Kasuya, faz o seguinte: relê meus posts e vê se eu estou apoiando a lei, ou se eu estou criticando o problema de intolerância religiosa e cultural, que é generalizado.
VA, releia
você a primeira frase que eu digitei após quotar você pela primeira vez nesse tópico.
Em momento algum eu discordei de você. Você que veio com "não gostei do seu argumento" quando eu falei que existem prioridades maiores a serem postas em pauta, fora o fato de que o ataque a problemas maiores (como a questão da intolerância cultural e religiosa) já resolveria direta e indiretamente esse problema do preconceito contra o árabe. Eu estava embasando o que eu disse e só.
Tu distorceu absolutamente tudo o que eu disse.
Talvez você tenha sentido a distorção por causa de eu ter falado que, da forma como você se referiu ao racismo soou como se fossem dois problemas diferentes. Mas enfim. Se concordamos com isso (que não são problemas diferentes), fim da discussão desse ponto.
Se eu dou porrada numa pessoa porque estou com raiva dela, é agressão física. Se eu passo numa pessoa aleatória na rua e a agrido porque ela é índia, é racismo.
Você está comparando uma agressão motivada com uma agressão sem motivo.
Veja o meu exemplo:
1- Um homem armado passa pela rua e encontra um negro. Por não gostar de negro, ele mata o cara.
2- Um homem assalta um outro e, após o assalto, mata o outro, mesmo ele tendo cooperado com o assaltante.
Pra mim, são dois assassinos que mataram uma pessoa sem motivo nenhum. Agora porque o "1" foi racista o "2" é melhor que ele?
Agressão física é a mesma pra brancos e negros. Bullying é o mesmo pra brancos e negros. Funciona da mesma forma.
A questão do preconceito propriamente dito, ou seja, da pessoa atacar a cor propriamente dita, sei lá, propagando a mensagem de que "todo negro é favelado", por exemplo, já é outra história. Isso sai da parte da agressão em si, mas entra na questão da discriminação. Só que, discriminação contra negros, contra árabes, contra quem é homossexual, etc... não é muito diferente do que discriminar um branco cristão heterossexual. E nós, mas uma vez, não temos o direito de discriminar pessoas. QUALQUER pessoa. Não só negros ou qualquer outra vítima recorrente de preconceito que você venha a citar.
Em resumo. Enquanto temos essas políticas de proteção específica, enxergando grupos isolados de "minorias", eu enxergo a proteção ao indivíduo, à PESSOA, cidadã que tem os mesmos direitos e deveres de qualquer outro cidadão daqui, seja ele o que for.
Agora sintetizando os pontos do tópico:
- Concordamos que a lei mostrada não é uma boa solução;
- Concordamos que um enfoque na questão da intolerância cultural ajudaria a causa dos árabes que sofrem com esse tipo de preconceito;
- Aparentemente, discordamos sobre a forma de enquadramento quanto à agressão. Você acha uma boa especificar o "grupo racial/cultural/religioso/whatever" a que o agredido se enquadra, aparentemente (porque racismo, supostamente, é diferente de uma outra agressão sem motivo qualquer). Eu não. Pela lei, você já não pode agredir aleatoriamente nem discriminar qualquer pessoa, não vejo por que resolver especificar o grupo do agredido e criar leis específicas para isso.