Tópico sobre cotas raciais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor louc0 em 22 Mar 2008, 21:36

tem uma janela de tempo para deletar os posts, se não me engano. Mas é bem curtinha, algo em torno de 30 segundos - 1 minuto.

Depois disso, só com moderação mesmo.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor FreeSample em 22 Mar 2008, 21:37

Q vai acabar sendo deixada em segundo plano pq eles vão dizer q os negros já tem cota na faculdade pra q um ensino básico bom se eles não precisam de muito esforço pra entrar na faculdade?

Mas o ensino básico deve ser para todos. e como já tinha falado, nunca antes isto tinha sido tão exigido.

Free, você sabe ao menos o que significa ser uma minoria? O.o

45% da população com certeza que não é.

Sim está. Pq está sendo prejudicada pro um sistema de segregação racial. E o racismo vai aumentar sim, pq pessoas q não tinham problema vão começar a ficar ressentidas pelas vantagens q o governo está dando aos negros. E não vamos poder dizer q muitas delas estaram erradas.

Mas estão, principalmente por não levarem em conta - me momento algum, ao que parece - a discriminação sofrida pelo negro.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor FreeSample em 22 Mar 2008, 21:48

Não diz q ela pelo menos ajudou na criação de tal modelo.

Ainda aguardo provas disto.

Sim, brancos q não tem dinheiro pra cursar uma faculdade particular e estudão pra tentar uma vaga nas publicas e não conseguem entrar pq existe uma competição desleal.

Primeiro, vc se engana ao dizer que não conseguirão entrar, afinal isto não é verdade. segundo, a competição não é desleal: negros tem um desempenho acadêmico menor por causa da discriminação, portanto não estão em vantagem.

Claro q estão os negros de escola particulares tem a msm capacidade q os brancos. E o msm vale pra escolas publicas. A diferença é q existe uma abismo entre a educação de escolas publicas e particulares.

E existe uma diferença entre o desempenho acadêmico do negro e do branco, maior na escola particular e menor na escola pública. não precisa nem ler o trabalho todo, a notícia que falava do trabalho já informava isto. por que teimam em ignorar este fato?

E vc volta a ignorar as minorias q sofrem uma discriminação maior. Pq afinal só para os negros a discriminação afeta sua capacidade social.

Não estão sendo ignoradas. O fato é que cotas para elas não fazem sentido dentro do contexto social do nosso país. veja, os homossexuais, por exemplo, sao uma minoria que sofre discriminação, mas não há nada que indique que esta mesma discriminação os empurrem para uma condição social pior. vamos para os judeus? também sofrem discriminação (maior que a do negro? creio que não, mas vá lá), mas se encontram numa posição bem alta na pirâmide social. gostaria de apontar mais uma minoria? as que eu estou lembrando, vejo bons motivos para as cotas serem inadequadas para estes.

Ele tem como base experiência de vida e se informou sobre o assunto. Vc não pode querer q as pessoas vejam estudos de 300 pág pra debater num tópico de forum de rpg, q não irá mudar em nada o sistema racista de cotas, ou quer?

Bom, tem uma matéria que fala sobre o estudo. não citei apenas o trabalho, apenas o aponto por ser a melhor fonte. E francamente, ele sequer sabe o que é o contexto social.

A free na boa veja se vc consegue ler o discurso do Obama, o pré-canditato americano, a realidades deles é pior q a nossa e nem por isso ele defende um sistema de segregração e de privilégios.

Nem eu estou defendendo um sistema de segregação e privilégios - estaria se defendesse a manutenção do vestibular da maneira tradicional. E continuam a desconsiderar que lá o contexto social é diferente - eles se encontam em condições piores que a dos brancos, mas seu IDH é maior que o de brancos de muitos outros lugares, fora a mobilização política exercidas por eles em décadas anteriores.
FreeSample

Mensagempor louc0 em 22 Mar 2008, 22:23

Seguinte, como faz hooooooras que esse tópico é uma cópia do outro tópico que discute coisa parecida, estou unindo os dois.

-louc0, moderador.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Skar em 22 Mar 2008, 22:51

Ainda aguardo provas disto.

É ela tava lá e só ficou olhando pra todos os projetos né?

Primeiro, vc se engana ao dizer que não conseguirão entrar, afinal isto não é verdade. segundo, a competição não é desleal: negros tem um desempenho acadêmico menor por causa da discriminação, portanto não estão em vantagem

1- Claro q é. O sistema do vestibular já injusto pacas , mas antes todos eram iguais, com as cotas as vagas q eram poucas diminuem ainda mais.
2-Isso é um fato q eu SÓ vi no seu estudo. Pq tudo q eu sempre vi com experiência própria e em noticias sobre desempenho. Lembro ainda q em sociologia eu vi algo dizendo q os negros eram trabalhadores melhores semehante as mulheres, mais produtivos, mas recebiam um salário inferior em empregos não regularizados em relação aos homens brancos.
E novidade não existem cotas pra mulheres elas enfretam preconceito e estão conseguindo o seu lugar, sem chorar por vantagens.

Não estão sendo ignoradas. O fato é que cotas para elas não fazem sentido dentro do contexto social do nosso país. veja, os homossexuais, por exemplo, sao uma minoria que sofre discriminação, mas não há nada que indique que esta mesma discriminação os empurrem para uma condição social pior. vamos para os judeus? também sofrem discriminação (maior que a do negro? creio que não, mas vá lá), mas se encontram numa posição bem alta na pirâmide social. gostaria de apontar mais uma minoria? as que eu estou lembrando, vejo bons motivos para as cotas serem inadequadas para estes.

Ser demitido do emprego não é uma coisa q indica q eles vão acabar numa camada social pior. Pq por mais incrivel q pareça existem pessoas q demitem pessoas baseadas na opção sexual, não só na cor de pele.

Nem eu estou defendendo um sistema de segregação e privilégios - estaria se defendesse a manutenção do vestibular da maneira tradicional. E continuam a desconsiderar que lá o contexto social é diferente - eles se encontam em condições piores que a dos brancos, mas seu IDH é maior que o de brancos de muitos outros lugares, fora a mobilização política exercidas por eles em décadas anteriores.

Cara vc não tem noção do q a vida de negros nos EUA. Eu lembro de um caso em q um negro foi preso por estar olhando casas em um suburbio , o cara tava olhando as casas procurando uma pra comprar.Mas a policia não quiz saber colocou ele na cadeia até q o advogado chegasse e as coisas fossem esclarecidas.

Sua politica é exercida mas é ignorada quando o assunto é de real importância. Bem diferente q no Brasil. E se vc defende um sistema q separa as pessoas pela sua cor vc está segregando uma parte da população isso é simples.
Skar

Mensagempor FreeSample em 23 Mar 2008, 14:34

É ela tava lá e só ficou olhando pra todos os projetos né?

Isso não responde minha pergunta: ela desenvolveu o projeto?

1- Claro q é. O sistema do vestibular já injusto pacas , mas antes todos eram iguais, com as cotas as vagas q eram poucas diminuem ainda mais.

O estudo que apresentei aqui mostra que a sua parte sublinhada prova que você parte de um pressuposto errado. Leia-o, ou ao menos um resumo. Não dói nada.

2-Isso é um fato q eu SÓ vi no seu estudo. Pq tudo q eu sempre vi com experiência própria e em noticias sobre desempenho. Lembro ainda q em sociologia eu vi algo dizendo q os negros eram trabalhadores melhores semehante as mulheres, mais produtivos, mas recebiam um salário inferior em empregos não regularizados em relação aos homens brancos.

Não me mostre achismos, me mostre pesquisas. experiência própria por experiência própria, já tive a infelicidade - várias vezes, aliás - de ver um colega acusando uma outra colega pelo sumiço de uma lapiseira baseando-se na cor da pele dela, ou um outro colega negro sendo chamado de macaco, ou uma professora que incrivelmente não conseguia ouvir muitas perguntas dos alunos de pele escura. e aí, qual esperiência pessoal vai contar mais agora?

E novidade não existem cotas pra mulheres elas enfretam preconceito e estão conseguindo o seu lugar, sem chorar por vantagens.

Que parte de contexto social teimam em não querer entender? não nego que elas sofram preconceito, mas esta discriminação não influi em seu desempenho acadêmico, e não atrapalham tanto sua ascenção social quanto a do negro. e por acaso mulheres são minoria nas faculdades? dica: não existem só cursos de física e de computação por aí. ;)

Pq por mais incrivel q pareça existem pessoas q demitem pessoas baseadas na opção sexual, não só na cor de pele.

Usando sua frase anterior para te responder: "Ser demitido do emprego não é uma coisa q indica q eles vão acabar numa camada social pior."

Eu lembro de um caso em q um negro foi preso por estar olhando casas em um suburbio , o cara tava olhando as casas procurando uma pra comprar.Mas a policia não quiz saber colocou ele na cadeia até q o advogado chegasse e as coisas fossem esclarecidas.

Exemplo pontual. próxima...

E se vc defende um sistema q separa as pessoas pela sua cor vc está segregando uma parte da população isso é simples.

Sim, mas não é o que acontece aqui. a segregação já estava acontecendo, as cotas vem para remediar isto. Ou vai ignorar as pesquisas que indicam a porcentagem de negros no ensino superior, também?
FreeSample

Mensagempor Skar em 23 Mar 2008, 16:17

Isso não responde minha pergunta: ela desenvolveu o projeto?

Pelo menos ajudou, isso não serve pra mostrar o tipo de pessoas q fizeram essas cotas.

O estudo que apresentei aqui mostra que a sua parte sublinhada prova que você parte de um pressuposto errado. Leia-o, ou ao menos um resumo. Não dói nada

Eu dei uma lida, passei os olhos, mas o estudo não me conveceu pq ele passa de pressupostos q na visão dele outras pessoas não passam. Ignoram fatos de outras pessoas de baixa renda tbm terem uma educação ruim. Fazem do negro uma vitima oq não é.

Não me mostre achismos, me mostre pesquisas. experiência própria por experiência própria, já tive a infelicidade - várias vezes, aliás - de ver um colega acusando uma outra colega pelo sumiço de uma lapiseira baseando-se na cor da pele dela, ou um outro colega negro sendo chamado de macaco, ou uma professora que incrivelmente não conseguia ouvir muitas perguntas dos alunos de pele escura. e aí, qual esperiência pessoal vai contar mais agora?

Isso não é achismo. Mulheres ganham msm menos q homem exitem pesquisas sobre esse aspecto.

Como eu já fui ignorado por professores pq não ser católico e estudar numa escola religiosa.Como já vi pessoas acusando outras de roubo baseadas no lugar onde moram. Já vi gente sendo humilhada e excluida de circulos de amiazade , q frequentavam desde da infância, por razão de opção sexual. Experiências servem pra cada um mostrar o seu lado e mais importantes são elas q forma a sua opnião sobre o mundo.

Usando sua frase anterior para te responder: "Ser demitido do emprego não é uma coisa q indica q eles vão acabar numa camada social pior."

Fui ironico.Desculpe proxima vez coloco um aviso.

Exemplo pontual. próxima...

Q serve pra demonstra como os negros são visto em uma outros pais. Um pais onde a maioria dos negros prefere se esconder em suas comunidades e não aceitar os custumes dos "brancos". E o governo brasileiro cada vez começa a criar uma divisão na população.Será q isso q os negros brasileiros querem, ser colcoados em comunidades e onde só eles existam?

Sim, mas não é o que acontece aqui. a segregação já estava acontecendo, as cotas vem para remediar isto. Ou vai ignorar as pesquisas que indicam a porcentagem de negros no ensino superior, também?

Sim e colocar negros despreparados vai ajudar oq. Só vai deixar numeros bonitos pq na realidade isso não vai fazer os negros serem aceitos. Se o racismo é assim tão presente quanto vc coloca de falar oq impede dele só se mudar das escolas de ensino fudamental pra as faculdades? Ou vc vai ignorar q quem vai dar emprego pra os formados serão brancos, pq na sua opnião não existem negros ricos, q tiveram seus filhos prejudicados por medidas racistas?
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor FreeSample em 25 Mar 2008, 21:59

Pelo menos ajudou, isso não serve pra mostrar o tipo de pessoas q fizeram essas cotas.

"Ajudou", mas não fez.

Eu dei uma lida, passei os olhos, mas o estudo não me conveceu pq ele passa de pressupostos q na visão dele outras pessoas não passam. Ignoram fatos de outras pessoas de baixa renda tbm terem uma educação ruim. Fazem do negro uma vitima oq não é.

O que é que sustenta estas suas críticas ao estudo?

Isso não é achismo. Mulheres ganham msm menos q homem exitem pesquisas sobre esse aspecto.

Impressão minha, ou vc jogou a questão da situação feminina de repente aqui?^e isso é uma evidência de que o desempenho acadêmico das mulheres acaba sendo reduzido?

Experiências servem pra cada um mostrar o seu lado e mais importantes são elas q forma a sua opnião(sic) sobre o mundo.

O que não é, obrigatoriamente, a verdade absoluta.

Q serve pra demonstra como os negros são visto em uma outros pais.

Justamente - outro país, outro contexto.

E o governo brasileiro cada vez começa a criar uma divisão na população.Será q isso q os negros brasileiros querem, ser colcoados em comunidades e onde só eles existam?

Eu realmente não vejo esta divisão sendo criada. os negros por acaso não tem o menor direito de se afirmar, sob a acusação de segregação?

Sim e colocar negros despreparados vai ajudar oq.

TODOS os cotistas são despreparados? não, então esta afirmação tá meio torta.

Só vai deixar numeros bonitos pq na realidade isso não vai fazer os negros serem aceitos.

Vc está confundindo as coisas. o objetivo não é fazer eles serem aceitos, esta seria uma consequência indireta do acesso do negro ao ensino superior.

Se o racismo é assim tão presente quanto vc coloca de falar oq impede dele só se mudar das escolas de ensino fudamental pra as faculdades?

E ele não existe na faculdade? a diferença a qui é que o negro, mais esclarecido, tem mais oprtunidades de fazer valer seus direitos.

Ou vc vai ignorar q quem vai dar emprego pra os formados serão brancos, pq na sua opnião não existem negros ricos, q tiveram seus filhos prejudicados por medidas racistas?

Pode ao menos apontar onde foi que falei que não existem negros ricos? falei que são minoria, não que sao inexistentes. tem uma grande diferença aí. E não podemos partir do pressuposto de que todos os brancos serão racistas (quem é que está com a segregação na cabeça, agora?), então podem existir aqueles que não contratem negros, mas outros provavelmente vão contratar.
FreeSample

Mensagempor Skar em 26 Mar 2008, 14:34

"Ajudou", mas não fez.

é mais sua opnião foi ouvida e levada em consideração, q legal não.

O que é que sustenta estas suas críticas ao estudo?

Simples ele parte de principios q os professores não respondem aos negros dificultando o seu apredizado, oq pode até acontecer mais ém casos isolados. O estudo me parece mais uma série de casos isolados q um estudo verdadeiramente extensivo pro Brasil como um todo.

Impressão minha, ou vc jogou a questão da situação feminina de repente aqui?^e isso é uma evidência de que o desempenho acadêmico das mulheres acaba sendo reduzido?

Não eu mostrie q não só são os negros q são prejudicados no trabalho,como vc insiste em achar.Não isso é uma evidência q não são necessárias medidas governamentais pra permitir o acesso de parte da população ao mercado de emprego.

O que não é, obrigatoriamente, a verdade absoluta.

Mas não deixa de ser uma verdade.

Justamente - outro país, outro contexto.

Um pais q sempre teve uma história de segregração racial e q o Brasil começa a copiar.

Eu realmente não vejo esta divisão sendo criada. os negros por acaso não tem o menor direito de se afirmar, sob a acusação de segregação?

Se afirmar pedindo leis q proibam e punam o racismo sim, eles não só tem o direito tem o dever de fazer isso , o Estado não pode permitir q os aja diferença entre o tratamento do seu povo. Agora exigir cotas q beneficiam uma parcela em prejuizo de outra, quebrando a igualdade das entre os cidadões, isso ninguêm tem o direito de exigir e muito menos de receber do Estado q deve ser uma figura imparcial.

TODOS os cotistas são despreparados? não, então esta afirmação tá meio torta.

Se não forem tem algo errado. Pq as cotas partem do pressuposto q negros não tem o preparo pra passar no vestibular se estiverem disputando com brancos. E essa é idéia mas transparente das cotas.

Vc está confundindo as coisas. o objetivo não é fazer eles serem aceitos, esta seria uma consequência indireta do acesso do negro ao ensino superior.

Então pq as cotas? Se o objetivo dela não é inserir o negro na sociedade ?

E ele não existe na faculdade? a diferença a qui é que o negro, mais esclarecido, tem mais oprtunidades de fazer valer seus direitos

Claro pq o negro no ensino publico não o tem? Pode ser uma criança mas os pais dela tem a capacidade de lutar por melhores condições para seus filhos.

Pode ao menos apontar onde foi que falei que não existem negros ricos? falei que são minoria, não que sao inexistentes. tem uma grande diferença aí. E não podemos partir do pressuposto de que todos os brancos serão racistas (quem é que está com a segregação na cabeça, agora?), então podem existir aqueles que não contratem negros, mas outros provavelmente vão contratar.

Não é um pressuposto de q todos seram racistas é só uma simples lógica. Pq eu vou dar emprego a uma pessoa q roubou a vaga do meu fiilho na faculdade. E se formos colocar q alguns iram contratar e outros não qual a diferença do Brasil com ou sem cotas? Nas duas eles são vitimas de preconceito a diferença q sem cotas só pessoas estupidas o tem e com as cotas são pessoas ressentidas e estupidas acho q isso só piora a vida do negro vc não ?
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Fëanor em 26 Mar 2008, 15:50

Porque não deixam o tópico morrer?
Já deu o que tinha que dar.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Mar 2008, 21:06

45% da população com certeza que não é.

Já saí da discussão há um tempão, mas:
Mulheres são mais de 50% da população. E são consideradas uma minoria.
Então... reveja seu conceito.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Tybert em 26 Mar 2008, 22:21

É que mulher não apita nada. :P
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor FreeSample em 26 Mar 2008, 23:13

é mais sua opnião foi ouvida e levada em consideração, q legal não.

Novamente volto a questionar: será que foi isso que aconteceu mesmo? ou foi que nem acontece em vários setores do serviço público onde os subalternos fazem tudo e o figurão só assina, muitas vezes sem ler?

Simples ele parte de principios q os professores não respondem aos negros dificultando o seu apredizado, oq pode até acontecer mais ém casos isolados. O estudo me parece mais uma série de casos isolados q um estudo verdadeiramente extensivo pro Brasil como um todo.

Ele mostra que há uma diferença nas notas. o racismo não é o pressuposto, é a conclusão. E não, não acontece em casos isolados. leia a metodologia do estudo antes de criticá-lo.

Não eu mostrie q não só são os negros q são prejudicados no trabalho,como vc insiste em achar.

Desafio você a provar esta sua afirmação. onde foi que eu falei que SÓ os negros "são prejudicados no trabalho"?

Mas não deixa de ser uma verdade.

Nem sempre, lembre-se que é apenas uma opinião.

Um pais q sempre teve uma história de segregração racial e q o Brasil começa a copiar.

Só por causa de um método com uma aplicação que sequer é idêntica? tá se baseando só num pontinho minúsculo e falho? E ainda negando que havia uma segregação tácita aqui?

o Estado não pode permitir q os aja diferença entre o tratamento do seu povo. Agora exigir cotas q beneficiam uma parcela em prejuizo de outra, quebrando a igualdade das entre os cidadões, isso ninguêm tem o direito de exigir e muito menos de receber do Estado q deve ser uma figura imparcial.

Vamos lá, repetindo sua frase, dada as devidas correções: "o estado não pode permitir que haja diferença entre o tratamento do seu povo."
(opa, "seu povo"? quem é que tá segregando aqui? :roll:)
Justamente por não poder permitir diferença de tratamento, que vem as cotas, para remediar esta situação, pois já existia uma diferença de tratamento com os negros (evidenciado pelo estudo).

Se não forem tem algo errado. Pq as cotas partem do pressuposto q negros não tem o preparo pra passar no vestibular se estiverem disputando com brancos. E essa é idéia mas transparente das cotas.

Discordo, vc parte de um pressuposto errôneo. preparo para passar no vestibular não é sinônimo de preparo para obter boas notas no curso - e o impacto do racismo deve ter reflexos na nota do vestibular, onde a emoção influi bem mais.

Então pq as cotas? Se o objetivo dela não é inserir o negro na sociedade ?

A inserção se faz de maneira indireta. o objetivo delas é o acesso do negro ao ensino superior em condições de equilíbrio com o branco. e não desconsidere o contexto social!

Claro pq o negro no ensino publico não o tem? Pode ser uma criança mas os pais dela tem a capacidade de lutar por melhores condições para seus filhos.

Tem a capacidade, mas provavelmente não o esclarecimento. vide contexto social, e condição socioeconômica do negro.

Não é um pressuposto de q todos seram racistas é só uma simples lógica. Pq eu vou dar emprego a uma pessoa q roubou a vaga do meu fiilho na faculdade. E se formos colocar q alguns iram contratar e outros não qual a diferença do Brasil com ou sem cotas? Nas duas eles são vitimas de preconceito a diferença q sem cotas só pessoas estupidas o tem e com as cotas são pessoas ressentidas e estupidas acho q isso só piora a vida do negro vc não ?

Lógica que parte do pressuposto generalista, que implica em todos os brancos se ressentirem, uai. :roll:
Empresas que são guiadas por maus gestores (pq deixar de contratar um bom profissional é tolice) tendem a falir, abrindo espaço para empresas com a mente mais aberta e até empresas novas criadas por - veja só - negros com ensino superior! E as pessoas ressentidas são, por extensão, estúpidas.

Mulheres são mais de 50% da população. E são consideradas uma minoria.
Então... reveja seu conceito.

Como chegou a esta conclusão? acabei de ler um texto no site da câmara dos deputados que fala que o uso desse termo é errôneo, sem desmerecer a luta das mulheres, veja só.
http://www2.camara.gov.br/conheca/histo ... fala5.html
Vai contra argumentar ou ficar só no achismo? gostaria de ver coisas mais concretas.
FreeSample

Mensagempor Yugoloth em 26 Mar 2008, 23:39

FreeSample, relaxa só 17% da população acredita na mídia, não precisa fica se desgastando em por causa de alguns leitores da veja.
Yugoloth

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Mar 2008, 10:37

Vai contra argumentar ou ficar só no achismo? gostaria de ver coisas mais concretas.

Não, não vou contra-argumentar. Como eu disse, já saí da discussão.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic