Do planeta nós somos sim, mas e da natureza?
Bem, o que nós fazemos com a civilização é natural e já feito por seres vivos há melhões de anos. O que muda é a escala.

Bicho, vocÊ sabe muito bem do que estou falando. Não me faça ter de explicar pra você, porque você é um cara inteligente.
Estou sendo sincero, pois parece que levamos em conta definições e escalas de tempo bem diferentes.
Hehe. O problema é se o cenário tornar-se prejudicial ao próprio planeta e irreversível. Porque, como você mesmo demonstrou, ao existirem catástrofes naturais e algumas até feitas por parte dos animais, a natureza dá um jeito de retomar o ciclo e arrumar os estragos. O que estou questionando é que a natureza continua com esse poder, se o estrago for tão grande e decisivo como vem sendo esse feito pelo ser humano? E não falo só das devastações territoriais, mas na interferência na cadeia alimentar de maneira não-natural, destruição de habitats, poluição, domínio exagerado sobre a terra e aquecimento global.
Bem, a Terra já passou por péríodo de Extinção em Massa antes, entre eles a Extinção do Permiano-Triássico e a Extinção do Ordoviciano-Siluriano, que foram mais avassaladoras, por exemplo, que a Extinção que terminou com o domínio dos Dinossauros na Terra. E eu aposto que só a última faz todo o "dano" que causamos ao planeta ser algo de pequena escala, então, imagine as duas anteriores, que podem ter exterminado entre 60 e 70% de todos os gêneros de seres vivos.

)