Tópico sobre cotas raciais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Skar em 27 Mar 2008, 12:29

Novamente volto a questionar: será que foi isso que aconteceu mesmo? ou foi que nem acontece em vários setores do serviço público onde os subalternos fazem tudo e o figurão só assina, muitas vezes sem ler?

Claro um projeto desses iria só ser assinado. Afinal isso não muda nada a politica brasileira da educação né.

Ele mostra que há uma diferença nas notas. o racismo não é o pressuposto, é a conclusão. E não, não acontece em casos isolados. leia a metodologia do estudo antes de criticá-lo.

Free vc não leu o artigo q o faeurinano colocou? Entenda o racismo existe não nego, mas ao ponto de prejudicar a educação é um extremo q deve se tomar cuidado. Pq ao dizer isso estão falando q os professores do ensino publico são racistas e isso é crime. E um dado interressante até hj não conheci [dei uma vasculhada na net e não encontrei nada parecido] sobre um professor acusado de discrimnar durante o percurso do seu trabalho um estudante de qualquer etinia.

Desafio você a provar esta sua afirmação. onde foi que eu falei que SÓ os negros "são prejudicados no trabalho"?

Se só os negros tem dificuldade e necessitam de cotas pra faculdade a conlusão lógica é q SÓ eles tenham um prejuizo no trabalho.

Nem sempre, lembre-se que é apenas uma opinião.

é a verdade da experiência de vida, q por sinal é levada em consideração na realização dos estudos.

Só por causa de um método com uma aplicação que sequer é idêntica? tá se baseando só num pontinho minúsculo e falho? E ainda negando que havia uma segregação tácita aqui?

Cara segregração tácita em pontos isolados não em larga escala. E isso não importa oq mude sempre vai ter. O ponto é q o Brasil está deixando um segregação isolada e pontual e colocando-a em ambito nacional.

Vamos lá, repetindo sua frase, dada as devidas correções: "o estado não pode permitir que haja diferença entre o tratamento do seu povo."
(opa, "seu povo"? quem é que tá segregando aqui? :roll:)

Sim ,seu povo. Até onde eu sei eu sou pertecente ao povo brasileiro vc não?

Justamente por não poder permitir diferença de tratamento, que vem as cotas, para remediar esta situação, pois já existia uma diferença de tratamento com os negros (evidenciado pelo estudo).

E então vc coloca uma norma q segrega e dá privilégio em razão de uma parcela e ignorando os outros? Se o objettivo é incluir deveriam estar todas as pessoas pobres e não somente os negros. E o eu já falei oq penso sobre o seu estudo.

Discordo, vc parte de um pressuposto errôneo. preparo para passar no vestibular não é sinônimo de preparo para obter boas notas no curso - e o impacto do racismo deve ter reflexos na nota do vestibular, onde a emoção influi bem mais.

Se a pessoa não tem um prepraro minimo não vai conseguir acompanhar a faculdade. Ou vc acha q uma pessoa não sabe direito matemática vai conseguir se manter em calculo, ou uma pessoa q não conhece nada de inglês vai superar certas matérias de humanas q os textos são somente em inglês? Fora q dizer q o negro se sente oprimido durante a prova do vestibular por racismo é foraçar e muito a barra.

A inserção se faz de maneira indireta. o objetivo delas é o acesso do negro ao ensino superior em condições de equilíbrio com o branco. e não desconsidere o contexto social!

Eu to colocando o contexto social em evidência. E evidênciando q só permitir o acesso a faculdad não irá alterar em nada a situação. Pq só vai ter um equilibrio se ambos tivessem a msm chance e as cotas vão evitar q os negros tenham as msm chances no mercado de trabalho. Vai ser algo muito útil o negro ter diploma universitário mas não ter emprego pq foi cotista. Grande ajuda social essa.

Tem a capacidade, mas provavelmente não o esclarecimento. vide contexto social, e condição socioeconômica do negro.

E o negro ganha esse esclarecimento de imediato na faculdade? Acho q não então msm na faculdade ele vai sofrer de racismo. Entende uma coisa diploma universitária não ensina as pessoas lutarem pelos seus direitos.Só a vontade da pessoa é q vai fazer ela correr atráz do seu direito, seja branco ou negro.

Lógica que parte do pressuposto generalista, que implica em todos os brancos se ressentirem, uai. :roll:
Empresas que são guiadas por maus gestores (pq deixar de contratar um bom profissional é tolice) tendem a falir, abrindo espaço para empresas com a mente mais aberta e até empresas novas criadas por - veja só - negros com ensino superior! E as pessoas ressentidas são, por extensão, estúpidas.

Existe tbm o bom profissional branco será pra esse q muitos iram dar o emprego e não para um canditato negro , q pra eles cem de uma faculdade com cotas [onde muitos já tem o pensamento q estão sendo sucateadas]. E pensar q as empresas vão falir por simplesmente não contratar negros é um sonho pq existem diversas outras pessoas capacitadas q elas podem contratar e na visão delas não são de risco.
Ressentimento é algo normal e q tende a crescer. é por essa razão q eu digo q essa norma só vai segregar a população e impedirá o acesso dos negros. E ainda por cima vai prejudicar os negros q conseguiram passar sem ajuda pq pode ocorrer de se pensar q todo negro é cotista.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Mar 2008, 12:34

A cada três palavras do FreeSample, duas são "contexto social". Parece até que ele está satirizando a si mesmo.
O que é esse contexto social, afinal de contas?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor kimble em 27 Mar 2008, 12:46

Contexo Social* = qualquer argumento aleatório e em constante mutação que se adapta a qualquer argumento contrário.
Se essa discussão fosse o WoD antigo, seria um espírito maior da Wyld.
Se isso fosse Exalted, seria uma perfect defense para discussões sociais.

*Nesta discussão.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor FreeSample em 27 Mar 2008, 14:58

Claro um projeto desses iria só ser assinado. Afinal isso não muda nada a politica brasileira da educação né.

Cara, isso não responde minha pergunta: qual o envolvimento direto da ex-ministra no desenvolvimento do(s) sistema(s) de cotas?

Entenda o racismo existe não nego, mas ao ponto de prejudicar a educação é um extremo q deve se tomar cuidado. Pq ao dizer isso estão falando q os professores do ensino publico são racistas e isso é crime.

Já parou pra pensar que este racismo pode não vir SÓ dos professores?
http://www.reporterdiario.com.br/index.php?id=36919
http://www.plenarinho.gov.br/noticias/a ... ho-escolar

Ah, e já que vc não conseguiu achar alguma notícia de racismo partindo dos responsáveis da instituição de ensino, eu mostro uma pra você:
http://www.midiaindependente.org/pt/blu ... 0156.shtml

Se só os negros tem dificuldade e necessitam de cotas pra faculdade a conlusão lógica é q SÓ eles tenham um
prejuizo no trabalho.

Sem deduções. Eu pedi evidências. não desconverse.

é a verdade da experiência de vida, q por sinal é levada em consideração na realização dos estudos.

Experiência de vida é uma visão parcial. portanto não ilustra integralmente a verdade.

O ponto é q o Brasil está deixando um segregação isolada e pontual e colocando-a em ambito nacional.

Por acaso é pontual e isolado os resultados do estudo terem sido os mesmos nas cinco regiões do país?

Sim ,seu povo. Até onde eu sei eu sou pertecente ao povo brasileiro vc não?

Que bom que entendi errado. mas ainda assim o trecho serve para justificar as cotas. ele não pode permitir que haja diferença de tratamento. eu não vejo muitos brancos por aí sendo chamados de "macacos", e você?

E então vc coloca uma norma q segrega e dá privilégio em razão de uma parcela e ignorando os outros?

Não há segregação, não há privilégios. há benefícios e justiça social. O branco não está sendo ignorado, ele só nãor recebe a mesma medida porque não sofre dos mesmos problemas.

Se o objettivo é incluir deveriam estar todas as pessoas pobres e não somente os negros. E o eu já falei oq penso sobre o seu estudo.

O objetivo é incluir o negro. não deturpe as coisas.
E o que você pensa sobre o estudo (que não é meu) não o torna incorreto, sinto muito.

Se a pessoa não tem um prepraro minimo não vai conseguir acompanhar a faculdade.

Espera-se que os negros que concluem o ensino médio possuam um preparo mínimo. no entanto, no geral ainda está abaixo do preparo dos brancos, devido ao racismo escolar.

Fora q dizer q o negro se sente oprimido durante a prova do vestibular por racismo é foraçar e muito a barra.

Eu não disse isso. falei que as dificuldades sofridas por ele em sua vida escolar podem infelizmente se refletir na sua nota do vestibular.

Eu to colocando o contexto social em evidência.

Dizendo que TODOS os cotistas são despreparados, que o racismo nas escolas parte SÓ do professor? tou vendo esse contexto sendo colocado em evidência :roll:

E evidênciando q só permitir o acesso a faculdad não irá alterar em nada a situação.

E como eu JÁ falei, esta não é a solução definitiva, é uma medida emergencial!

Pq só vai ter um equilibrio se ambos tivessem a msm chance e as cotas vão evitar q os negros tenham as msm chances no mercado de trabalho. Vai ser algo muito útil o negro ter diploma universitário mas não ter emprego pq foi cotista. Grande ajuda social essa.

E aqui vc parte do princípio de que TODOS os negros não obterão vaga no mercado de trabalho. um número maior de negros com ensino superior pode mudar a atual situação.

E o negro ganha esse esclarecimento de imediato na faculdade? Acho q não então msm na faculdade ele vai sofrer de racismo. Entende uma coisa diploma universitária não ensina as pessoas lutarem pelos seus direitos.Só a vontade da pessoa é q vai fazer ela correr atráz(sim) do seu direito, seja branco ou negro.

O diploma não, a carreira acadêmica sim, e várias experiências adquiridas durante ela. a faculdade não dura um dia, dura em média quatro anos. não ignore isto. e na faculdade existem mais pessoas esclarecidas, então o racismo pode ser menor.

Existe tbm o bom profissional branco será pra esse q muitos iram dar o emprego e não para um canditato negro , q pra eles cem de uma faculdade com cotas [onde muitos já tem o pensamento q estão sendo sucateadas]. E pensar q as empresas vão falir por simplesmente não contratar negros é um sonho pq existem diversas outras pessoas capacitadas q elas podem contratar e na visão delas não são de risco.

Não falei que elas vão, falei que elas podem. vc parece ter um problema com generalização. e não podemos esquecer que racismo é combatido também pela lei, uma seletividade aberta como essa vai gerar problemas para o perpretador.

O que é esse contexto social, afinal de contas?

Ao contrário da resposta evasiva, tangencial e jocosa do kimble, contexto social são um conjutno de fatores presentes em nossa sociedade, tanto no aspecto moral quanto factual. a presença de piadas sobre negro, a porcentagem de negros em classes mais pobres, a evasão escolar do negro em comparação com a do branco, a redução no desempenho acadêmico (ilustrado pelo estudo), tudo isso compõe o que chamo de contexto social.
Não ia doer nada se perguntassem antes. :)
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor kimble em 27 Mar 2008, 15:16

Ao contrário da resposta evasiva, tangencial e jocosa do kimble,

Minha?

a presença de piadas sobre MULHERES, a porcentagem de MULHERES em classes mais pobres, a evasão escolar da MULHER em comparação com a do homem, a redução no desempenho acadêmico

Pena que não é todo mundo que tem pessoas altruístas dispostas a lutar pelo bem geral de sua minoria sem interesses próprios, não é?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Mar 2008, 23:52

a presença de piadas sobre POBRES, a porcentagem de POBRES em classes mais pobres (dã XD), a evasão escolar dos POBRES em comparação com a dos ricos, a redução no desempenho acadêmico

Poderíamos substituir por mais um monte de coisas.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor FreeSample em 28 Mar 2008, 00:17

Trocar termos é muito fácil e cômodo - para vocês. infelizmente, não vai magicamente fazer o alvo da troca dos termos (mulheres, pobres, o que for) sofrer exatamente as mesmas dificuldades e problemas do negro.

Estão desesperados demais para fazer mais algum argumento sólido, um vem retrucar um estudo com achismos, outro vem dizer que eles são minoria "porque sim", outro vem exigir provas e na hora que é exigido, foge, enfim.
:roll:
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Fëanor em 28 Mar 2008, 00:27

Trocar termos é muito fácil e cômodo - para vocês. infelizmente, não vai magicamente fazer o alvo da troca dos termos (mulheres, pobres, o que for) sofrer exatamente as mesmas dificuldades e problemas do negro.

As eles sofrem mais dificuldades.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Lucita em 28 Mar 2008, 07:45

Eu já sofri (e ainda sofro) preconceito por ser mulher, por ser jovem (pois é), por ter tatuagens, por ser do interior de sp, por um monte de coisa. Tenho certeza que todo mundo aqui, seja quem for, já sofreu algum tipo de preconceito na vida que o privou de alguma coisa. Antes de mais nada, sou contra qualquer tipo de preconceito, seja racial, sexual, religioso, geográfico, qualquer um mesmo. Só não acho que a saída seja "injetar" as tais minorias a força na sociedade. Por exemplo, há um tempo foi aprovada uma lei que obriga certas empresas a contratarem pessoas com algum tipo de deficiência. Até onde eu sei, isso não adiantou lá aquelas coisas. O próprio governo não tem lá um histórico muito grande de contratações de deficientes, mesmo em cargos que eles teriam toda a capacidade do mundo (como qqr outra pessoa) pra trabalhar.

Pessoas com o vírus da aids sofrem um preconceito terrível, mesmo hoje, que praticamente todo mundo sabe que só o contato com a pessoa não faz transmitir a doença. Pessoas jovens demais ou "velhas demais" têm dificuldades bem maiores pra arrumar emprego. Gente do interior é muitas vezes visto como ignorante pelo simples fato de ser do interior, até mulher divorciada é vista com preconceito, como uma mulher vulgar pelo simples fato de ter se separado do marido.

Concordo que uns sofrem mais preconceito que outros, aliás, sofrem preconceitos em mais situações que outros, mas isso não significa que são coitadinhos ou sei lá o quê. Se for pegar o famigerado contexto social, vários outros grupos sofrem tanto quanto (arrisco dizer que até mais que) os negros. Os homossexuais, por exemplo, sofrem um tipo de preconceito que a meu ver é medieval. São visto como criaturas mesmo, não como pessoas. Me envergonho de dizer que na minha própria família aconteceu que precisavam de um funcionário, um rapaz levou o currículo e era totalmente capacitado, mas não foi contratado pq descobriram que ele é gay. "Acha que eu vou contratar um maricas?!" - pois é... como se isso fosse influenciar alguma coisa no trabalho dele.

Precisam ver a cara de algumas pessoas (algumas que já me conheciam!) quando me vêem, ou melhor, quando vêem minha tatuagem. Decerto antes de eu fazer a tatuagem eu tinha um caráter e a tinta mágica da tatuagem me fez mudar? Só pq eu sou do interiorrrrr eu sou mais burra que os outros? Então, eu acredito que que o grande mal de tudo é a ignorância das pessoas, não adianta querer tapar o sol com a peneira, o preconceito é que tem que deixar de existir. (mas é mais fácil acreditar em papai noel) E também não adianta nada querer resolver SÓ o problema que afeta o próprio umbigo, é egocentrismo demais pensar que "ah, eu tenho um problema (grande), então não me interessa o seu pq o meu é maior então o meu que tem q ser resolvido com uma medida drástica e pronto."
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Lucita

Mensagempor kimble em 28 Mar 2008, 08:21

Trocar termos é muito fácil e cômodo - para vocês. infelizmente, não vai magicamente fazer o alvo (...) sofrer exatamente as mesmas dificuldades e problemas do negro.

Com certeza que elas não sofrem as mesmas dificuldades que os negros. Elas não tem cotas pra universidades.
E amigo, todo mundo já entendeu o teu porquê da defesa desse ponto. Vamos virar a página e passar pra próxima?
kimble

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Mar 2008, 23:12

Estão desesperados demais para fazer mais algum argumento sólido, um vem retrucar um estudo com achismos, outro vem dizer que eles são minoria "porque sim", outro vem exigir provas e na hora que é exigido, foge, enfim.

Quanto a isso, eu só digo:
Durante toda a discussão, tudo o que você fez foi ignorar ou contornar argumentos. Você não derrubou praticamente nenhum.
Por isso parei de argumentar. Já vi que não adianta.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Sr. Pichu em 29 Mar 2008, 00:22

loop infinito!
acho que já tah de boa este tópico e dava prá trancar...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Anterior

Voltar para Off-Topic