Pessoalmente sou contra as cotas e considero elas uma tremenda de uma muleta.
Só me pergunto é quanto tempo vai levar até eles tornarem permanentes, porque reforma na educação tá difícil.
Moderador: Moderadores

Só me pergunto é quanto tempo vai levar até eles tornarem permanentes.

Cotas é admitir que há diferença social entre etnias da pior forma: tentando varrer para debaixo do tapete. É uma idéia ridícula. É diferenciar um cidadão do outro, é anti-constitucional (sic)
Varrer para debaixo do tapete seria afirmar que não existe racismo no brasil. o que não está acontecendo, muito pelo contrário. é algo que tá sendo trazido à tona, e é nossa responsabilidade trabalhar isso, ao invés de apenas criticar medidas assumidamente emergenciais (o que vejo muito aqui). Diferenciar um cidadão do outro? pelo contrário, tá é agindo contra isso, a diferenciação já acontece, e você pode verificar através de expressões como "serviço de preto", "dia de branco", entre outros.
"Medidas Emergenciais" são ruins. O proprio nome já diz que estamos em um estado de emergencia e se o cerne do problema não for atacado logo, ele se tornara inrreversivel(Se já não é.)
Lune escreveu:As vagas são merecedoras dos melhores, não dos "menos afortunados" ou dos que tem um nível mais concentrado de melanina na pele do que os outros. Falar que "Essas 10% de vagas são para os negros, essas 5% pros que estudaram em colégio público e uns 3% pra índios" é nada mais que preconceito.
Na verdade, todos os alunos capaz de atingir a nota mínima merecem uma vaga na universidade. O único motivo pelo qual nem todos entram é porque não há vagas suficientes. A rigor, poderiam muito bem usar outro critério para determinar quem entra - sorteio, talvez - porque o vestibular NÃO determina quem são os melhores.
A nota do vestibular não tem nada a ver com o desempenho universitário. Ela não mede inteligência. Ela não mede além da capacidade de preencher as respostas de vestibular. Por isso esse papo de meritocracia no vestibular é besteira. E não sou eu falando, essa é a opinião dos próprios reitores das universidades.
Myako, você levantou uma questão bem complicada de se responder... quando estiver em casa eu me dedico a esse ponto.
Quanto ao Enem, eu vou apenas dizer que ele é considerado internacionalmente como uma das melhores avaliações nacionais, e inclusive o MEC presta consultoria para Japão e Suíça sobre como eles podem adaptar o ENEM ao sistema educacional de lá...
O único motivo pelo qual nem todos entram é porque não há vagas suficientes.
A rigor, poderiam muito bem usar outro critério para determinar quem entra - sorteio, talvez
porque o vestibular NÃO determina quem são os melhores.
A nota do vestibular não tem nada a ver com o desempenho universitário.
Ela não mede inteligência.
Ela não mede além da capacidade de preencher as respostas de vestibular.
Por isso esse papo de meritocracia no vestibular é besteira.
Vc tem certeza?E não sou eu falando, essa é a opinião dos próprios reitores das universidades.

Quanto ao Enem, eu vou apenas dizer que ele é considerado internacionalmente como uma das melhores avaliações nacionais
, depois dessa...e inclusive o MEC presta consultoria para Japão e Suíça sobre como eles podem adaptar o ENEM ao sistema educacional de lá...

(Baseado em changeling: o sonhar)Não, blasfemias. Vc acha que uma pessoa que fica de 10h a 12h por dia estudando não merece entrar? Me desculpa...Vc acha que alguem "burro" não merece entrar, mesmo que se esforce pra isso?Vc tem certeza?
Lanzi escreveu:louc0
O problema é que a instituição vestibular já é por si só um método exclusivista e segregacionista. O ideal mesmo seria extinguí-lo. No entanto, a educação no Brasil sempre esteve ligada diretamente ao poder e as elites. Por isso, justamente, não há vontade política suficiente para extinguí-lo, assim como não há vontade política suficiente para melhorar significativamente e rapidamente o ensino fundamental e médio público brasileiro.
Lanzi escreveu:A medida, que funciona como remendo temporário, não possui pretensão de liquidar com o preconceito racial, porque isso seria feito de forma automática ao confrontar forçadamente o negro com o branco nas salas de aula e criando mais profissionais negros capacitados assim como mais intelectuais. (àqueles que disseram que esse preconceito aumenta: não é verdade, pois o que aumentaria na verdade é o preconceito criado e cristalizado no seio de uma sociedade que caminha para se tornar estamental, subordinando o negro ao branco, culturalmente, economicamente e socialmente). Isso quer dizer que a medida, apesar de durar por um tempo temporário, traria frutos futuros.
Lune escreveu:louc0 escreveu: Lune, o que a elite negra faria que a elite já existente não pode fazer em prol dos desfavorecidos?
O recorte racial. Se a elite branca sequer reconhece que o preconceito existe, imagine se ela vai fazer algo pra que ele acabe. Uma elite negra pelo menos sentiria o problema na pele (incidentalmente, os efeitos da discriminação são maiores em camadas sociais mais elevadas, por estranho que possa parecer) e estaria mais propensa a tentar mudar a situação.
Costinha escreveu:Louc0 escreveu:Lune, o que a elite negra faria que a elite já existente não pode fazer em prol dos desfavorecidos?
O Louc0 disse tudo aqui.
Normalmente as pessoas se preocupam mais com o bem dos integrantes de sua classe social e não racial. (não sei se distorci o que você quis dizer Louc0, mas foi o que eu entendi e aprovo isso)
Acho que não me esqueci de nada.
_Virtual_Adept_ escreveu:Não, blasfemias. Vc acha que uma pessoa que fica de 10h a 12h por dia estudando não merece entrar? Me desculpa...Vc acha que alguem "burro" não merece entrar, mesmo que se esforce pra isso?Vc tem certeza?
Carol, eu não estudei PN para entrar em engenharia e passei.
Três amigos meus passaram o ano inteiro estudando pacas e não entraram.
E eu estava no grupo mais difícil (a Estadual daqui usa uma confusa política de cotas).
Você acha isso justo? Eu não.
(falo isso porque não passei, chutar na direção do gol e bater na trave é terrivel)
(Baseado em changeling: o sonhar)
Vc acha que uma pessoa que fica de 10h a 12h por dia estudando não merece entrar?
Bem, essa é a minha opinião, não é por nada não, mas o ENEM é facil
Lune escreveu:a única coisa que o vestibular é capaz de medir é a sua capacidade de passar no vestibular

Lune escreveu:Só como exemplo, tenho que dizer que não existe a menor correlação entre a nota do vestibular e o desempenho acadêmico. Um estudo estatístico feito aqui na UnB não encontrou a menor ligação entre uma coisa e outra. Ora, se o vestibular escolhe os "melhores", não acha isso estranho?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes