Seguindo os comentários sobre o The Dark Knight, e direcionado a apenas um:
@Dahak: A atuação do Ledger foi realmente fenomenal, digna de Oscar, etc, etc, mas... tapa na cara do Nicholson? Não acho. Veja bem, Nicholson é o exemplo a ser seguido. Eu lembro quando vi o Batman de 89 e que não queria ver o filme - queria ver apenas o Joker. Tinha 12 anos, ainda lia Batman em histórias em quadrinhos e vi, pura e cruamente, o vilão das HQ's tomando forma na telona.
Outra coisa a levar em conta é que o The Dark Knight foi bem mais dark que o de 89. Enquanto o Heath Ledger fez a atuação perfeita para esse filme de agora, o Jack Nicholson fez o curinga perfeito. O Nicholson é muito mais um demente com sede assassina que "faz pelo lulz". Ledger é um assassino psicopata. Ambos compartilham a grande inteligência. Quando eu leio Batman - e ESSE é o padrão, afinal, Batman veio de HQ's - eu vejo Nicholson. Um Curinga risonho que necessita do Batman para continuar a existir, e acha tal fato engraçado. Usa armas com a bandeira de "BAM!" e grande marretas. Quando joga bombas, grita coisas como: "Olha o BADABADABOOM!".
Ledger é o Curinga perfeito para o filme, atuou melhor mesmo que o Nicholson, seu estilo dark vai marcar a história do morcegão para o resto da história. Mas, Nicholson É o Curinga. Então não tem como comparar.