Iuri escreveu:Ah cara... sei lá, a situação é complicada mesmo. Meu imposto pagando coisas para os outros até pode me atingir, mas muito indiretamente. Realmente não quero que os caras morram de fome e de doenças que poderiam ser facilmente evitáveis com um simples saneamento básico, mas usar TANTO dinheiro só para isso (ou pelo menos alegando que é para isso) acaba me desanimando (mas vou ser sincero, eu não sei exatamente o quanto dos impostos vão para lá (e nem tenho tempo agora de pesquisar). estou apenas assumindo que é uma grande parte porque alguem mencionou este fato).
Eu não vou me alongar muito, mas essa idéia de Sul/Sudeste sustentando o Nordeste é uma balela sem tamanho.
Pouquíssimos munícipios no Brasil conseguem viver sem o Fundo de Participação dos Municípios (não lembro agora quais, sei que Blumenau-SC é um que paga suas contas sem depender do FPM). E como o dinheiro é repassado com base no número de habitantes, isso acaba furando já que os municípios com o mesmo número de habitantes recebem a mesma quantia.
O problema por lá é a dificuldade de gerar renda com um clima semi-árido, do qual a agricultura se torna difícil, e ainda mais que nas décadas anteriores, a maior parte do dinheiro investido no próprio Brasil se deu no Sul/Sudeste como forma de desenvolver a indústria e comércio. Logo, um investimento em infra-estrutura no Norte/Nordeste é mais do que necessário depois das décadas de abandono.