1- Gostaria que explicasse melhor sua frase: "Por fim só gosto de RPG e Storyteler não é Roleplaying Game.". Ou seja, argumentasse sobre. (Sampaio)
- Por que Storyteller não é RPG? (Aluriel de Laurentis)
Vou tentar responder argumentado meu ponto de vista sobre essa diferença entre os dois estilos. Tentarei ser o mais claro e objetivo possível sem divagar muito.
Eu sempre vi a diferença entre os dois tipos de jogos desde que a White Wolf lançou seu primeiro produto. A diferença começa pelo próprio termo que definem a linha da WW. Storyteller significa contador de história enquanto RPG significa Jogo de interpretação, além do mais, em momento algum a White wolf emprega o termo RPG em seu livros, preferindo a utilização de terminologia própria para manter o distânciamento de seu primo. Logo, isso remete ao ponto seguinte desta argumentação: o foco da mecânica.
Quando falamos de Storyteller, estamos falando em mecânicas dentro do sistema que foram construidas para manter o foco no narrador e não nos jogadores. O narrador é peça central de um storyteller para tentar equilibrar um conto, já que as personagens dos jogadores nascidas pelas regras são criaturas de imenso poder e além da capacidade humana OU daquelas comandadas pelo próprio Narrador.
Já o Roleplaying Game, desde a primeira vez que foi criado, mantém o foco de sua mecânica nos jogadores e, vez ou outra, permite o mestre/Gamemaster/Dungeonmaster necessita utilizar qualquer tipo de "dispositivo" para retirar esta capacidade de seus jogadores. O mestre do jogo deve desenvolver técnicas e estilo de mestragem próprios para manter a mesa sobre controle.
A única vez que vi algo que posso chamar de híbrido ou até uma ponte entre estes dois tipos de jogos, se chama Prmetime Adventures. Onde inexiste o foco mecânico em qualquer um dos lados, criando uma homogenidade de estilo, onde os jogadores e o diretor (mestre) da série se revezam construindo o episódio (aventura), realizando inserção de cenas e manipulando a narrativa a favor de uma história melhor.
Espero ter esclarecido meu ponto de vista.
2 - Já viu alguma coisa sobre o novo Wod?
3 - O que achou dele?
4 - Fantasia Mediaval ou Sci-Fi?
5 - Trilha Sonora perfeita?
2- Sim.
3 - Mesmo com as megamudanças estruturais de cenário e os ajustes feitos ao sistema original, não mudou minha opinião sobre a visão que eu tenho deste tipo de jogo.
4 - Questão dificil... Gosto muito de ambos os temas... Tenho que escolher mesmo?
5 - Todas que foram compostas por John Williams.
- Vc Possui algum herói, ícone ou qualquer coisa, seja em hq, rpg, anime, filmes, qualquer personagem, mulher ou homem?
2 - 0 que vc acha sobre a indepêndencia do Kosovo?
1- Algum herói que eu me inspire, você diz? Bom, Aragorn seria meu modelo de heroísmo e perseverança.
2 - Acho que se um país merece ser livre das garras da opressão, ele deve tentar. É um processo difícil, sangrento muitas vezes, mas necessário. Acho que mesmo unilateralmente, essa independência pode acarretar uma nova guerra naquela região... Se lembram bem, kosovo e Sérvia já se enfrentaram antes e a ONU (leia-se USA) interveio, não custa para aquilo em escalonar em algo maior.
1 - Quando um jogador da mesa te enche o saco, o que você faz?
2 - quando é uma boa sessão de rpg pra você?
3 - Que jogo te marcou na vida?
4 - Gosta de fotologs?
5 - Sabe quem eu sou?
1 - Ultimamente eu estou com menos paciência do que antes, logo se for algo contornável, eu converso... ~Caso contrário bano ele da mesa de uma vez por todas.
2 - Quando todos se divertem, inclusive eu.
3 - Hmmm, boa pergunta. Acho que a campanha de Hidden Invasion (tema arquivo X) que mestrei por 3 anos.
4 - Não.
5 - Talvez