Ninguém falou? Como assim ninguém falou? Ah meter dez tiros é algo normal, ainda mais em legitima defesa. É acho que o país de espantalhos não é meu não.
Sobre os dez tiros, considera a situação. A pessoa provavelmente nunca havia estado numa situação onde teve que apontar uma arma para uma pessoa. Considerando o espaço dentro do carro, provavelmente ele teve que disparar a arma bem próxima do corpo, o que significa que o clarão e o barulho dos disparos estavam próximos dele também. Num espaço fechado como o do carro o barulho deve ter ficado contido e soado mais alto. Não sei que arma ele estava usando, mas numa situação destas ele provavelmente ficou desonrientado e perdeu a noção de quantos tiros tinha disparado logo no começo. Ele provavelmente apertou o gatilho várias vezes seguidas sem pensar e foi ficando cada vez mais assustado a cada disparo. O que é completamente normal com um civil com treinamento comum numa situação destas. De novo, o absurdo era querer que ele disparasse em pontos não vitais ou tentasse dar voz de prisão sem ter treinamento para isso.
Calma aí kimble, eu não assisti tv demais, pelo menos não sobre esse assunto, eu não disse pra atirar em pontos não vitais ou pressionar pontos de pressão, eu disse que uma arma apontada para o rosto intimida, e que criminosos tem medo, uma vez que percam o controle não vão querer arriscar suas vidas. Sendo assim no momento que ele conseguiu apontar a arma para o bandido antes desse sacar a situação estava resolvida.
A não ser pelo fato que o bandido poderia ter outras pessoas próximas olhando (o que não é incomum em assaltos), o bandido poderia escolher sacar a arma mesmo assim e o promotor não tinha como saber se iria conseguir deter o bandido antes dele sacar (de novo, ele não é um policial, ele não foi treinado para situações assim) e mesmo que o bandido se rendesse, ele ainda teria que sair do carro e prender o bandido. E pela décima vez, ele não tem treinamento para isso. A melhor situação possível poderia ser ele mandar o bandido fugir, mas nesse caso nada impede que ele fizesse uma curva, sacasse a arma e voltasse para atirar no promotor.
Eu fico me perguntando se essa discussão existiria se o assaltante já tivesse matado alguém antes ou não tivesse esposa grávida. Não sei se algumas pessoas entendem, mas bandido também tem filho. Não é por isso que eles deixam de ser perigosos ou merecem um tratamento especial.
Não cara, o problema é que ele portou uma arma que é de USO EXCLUSIVO das forças armadas. Ele não poderia portar aquela arma.
E nisso eu concordo que ele é culpado e deve sofrer as penalizações devidas. Mas o fato dele estar com arma ilegal ou não, não influencia a situação.
Segundo, pessoas que não tem controle emocional não deveriam portar armas. Por isso que PMs fazem teste psicológico antes de entrarem pra corporação. Se ele não consegue se controlar emocionalmente, que contratasse seguranças licenciadas pela PF para protegê-lo. O que não pode é deixar pessoas sem um mínimo de preparo andar armadas por ai representando risco para ele e as pessoas ao seu redor.
Então ninguém da população civil (exceto por profissionais treinados para situações assim) deveria portar armas (o que eu concordo, aliás). Porque ninguém civil está preparado para sacar uma arma na situação dele (carro, espaço fechado, com a esposa/namorada do lado, abordado no meio da noite por alguém numa distância tão curta) e ainda ter algum controle da situação. Isso NÃO é ensinado no treinamento pra civis. Não tem nada haver com controle emocional nessa situação, isso é treinamento especial que você não precisa passar para ter porte de arma. O erro então está no treinamento recebido e não na pessoa.
Só reiterando, eu sou a favor do desarmamento, mas o voto popular escolheu que o cidadão tenha direito de portar armas. Sem alteração na legislação para que estas pessoas tenham que passar por um treinamento igual a um PM ou similares. Então não dá para exigir que ele tente agir como um policial.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]