Promotor mata motoqueiro na Zona Sul (Inversão de Valores).

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Cak em 08 Jan 2008, 12:00

Não cara, o problema é que ele portou uma arma que é de USO EXCLUSIVO das forças armadas. Ele não poderia portar aquela arma.

Segundo, pessoas que não tem controle emocional não deveriam portar armas. Por isso que PMs fazem teste psicológico antes de entrarem pra corporação. Se ele não consegue se controlar emocionalmente, que contratasse seguranças licenciadas pela PF para protegê-lo. O que não pode é deixar pessoas sem um mínimo de preparo andar armadas por ai representando risco para ele e as pessoas ao seu redor.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor AKImeru em 08 Jan 2008, 12:07

Não cara, o problema é que ele portou uma arma que é de USO EXCLUSIVO das forças armadas. Ele não poderia portar aquela arma.

Segundo, pessoas que não tem controle emocional não deveriam portar armas. Por isso que PMs fazem teste psicológico antes de entrarem pra corporação. Se ele não consegue se controlar emocionalmente, que contratasse seguranças licenciadas pela PF para protegê-lo. O que não pode é deixar pessoas sem um mínimo de preparo andar armadas por ai representando risco para ele e as pessoas ao seu redor.

QUANDO alguem aqui chegou e falou "AINDA BEM QUE ELE NÃO TEM CONTROLE SOBRE SI E USA UMA ARMA ILEGAL HURR DURR".

As pessoas só falaram que se estivessem na mesma situação atirariam, ou não condenam ele por te-lo feito. Se como ele o fez, com arma ilegal ou não, ninguem discutiu/liga.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor kimble em 08 Jan 2008, 12:08

Ninguém falou? Como assim ninguém falou? Ah meter dez tiros é algo normal, ainda mais em legitima defesa. É acho que o país de espantalhos não é meu não.

Sobre os dez tiros, considera a situação. A pessoa provavelmente nunca havia estado numa situação onde teve que apontar uma arma para uma pessoa. Considerando o espaço dentro do carro, provavelmente ele teve que disparar a arma bem próxima do corpo, o que significa que o clarão e o barulho dos disparos estavam próximos dele também. Num espaço fechado como o do carro o barulho deve ter ficado contido e soado mais alto. Não sei que arma ele estava usando, mas numa situação destas ele provavelmente ficou desonrientado e perdeu a noção de quantos tiros tinha disparado logo no começo. Ele provavelmente apertou o gatilho várias vezes seguidas sem pensar e foi ficando cada vez mais assustado a cada disparo. O que é completamente normal com um civil com treinamento comum numa situação destas. De novo, o absurdo era querer que ele disparasse em pontos não vitais ou tentasse dar voz de prisão sem ter treinamento para isso.

Calma aí kimble, eu não assisti tv demais, pelo menos não sobre esse assunto, eu não disse pra atirar em pontos não vitais ou pressionar pontos de pressão, eu disse que uma arma apontada para o rosto intimida, e que criminosos tem medo, uma vez que percam o controle não vão querer arriscar suas vidas. Sendo assim no momento que ele conseguiu apontar a arma para o bandido antes desse sacar a situação estava resolvida.

A não ser pelo fato que o bandido poderia ter outras pessoas próximas olhando (o que não é incomum em assaltos), o bandido poderia escolher sacar a arma mesmo assim e o promotor não tinha como saber se iria conseguir deter o bandido antes dele sacar (de novo, ele não é um policial, ele não foi treinado para situações assim) e mesmo que o bandido se rendesse, ele ainda teria que sair do carro e prender o bandido. E pela décima vez, ele não tem treinamento para isso. A melhor situação possível poderia ser ele mandar o bandido fugir, mas nesse caso nada impede que ele fizesse uma curva, sacasse a arma e voltasse para atirar no promotor.

Eu fico me perguntando se essa discussão existiria se o assaltante já tivesse matado alguém antes ou não tivesse esposa grávida. Não sei se algumas pessoas entendem, mas bandido também tem filho. Não é por isso que eles deixam de ser perigosos ou merecem um tratamento especial.

E nisso eu concordo que ele é culpado e deve sofrer as penalizações devidas. Mas o fato dele estar com arma ilegal ou não, não influencia a situação.

Então ninguém da população civil (exceto por profissionais treinados para situações assim) deveria portar armas (o que eu concordo, aliás). Porque ninguém civil está preparado para sacar uma arma na situação dele (carro, espaço fechado, com a esposa/namorada do lado, abordado no meio da noite por alguém numa distância tão curta) e ainda ter algum controle da situação. Isso NÃO é ensinado no treinamento pra civis. Não tem nada haver com controle emocional nessa situação, isso é treinamento especial que você não precisa passar para ter porte de arma. O erro então está no treinamento recebido e não na pessoa.
Só reiterando, eu sou a favor do desarmamento, mas o voto popular escolheu que o cidadão tenha direito de portar armas. Sem alteração na legislação para que estas pessoas tenham que passar por um treinamento igual a um PM ou similares. Então não dá para exigir que ele tente agir como um policial.
Editado pela última vez por kimble em 08 Jan 2008, 12:18, em um total de 1 vez.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Kamus de Aquário em 08 Jan 2008, 12:10

Vc diz que ele é um despreparado só pq ele descarregou a arma? Despreparado é um sujeito que utiliza a arma pra intimidar os outros, recorre a ela pra resolver brigas no transito ou bate boca entre vizinhos, tudo isso é coisa de gente desequilibrada, a única coisa que tenho a criticar foi o fato do Promotor usar uma Pistola 9mm, quando lhe é permitido utilizar apenas os calibres 22, 380, 38 e .40, este último seria até mais eficiente que a 9mm dado ao seu poder de parada superior, tem muitos casos em que se atira em alguem com uma 9mm e o individuo não cai (sobretudo nos casos em que o alvo está sobre o efeito de alucinogenos) pq o poder de perfuração dela é grande, mas o poder de parada não.

O vacilo dele consiste exclusivamente no Porte Ilegal de arma, que por sinal voltou a ser um crime afiançavel.

Como eu disse, o Ex-Promotor Thales agiu de maneira mais correta que esse caso mais recente e ainda assim foi injustiçado.
Kamus de Aquário

Mensagempor Cak em 08 Jan 2008, 12:16

Mas deveria. Comprar arma ilegal alimenta o crime. E outra, apoiar uma ação onde o cara não pensa antes de fazer é algo totalmente sem noção. Se ele tivesse atirado na mulher e ela tivesse morrido? Portar uma arma de fogo é uma responsabilidade.

Kimble: pode ter certeza que quem tem porte de arma passa por situações que equivalem essa, ainda mais um promotor, que corre bastante perigo exercendo a profissão. Não seria desculpa pra ele estar tão mal-preparado para uma situação dessas.

Kamus: sim os casos que você são de pessoas despreparadas, mas nem por isso eu vou apoiar outra pessoa despreparada só porque o que mais tem ai é isso. Se for pra nivelar, é melhor nivelar por cima do que por baixo.
Cak

Mensagempor Kamus de Aquário em 08 Jan 2008, 12:21

Um adendo sobre a arma, é uma arma de uso restrito, mas não é uma arma ilegal, ela pertence a coleção particular, devidamente registrada de um Parente do Promotor, o porte continua sendo irregular, mesmo assim não se trata de uma arma comprada na ilegalidade.
Kamus de Aquário

Mensagempor kimble em 08 Jan 2008, 12:22

Kimble: pode ter certeza que quem tem porte de arma passa por situações que equivalem essa, ainda mais um promotor, que corre bastante perigo exercendo a profissão. Não seria desculpa pra ele estar tão mal-preparado para uma situação dessas.

TODA pessoa que tem porte de arma passa por situações como essa?! Você vive aonde?! África?! Muitos cidadãos compram armas para proteger suas casas, etc. A maioria nunca vai ter que apontar ela pra alguém. Dizer que toda pessoa quem tem porte de arma está acostumado a ser ameaçado ou apontar arma para outras pessoas é uma bela viagem.

E sobre ser promotor, o cargo exige ter treinamento com armas de fogo do mesmo nível que um policial? Ou a disparar naquela situação onde ele estava, onde mesmo gente com muita habilidade teria enfrentado dificuldades? De novo, tem gente vendo filme demais. Usar uma arma não é simples assim.

Mas deveria. Comprar arma ilegal alimenta o crime. E outra, apoiar uma ação onde o cara não pensa antes de fazer é algo totalmente sem noção. Se ele tivesse atirado na mulher e ela tivesse morrido? Portar uma arma de fogo é uma responsabilidade.

E se o bandido tivesse disparado depois de assaltar? Ele se irritasse com alguma bobagem (tem gente que morre em assalto no trânsito porque foi tirar o cinto para alcançar o porta-luvas) e disparasse? E se o cara assaltante fosse um maluco homicida que já tinha matado outras três pessoas no dia, incluindo entre elas uma criança (o que faria toda essa situação se inverter e me faz questionar se ia ter alguém tentando julgar o promotor)? 'Se' abre um universo de possibilidades. O que aconteceu foi que ele disparou e matou o assaltante. Claro que foi um risco sacar a arma. Na situação dele eu nunca teria feito o mesmo. Mas tentar supor o que poderia ter acontecido não justifica nada.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Mensagempor AKImeru em 08 Jan 2008, 12:33

sobre ser promotor, o cargo exige ter treinamento com armas de fogo do mesmo nível que um policial? Ou a disparar naquela situação onde ele estava, onde mesmo gente com muita habilidade teria enfrentado dificuldades? De novo, tem gente vendo filme demais. Usar uma arma não é simples assim.

Todo mundo sabe que o BBA do promotor é tipo o do Mago.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kamus de Aquário em 08 Jan 2008, 12:33

Cito um caso que ocorreu em minha Familia, a uns 3 meses um primo meu que vive em Recife (em termos de criminalidade é uma Mini SP) foi abordado no sinal por 2 motoqueiros, rendido, entregou celular, carteira, relogio e as chaves do carro, depois disso tudo o cara que tava dirigindo a moto ainda Falou: "Queima ele vai! Queima esse otario!".

Meu primo não fez nada, e os sujeitos ainda cogitaram a possibilidade de mata-lo, pegaram a Caminhonete dele e fugiram, cometera mais 11 assaltos naquela mesma noite usando o carro dele.

Repito, se ladrão não fosse um vacilão total (ter ido desarmado) teria matado o promotor sem pestenejar, esses criminosos de hoje não tem o minimo respeito pela vida, eles atiram em vc só pra verem um corpo voar.
Editado pela última vez por Kamus de Aquário em 08 Jan 2008, 13:03, em um total de 1 vez.
Kamus de Aquário

Mensagempor Cak em 08 Jan 2008, 12:37

Só tem um detalhe: treinamento de promotores são diferentes, justamente porque eles portam armas na rua. Nenhum treinamento com arma é igual em todos os casos, até porque não teria sentido um treinamento de um policial ser igual a de um cidadão comum. Cada caso é um caso.

Outro detalhe: promotores podem contar com seguranças, acho até que oferecidos pelo estado se não me engano, não sei ao certo.

Sabe qual o principal ponto disso tudo: é que o bandido tava sem arma, então não pode ter sido legítima defesa no sentido do promotor correr risco de morte. Foi uma ação precipitada e não ser nada difícil a promotoria cair matando, ainda mais com o agravante do cara portar uma arma de uso restrito.

PS: Kamus como ele iria matar o cara desarmado?
Cak

Mensagempor KYU em 08 Jan 2008, 12:42

Prefiro ter 100% de certeza que a minha vida está segura do que arrisca-la por conta de outra.

Ou seja, o cara não sabia se o outro tava armado, eu metia bala e saia correndo.
KYU

Mensagempor kimble em 08 Jan 2008, 12:43

Só tem um detalhe: treinamento de promotores são diferentes, justamente porque eles portam armas na rua. Nenhum treinamento com arma é igual em todos os casos, até porque não teria sentido um treinamento de um policial ser igual a de um cidadão comum. Cada caso é um caso.

Então você não pode exigir que um civil ou promotor tenham o mesmo treinamento que um policial. O que invalida a argumentação do controle emocional ou que ele devia ter usado a arma para prender o criminoso.

Outro detalhe: promotores podem contar com seguranças, acho até que oferecidos pelo estado se não me engano, não sei ao certo.

Claro que podem. Mas você vai culpar alguém porque ele não quis seguranças? E (já que não sabemos se ele usa desse serviço ou não) podemos culpar ele por não estar com eles num momento fora do seu horário de trabalho? Quando não deveria ter que se impor como autoridade? De novo, inversão de valores. Quem está errado não é o bandido, é a vítima por não usar os seguranças que tinha direito.

Sabe qual o principal ponto disso tudo: é que o bandido tava sem arma, então não pode ter sido legítima defesa no sentido do promotor correr risco de morte. Foi uma ação precipitada e não ser nada difícil a promotoria cair matando, ainda mais com o agravante do cara portar uma arma de uso restrito.

E com a visão de raio X era óbvio que ele podia ter percebido isso. Maldito Clark Kent! De novo, já foi dito que o assaltante fez um sinal indicando que estava carregando uma arma. O promotor se sentiu ameaçado e atirou. Fim da história.
Quanto a arma de uso restrito, suspeito que ele provavelmente vai alegar que não estava carregando a arma. Ela estava sendo transportada no carro para outro local quando ele foi assaltado e estava ao seu alcance quando foi usada. Claro que é mentira, mas você já tem a base de uma defesa aí.

PS: Kamus como ele iria matar o cara desarmado?

Afinal, mesmo que ele estivesse armado, o Super-Homem não tem só visão de raio X, ele é a prova de balas!
kimble

Mensagempor Agnelo em 08 Jan 2008, 12:47

A não ser pelo fato que o bandido poderia ter outras pessoas próximas olhando (o que não é incomum em assaltos)

Se isso ocorresse (o que tu tens razão, é muito comume aconteceu comigo mais de uma vez), descarregar a arma no outro bandido não melhoraria nada as chances dele, não concorda?

Eu fico me perguntando se essa discussão existiria se o assaltante já tivesse matado alguém antes ou não tivesse esposa grávida. Não sei se algumas pessoas entendem, mas bandido também tem filho. Não é por isso que eles deixam de ser perigosos ou merecem um tratamento especial.

No que tange a mim isso é irrelevante, creio que qualquer um que comete um crime deve responder por ele, quer seja um cara "gente boa" ou não.

Só que eu sempre busco resolver ascoisas da forma que matar menos gente.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor kimble em 08 Jan 2008, 12:59

Se isso ocorresse (o que tu tens razão, é muito comume aconteceu comigo mais de uma vez), descarregar a arma no outro bandido não melhoraria nada as chances dele, não concorda?

Ver o companheiro morto no chão poderia fazer o outro bandido sair correndo. Ver o companheiro recebendo voz de prisão provavelmente renderia um tiro no promotor. Mas como eu disse, isso é 'se'. A não ser que alguém tenha bola de cristal não dá para saber o que aconteceria se ele não tivesse puxado a arma ou se ele tivesse tentando dar voz de prisão.

No que tange a mim isso é irrelevante, creio que qualquer um que comete um crime deve responder por ele, quer seja um cara "gente boa" ou não.

Meu ponto é que a mídia estava adorando mostrar que o cara era pai de família e a esposa estava grávida. De nove meses, que é algo que eles insistem continuamente. E isso irrita.

Só que eu sempre busco resolver ascoisas da forma que matar menos gente.

Com certeza, concordo contigo. Pena que o promotor não era algum outro tipo de profissional com treinamento adequado para lidar com a situação.
kimble

Mensagempor Kamus de Aquário em 08 Jan 2008, 13:13

Vcs acham que seria mais correto que os promotores e Juizes tivessem revogados os seus direitos de porte de arma e tivessem a sua disposição 24 horas por dia um Agente da PF pra lhe fazer escolta?

Na moral dúvido que um PM, Agente Civil ou Federal tivesse agido de maneira diferente na hora de atirar no assaltante, o que vcs tão exigindo é um nível de tecnica com uso de armas que só se aprende em Forças Especiais (GOE, BOPE, SWAT).
Kamus de Aquário

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic