Mais um motivo para não discutir com Criacionistas

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Fev 2008, 14:53

O fato de uma tia minha começar a ovular depois dos 30 (e finalmente ter um filho - três agora) é visto como milagre, mas não fugiu das leis biógicas. e aí?

Existem mulheres que ovulam até os 50 anos. Não há milagre nenhum aí.
E lembrando que uma pessoa parar de ovular com 35 anos já pode ser considerado menopausa precoce.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Natsuiro em 06 Fev 2008, 15:10

Hmmm... eu acho que ele quis dizer que a primeira ovulação dela foi depois dos 30 anos.

Mas mesmo assim, não deixa de fazer parte da ciência. Nada de divino aí.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor FreeSample em 06 Fev 2008, 15:13

Anomalias genéticas ou simplesmente anomalias biológicas faz isso ser algo bem comum. Sério. O que você está fazendo agora é fechando os olhos para o que já existe resolvido na nossa ciência e atribuindo isso à uma pseudo-entidade que supostamente faz essas coisas acontecerem.

Ou seja, houve o "milagre", sem subverter as leis que regem o universo. Não tou querendo forçar você ou qualquer outro a acreditar que Deus agiu ali, mas sim que a afirmação de que "para ser milagre, tem que ser contra a ciência" é um tanto furada.

Existem mulheres que ovulam até os 50 anos. Não há milagre nenhum aí.
E lembrando que uma pessoa parar de ovular com 35 anos já pode ser considerado menopausa precoce.

Uma coisa é o término. outra é o início, cara. foi um fato pra lá de incomum, não é todo dia que você encontra casos como esse. aconteceu algo que jamais poderia ter acontecido na bilogia? não. mas foi um milagre.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Lanzi em 06 Fev 2008, 15:14

Então o que é milagre pra você Free? Acho que fica muito mais fácil se você nos dizer o que significa pra você um milagre.
Lanzi

Mensagempor Natsuiro em 06 Fev 2008, 15:22

"Algo que ocorre normalmente no corpo humano e com explicações na medicina atual, mas prefiro dizer que foi a entidade divina na qual eu acredito que interviu. Ri ri ri." deve ser a resposta, Lanzi.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor louc0 em 07 Fev 2008, 00:12

Friça, aí tu pode considerar que todo que todo e qualquer evento natural pode ser considerado um milagre. O que é new age demais pra mim.

Bom, tu pode argumentar que tudo é uma questão de probabilidade. Mas qual é o patamar para algo ser considerado ou não "milagre"?

EDIT: pobrabilidade é foda.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor FreeSample em 07 Fev 2008, 09:31

Mas mesmo assim, não deixa de fazer parte da ciência. Nada de divino aí.

O ponto que quero ressaltar não é a possível presença do Divino, e sim que milagres não precisam necessariamente subverter as leis do universo.

Então o que é milagre pra você Free? Acho que fica muito mais fácil se você nos dizer o que significa pra você um milagre.

Talvez milagres sejam quaisquer fatos, eventos ou sincronicidades muito improváveis de acontecer, que acabam acontecendo.

"Algo que ocorre normalmente no corpo humano e com explicações na medicina atual, mas prefiro dizer que foi a entidade divina na qual eu acredito que interviu. Ri ri ri." deve ser a resposta, Lanzi.

De forma alguma, você comete o erro de partir de um pressuposto falso. o fato de ter explicação científica não faria o fato deixar de ser um milagre. e, francamente, uma mulher começar a ovular depois dos trinta não é algo que ocorre normalmente. Suas opiniões estão embasadas demais na intolerância à religião para eu considerá-las ponderadas.

Friça, aí tu pode considerar que todo que todo e qualquer evento natural pode ser considerado um milagre. O que é new age demais pra mim.

Eu faria isso se (e apenas se) desconsiderasse todo o contexto envolvido naquele evento. O que não acontece.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Eltor Macnol em 07 Fev 2008, 09:50

Talvez milagres sejam quaisquer fatos, eventos ou sincronicidades muito improváveis de acontecer, que acabam acontecendo.

Não é uma definição funcional.

Algo só é "muito improvável de acontecer" se você analisar cada caso isoladamente. Quando se vê o quadro geral - com um número estupidamente grande de pessoas, situações e oportunidades para evento "X" acontecer, é só uma questão de estatística - mais cedo ou mais tarde, acontece.

É como você me dizer que alguém ganhar a mega-sena acumulada é milagre, só porque a chance do Fulano da Silva ganhar era muuuuito baixa, mas no fim das contas foi ele que ganhou. Oras, eventualmente ALGUÉM ia ganhar. Se você olhar só pro Fulano da Silva, vai parecer um milagre ele ter ganhado, mas se analisar a situação como um todo, vai ver que alguém acertar os números é algo que eventualmente ia acontecer de uma forma ou de outra.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lune em 07 Fev 2008, 09:54

Ô discussão besta, sô.

Quer maneira melhor de definir milagres do que pegando exemplos? A ressurreição de Cristo, a multiplicação de pães, a transformação de água em vinho... ou, pegando exemplos mais modernos e sensacionalistas, a cura de casos de AIDS ou de câncer inoperáveis. Se quiser um caso brasileiro, é só olhar pra Frei Galvão, tornado santo por sua capacidade de curar doenças por meio de pílulas de papel. Esses são milagres alardeados como tal. Uma mulher ovulando fora do tempo é no máximo uma curiosidade.

Mas claro, o Friça está apenas dando uma de troll, então não vejo razão pra insistir no assunto.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Fëanor em 07 Fev 2008, 12:20

Vc citou a presença de escamas em aves e dinossauros, bom, a verdade é que a linhagem que originou as aves (maniraptora) já possuia penas (vide algumas descobertas na china como o Synosauropteryx) estipula-se e eu sou um que defende essa posição que mesmo os velociraptors já possuiam penas. Essa mesma linhagem faz parte da ordem saurischia, que possui a cintura pélvica organizada como a dos répteis.

Na verdade, nas mais recentes descobertas apontam para a evidencia de que é quase certa que os velociraptors, assim como os outros raptores, tinham penas sim.

http://en.wikipedia.org/wiki/Velociraptor

Leia a parte "feathers".

Adoro discussões sobre evoluções a animais pré-históricos.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Natsuiro em 07 Fev 2008, 13:25

Paródia dos quadrinhos do "Chick": http://www.geocities.com/neverclan/c/cthulhu.html
Imagem
Natsuiro

Mensagempor louc0 em 07 Fev 2008, 15:47

FreeSample escreveu:

Eu faria isso se (e apenas se) desconsiderasse todo o contexto envolvido naquele evento. O que não acontece.

Bom, aí tu desconsiderou totalmente o conteúdo do meu segundo parágrafo.
Enfim, quero saber então quando uma coisa começa a se tornar improvável o suficiente para ser considerada milagre e qual foi o método utilizado para encontrar esse limite probabilístico.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Smaug em 07 Fev 2008, 18:26

Feanor, concordo com isso sim, tanto que eu disse:

a linhagem que originou as aves (maniraptora) já possuia penas (vide algumas descobertas na china como o Synosauropteryx) estipula-se e eu sou um que defende essa posição que mesmo os velociraptors já possuiam penas.

Esse artigo soh chegou para reforçar algo que eu digo a anos. O link para ele está aqui:

http://www.sciencemag.org/cgi/content/full/317/5845/1721#REF1

Minha surpresa é que esse fóssil praticamente comprova a existencia de penas em velociraptors, e com estrutura semelhante as penas modernas! Ateh então todos os fósseis de coelurossauros apresentavam penas em um estágio menos derivado, semelhantes as penas dos causares da austrália. Mas ainda é pouca evidencia para se estender a caracteristica a todo o grupo.

Soh para acrescentar: pesquisas com a teoria do evo-devo, que acompanha a ontogenia de uma caracteristica e traça a partir disso a provavel evolução dela, apontam que mesmo tiranossauróides apresentavam penas. Porém, isso é uma hipotese, ainda em necessitando de mais provas (como um fóssil).

Outras teorias tb colocam que as penas teriam surgido duas vezes durante a evolução. Tendo uma origem difilética.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Anterior

Voltar para Off-Topic