Distancia emocional?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Distancia emocional?

Mensagempor AKImeru em 21 Dez 2007, 19:36

Funciona sim o forum que eu visito feiz isso e deu certo

Esse seu forum não era um conceituado forum de RPG, era?

E mais movimentada do que esse forum? Eu dúvido. A não ser que sejam PbFs e as pessoas floodam. Desses eu conheço mil. De nomes. Aqui na Spell vemos criações e otimas discussões sobre o RPG. Sem os egos gigantes dos outros forúms focados em RPG. Alias o foco desse seu forum é de RPG?

Oda, menos. Embora eu já tenha sido banido de lá por motivos até hoje desconhecidos ( um pouco antes do "restart" do fórum ), a RedeRPG não chega a esse ponto. Ao menos não na seção d20 e Storyteller.

Acha que eu inventei isso? Aconteceu comigo cara.
Editado pela última vez por AKImeru em 21 Dez 2007, 19:41, em um total de 2 vezes.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Distancia emocional?

Mensagempor Seth em 21 Dez 2007, 19:38

Bom, pessoal, eu entendo dessa forma.

Ao tratar de um assunto, qualquer assunto, com outra pessoa, podem aparecer conflitos. É sempre uma possibilidade, mas se torna muito ou pouco provável de acordo a maneira como você responde a isso. Se eu faço uma pergunta e você, que conhece a resposta, prefere ficar desdenhando, você aumenta um bocado a chance de que eu receba muito mal a mensagem, e que responda altura ou me chateie com X ou Y por causa disso. Então a resposta, a meu ver, é a de sempre: pensar um pouco ou muito antes de responder. Falar "é apenas um fórum de intenet", etc a cada comentário que você julga idiota. E também na hora de responder a um comentário sarcástico. Você pode até dar de ombros, demorar a responder, xingar essa pessoa em casa, enfiar agulhas em bonequinhos de vodu com o nome e o avatar do dito cujo (é um excelente relaxante, posso garantir) antes de dar uma resposta.

Em segundo lugar, isso não impede que as pessoas brinquem umas com as outras. E é bem simples o motivo: É a prática que vai te dizer que uma pessoa se dói ou não com o seu comentário. Se a pessoa se doeu, deixa esse tipo de comentário de lado, e não leva mal essa pessoa, cara, porque o errado no fim das contas pode ser você, e não ele. Ou seja: frases como "não sabe brincar não desce no playground" só tão certas de verdade quando a conduta é reiterada.

Depois, um comentário que eu faço como user que lê muito os tópicos de cá e posta muito pouco:

O que desencoraja você a compartilhar um comentário, trabalho ou outra produção é, dentre outras coisas já citadas, o que eu chamo de "rolo compressor": Você não pára para ler, raciocinar sem pré-conceitos. Se fala de algo que você não gosta, simplesmente a coisa não presta. E o seu comentário se resume a litania dos sectários: "isso não presta, isso não presta, isso não presta, isso não presta, isso não presta..." Bom, ninguém com alguma sanidade tolera isso por muito tempo.

Não digo, vejam, que seja o caso dos problema do tópico do Kamus, porque nem me inteirei dos fatos, mas de outros nessa e na antiga spell.

Uma visão mais aberta e tolerante, nesses casos, pode tornar a troca de informações bem mais interessante.

Enfim, só um pensamento que eu uso diariamente, e que pode ajudar:

"Uma palavra é como uma flecha deferida. Você não pode deter a sua rota. E também não pode deter os caminhos da roda da fortuna".

Se eu for chefe de uma pessoa que me destratou, coitada da pessoa. Os bonequinhos de vodu da minha mesa vão encontrar muitas outras utilidades...

No mais, pessoal, é isso. Espero ter ajudado.
Seth

Distancia emocional?

Mensagempor Lune em 21 Dez 2007, 20:22

E o seu comentário se resume a litania dos sectários: "isso não presta, isso não presta, isso não presta, isso não presta, isso não presta..." Bom, ninguém com alguma sanidade tolera isso por muito tempo.

O tópico de Tormenta e suas 150+ páginas discordam.
Ou talvez confirmem. Sei lá xD

De resto: que tópico Emo :b
Imagem

Imagem
Lune

Distancia emocional?

Mensagempor Aluriel de Laurants em 21 Dez 2007, 20:32

O tópico de Tormenta e suas 150+ páginas discordam.

o tópico com o maior potencial de se tornar o maior em toda a história dos fóruns da spell...

a unica conclusão é de que tormenta tem algumas coisas legais enterradas em montes de esterco flamejante :bwaha:
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Distancia emocional?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 21 Dez 2007, 20:34

Não vejo do que tanto reclamam.
Raramente eu vejo confusões dignas de preocupações na Spell.
Agora ficam fazendo tempestade numa poça de lama...
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Distancia emocional?

Mensagempor Baku em 21 Dez 2007, 21:10

Ok,

Vocês que não sabem ler a palta de um tópico favor não postar.

Agradeçemos,
Sanidade Geral
Imagem
Baku

Distancia emocional?

Mensagempor Bob_Esponja em 21 Dez 2007, 21:29

Oda Nobunaga escreveu:
Funciona sim o forum que eu visito feiz isso e deu certo

Esse seu forum não era um conceituado forum de RPG, era?

E mais movimentada do que esse forum? Eu dúvido. A não ser que sejam PbFs e as pessoas floodam. Desses eu conheço mil. De nomes. Aqui na Spell vemos criações e otimas discussões sobre o RPG. Sem os egos gigantes dos outros forúms focados em RPG. Alias o foco desse seu forum é de RPG?

Oda, menos. Embora eu já tenha sido banido de lá por motivos até hoje desconhecidos ( um pouco antes do "restart" do fórum ), a RedeRPG não chega a esse ponto. Ao menos não na seção d20 e Storyteller.

Acha que eu inventei isso? Aconteceu comigo cara.

O problema não é o forum e sim os usuarios
Bob_Esponja

Distancia emocional?

Mensagempor AKImeru em 21 Dez 2007, 21:31

Não vejo do que tanto reclamam.
Raramente eu vejo confusões dignas de preocupações na Spell.
Agora ficam fazendo tempestade numa poça de lama...

Eu gosto de atacar o Lune porque ele me disse que ele é pretensioso e pseudo intelectual.

O problema não é o forum e sim os usuarios

Se você vai ignorar minhas perguntas, eu irei ignorar suas frases sem nexo. Feito?
AKImeru

Distancia emocional?

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Dez 2007, 22:03

Acredito que ninguém ganhe salário com o forum para passar raiva no mesmo (exceto o Eltor ;P).

Cumé?

Eu não ganho salário nenhum, eu PAGO pro fórum continuar no ar. Então, eu mais que qualquer um aqui tenho o direito de não ter que me incomodar com confusões no fórum. :P
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Distancia emocional?

Mensagempor Kamus de Aquário em 21 Dez 2007, 22:10

Elthor só a titulo de curiosidade quanto custa manter no ar essa bagunça toda que a gente faz?
Kamus de Aquário

Distancia emocional?

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Dez 2007, 22:34

Se bem me lembro, R$ 90,00 por ano pelo domínio .com.br , e R$ 60,00 por trimestre pelo servidor.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Distancia emocional?

Mensagempor Sampaio em 21 Dez 2007, 23:25

Mas nós tb ajudamos! :cool:

Acho que o pessoal já conehce mais ou menos como é o temperamento e maneira de debater de cada um, então é só relaxar e gozar. Se vc fo debater com o Dahak vc provavelmente receberá uma repsosta cortês e respeitosa, se for debater com o Madruga receberá algo mais ácido e direto, alá House.
A meu ver nenhum dos dois é desrespeito mas reparo que tem muita gente que é ofendida por natureza e qualquer comentário pode incitar uma paranóia perseguitória ou uma reclamação de graves ofensas.

Nós, moderadores/supervisores/administrador, sapateamos no meio. Depois de tanto tempo até dá pra ver que a pessoa não quis mal, mas às vezes tem de punir. Outras tantas a pessoa se ofendeu, mas realmente não houve nada e não há pq punir.

A idéia é justamente se DISTANCIAR da RedeRPG neste aspecto. Vejo o oposto do que alguns de vcs reclamam. Vejo aqui um clima geral de companherismo, piadas, piadas INTERNAS (oq já denota algo), implicâncias levadas de boa, moderação que debocha de sí mesma, abertura total a críticas, etc etc.

Só não acho que seja NECESSÁRIO trocarmos telefones e ligarmos prguntando como foi o dia de cada um.
Eu pelo menos, por mais que curta o fórum, com a maioria das pessoas do fórum prefiro me limitar ao contato por aqui mesmo.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Distancia emocional?

Mensagempor Dahak em 21 Dez 2007, 23:29

Só pra constar, já participei e já acompanhei a participação de várias pessoas em outros fóruns de RPG e, de forma geral, a Spell é a mais compreensiva com suas regras.

Casos e casos onde a decisão de um moderador foi revista.
Muitos mais casos onde o moderador se dirige diretamente ao usuário para precavê-lo de um comportamento pouco pertinente antes de intervir com alguma advertência e etc.

Evidente que não é possível agradar a todos ou tomar tal conduta a todo momento, mas sempre que nos foi possível e permitido, esforçamo-nos para continuamente estarmos do lado do usuário, nunca contra ele.

Virtuando-me um pouco mais ao tópico...

O respeito é imprescindível, seja em um tópico que aborda um tema pessoal ou um que exibe um vídeo do YouTube.
Haver respeito não implica obrigatoriamente na proibição de brincadeiras. Basta haver bom senso sobre quando uma brincadeira é pertinente e qual tipo de brincadeira é pertinente. Na dúvida, a gente agarra a oportunidade de não se manifestar, principalmente se o tópico não agrega nenhum atrativo para mim.

P.S.: Eu conheço pessoalmente bons punhados de usuários do fórum...

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Distancia emocional?

Mensagempor Vincer em 22 Dez 2007, 01:10

NeverSleep escreveu:Animepaper anyone? Isso é muito batido em foruns.

Nossa, que ódio eu tenho do animepaper. Frequentava normalmente, um dia fiz uma única pergunta. Banido. Pelo que entendi, havia outro tópico com a mesma pergunta, várias páginas atrás. É um belo exemplo do que não deve existir na internet.

Testamento à seguir(típico :bwaha: ), é um saco ler mas não quoten ou comentem uma parte sem ler todo :bwaha:

Eu já participei de vários fóruns, e participo de muitos ainda, comparando-os dá para ter uma idéia da causa desses diversos problemas citados no tópico(distância emocional, brincadeiras ultrapassando limites, seriedade excessiva, desânimo dentro do fórum... esqueci algum?).

Primeiro: cada fórum é um fórum. Por que? Usuários diferentes. O pessoal se esquece que diferentes temas atraem diferentes perfis de usuário. Logo não exagerem ao dizer "em tal fórum é assim, podia ser assim aqui também".

Se tópicos-blog são aceitáveis ou não, e até que ponto, deve estar explícito nas regras de um fórum. Se não está, é porque é permitido. Já disseram que se não é de seu interesse é só não postar, e não há muito o que dizer em relação a isso. Houve um tópico do Kamus, desse estilo, que eu respondi acrescentando algo, esse último eu não podia ajudar nem opinar em nada. É uma questão simples assim.

Quanto ao fórum estar morrendo... Isso é natural. Mas é relativo para cada usuário.
Eu participo ativamente de um fórum a anos (vaultbr) e pude ver esse problema surgir inúmeras vezes(inclusive atualmente). Mas o que pude notar em todos esses anos é muito básico. Esgotamento.

É bem simples. Nenhum assunto tem tamanha carga para manter inúmeros usuários sempre ativos e sempre interessados. Chega um dia em que as novidades se foram. Os principais assuntos foram discutidos. Já se conhece a maioria do fórum, a maioria das dúvidas, das piadas... o que resta no final é um bando de veteranos sem muito a acrescentar(porque já viram tudo aquilo e cansaram do mesmo) junto de alguns novatos mais entusiasmados que postam mais frequentemente ou cooperam para o efeito cíclico dos assuntos.

No final, o que resta são umas poucas áreas com alguma coisa, e um off-topic mais ativo porque é o único local aonde conteúdo realmente diferente pode ser postado. Mas aí está outro detalhe. É sensível aos usuários a falta de algo quando eles vão a um fórum de determinado assunto e se pegam apenas fazendo piadas e postando em papo-furado. A essência sumiu. A sensação é que o fórum está morrendo.

Logo, essa sensação é normal nos usuários mais antigos ou participativos. Um fórum começa a morrer de fato, por causa desse problema, quando estes veteranos, cansados, saem ou desaparecem. Aí sim a coisa começa a ruir.

É impossível um fórum manter toda essa atividade contínua, sem que seus usuários um dia se cansem. Se é possível, nunca vi. Quem sabe se o volume de lançamentos, novos sistemas e inovações fosse realmente grande, o fórum estaria sempre renovado, cara de novo. Mas falamos de mercado de RPG. Essa é uma realidade que devemos encarar. É como no outro fórum que dei como exemplo, o vaultbr, que se prende numa franquia que a mais de 10 anos não continua. A tendência é a animação decair, naturalmente.

A distância emocional. Sinceramente, o que cada um busca num fórum difere. Alguns, naturalmente, se expõem mais que outros. Impedir isso, como já disse, só se fosse explícito nas regras. Se há necessidade de suprimir isto? Creio que não. De qualquer maneira, a proximidade emocional só ocorre através de dois elementos: amizade e ou afinidade. A afinidade(mais de um usuário que se interesse pelo desabafo/pedido de ajuda) permite que um tópico deste aspecto floresça num debate construtivo. A amizade, por outro lado, permite que um conhecido ultrapasse a distância natural entre usuários e ajude um amigo. Sem esses elementos, não adianta esperar muito, o natural é o distanciamento.
Isto está errado? Claro que não. Ou vai me dizer que aquele conhecido de vista que você vê normalmente é seu confidente? É a mesma coisa. Alguns se abrem mais que outros com diferentes níveis de amizade. Isso depende de cada um. Não é algo a se esperar ou se preocupar com a falta. É algo que, se ainda não existe, surgirá com o tempo.

Sobre as brincadeiras... na vida real, sinceramente, se alguém brinca com outro e o outro não gosta, insistir nisso é ser idiota. Minha opnião, que fique claro. Na internet as pessoas costumam pensar que a falta de contato físico, identidade real e foto alteram essas regras básicas de uma sociedade, mas é um engano. Muitos se esquecem disso por estes motivos, é um fenômeno, não um padrão a ser seguido. Por exemplo, o oda num tópico ultrapassou o meu limite de aceitável, eu avisei e ele parou, sem ressentimentos. É um claro exemplo de ética na internet.
Mas isso não significa que devemos nos retrair totalmente num fórum sério e sem graça. Calma lá. Brinque, mas não direcione as brincadeiras mais incisivas para quem ainda não conhece direito. Não é difícil, é só ter consciência. E com o tempo a tendência é isso mudar. Usando o mesmo exemplo anterior, no outro fórum eu aceitaria o mesmo que o oda me disse numa boa. É uma questão de contexto, consciência e amizade entre usuários. Com o tempo o pessoal se acostuma uns com os outros, e as barreiras começam a diminuir.

Mas o pessoal deve colocar um pouco a mão na consciência sim. Num fórum em que participo todos são como uma família e trocam sacanagens como cumprimento, mas recentemente as brincadeiras insistem com um mesmo usuário o fizeram se afastar. Tem que ver o limite, e não adianta insistir no contrário, todos têm capacidade de discerni-lo. Se não o fazem é por pura falta de atenção ou de interesse em fazê-lo.
Editado pela última vez por Vincer em 22 Dez 2007, 01:23, em um total de 2 vezes.
ImagemImagem
Vincer

Distancia emocional?

Mensagempor AKImeru em 22 Dez 2007, 01:20

Quanto ao fórum estar morrendo... Isso é natural. Mas é relativo para cada usuário.
Eu participo ativamente de um fórum a anos (vaultbr) e pude ver esse problema surgir inúmeras vezes(inclusive atualmente). Mas o que pude notar em todos esses anos é muito básico. Esgotamento.

Morrendo? Cara nós estavamos nos confins da internet em um endereço que quase ninguem achava.

Estamos é nos reerguendo isso sim.
AKImeru

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic