NeverSleep escreveu:Animepaper anyone? Isso é muito batido em foruns.
Nossa, que ódio eu tenho do animepaper. Frequentava normalmente, um dia fiz uma única pergunta. Banido. Pelo que entendi, havia outro tópico com a mesma pergunta, várias páginas atrás. É um belo exemplo do que não deve existir na internet.
Testamento à seguir(típico
), é um saco ler mas não quoten ou comentem uma parte sem ler todo
Eu já participei de vários fóruns, e participo de muitos ainda, comparando-os dá para ter uma idéia da causa desses diversos problemas citados no tópico(distância emocional, brincadeiras ultrapassando limites, seriedade excessiva, desânimo dentro do fórum... esqueci algum?).
Primeiro: cada fórum é um fórum. Por que? Usuários diferentes. O pessoal se esquece que diferentes temas atraem diferentes perfis de usuário. Logo não exagerem ao dizer "em tal fórum é assim, podia ser assim aqui também".
Se tópicos-blog são aceitáveis ou não, e até que ponto, deve estar explícito nas regras de um fórum. Se não está, é porque é permitido. Já disseram que se não é de seu interesse é só não postar, e não há muito o que dizer em relação a isso. Houve um tópico do Kamus, desse estilo, que eu respondi acrescentando algo, esse último eu não podia ajudar nem opinar em nada. É uma questão simples assim.
Quanto ao fórum estar morrendo... Isso é natural. Mas é relativo para cada usuário.
Eu participo ativamente de um fórum a anos (vaultbr) e pude ver esse problema surgir inúmeras vezes(inclusive atualmente). Mas o que pude notar em todos esses anos é muito básico. Esgotamento.
É bem simples. Nenhum assunto tem tamanha carga para manter inúmeros usuários sempre ativos e sempre interessados. Chega um dia em que as novidades se foram. Os principais assuntos foram discutidos. Já se conhece a maioria do fórum, a maioria das dúvidas, das piadas... o que resta no final é um bando de veteranos sem muito a acrescentar(porque já viram tudo aquilo e cansaram do mesmo) junto de alguns novatos mais entusiasmados que postam mais frequentemente ou cooperam para o efeito cíclico dos assuntos.
No final, o que resta são umas poucas áreas com alguma coisa, e um off-topic mais ativo porque é o único local aonde conteúdo realmente diferente pode ser postado. Mas aí está outro detalhe. É sensível aos usuários a falta de algo quando eles vão a um fórum de determinado assunto e se pegam apenas fazendo piadas e postando em papo-furado. A essência sumiu. A sensação é que o fórum está morrendo.
Logo, essa sensação é normal nos usuários mais antigos ou participativos. Um fórum começa a morrer de fato, por causa desse problema, quando estes veteranos, cansados, saem ou desaparecem. Aí sim a coisa começa a ruir.
É impossível um fórum manter toda essa atividade contínua, sem que seus usuários um dia se cansem. Se é possível, nunca vi. Quem sabe se o volume de lançamentos, novos sistemas e inovações fosse realmente grande, o fórum estaria sempre renovado, cara de novo. Mas falamos de mercado de RPG. Essa é uma realidade que devemos encarar. É como no outro fórum que dei como exemplo, o vaultbr, que se prende numa franquia que a mais de 10 anos não continua. A tendência é a animação decair, naturalmente.
A distância emocional. Sinceramente, o que cada um busca num fórum difere. Alguns, naturalmente, se expõem mais que outros. Impedir isso, como já disse, só se fosse explícito nas regras. Se há necessidade de suprimir isto? Creio que não. De qualquer maneira, a proximidade emocional só ocorre através de dois elementos: amizade e ou afinidade. A afinidade(mais de um usuário que se interesse pelo desabafo/pedido de ajuda) permite que um tópico deste aspecto floresça num debate construtivo. A amizade, por outro lado, permite que um conhecido ultrapasse a distância natural entre usuários e ajude um amigo. Sem esses elementos, não adianta esperar muito, o natural é o distanciamento.
Isto está errado? Claro que não. Ou vai me dizer que aquele conhecido de vista que você vê normalmente é seu confidente? É a mesma coisa. Alguns se abrem mais que outros com diferentes níveis de amizade. Isso depende de cada um. Não é algo a se esperar ou se preocupar com a falta. É algo que, se ainda não existe, surgirá com o tempo.
Sobre as brincadeiras... na vida real, sinceramente, se alguém brinca com outro e o outro não gosta, insistir nisso é ser idiota. Minha opnião, que fique claro. Na internet as pessoas costumam pensar que a falta de contato físico, identidade real e foto alteram essas regras básicas de uma sociedade, mas é um engano. Muitos se esquecem disso por estes motivos, é um fenômeno, não um padrão a ser seguido. Por exemplo, o oda num tópico ultrapassou o meu limite de aceitável, eu avisei e ele parou, sem ressentimentos. É um claro exemplo de ética na internet.
Mas isso não significa que devemos nos retrair totalmente num fórum sério e sem graça. Calma lá. Brinque, mas não direcione as brincadeiras mais incisivas para quem ainda não conhece direito. Não é difícil, é só ter consciência. E com o tempo a tendência é isso mudar. Usando o mesmo exemplo anterior, no outro fórum eu aceitaria o mesmo que o oda me disse numa boa. É uma questão de contexto, consciência e amizade entre usuários. Com o tempo o pessoal se acostuma uns com os outros, e as barreiras começam a diminuir.
Mas o pessoal deve colocar um pouco a mão na consciência sim. Num fórum em que participo todos são como uma família e trocam sacanagens como cumprimento, mas recentemente as brincadeiras insistem com um mesmo usuário o fizeram se afastar. Tem que ver o limite, e não adianta insistir no contrário, todos têm capacidade de discerni-lo. Se não o fazem é por pura falta de atenção ou de interesse em fazê-lo.