Menino de oito anos aprovado no vestibular

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Kamus de Aquário em 11 Mar 2008, 18:40

Dahak escreveu:Nos EUA é "comum" esse tipo de coisa. E também é "comum" que esses guris de fato ingressem na facu.

Dahak Out

E tambem é comum que esses guris virem profissionais sem nenhum destaque, no livro dos recordes tem um brasileiro que terminou o curso de direito com 16 anos de idade e continua a ser um joão ninguem, não passou em concursos nem se tornou um causídico ou doutrinador famoso.

Não vejo pq forçar o menino a perder a infância dele, pq depois que ele terminar a faculdade aos 13 anos todos vão cobrar que ele tome atitudes de adulto já que ele é civilmente capaz por ter concluido um curso superior.
Kamus de Aquário

Mensagempor Seth em 11 Mar 2008, 18:53

Concordo, Kamus. Aliás, uma coisa: direito é um curso em que você preicsa ter maturidade pra lidar com muita coisa, de forma racional e não emocional. E, depois, é um vida em que você precisa de muita, mas muita paciência e saco pra lidar. Que o diga crimes bárbarois, sejam de colarinho ou de facão.

Eu tinha um professor de penal que dizia que a pessoa deveria começar a fazer a faculdade depois dos 25 anos de idade. Ele afirmava que, me média, era quando o indivído tinha maturidade pra encarar o curso e a carreira de forma responsável

Só uma curiosidade. Em Portugal, para advogar, é preciso ter o grau de mestrado. Eu não me recordo se o tempo de curso é parecido com o nosso, mas, se for, o total vao pra, no mínimo, sete anos.
Seth

Mensagempor VAMPIRA em 11 Mar 2008, 19:59

Seth escreveu:
Eu tinha um professor de penal que dizia que a pessoa deveria começar a fazer a faculdade depois dos 25 anos de idade. Ele afirmava que, me média, era quando o indivído tinha maturidade pra encarar o curso e a carreira de forma responsável

Não é por nada não, Seth. MAS SEU PROFESSOR É DOIDO!!! 25 anos pra entrar na faculdade?? SÓ SE FOR UM CURSO BEM DIFÍCIL DAQUELES QUE TEM QUE PASSAR GABARITANDO TODA A PROVA! NO WAY MAN! Isso é idiotice!!! Eu já acho que perdi muito TEMPO tendo que fazer 3 LONGOS ANOS no ensino médio! E ai dele se vier me dizer que não tenho maturidade suficiente pra cursar um curso ou saber o que quero da vida! Esses velhos que não sabem dá aula para final da adolescência porque não consegue aturar o pensamento agressivo e arrogante dos alunos ficam dizendo isso como se a idade dependensse da pessoa ter alguma maturidade ou não.
Fala pra esse professor que conheço muita gente que com 15 anos tem muito mais "maturidade" do que algumas que conheço de 25.. AFFF ¬¬
Born to be wild!
VAMPIRA

Mensagempor Seth em 11 Mar 2008, 20:20

Doido? Isso certamente, ele não é. E só porque o ensino médio te desagradou, não significa que você tem maturidade pra lidar com um curso superior. Se tivesse, porque em vários casos há o abandono, a mudança de curso, ou “fazer essa faculdade porque dá dinheiro”.

Pensamento agressivo? Ah, pára. Isso é procurar cabelo em ovo. O fato é que as pessoas chegam na faculdade despreparadas, sim. São condicionados, no ensino médio, a só passar pelo vestibular, como se isso fosse o clímax da sua vida acadêmica. Justamente quando ela acaba de começar pra valer. Falo da área de humanas e, especialmente, do curso de direito porque é o meu cotidiano. Um cotidiano de alunos que, quando se deparam com um questionamento de ordem filosófica, sociológica ou política vêem isso como inutilidade. Que sequer conhecem essa matéria. Que vão assistir a aula totalmente bêbados. Que mal escrevem corretamente a norma culta. Isso não é não saber lidar, isso é condição precária de ensino, onde simplesmente o aluno não tem o pré-requisito.

Quanto a maturidade, novamente, ele está correto. O que mais eu vejo são adultos com cabeça e comportamentos de adolescentes. Sem visão crítica do mundo, do que você aprende, e do uso disso no seu futuro, a não ser que isso inclua dominó nas aulas filadas, pescar na prova do prof. X e cerveja. Eu só quero ver esses diante do exame de ordem. Especialmente agora onde, me parece, que 30% da prova terá conteúdo de matérias como Filosofia, Sociologia, Ética, etc.

Em síntese: Ele critica o fato de que o aluno chega sem conteúdo e sem maturidade pra encarar o curso superior. Sem uma atitude de que é preciso encarar aquilo como fundamental pra sua vida futura. E julga que o ensino médio deveria sim ter mais tempo, pra te preparar pro vestibular, já que insistem nisso, mas pra, ao mesmo tempo, fornecer algum tipo de preparação em termos de conhecimentos básicos que serão utilizados no futuro. O que ele não faz.
Seth

Mensagempor Batata em 11 Mar 2008, 22:55

Kamus de Aquário escreveu:Mas verdade seja dita, essa garotinho não é comum, ele só tem 8 anos e tá na quinta série, o normal 3° serie.

Infelizmente não é bem assim não. Deixei há algum tempo de acompanhar o caso, mas as primeiras entrevistas com o moleque eram tenebrosas. Não me lembro exatamente das frases, mas a qualidade do português do garoto não era nada "especial". Terrível até para um garoto de 8 anos, inclusive.

(Goianos do fórum: Gehenna, M. Verde e outros -> Vocês chegaram a ver algo? Se sim, comentem ae!)

O que só reforça a necessidade de desespero frente a estes vestibulares de faculdades pagas. Alguém conhece a lesgilação ou diretrizes do MEC para me responder se são obrigatórios os testes de admissão para ingresso nas faculdades?

Pois se a intenção for facilitar tanto ao ponto de qualquer um passar, que não façam as provas...
Batata

Mensagempor Dragão de Bronze em 11 Mar 2008, 23:11

Seu_Madruga escreveu:Os pais estão no Superpop agora defendendo o direito do moleque CURSAR a faculdade!

Isso é que é pai... querendo que o filho tenha futuro no presente, não é lindo?

Sampaio escreveu:8 numa faculdade é pouco, mas 12 acho que dá.

Se eu considero muitos de meus colegas de curso crianças ainda!

Concordo com o Seth, mas não acho que esse professor esteja certo quando fala que deviam entrar com 25 anos. É exagero, e atrapalha quem já tem uma meta definida e quer a livre docência o mais cedo possível. (como eu)
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor VAMPIRA em 12 Mar 2008, 00:31

Seth escreveu: E só porque o ensino médio te desagradou, não significa que você tem maturidade pra lidar com um curso superior. Se tivesse, porque em vários casos há o abandono, a mudança de curso, ou “fazer essa faculdade porque dá dinheiro”.

(...)
Quanto a maturidade, novamente, ele está correto. O que mais eu vejo são adultos com cabeça e comportamentos de adolescentes. Sem visão crítica do mundo, do que você aprende, e do uso disso no seu futuro, a não ser que isso inclua dominó nas aulas filadas, pescar na prova do prof. X e cerveja. Eu só quero ver esses diante do exame de ordem. Especialmente agora onde, me parece, que 30% da prova terá conteúdo de matérias como Filosofia, Sociologia, Ética, etc.

Em síntese: Ele critica o fato de que o aluno chega sem conteúdo e sem maturidade pra encarar o curso superior. Sem uma atitude de que é preciso encarar aquilo como fundamental pra sua vida futura. E julga que o ensino médio deveria sim ter mais tempo, pra te preparar pro vestibular, já que insistem nisso, mas pra, ao mesmo tempo, fornecer algum tipo de preparação em termos de conhecimentos básicos que serão utilizados no futuro. O que ele não faz.
,

Primeiro: se meu ensino médio falei que era inútil era porque eu tinha consciência de TODAS AS AÇÕES EM CIMA LISTADA: eu sabia que só ia me preparar pro vestibular ( em tese) e que não iria melhorar minha vida como pessoa. Decorar um monte de fórmulas e regras todo mundo faz, agora encarar o dia-a-dia na vida profissional é bem mais complicado. Como você mesmo disse, ele só preparar para o vestibular e ALGUNS. Então o problema não é nem a idade, é o nosso sistema de educação

Então ele critica o fato do aluno chegar sem conteúdo e maturidade. Certo. E O QUE ISSO TEM A VER COM IDADE? Pensa comigo: você acha que uma pessoa vai adquirir mais maturidade tando com 15,20 ou 60??? Isso É MUITO ALÉM de apenas estudo e compreensão. O fato de pessoas entrarem na faculdade porque tal curso dá dinheiro, tal curso é fácil ou tal curso isso e aquilo VAI HAVER SEMPRE! Isso não TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM MATURIDADE! É uma questão de oportunidade e como as pessoas são, no mínimo espertas, vão aproveitar essa oportunidade!
O fato de alunos não saberem nem ler e escrever não é culpa deles também. (note o também). É culpa do sistema de ensino que está precário e abandonado como eu disse acima.
E se você acha que essa maturidade tem que vir com o aluno, eu até tentei procurar aqui no site do MEC agora uma parte em que diz que a Universidade no processo de seleção deve avaliar os alunos em todos os quesitos que ela for cobrar, inclusive avaliando se o aluno tem condições de entrar e ficar e ser aprovado no final do curso. Ou seja, mesmo sem "maturidade" e "responsabilidade", o aluno tem condições de terminar seu curso. Claro que na realidade a coisa é bem diferente, mas pelo menos o intuito era esse.

Essa "maturidade" que tanto falam é uma coisa de cada um Seph! A pessoa se torna "responsável" ou "madura" quando ela quer. Eu tenho o exemplo em casa disso, quer ver? Meu irmão ia pras aulas de estatísticas com cerveja na mão, zoava da cara do professor, ficava jogando baralho na aula e ainda assim passava nas matérias. Ele era imaturo? Irresponsável? Eu não acho. Eu acho que o professor que não consegue aturar esse tipo de atitude e também não tem uma atitude contra isso é que está sendo imatura e irresponsável. Claro que a gente pensa: PQP!! Esse MULEQUE DE 17 ANOS TÁ NA FACULDADE E NÃO SABE FICAR QUIETO NA SALA DE AULA! Mas o mesmo pode ser dito pra algumas pessoas de 30 anos que frequenta a faculdade e TEM O MESMO TIPO de atitude.

Pra finalizar esse tanto que escrevi. Concordo contigo que há muitos adultos com cabeças de criança assim como vejo MUITÍSSIMOS professores que não conseguem dar aula ou prender a atenção de alunos por 5 minutos. Imaturos ou não, o que a gente faz na faculdade é aprender e não ficar discutindo se tal pessoa está sendo responsável ou não pelos seus atos. E esse é o papel do professor. Se chega um pirralho de 8 anos que não sabe diferenciar uma menina de um moleque, é dever do professor arrumar um jeito de ensiná-lo!!! Claro que o muleque não tem as mesmas condições de absorção que alguém que tem 20 anos! Mas como eu disse, ele foi aprovado numa prova que "teoricamente" disse que ele tem condições de frequentar o curso e se manter lá. Então, cabe agora os professores verem nas provas e nos trabalhos se ele tem condição de passar!
Agora, se ele vai ser responsável ou ter maturidade suficiente pra estudar a matéria, PROBLEMA DELE.
Born to be wild!
VAMPIRA

Mensagempor Sr. Pichu em 12 Mar 2008, 02:37

Na verdade, na grande teoria "aprender a ser cidadão" deveria ser aprendido no ensino fundamental...
portanto, na minha opinião, está mais que correto o professor do seu irmão em achar que ele estava sendo extremamente imaturo ao entrar em sala com cerveja na mão, jogar baralho e zoar da cara dele, ao meu ver isso realmente não é postura de um cidadão decente, muito menos de uma "elite", agora se a senhorita acha que isso é uma postura respeitável... bem, cada um tem sua opinião

sei lá, prá mim tirar notas =/= de ser responsável

e eu sou a favor do professor do Sellous... ando vendo com meus calouros... aff... cada ano tá piorando, parece até a "escolinha do prof. Raimundo/ do Golias"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Kamus de Aquário em 12 Mar 2008, 06:55

Pichu vc é professor? De onde?
Kamus de Aquário

Mensagempor Sr. Pichu em 12 Mar 2008, 10:08

nom nom!
nom sou professor
ainda não
atualmente eu espero realmente não precisar dar aulas...
nem em faculdade
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Loba Branca em 12 Mar 2008, 10:25

Hãã... Então foi na UNIP.

Pensei que tinha sido uma das grandes. =P

Ah, normal, então. ôo
Imagem

Chay "Loba Branca" Thorheim, Cria de Fenris, Ahroun, Legend.

"Os homens que tentam estragar o mundo não tiram folga um dia sequer, sempre pensando em como fazer algo ruim... Porque eu haveria de tirar?"
Bob Marley

♥♥♥ Ian Farrell! *O*
Loba Branca

Mensagempor VAMPIRA em 12 Mar 2008, 10:42

O que eu quero dizer Pichu que idade e maturidade não tem nada a ver! Meu irmão era um moleque de 17 anos irresponsável e imaturo! Mas e daí? Ele não passava nas matérias? Ele não fazia o curso? É de cada um!
Concordo contigo que isso deveria ser ensinado desde o ens. fundamental. Mas não é no Brasil. E um bom exemplo de calouros ruins é no meu curso. No meu curso, o que aconteceu foi o contrário. O meus veteranos que era uns "imaturos" e "irresponsáveis". Mas isso vai ter em todo lugar, não só na escola. Quando nós formos trabalhar vamos encontrar esses "imaturos" e "irresponsáveis". Isso é algo que além da pessoa ter recebido como educação, vem do caráter. Então não podemos reclamar desse tipo de gente sendo passada em: vestibulares, concursos e entrevistas de empregos. Elas sempre estarão lá.
E a gente tá falando tanto de "imaturidade" e tal, mas, eu queria levantar um ponto. Pergunte para seus professores o que eles acham desses jogadores que ficam carregando livros e papéis pra cima e pra baixo com dados multicoloridos e multifacetados se reunindo no meio da noite na casa de um amigo para passar horas "jogando de interpretar ou o que seja". Pergunte se eles acham esse tipo de pessoa "imatura". GARANTO QUE 90% VAI DIZER QUE SIM.

P.S.: Outra coisa, meu irmão levava cerveja e numa das aulas o professor parou a aula e foi pro bar com os alunos beber XD. Quem tá mais errado aí??? UHAHAHUAUHHUAHAUHUA!!
Born to be wild!
VAMPIRA

Mensagempor Carol a hiperativa em 12 Mar 2008, 11:10

kkk peguei o topico agora no meio nem deu pra acompanhar a tirassão de sarro XD

Mas olha, das duas uma, ou o muleque é um gênio, ou como sempre, ele deixou o RG dele cair sem querer na porta de entrada da facu KKKKKKKKK

Nem falo nada, provavelmente os pais fizeram isso pra tirar sarro, e boa ideia, vou levar meu primo de 9 anos pra prestar uniban XD, quem sabe ele não passa em ADM kkkkkkk
Confiram o meu diario de campanha ^_^ (Baseado em changeling: o sonhar)

viewtopic.php?f=17&t=1730

...

Eu presiso de dinheiro, eu presiso de muito dinheiro. Pra que?

Para não presisar dele. Pra que?

Para não presisar trabalhar. Pra que?

Para ficar sem fazer nada. Pra que?

Para poder PENSAR!
Carol a hiperativa

Mensagempor Natsuiro em 12 Mar 2008, 11:12

Carol a hiperativa escreveu:Nem falo nada, provavelmente os pais fizeram isso pra tirar sarro, e boa ideia, vou levar meu primo de 9 anos pra prestar uniban XD, quem sabe ele não passa em ADM kkkkkkk

Eu ESPERO que seja por sarro ou pirraça mesmo... porque se estiverem fazendo isso a sério, eles são estúpidos
Imagem
Natsuiro

Mensagempor VAMPIRA em 12 Mar 2008, 11:24

Ah só um comentário gente, meu irmão não fazia isso com 17 anos e sim com 19!! Ele nunca iria beber abaixo do permitido por lei, ele é um santo :pidao: AUHHUAHUAHUUHA!!
O Carol se o seu primo passar na UniBan ele pode ficar famoso mundialmente e aproveitar isso para entrar no BBB quando tiver 18 anos, que acha?
Born to be wild!
VAMPIRA

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic