O Enigma de Kaspar Hauser:

Acho que todos conhecem. Excelente filme de Herzog sobre um homem que passou sei lá eu quantos anos isolado, com interação social mínima, e então é libertado e passa a conviver com os habitantes de uma cidade. O ator que faz Hauser é excelente, e o filme consegue prender a atenção do espectador do início ao fim sem apelar para exageros. Única crítica vai para o título traduzido, que no original em alemão é Jeder für sich und Gott gegen alle (algo como Cada um por si e Deus contra todos). Recomendo também Woyzeck, do mesmo diretor, e baseado numa peça de Büchner.
Pi:

Quem assistiu Número 23 com Jim Carrey deveria assistir este filme também. Nele, um matemático tenta descobrir um padrão da Bolsa de Valores, e é perseguido por uma empresa de Wall Street e sondado por religiosos judeus, que acreditam que o número que ele descobriu é também um padrão na Torá e o nome verdadeiro de Deus. O filme começa bem, explorando de maneira consistente o psicológico da personagem e os diálogos. Não levou cinco por causa de algumas cenas desnecessárias, como a perseguição e o despejo, e por eu não conseguir acessar os extras ou o idioma do filme...