Texas, de Ohio, Washington, New Hampshire e Tennesse adotaram posição similar, incluindo a apresentação de evidências contradizendo a teoria da evolução, mas revogaram posteriormente essa última medida. A mudança mais radical aconteceu em 1999, quando o Conselho de Educação de Kansas aprovou por seis votos a quatro o currículo padrão para as escolas públicas do estado, elaborado com o auxílio da Creation Science Association for Mid-America, excluindo questões sobre o evolucionismo em provas de admissão e de avaliação em vários níveis do ensino. Essa medida, segundo os que defendem o evolucionismo, apesar de não impedir, desestimula o seu ensino nas escolas de Kansas.

"A controvérsia criação/evolução não é uma disputa intelectual ou científica, nem é um conflito entre ciência e religião", comenta Stanley Weinberg, fundador do primeiro dos 50 comitês regionais que integram o Centro Nacional para Educação da Ciência - que conta ainda com cinco representações no Canadá. "Basicamente, é uma disputa pelo controle da política educacional", completa.

Um caso exemplar na controvérsia

No final dos anos 90, uma descoberta de ossos de um Neandertal perto de Dusserldorf, na Alemanha, suscitou um grande interesse tanto entre evolucionistas quanto entre criacionistas. Comparando o DNA mitocondrial do osso do Neandertal com o do homem moderno, pesquisadores evolucionistas afirmaram que a "linha neandertaliana" divergia da "linha dos hominídeos", sem contribuir para o DNA do Homo sapiens moderno. Pesquisadores ligados ao criacionismo questionaram a cientificidade dos resultados, dizendo que a comparação de uma única amostra de Neandertal com o valor médio de resultados de 1669 homens modernos não é apropriada do ponto de vista estatístico.

"A anatomia do Neandertal é essencialmente humana, com o mesmo número de ossos, o mesmo funcionamento", afirma Dave Phillips, mestre em antropologia e doutor em paleontologia pela Universidade da Califórnia, em artigo publicado na Vital Articles on Science Creation. Ele reconhece que existem diferenças no tamanho e na resistência dessa estrutura óssea, mas diz que elas não são significativas. "Essas diferenças são sem importância e podem ser encontradas entre os humanos modernos", continua. Phillips menciona no artigo a descoberta de uma pequena flauta feita a partir do fêmur de um urso, junto a restos de ossos de Neandertal, uma evidência cultural que o leva a concluir que "os Neandertais eram humanos".

fonte: http://www.comciencia.br/200407/reportagens/04.shtml

EDIT: Indo até a fonte, vocês verão que há uma série de artigos muito interessantes sobre o tema, além do citado acima.

O artigo em si é bem interessante porque faz uma ilustração do "conflito" lá no norte da América (e retoma ao ponto da demissão de Comer). Fiz questão de sublinhar o ante-penúltimo parágrafo porque este é um ponto muito importante, principalmente o seu final: "Basicamente, é uma disputa pelo controle da política educacional".

O controle da política educacional é um campo de fervorosas disputadas em praticamente qualquer lugar. Conforme já tinha dito a educação é um processo - e também um instrumento - de introjeção de certos valores e Verdades.

Porque os católicos brasileiros - principalmente a partir da segunda metade da década de 1910 - começaram a se articular para que o ensino religioso fosse novamente introduzido na escolas regulares? Porque a escola - principalmente no que se refere a infância - é visto como um espaço privilegiado de formação do indivíduo e ter o ensino religioso nas escolas dentro horário escolar ajudaria os católicos a formar novos católicos (lembrando que desde de 1891 o ensino religioso foi extinto das escolas públicas), que combateriam ideologias e pensamentos contrários a religião (como o comunismo, severamente atacado por eles). Os católicos trabalharam em diversas frentes no campo educacional para tentarem obter a supremacia na definição dos rumos da educação nacional, inclusive procurando forma professores que lecionaram em escolas regulares, mas formadas sob a ideologia católica. Ou inserir conteúdos religiosos no programa de disciplinas fora do ensino religioso (que são espaços escolares que atingem um número maior de alunos). É claro que os católicos, naquela época, defendiam sua posição através de um princípio bem simples: "a educação verdadeiramente integral é indissociável da religião". Como base nesta premissa, a luta dos católicos contra o ensino laico é extremamente coerente. Mas batia de frente com os defensores do escolanovismo, que consideravam que a religião não deveria ser ensinada na escola, além de que o conceito de educação integral defendido pelos escolanovistas, não levava em consideração o aspecto religioso. Deste ponto é que surgiram as maiores clivagens, apesar de ocorrem trocas de idéias entre os dois grupos e principalmente a absorção de metodologias da "pedagogia moderna" pelos educadores católicos.

Notem que a conquista do tempo e do espaço escolar para o ensino do evolucionismo foi obtida através de uma disputa árdua e graças a crescente legitimação do discurso dos cientistas e do empoderamento dos mesmos perante a sociedade (quando a "verdade científica" se torna o discurso dominante). Uma vez que a evolução, por princípio, é contrária ao conceito bíblico da criação do homem era inevitável o conflito entre os defensores do criacionismo e do evolucionismo principalmente na escola, pois quem tivesse a chance de ensinar sua visão sobre o assunto primeiro teria mais chance de arregimentar novas pessoas para o seu lado da disputa (e assim aumentar o poder de seu discurso para a sociedade). Quando se ensina o evolucionismo, mais difícil será para um aluno aceitar como verdadeira o criacionismo. E vice-versa.

Sobre o debate atual criacionismo vs. evolucionismo é necessário mais leitura de livros e artigos - de ambos os lados - para que eu possa ter uma opinião mais fundamentada sobre o assunto (principalmente sobre os argumentos que cada lado tem utilizado para invalidar a legitimidade de cada uma das posições).
"Under the iron bridge we kissed
And although I ended up with sore lips
It just wasn't like the old days anymore
No, it wasn't like those days"
Ironsoul

Mensagempor Smaug em 08 Dez 2007, 10:22

O que vai entrar em vigor agora nas escolas eh o ensino filosófico, a molecada vai ter que aprender filosofia e eu acho isso ótimo.

E sobre esse assunto da verdade:
E teve um professor de filosofia aqui da minha cidade que respondeu o seguinte quando lhe perguntaram o que era a verdade:
-A verdade é aquilo que é!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Sampaio em 08 Dez 2007, 11:13

Aquele que critica o evolucionista dessa forma, age como o portugues da piada que vê com um binóculo a mulher entrar com outro cara no motel, fazer um strip para ele, tirar a ropa dele e depois apagar a luz para no final falar consigo: "essa dúvida é que me mata!!!!".

Perfeito esse trecho 3libras.

Fora isso parece que, como sempre, a coisa começa a se perder quando começam a esboçar tratados filosóficos que na verdade são masturbações horrendas que circulam em volta de nada.

Como eu sou extremamente pobre intelectualmente, citarei outros autores para colocar algumas coisas (ou deixa-las mais claras):

“A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.” Ashley Montagu

“A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.” Jason Stock

“Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida.” Anatole France

O que vai entrar em vigor agora nas escolas eh o ensino filosófico, a molecada vai ter que aprender filosofia e eu acho isso ótimo.

Não sei não. Filosofia em colégio costuma ser extremamente burocratizada e alienada, não estando além do sacrilégio que representam as demais disciplinas. Geralmente repelem mais ainda os aluno da Filosofia, do que os atraem.

E teve um professor de filosofia aqui da minha cidade que respondeu o seguinte quando lhe perguntaram o que era a verdade:

Não, a verdade é aquilo que nos convém.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Lune em 08 Dez 2007, 11:50

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Educação da Itália, um país fortemente católico, publicou o novo programa do ensino médio, que exclui do currículo o aprendizado da teoria da evolução

WTF?
E pior que olhando pra composição atual do Congresso, a bancada mais forte é justamente a religiosa... e é a que tem maior participação nos meios de comunicação em massa. Se alguém der a idéia a eles, pode crer que veremos algo parecido por aqui.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor olikan em 08 Dez 2007, 13:18

3libras escreveu:por que voce não pensa isso sobre o carro que voce dirige? ou sobre a movimentação dos planetas? ou sobre a origem do oceano?
por só na origem da vida um ser superior teria metido o bedelho?
se somos seres naturais, é de se esperar que tenhamos surgidos da própria natureza até que surja uma evidencia contrária.
da mesma forma que é presumível que o que faz um carro andar seja seus mecanismos e não telepatia do motorista.

...eu já respondi isso... ><
pra evitar tu ficar procurando eu respondo d novo...
o dito cujo só criou um livro de regras (da qual, nos ja descobrimos algumas)...depois ele foi cuidar da propria vida...
intendeu?
usando teu exemplo: não é ele q faz os planetas girarem, é a fisica....
quem inventou a fisica? o dito cujo

voltando ao topico:
filosofia em colegio = matação de aula
na aula eles podem ensinar as loucuras imaginadas pelos filosofos...
mas aprender a filosofar se aprende sozinho
olikan

Mensagempor Witchfire em 08 Dez 2007, 14:16

Lanzi escreveu:
Lune escreveu:Haha, prepotência é comigo mesmo. Mas além da provocação, realmente há um argumento por trás do que eu escrevi, e é bem simples: a discussão pós-moderna em torno do conceito de Verdade não modifica em nada o uso cotidiano da palavra. Posso dizer isso sem prepotência porque sou jornalista, e lido com isso todo santo dia - a diferença entre quem mente e quem diz o que pensa ser a verdade é muito, muito clara. Da mesma forma que a diferença entre um charlatão e um cientista. Ou um religioso sério e o Edir Macedo.

Não concorda?

O problema é que essa discussão pós-moderna não se atenta ao uso cotidiano e prático da palavra. Por isso que não é tão simples como você colocou. A concepção da palavra em si, e não do que ela representa, é diferente quando colocada numa discussão filosófica no modelo pós-moderno. Por isso você não deve estar conseguindo visualizá-la da forma complexa como ela é. A segunda idéia do que sé é a verdade (aquilo que ela representa) é então discutida entre os pós-modernos, numa esfera menos cotidiana e menos prática, que se acentua nos interiores e concepções de mundo de cada pessoa. Não no jornalismo, com todo o respeito.

Se não me engano Aristóteles já tratava sobre a veracidade e a Verdade.

Sampaio escreveu:

Perfeito esse trecho 3libras.

Fora isso parece que, como sempre, a coisa começa a se perder quando começam a esboçar tratados filosóficos que na verdade são masturbações horrendas que circulam em volta de nada.

Como eu sou extremamente pobre intelectualmente, citarei outros autores para colocar algumas coisas (ou deixa-las mais claras):

“A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.” Ashley Montagu

“A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.” Jason Stock

“Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida.” Anatole France

Não sei não. Filosofia em colégio costuma ser extremamente burocratizada e alienada, não estando além do sacrilégio que representam as demais disciplinas. Geralmente repelem mais ainda os aluno da Filosofia, do que os atraem.

Não, a verdade é aquilo que nos convém.

Achei injusto de sua parte que você tenha se protegido com afirmações de nomes de peso e nos condenar por uma masturbação mental ,sem sentido e de nenhuma maneira nos provar o pq desta postura.Além do mais as suas citações não estão amarradas por nenhum argumento seu, e se achar "fraco de argumentos" pareceu-me mais uma desculpa para não se expor.
Editado pela última vez por Witchfire em 08 Dez 2007, 14:35, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem
The brain is a microcosm creating it's own stories
People then live out these Stories

Let's boogie with the phantom!
Witchfire

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic