Seth escreveu: E só porque o ensino médio te desagradou, não significa que você tem maturidade pra lidar com um curso superior. Se tivesse, porque em vários casos há o abandono, a mudança de curso, ou “fazer essa faculdade porque dá dinheiro”.
(...)
Quanto a maturidade, novamente, ele está correto. O que mais eu vejo são adultos com cabeça e comportamentos de adolescentes. Sem visão crítica do mundo, do que você aprende, e do uso disso no seu futuro, a não ser que isso inclua dominó nas aulas filadas, pescar na prova do prof. X e cerveja. Eu só quero ver esses diante do exame de ordem. Especialmente agora onde, me parece, que 30% da prova terá conteúdo de matérias como Filosofia, Sociologia, Ética, etc.
Em síntese: Ele critica o fato de que o aluno chega sem conteúdo e sem maturidade pra encarar o curso superior. Sem uma atitude de que é preciso encarar aquilo como fundamental pra sua vida futura. E julga que o ensino médio deveria sim ter mais tempo, pra te preparar pro vestibular, já que insistem nisso, mas pra, ao mesmo tempo, fornecer algum tipo de preparação em termos de conhecimentos básicos que serão utilizados no futuro. O que ele não faz.
,
Primeiro: se meu ensino médio falei que era inútil era porque eu tinha consciência de TODAS AS AÇÕES EM CIMA LISTADA: eu sabia que só ia me preparar pro vestibular ( em tese) e que não iria melhorar minha vida como pessoa. Decorar um monte de fórmulas e regras todo mundo faz, agora encarar o dia-a-dia na vida profissional é bem mais complicado. Como você mesmo disse, ele só preparar para o vestibular e ALGUNS. Então o problema não é nem a idade, é o nosso sistema de educação
Então ele critica o fato do aluno chegar sem conteúdo e maturidade. Certo. E O QUE ISSO TEM A VER COM IDADE? Pensa comigo: você acha que uma pessoa vai adquirir mais maturidade tando com 15,20 ou 60??? Isso É MUITO ALÉM de apenas estudo e compreensão. O fato de pessoas entrarem na faculdade porque tal curso dá dinheiro, tal curso é fácil ou tal curso isso e aquilo VAI HAVER SEMPRE! Isso não TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM MATURIDADE! É uma questão de oportunidade e como as pessoas são, no mínimo espertas, vão aproveitar essa oportunidade!
O fato de alunos não saberem nem ler e escrever não é culpa deles também. (note o também). É culpa do sistema de ensino que está precário e abandonado como eu disse acima.
E se você acha que essa maturidade tem que vir com o aluno, eu até tentei procurar aqui no site do MEC agora uma parte em que diz que a Universidade no processo de seleção deve avaliar os alunos em todos os quesitos que ela for cobrar, inclusive avaliando se o aluno tem condições de entrar e ficar e ser aprovado no final do curso. Ou seja, mesmo sem "maturidade" e "responsabilidade", o aluno tem condições de terminar seu curso. Claro que na realidade a coisa é bem diferente, mas pelo menos o intuito era esse.
Essa "maturidade" que tanto falam é uma coisa de cada um Seph! A pessoa se torna "responsável" ou "madura" quando ela quer. Eu tenho o exemplo em casa disso, quer ver? Meu irmão ia pras aulas de estatísticas com cerveja na mão, zoava da cara do professor, ficava jogando baralho na aula e ainda assim passava nas matérias. Ele era imaturo? Irresponsável? Eu não acho. Eu acho que o professor que não consegue aturar esse tipo de atitude e também não tem uma atitude contra isso é que está sendo imatura e irresponsável. Claro que a gente pensa: PQP!! Esse MULEQUE DE 17 ANOS TÁ NA FACULDADE E NÃO SABE FICAR QUIETO NA SALA DE AULA! Mas o mesmo pode ser dito pra algumas pessoas de 30 anos que frequenta a faculdade e TEM O MESMO TIPO de atitude.
Pra finalizar esse tanto que escrevi. Concordo contigo que há muitos adultos com cabeças de criança assim como vejo MUITÍSSIMOS professores que não conseguem dar aula ou prender a atenção de alunos por 5 minutos. Imaturos ou não, o que a gente faz na faculdade é aprender e não ficar discutindo se tal pessoa está sendo responsável ou não pelos seus atos. E esse é o papel do professor. Se chega um pirralho de 8 anos que não sabe diferenciar uma menina de um moleque, é dever do professor arrumar um jeito de ensiná-lo!!! Claro que o muleque não tem as mesmas condições de absorção que alguém que tem 20 anos! Mas como eu disse, ele foi aprovado numa prova que "teoricamente" disse que ele tem condições de frequentar o curso e se manter lá. Então, cabe agora os professores verem nas provas e nos trabalhos se ele tem condição de passar!
Agora, se ele vai ser responsável ou ter maturidade suficiente pra estudar a matéria, PROBLEMA DELE.