Velho, mas este vídeo é ótimo. Tenho ele em português(legendado) :D
A minha parte predileta também é a das cicatrizes
Quanto ao anime e mangá ser estilo... se for estudar cinema ou literatura verá a gama de estilos que são discernidos, a maioria dos quais não têm nome próprio e são apenas classificados pela época(geralmente década ou período, como o renascentista). No caso da literatura isso ocorre com os diferentes estilos englobados em estilos maiores, mas no caso do cinema é uma inteira verdade. A mesma coisa ocorre no universo dos quadrinhos e animações.
O estilo vai além do que foi apontado pelo Eltor. Uma vez li um artigo sobre a visão japonesa sobre tipos de sangue e personalidade, indicando que teriam algo haver, e que são usadas dentro do gênero anime em praticamente 100% dos personagens de TODAS as séries. Não conheço outras animações que abordem a violência como o anime/mangá o faz, que quase sempre envolve jovens nerds solitários como protagonistas... Gotas surgindo na face dos personagens, gente caindo com as pernas para cima, direção(como o modo que ocorrem closes, focos, etc), poucos detalhes nas áreas menos importantes, os famosos olhos grandes, e por aí vai. Claro, existem animes que não usam vários dos detalhes que listei. Arte sem olhos grandes. E falta muita coisa que não listei. Mas com toda sinceridade, o que importa é raiz do estilo, essas variações vão desde liberdade criativa até sub-estilos, novas vertentes ou novas tendências. Mas os animes e mangás comportam sim um estilo próprio.
Ou vai me dizer que alguma hq americana é comparável, desde arte até foco, enquadramento, trama, esteriótipos de personagem, formato e etc com um mangá? São estilos diferentes. Até o modo como as tramas são abordadas diferem.
Quanto ao nome... estamos falando de Japão, um país que põe nome em tudo. Gothic Lolita, Cosplay, Anime, Mangá, Hentai, Yuri, Yaoi, Shoujo, Shounen, Doujin... Isso porque sei de pouco, e me lembro de menos ainda do que já vi, mas várias modas, estilos e até tribos sociais ganham nomes. No ocidente muito raramente surge um nome novo (hippie, punk, emo). Até onde eu saiba não dão nomes diferentes para quadrinhos americanos de super-heróis para discerni-los dos demais. No Japão isso seria o suficiente para ganharem um nome. Nós importamos isso porque os otakus importam tudo que puderem da cultura japonesa.