"Será que não seria melhor se estívessemos vivendo de forma mais natural?".
Você quer ser um nômade caçador-coletor, vivendo sob risco relativamente constante da morte de inanição, doenças parasitárias ou sendo ameaçado por animais que o predam, com a expectativa de vida média de uns 20-30 anos, e quase sem recursos para tratar patologias adquiridas e com grandes chances de ver seus filhos morrerem antes de dizerem seu nome, isso, claro, supondo que você tenha sido uma das "Crianças Fortes que Sobreviveram ? Essa é a vida "Ao Natural.
Porque o lugar do ser humano é na natureza. Esse distanciamento é terminantemente prejudicial, seja no desvirtuamento da espécie assim como na submissão da natureza ao homem de maneira forçada e desenfreada, coisa que também é prejudicial.
E o que torna toda a civilização que criamos como "anti-natural"? Nós nos originamos pelos mesmos processos que outros animais, somos regidos pelas mesmas leis que regem seu funcionamento e o mundo ao redor e simplesmente fazemos o mesmo que outros animais fazem, que é tentar "controlar o seu meio" por via de "ferramentas" ( Formigas, Castores, Chimpanzés, Bonobos e Orangotangos fazem o mesmo ). Só que fazemos em escala maior. Como isso pode ser não natural?
Provavelmente nada. A diferença é que estamos fazendo uma catástrofe conscientemente. Justamente por isso não dá pra considerar o "racionalismo" como algo positivo só pelas invenções, ferramentas e ciência. Seria positivo se o usássemos para previnir isso.
Conscientemente? Nós só tomamos conta do efeitos nocivos ( ao homem ) da civilização a pouco tempo, e até onde eu saiba, não há nenhum "cataclisma vindouro" para nós. Yep, é altamente provável que não passaremos por tempos agradáveis adiante, mas não creio que isso vá resultar em algo comparável á o que a própria "Mãe Gaia" já fez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.