Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em escolas

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor DracoDruida em 25 Jul 2011, 17:23

Se não tivessem condição de decidir não existiria curso técnico combado com ensino médio.

Eu mesmo saí de lá mas cursei Química em CEFET que levava 4 anos de ensino médio, vc terminava o ensino médio sendo técnico em Química, vários amigos meus terminaram o curso, quer dizer então que eles fizeram mal em já escolher sua área de forma mais específica ainda do que eu tou propondo, e segundo FreeSample, já é cogitado pelo REUNI?

Nada a ver. Curso técnico combado com médio são 4 anos e você sai podendo trabalhar e panz, ótimo. Você ainda tem o conteúdo de ensino médio e se você quiser fazer uma faculdade depois, você faz.

Especializar o ensino médio em uma das áreas vai limitar o aprendizado das matérias e vai ser mais difícil pro cara depois entrar pra uma faculdade que não seja da área que ele escolheu antes. Se o cara mudar de idéia depois, tá na desvantagem.
DracoDruida

Mensagempor publicano em 25 Jul 2011, 19:10

Iuri escreveu:Eu apostaria mais em investimento em propaganda, aproveitando-se das mídias de massa. Não é comum hoje em dia a Globo colocar temas "da moda", como homofobia nos ultimos tempos, em suas principais novelas (claro que a função não é conscientizar, mas sim parecer mais atual)?

Por sinal, parece que a alta cúpula da Globo mandou abafar esse tipo de coisa, e gradualmente tirar questões sérias sobre homofobia das novelas, só mantendo personagens homossexuais engraçados.
ImagemImagemImagem
publicano

Twitter: @publicano

Mensagempor publicano em 25 Jul 2011, 19:12

DracoDruida escreveu:
Se não tivessem condição de decidir não existiria curso técnico combado com ensino médio.

Eu mesmo saí de lá mas cursei Química em CEFET que levava 4 anos de ensino médio, vc terminava o ensino médio sendo técnico em Química, vários amigos meus terminaram o curso, quer dizer então que eles fizeram mal em já escolher sua área de forma mais específica ainda do que eu tou propondo, e segundo FreeSample, já é cogitado pelo REUNI?

Nada a ver. Curso técnico combado com médio são 4 anos e você sai podendo trabalhar e panz, ótimo. Você ainda tem o conteúdo de ensino médio e se você quiser fazer uma faculdade depois, você faz.

Especializar o ensino médio em uma das áreas vai limitar o aprendizado das matérias e vai ser mais difícil pro cara depois entrar pra uma faculdade que não seja da área que ele escolheu antes. Se o cara mudar de idéia depois, tá na desvantagem.

São quatro anos que vc tem NO LUGAR do ensino médio. Quando eu disse o que falei, me referia a um ano intermediário, no lugar do que antes é 3o. ano do ensino médio e agora não sei mais o que é... esse teria uma êNFASE, e nada mais que isso, na área escolhida.
Um ano antes da pessoa supostamente entrar na faculdade, acho que dá certo, não? O essencial de todas as áreas não seria deixado de ser passado.
ImagemImagemImagem
publicano

Mensagempor Iuri em 25 Jul 2011, 20:32

DracoDruida escreveu:

Não é tão nada a ver assim... Em alguns técnicos/médio combados, algumas disciplinas são cortadas para que o estudante possa ter as disciplinas técnicas sem que haja muita sobrecarga. Por exemplo, numa escola tecnica dessas aqui de novo hamburgo o corte é feito assim: biologia, geografia e educação artistica apenas no primeiro ano, educação física apenas no primeiro e segundo, história apenas no segundo e terceiro ano, e filosofia e sociologia reduzidos a umas 3 palestras ao longo de todo ano. Prejudica bastante quem quer mudar de ramo (e muitos querem), mas beneficia bastante quem segue na carreira (meu caso).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Léderon em 25 Jul 2011, 20:41

DERREPENT, me lembrei de uma coisa que parece que ninguém mencionou.

Temos a disciplina de ~SOCIOLOGIA~ no Ensino Médio pra quê?
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor publicano em 25 Jul 2011, 20:43

E quem vê que não é sua praia, sai logo antes de começar o segundo ano, não tendo perdido praticamente nada em relação ao ensino médio normal.

Note que esse tipo de opção é muito mais afunilada que a que eu propus.
O ideal seria também que testes vocacionais ficassem comuns em escolas, como acontece em outros países.

ps. do poste rápido:
NÃO TIVE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.
é assim agora? que exagero, nem sociologia nem filosofia deviam ser matérias pro ensino médio inteiro.

E olha que adoro essas matérias, traduzo material delas o tempo todo kkkk se bobear faço mestrado na área de comunicação
ImagemImagemImagem
publicano

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Jul 2011, 21:53

Kasuya escreveu:
Cara sério que você acha que educar as pessoas a saberem que determinada cultura não é terrorista é algo de relativa pouca importância?

Sério mesmo que tu acha que TODO MUNDO acha que ser árabe == ser terrorista?

Francamente, isso é subestimar a inteligência do país como um todo (que não é gigante mas, deuses, existe).

E você acha que todo mundo é racista?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Skar em 25 Jul 2011, 22:53

Intolerância cultural >>>>>>> "achar que árabe é terrorista".

Dizer que todos os muçulmanos são terroristas é um grande problema é uma forma que a intolerância vai ser criada. Se o povo aceita que árabe é "do mal" aproximasse da chance de ocorrem crimes de ódio contra aquela cultura.

Preconceito contra esse povo existe, é claro, existe preconceito contra tudo porque é impossível que todo mundo conheça tudo de tudo, mas daí querer mudar o currículo do ensino médio por achar que as pessoas acreditam que todo árabe é terrorista, pra mim, é demais.

Você viu a cobertura da globo news sobre o ataque da Noruega? A correspondente de Londres construiu umas frases que faziam parecer que só os muçulmanos explodiam bombas e atiravam em pessoas inocentes. [ Posso ter interpretado errado claro, mas era uma interpretação possível] Fora que jornais pelo mundo já noticiavam o ataque sendo perpetrado por uma facção islâmica radical do Afeganistão pelo New York Times. E interessante que não ouvi mais nada sobre o atentado na Globo depois que prenderam um loiro responsável pelo tiros na ilha. Um atentado por parte de um grupo radical de direita norueguesa não é importante mais um ataque por parte de muçulmanos é? :hum:

A forma com que a lei está sendo colocada não é boa. Eu imagino que seria melhor colocar palestras no decorrer dos anos da escola para ensinar sobre as outras culturas. Entretanto o problema tem que ser administrado antes de virar algo que fuja do controle.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Kasuya em 26 Jul 2011, 10:18

E você acha que todo mundo é racista?

Não. Mas isso não faz com que o problema de as pessoas acharem que árabes são terroristas maior.

Você falando, soa como se fossem dois problemas isolados. Esse é o ponto que eu tou falando: são pequenas facetas de um mesmo problema maior.

Eu, por exemplo, sou contra leis que favorecem negros. Não tenho nada contra negros, mas já existem leis contra qualquer tipo de agressão a outras PESSOAS. A menos que nós passemos a tratar negros e árabes e outros proeminentes de outras cargas genéticas ou culturas como 'não-pessoas', esse tipo de lei não faz sentido nenhum.

O correto seria intensificar as leis que previne os vários tipos de agressões contra as pessoas (negros, árabes, o que quer que seja incluso) e uma política de conscientização mais ampla. O problema não é "as pessoas acham que todo árabe é terrorista", o problema é intolerância cultural. Se você só ataca uma faceta do problema, a meu ver, ele nunca vai deixar de existir.

Dizer que todos os muçulmanos são terroristas é um grande problema é uma forma que a intolerância vai ser criada. Se o povo aceita que árabe é "do mal" aproximasse da chance de ocorrem crimes de ódio contra aquela cultura.

Exato. Mas, vide o que eu disse acima, fazer isso, a gente só tá cortando um galho do problema. Depois cresce de novo. Temos que cortar é pela raiz, ou, pelo menos, pelo tronco.

A correspondente de Londres construiu umas frases que faziam parecer que só os muçulmanos explodiam bombas e atiravam em pessoas inocentes.

Certo. Isso é ruim. Mas você usou isso em resposta à parte que eu disse que é demais querer alterar o currículo do ensino médio, já carregado de coisa, porque tem gente que acha que todo árabe é terrorista. Onde isso prova que eu estou errado?

A forma com que a lei está sendo colocada não é boa. Eu imagino que seria melhor colocar palestras no decorrer dos anos da escola para ensinar sobre as outras culturas. Entretanto o problema tem que ser administrado antes de virar algo que fuja do controle.

Concordo. Mas mudar o currículo do ensino médio não é, para mim, uma solução viável.
Imagem
Kasuya

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Jul 2011, 12:48

Não. Mas isso não faz com que o problema de as pessoas acharem que árabes são terroristas maior.

Você falando, soa como se fossem dois problemas isolados. Esse é o ponto que eu tou falando: são pequenas facetas de um mesmo problema maior.

Eu, por exemplo, sou contra leis que favorecem negros. Não tenho nada contra negros, mas já existem leis contra qualquer tipo de agressão a outras PESSOAS. A menos que nós passemos a tratar negros e árabes e outros proeminentes de outras cargas genéticas ou culturas como 'não-pessoas', esse tipo de lei não faz sentido nenhum.

O correto seria intensificar as leis que previne os vários tipos de agressões contra as pessoas (negros, árabes, o que quer que seja incluso) e uma política de conscientização mais ampla. O problema não é "as pessoas acham que todo árabe é terrorista", o problema é intolerância cultural. Se você só ataca uma faceta do problema, a meu ver, ele nunca vai deixar de existir.

Kasuya, faz o seguinte: relê meus posts e vê se eu estou apoiando a lei, ou se eu estou criticando o problema de intolerância religiosa e cultural, que é generalizado.

Sério, cara. Lê de novo.

Tu distorceu absolutamente tudo o que eu disse.

Além disso, você sequer enxerga a diferença entre agressão física e racismo? É fácil: agressão física é contra uma pessoa, racismo ataca a cor ou identidade cultural da pessoa.

Se eu dou porrada numa pessoa porque estou com raiva dela, é agressão física. Se eu passo numa pessoa aleatória na rua e a agrido porque ela é índia, é racismo.

Entendeu isso ou também vai querer que desenhe?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Kasuya em 26 Jul 2011, 14:08

Kasuya, faz o seguinte: relê meus posts e vê se eu estou apoiando a lei, ou se eu estou criticando o problema de intolerância religiosa e cultural, que é generalizado.

VA, releia você a primeira frase que eu digitei após quotar você pela primeira vez nesse tópico.

Em momento algum eu discordei de você. Você que veio com "não gostei do seu argumento" quando eu falei que existem prioridades maiores a serem postas em pauta, fora o fato de que o ataque a problemas maiores (como a questão da intolerância cultural e religiosa) já resolveria direta e indiretamente esse problema do preconceito contra o árabe. Eu estava embasando o que eu disse e só.

Tu distorceu absolutamente tudo o que eu disse.

Talvez você tenha sentido a distorção por causa de eu ter falado que, da forma como você se referiu ao racismo soou como se fossem dois problemas diferentes. Mas enfim. Se concordamos com isso (que não são problemas diferentes), fim da discussão desse ponto.

Se eu dou porrada numa pessoa porque estou com raiva dela, é agressão física. Se eu passo numa pessoa aleatória na rua e a agrido porque ela é índia, é racismo.

Você está comparando uma agressão motivada com uma agressão sem motivo.

Veja o meu exemplo:

1- Um homem armado passa pela rua e encontra um negro. Por não gostar de negro, ele mata o cara.
2- Um homem assalta um outro e, após o assalto, mata o outro, mesmo ele tendo cooperado com o assaltante.

Pra mim, são dois assassinos que mataram uma pessoa sem motivo nenhum. Agora porque o "1" foi racista o "2" é melhor que ele?

Agressão física é a mesma pra brancos e negros. Bullying é o mesmo pra brancos e negros. Funciona da mesma forma.

A questão do preconceito propriamente dito, ou seja, da pessoa atacar a cor propriamente dita, sei lá, propagando a mensagem de que "todo negro é favelado", por exemplo, já é outra história. Isso sai da parte da agressão em si, mas entra na questão da discriminação. Só que, discriminação contra negros, contra árabes, contra quem é homossexual, etc... não é muito diferente do que discriminar um branco cristão heterossexual. E nós, mas uma vez, não temos o direito de discriminar pessoas. QUALQUER pessoa. Não só negros ou qualquer outra vítima recorrente de preconceito que você venha a citar.

Em resumo. Enquanto temos essas políticas de proteção específica, enxergando grupos isolados de "minorias", eu enxergo a proteção ao indivíduo, à PESSOA, cidadã que tem os mesmos direitos e deveres de qualquer outro cidadão daqui, seja ele o que for.

Agora sintetizando os pontos do tópico:

- Concordamos que a lei mostrada não é uma boa solução;
- Concordamos que um enfoque na questão da intolerância cultural ajudaria a causa dos árabes que sofrem com esse tipo de preconceito;
- Aparentemente, discordamos sobre a forma de enquadramento quanto à agressão. Você acha uma boa especificar o "grupo racial/cultural/religioso/whatever" a que o agredido se enquadra, aparentemente (porque racismo, supostamente, é diferente de uma outra agressão sem motivo qualquer). Eu não. Pela lei, você já não pode agredir aleatoriamente nem discriminar qualquer pessoa, não vejo por que resolver especificar o grupo do agredido e criar leis específicas para isso.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Emil em 26 Jul 2011, 14:25

O bom de discutir na internet é que de repente branco heterossexual cristão também é discriminado todo dia, alijado historicamente dos meios para sua autonomia, com sua cultura perseguida inclusive policamente.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Madrüga em 26 Jul 2011, 14:27

Igual o termo "heterofobia" que apareceu nuns comentários de notícias de homofobia no UOL (acho). De repente, o hétero também é discriminado e ninguém sabia!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor DracoDruida em 26 Jul 2011, 14:48

Quando eu disse o que falei, me referia a um ano intermediário, no lugar do que antes é 3o. ano do ensino médio e agora não sei mais o que é... esse teria uma êNFASE, e nada mais que isso, na área escolhida.

Ah, entendi. Hum, é, aí é uma proposta melhor, só não sei se é...necessária.

Não é tão nada a ver assim... Em alguns técnicos/médio combados, algumas disciplinas são cortadas para que o estudante possa ter as disciplinas técnicas sem que haja muita sobrecarga. Por exemplo, numa escola tecnica dessas aqui de novo hamburgo o corte é feito assim: biologia, geografia e educação artistica apenas no primeiro ano, educação física apenas no primeiro e segundo, história apenas no segundo e terceiro ano, e filosofia e sociologia reduzidos a umas 3 palestras ao longo de todo ano. Prejudica bastante quem quer mudar de ramo (e muitos querem), mas beneficia bastante quem segue na carreira (meu caso).

Então acabei de ganhar uma crítica ao ensino técnico. :P
Mas não invalida totalmente o ponto porque nem todo ensino médio é um ensino técnico, então a pessoa não é _obrigada_ a escolher.

E quem vê que não é sua praia, sai logo antes de começar o segundo ano, não tendo perdido praticamente nada em relação ao ensino médio normal.

Você fala como se cada aluno tivesse dentro da alma dele marcado qual carreira ele quer seguir e só precisasse "descobrir" isso. As pessoas mudam de idéias, gostos, decisões e às vezes, por não conseguirem decidir, "vão levando".

Acontece que se a sociedade é racista, o policial é racista, o promotor é racista e o juiz é racista. O cara pode pensar "Ah, é negro, é forte mesmo e já tá acostumado a umas porradas" ou qualquer outro absurdo do tipo e simplesmente desconsiderar. Esse tipo de lei específica é criada exatamente porque a eficácia da lei normal é menor do que deveria para esse tipo de caso especial. Se/quando a situação normalizar, aí talvez a lei específica possa ser retirada. (Digo "talvez" porque imagina, estando tudo bem, uma notícia no jornal de "Bater em negros agora dá menos tempo de cadeia" ou algo assim. No entanto é perfeitamente cabível, estando a situação "normalizada", muito tempo depois, haver a exigência de uma "igualização" ou algo assim, e aí a lei específica ser anulada.)
DracoDruida

Mensagempor Iuri em 26 Jul 2011, 15:10

Você fala como se cada aluno tivesse dentro da alma dele marcado qual carreira ele quer seguir e só precisasse "descobrir" isso. As pessoas mudam de idéias, gostos, decisões e às vezes, por não conseguirem decidir, "vão levando".

Até porque muitas pessoas só percebem que não querem viver do troço quando já está aprendendo coisas mais avançadas do técnico (ou seja, está no ultimo ano).
Mas isto é puro off, então deixa pra la.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic