Tópico sobre cotas raciais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor FreeSample em 20 Mar 2008, 11:18

Se um aluno branco responde ao negro em questão que ele é um incompetente que passou pelas cotas, ele é obrigado a ir na tabela de classificação pra verificar se aquele aluno passou ou não pelas vagas das cotas?

É uma acusação e deve provar. uma dica: não se avalia isso através da nota do vestibular. Engraçado, sempre criticam o método do vestibular, mas agora de repente ele vira a coisa mais justa e mais certa do mundo?

Foi um exemplo hipotético, filho. Que pegue a última pesquisa do Censo e coloque nas proporções adequadas. O que eu digo é que vagas para uma etnia é racismo aberto.

Dada a miscigenação, não podemos falar em "etnias". vagas para negros, não esquecendo o nosso contexto onde eles são discriminados, não é racismo.

Se não beneficia só os negros pobres, e está absolutamente claro isso, então onde foi parar a desculpa do "benefício social"?

Não confunda benefício social com benefício econõmico.

Novamente, a idéia veio de tradições antigas e mantidas por gente que se recusa a aceitar que o mundo mudou. Prevejo outro loop infinito em breve.

POr acaso não existem brancos que se recusam a aceitar que o mundo mudou e que seguem tradições antigas? só o negro que faz isso, é?

Racismo é crime e deve ser encaixado na mesma categoria de qualquer crime, e não uma máscara do governo pra dizer que está fazendo inclusão social.

Cotas não são racismo.

Última vez: Racismo é crime. Ponto.

Ninguém tá negando isso, o lance é que vopcê se recusa a considerar o contexto social brasileiro, onde cotas não podem ser consideradas racismo.

Desigualdade social? De forma alguma. Desigualdade racial sim, porque "somos todos iguais perante a lei". Tá na constituição. Pode ler.

Muito interessante falar que somos iguais perante a lei (o que é meio contraditório com outros pontos da constituição, mas vá lá), mas somos iguais perane a sociedade? :)

Engana-se, funcionariam perfeitamente e de modo justo se fossem baseadas na renda. O erro é se basear na raça.

perfeitamente não, pois não estariam voltadas ao problema da discriminação. Veja, cotas por renda e cotas raciasi possuem objetivos bem diferentes, que atingiriam até certo ponto os objetivos um do outro. Por isso não dá pra dizer que uma é certa e portanto outra é errada. isso é uma falácia.

Sim.

Mostre-me o porquê.

Segregação que diferencia o vestibular de um negro e de um branco na mesma universidade.

Compensando a segregação que já ocorre na vida, que influi na performance acadêmica. então, nada de errado.

Exato e as cotas fazem exatamente o contrário.

Discordo, elas agem visando uma isonomia. Suas críticas frequentemente desconsideram o temido C.S.

O resumo é: cotas não ajudam no combate ao racismo ou suas consequências e não são a solução para isso.
Cotas seriam uma boa solução PROVISÓRIA se fossem baseadas na renda,

Elas não agem diretamente no racismo, o objetivo delas é melhorar, a longo prazo, a condição do negro. e são ações provisórias, não podemos esquecer isto!

Elas SÃO. Primeiro que se elas NÃO fossem, um dos pré-requisitos não seria a questão de estudar em escola pública.O problema é que isso é uma tentativa falha e mal estruturada que só vai privilegiar a parte da minoria que já está num nível econômico mais alto. Mas isso tudo bem?!

Nem todas são assim. não generalize. E nos casos onde o pré-requisito seja estudar em escola pública, mostra que cotas baseadas na renda possuem uma falha grave (o que não muda minha opinião favorável a elas): informações podem ser forjadas. cor da pele não (a não ser naquele filme lá...)

Segundo, vamos analisar tua opinião então. As cotas não tentam dar ao negro pobre vagas na universidade. Elas tentam dar ao NEGRO (genérico) cotas na universidade. O que eu acreditava que você e todas as pessoas que defendem as cotas pensam é que, como indicado pela restrição a escolas públicas, o grande problema do negro é que a falta de acesso a ensino de qualidade faz com que eles não consigam competir de forma igual aos BRANCOS (genérico) no vestibular. Por mais que eu discorde da forma como isso é resolvido, eu concordo que pessoas que passam a vida estudando em escola pública terão, em geral, mais dificuldade de passar no vestibular que pessoas que estudam em escolas particulares de qualidade.

E além disso, até o negro que estudem em escola particular pode ter mais dificuldades, influenciadas pela discriminação. O problema não se restringe apenas à qualidade do ensino (apesar deste ser um fato fortíssimo).

Só que ao defender que a questão econômica (e conseqüentemente, a formação escolar que tiveram) não importa, então a deficiência enfrentada pelos NEGROS (geral) se encontra aonde?

Na questão social, na discriminação sofrida por eles e o reflexo disto no desempenho acadêmico (e social).

Negros, independente da questão econômica, não são inferiores aos brancos em questão intelectual. O que você defende aponta nessa direção.

Extremamente inverdadeiro, inclusive devo ter escrito explicitamente que as capacidades cognitivas do negro são equivalentes à do branco. deizer que minha defesa leva a esta conclusão indica uma leitura muito parcial do que escrevo. existem outros elementos além do "econômico" e "intelectual".

Se dois grupos com capacidades iguais estão competindo, porque um dos grupos precisa de cotas?!

Capacidades iguais, sim - mas e as dificuldades?

Porque afinal, arquitetura é um curso barato. E eu não tenho parentes arquitetos com quem convivi desde criança, vendo a pilha de lápis, papéis especiais e mais tarde, programas de computador e treinamento em ferramentas especializadas que eles tiveram que passar.

:roll:
Decida-se: fala do salário que a área oferece ou os gastos na área? são coisas diferentes.

Agora me explica então porque as ONGs defendem as cotas ficam apontando os supostos indicadores socio-econômicos como prova da necessidade das cotas?

Resposta sublinhada no seu trecho.

"...e temporário". Por favor, não se esqueça dessa parte.

Nunca. se eu esquecesse, aí sim estaria apoiando uma ação racista. é como falei, tudo depende do contexto. :)
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Mar 2008, 11:48

A necessidade de uma medida como as cotas não é considerar ninguem um "coitado", se isso fosse verdade, daria-se bolsas. E isso é coisa do ProUni, que atende a todos indepéndente da cor da pele.

Vai dizer que você não considera os negros coitados sem nenhuma capacidade de se virarem sozinho só porque a sociedade os "pressiona"?
Em trezentos posts deu para perceber o que você pensa, cara. E sua opinião é a mais racista daqui.

Nunca conheci um negro sequer que se sentiu pressionado e por isso incapacitado de executar alguma tarefa.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Mar 2008, 11:51

Dada a miscigenação, não podemos falar em "etnias". vagas para negros, não esquecendo o nosso contexto onde eles são discriminados, não é racismo.

Poderia explicar direitinho o porquê de não ser racismo? Eu ainda não consegui entender. Você nunca deixou isso claro.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Nibelung em 20 Mar 2008, 12:43

FreeSample escreveu:É uma acusação e deve provar. uma dica: não se avalia isso através da nota do vestibular. Engraçado, sempre criticam o método do vestibular, mas agora de repente ele vira a coisa mais justa e mais certa do mundo?

Pera, então se um negro diz na cara de um branco que ele "roubou a vaga dele", ele é desinformado, e se o mesmo branco responde ele está fazendo uma acusação? Uau...
E pera mais... Não se avalia se alguém passou no vestibular olhando a nota do vestibular? :sobrancelha:

FreeSample escreveu:Dada a miscigenação, não podemos falar em "etnias". vagas para negros, não esquecendo o nosso contexto onde eles são discriminados, não é racismo.

Fim da discussão. :)

FreeSample escreveu:Não confunda benefício social com benefício econõmico.

Então pare de falar que beneficia negros pobres.

FreeSample escreveu:POr acaso não existem brancos que se recusam a aceitar que o mundo mudou e que seguem tradições antigas? só o negro que faz isso, é?

Assim como existem maridos que espancam a mulher e os filhos e não acham que uma lei vai proibir eles de fazer isso. Criminosos existem no brasil inteiro, e a campanha deve ser pra conscientizar a população que isso é crime e deve ser denunciado e punido. Não que o medo deve ser enraizado na mente.

FreeSample escreveu:Cotas não são racismo.

Uma vez que as cotas são raciais, elas são racistas. Você está levando pro lado de que só falar "racismo" é algo profano e impronunciável, assim como muitos jogadores não aceitam a alcunha de "Advogados de Regras". Se algo se baseia na raça pra definir qualquer coisa, é racista.

FreeSample escreveu:Ninguém tá negando isso, o lance é que vopcê se recusa a considerar o contexto social brasileiro, onde cotas não podem ser consideradas racismo.

"...porque o negro tem dificuldades na sociedade". Sei, sei... Loop infinito.

FreeSample escreveu:Muito interessante falar que somos iguais perante a lei (o que é meio contraditório com outros pontos da constituição, mas vá lá), mas somos iguais perane a sociedade? :)

Traduz esse parágrafo, por favor?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor kimble em 20 Mar 2008, 13:25

Homossexuais podem optar por não mostrar sua sexualidade, negros não podem optar por não mostrar sua cor.

Ou seja, basta o homossexual virar celibatário ou simplesmente evitar demonstrar sua sexualidade em público.
Muito justo.
Agora como você reagiria se eu disser que você não pode mais beijar sua namorada ou sua esposa em público? Ou coisas simples, como andar de mãos dadas com ela ou fazer um carinho?

----------

Nem todas são assim. não generalize. E nos casos onde o pré-requisito seja estudar em escola pública, mostra que cotas baseadas na renda possuem uma falha grave (o que não muda minha opinião favorável a elas): informações podem ser forjadas. cor da pele não (a não ser naquele filme lá...)

Então eu peço para que alguém me passe o texto da lei novamente, porque eu me lembrava que o requisito de escola pública estava nela.
Quanto a forjar informações sobre renda, basta pedir documentação adequada ou o mais óbvio, puxar as informações do IR da família. É muito mais fácil falsificar um diploma de escola pública do que fazer o histórico do imposto de renda.

-----------

E além disso, até o negro que estudem em escola particular pode ter mais dificuldades, influenciadas pela discriminação. O problema não se restringe apenas à qualidade do ensino (apesar deste ser um fato fortíssimo).

E:
Na questão social, na discriminação sofrida por eles e o reflexo disto no desempenho acadêmico (e social).

Vamos por partes então. Nós concordamos então que o negro rico tem mais chances de passar no vestibular que o negro pobre. E que as cotas vão privilegiar a eles, principalmente. Então as cotas servem para privilegiar o negro rico, que tem acesso a ensino de qualidade e que teve uma suposta educação pior porque sofreu preconceito na escola? Certo, o sistema continua falho. Porque a parcela da minoria que não sofreu uma educação pior por causa de preconceito vai continuar tendo vantagem. Novamente, o sistema não está ajudando aqueles que foram prejudicados.
E isso que nós nem estamos considerando algumas questões éticas importantes, como a validade de uma medida que se propõe a realizar a tal inclusão social, mas exclui a parcela da minoria que mais precisava disso. E o fato que a parcela da minoria que está sendo privilegiada até agora não demonstrou nenhum repúdio por essa falha.

-------------

Extremamente inverdadeiro, inclusive devo ter escrito explicitamente que as capacidades cognitivas do negro são equivalentes à do branco. deizer que minha defesa leva a esta conclusão indica uma leitura muito parcial do que escrevo. existem outros elementos além do "econômico" e "intelectual".

E:
Capacidades iguais, sim - mas e as dificuldades?

O problema é que o suposto 'social' não influencia no resultado do vestibular. Vestibular é uma prova onde as questões e as respostas já estão definidas antes das pessoas realizarem. As pessoas responsáveis pela correção não enxergam a pessoa que fez a prova, não podem saber a cor. O social influencia aonde? Na escola? Processa o professor e/ou escola e muda para uma onde a situação não ocorra! E no modelo que nós temos no Brasil hoje, onde a tendência é sala cheia e pouco contato aluno-professor, as formas de um professor racista impedir a educação de um aluno negro são muito limitadas. Sem contar que ações do tipo rendem demisão rápida.

----------------------

Decida-se: fala do salário que a área oferece ou os gastos na área? são coisas diferentes.

Recapitulando, já que sua memória não anda boa:
Outra óbvia falha nesse raciocínio de que as cotas vão permitir a inclusão. Quem é que paga os custos envolvidos com o curso. Principalmente os cursos caros, como Medicina, Direito, etc. Não existe apoio real pra isso. O que o sistema de cotas faz não é permitir um acesso igual para todos as pessoas a qualquer curso. O que ele permite é o acesso a cursos 'baratos', normalmente de menos prestígio e renda potencial futura.

Eu estou defendendo o mesmo desde o começo. Você, não. De um momento para o outro já está achando aceitável o conceito que quem vai se beneficiar realmente é o negro rico e não questiona a idéia que só a parcela já economicamente privilegiada da minoria está realmente sendo beneficiada por isso.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Agnelo em 20 Mar 2008, 13:38

kimble escreveu:
Homossexuais podem optar por não mostrar sua sexualidade, negros não podem optar por não mostrar sua cor.

Ou seja, basta o homossexual virar celibatário ou simplesmente evitar demonstrar sua sexualidade em público.
Muito justo.
Agora como você reagiria se eu disser que você não pode mais beijar sua namorada ou sua esposa em público? Ou coisas simples, como andar de mãos dadas com ela ou fazer um carinho?

Kimble,

Acho que tu não me entendeu, penso que qualquer tipo preconceito é errado, apenas disse que as vítimas de alguns tem mais chance de se proteger do preconceito que outras.

E a comparação de cotas pra negros e para gays (que, salvo engano foi que iniciou essa conversa) não tem fundamento, uma vez que os índices socio-economicos dos homossexuais não está abaixo dos hetero.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Nibelung em 20 Mar 2008, 14:30

E a comparação de cotas pra negros e para gays (que, salvo engano foi que iniciou essa conversa) não tem fundamento, uma vez que os índices socio-economicos dos homossexuais não está abaixo dos hetero.

Ué, mas o Friça não falou agora a pouco que não tem nada a ver com benefício econômico, e sim social? Fica difícil argumentar com cada um falando uma coisa diferente.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Skar em 20 Mar 2008, 15:17

A necessidade de uma medida como as cotas não é considerar ninguem um "coitado", se isso fosse verdade, daria-se bolsas. E isso é coisa do ProUni, que atende a todos indepéndente da cor da pele.

Q é um programa q conta com o meu apoio.

Que bom pra você, muita gente não tem a mesma sorte.

Então vamos beneficiar uma minoria da minoria, q praticamente não tem chance de receber o beneficio?

Esta é uma conclusão sua, e ressalto que ela está EXTREMAMENTE equivocada. Não se rebaixe ao ponto de colocar palavras na minha boca.

Não é uma conclusão nossa é a realidade. O negro vai pro vestibular e tem certeza q irá passar pelo sistema de cotas msm q sua nota não seja nem proxima do necesário.

"punição" merecida, porque a pessoa que encara uma situação desta forma demonstra uma imensa falta de esclarecimento. a reprovação deve ser encarada como falta de estudo (bastava tirar mais pontos, oras)

E pq isso não vale pro negro? Afinal é só ele estudar mais q ele passa, supondo q ele possua a msm capacidade é claro.

Afirmação que você não pode provar, e um equívoco ao dizer que ele perdeu a vaga por conta das cotas. perdeu porque a concorrência com as vagas comuns foi melhor que ele.

Não pq as vagas foram reduzidas por um sistema racista.

Pra começar, eu fiz uma pergunta, não uma acusação. é muito fácil falar que as vagas estavam abertas para eles. por acaso eles competiam, no geral, em condições IGUAIS à dos brancos? Não. então não podemos afirmar que as vagas estavam "abertas para eles tambem"

Cara mas eles só não competem em relações em condições iguais quando vc compara um estudante do ensino publico com o privado.

Claro que não, a maioria da população é negra, isso aocontecer eventualmente não é problema. por acaso te incomoda não entrar nenhum branco? me incomodaria se isso fosse obrigatório, ou se acontecesse sempre. não é o caso, e felizmente estamos longe disso.

Quer dizer q se nenhumbranco entrar azar o deles isso é justo. Agora se nenhum negro entrar é racismo O_O.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Skar em 20 Mar 2008, 15:21

Isso só entrou pq a justificativa do friça sobre as cotas são q os negros são os seres mais discriminados na nossa sociedade.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Fëanor em 20 Mar 2008, 15:28

Quer dizer q se nenhumbranco entrar azar o deles isso é justo. Agora se nenhum negro entrar é racismo O_O.

Foi exatamente o que eu entendi.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor kimble em 20 Mar 2008, 15:51

Mas agora deveria entrar, já que se a questão não é mais econômica e a única coisa que importa é a possibilidade de sofrer preconceito e por isso merecer o direito de receber reparação, então várias minorias sofrem preconceito. E com certeza preconceito contra homossexuais é maior que negros. Afinal, não é considerado nem indelicado contar piadas sobre gays, mesmo entre pessoas educadas. E contar piada depreciativa com negros é.
E por favor, nada de 'gays podem esconder'. Isso não é válido, ninguém deveria ter que esconder sua escolha sexual. Ter que se esconder não é se proteger. Mas entendo que o Locke cometeu um engano (diplomaticamente falando).
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor FreeSample em 20 Mar 2008, 16:57

Poderia explicar direitinho o porquê de não ser racismo? Eu ainda não consegui entender. Você nunca deixou isso claro.

Qual a definição de racismo? é simplesmente a idéia de que uma raça seja superior a outra. com as cotas, não se defende esta idéia.

Pera, então se um negro diz na cara de um branco que ele "roubou a vaga dele", ele é desinformado, e se o mesmo branco responde ele está fazendo uma acusação? Uau...

Por acaso ignora que são duas situações diferentes? por que você fez questão de ocultar qual seria a acusação (citada por você, e que pode ou não ser a resposta) do branco?

Fim da discussão.

Espero que você não tenha enxergado elementos de uma oração fazendo referência a outras.

Então pare de falar que beneficia negros pobres.

Mas beneficia. é uma falácia afirmar que, se beneficia negros ricos, então não pode beneficiar negros pobres.

Assim como existem maridos que espancam a mulher e os filhos e não acham que uma lei vai proibir eles de fazer isso. Criminosos existem no brasil inteiro, e a campanha deve ser pra conscientizar a população que isso é crime e deve ser denunciado e punido. Não que o medo deve ser enraizado na mente.

Resposta que não fez sentido algum com a minha pergunta. o fato de haver uma campanha não vai fazer sumir imediatamente os preconceitos, e eles permanecendo a situação social dos negros (que é o caso discutido) não vai melhorar de uma hora para outra. Você está sendo extremamente evasivo aqui.

Uma vez que as cotas são raciais, elas são racistas.

Não. vide resposta acima ao virtual, elas não propagam a idéia de que uma raça seja melhor que outra. pelo contrário, dá condições para tornar realidade a idéia de que somos iguais. Mas se uma questão de semântica é tão valiosa para você...
:roll:

"...porque o negro tem dificuldades na sociedade". Sei, sei... Loop infinito.

Nega isso?

Traduz esse parágrafo, por favor?

Não é porque a lei diz que somos iguais que isso irá se refletir ipsi literis na sociedade. aspecto legal não é sinônimo de aspecto social.

Kimble, você ignora que ainda há uma escolha. Não podemos oferecer a uma pessoa a opção de sair sem sua pele, não é mesmo?

Então eu peço para que alguém me passe o texto da lei novamente, porque eu me lembrava que o requisito de escola pública estava nela.

Mas não é uma lei, é um projeto de lei sobre cotas raciais. estas seinserem dentro das cotas para alunos de escola pública. é uma idéia interessante, cuja existência não torna as cotas raciais atualmente implantadas algo negativo.

Vamos por partes então. Nós concordamos então que o negro rico tem mais chances de passar no vestibular que o negro pobre. E que as cotas vão privilegiar a eles, principalmente.

Mas eles são uma minoria, não se pode esquecer disto. por isto, podem não ocupar a maioria das vagas reservadas ao sistema de cotas. se a maioria não está com eles, está com os menos favorecidos econômicamente. e estando a maioria das vagas com estes, então quem são os principais privilegiados?

Porque a parcela da minoria que não sofreu uma educação pior por causa de preconceito vai continuar tendo vantagem.

Não entendi esta parte. onde você pode mostrar que existe uma parcela negra com o rendimento acadêmico equivalente ao do branco?

O problema é que o suposto 'social' não influencia no resultado do vestibular.

Se influi no desempenho acadêmico, influi indiretamente no resultado do vestibular.

Vestibular é uma prova onde as questões e as respostas já estão definidas antes das pessoas realizarem.

Exato, mas o conhecimento adquirido não está definido igualmente entre as pessoas.

As pessoas responsáveis pela correção não enxergam a pessoa que fez a prova, não podem saber a cor.

Mas ninguém está falando que o problema vai acontecer aqui, ele acontece bem antes.

O social influencia aonde? Na escola? Processa o professor e/ou escola e muda para uma onde a situação não ocorra!

Falar é fácil, mas como ficar vigiando demonstrações de discriminação em todas as salas de aula de todas as escolas do país? grande irmão?
http://www.metaong.info/node.php?id=416

E no modelo que nós temos no Brasil hoje, onde a tendência é sala cheia e pouco contato aluno-professor, as formas de um professor racista impedir a educação de um aluno negro são muito limitadas. Sem contar que ações do tipo rendem demisão rápida.

Nem sempre o racismo é óbvio.

Eu estou defendendo o mesmo desde o começo. Você, não. De um momento para o outro já está achando aceitável o conceito que quem vai se beneficiar realmente é o negro rico e não questiona a idéia que só a parcela já economicamente privilegiada da minoria está realmente sendo beneficiada por isso.

Você já começa errado ao assumir que só negros ricos vão conseguir vagas e serão privilegiados. poxa, tem tanto negro rico por aí? será que as pesquisas estão erradas?

"O que ele permite é o acesso a cursos 'baratos', normalmente de menos prestígio e renda potencial futura." (no entanto, não é a maioria dos médicos que ganham bem. E acredito que conheça a expressão "advogado de porta de cadeia", né?)

Ué, mas o Friça não falou agora a pouco que não tem nada a ver com benefício econômico, e sim social? Fica difícil argumentar com cada um falando uma coisa diferente.

Primeiro: não é sempre que quando mais de uma pessoa discorda de você, elas terão a mesma opinião. provavelmente eu e o Locke discordamos em alguns pontos. Fica difícil? se vira, e cuidado pra não confundir a opinião de um com a de outro.
Segundo: não falei que não tem nada a ver. O que falei é que não é o objetivo principal.

Mas agora deveria entrar, já que se a questão não é mais econômica e a única coisa que importa é a possibilidade de sofrer preconceito e por isso merecer o direito de receber reparação, então várias minorias sofrem preconceito.

Simplificação proposital? :roll:
Não é a única coisa que importa, é a que mais deve ser levada em consideração dada a política das cotas raciais. Cotas pra negros justificam-se porque sofrem discriminação que afeta sua posição socio-econômica. Não existem indícios de que o preconceito contra o homossexual faça o mesmo.

E com certeza preconceito contra homossexuais é maior que negros.

Prove.
Editado pela última vez por FreeSample em 20 Mar 2008, 17:20, em um total de 1 vez.
FreeSample

Mensagempor Nibelung em 20 Mar 2008, 17:07

Friça, seus argumentos não fazem mais o mínimo sentido pra mim. Você se contradiz o tempo todo, e depois diz que não se contradisse e repete exatamente a mesma coisa o tempo todo. Loop infinito. Estou saindo da discussão. :)
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor FreeSample em 20 Mar 2008, 17:16

Vai dizer que você não considera os negros coitados sem nenhuma capacidade de se virarem sozinho só porque a sociedade os "pressiona"?

Não, não os considero coitados, ao menos não como um grupo (no caso de indivíduos, vai depender muito do indivíduo em questão). Eles possuem capacidade de se virar sozinhos, mas isso não torna reprovável uma medida política cujo objetivo é reduzir uma desigualdade.

Em trezentos posts deu para perceber o que você pensa, cara. E sua opinião é a mais racista daqui.

Poderia mostrar por que seria racista?

Nunca conheci um negro sequer que se sentiu pressionado e por isso incapacitado de executar alguma tarefa.

Olha, a pessoa que disse antes que, onde mora, negros são minoria? aí é fácil, né? :roll:
Sentir-se pressionado não necessariamente implica em ser incapacitado.

Q é um programa q conta com o meu apoio.

[2]
E eu o acho, assim como o FIES, mais interessante que as cotas (o que não as tornam algo negativo).

Não é uma conclusão nossa é a realidade. O negro vai pro vestibular e tem certeza q irá passar pelo sistema de cotas msm q sua nota não seja nem proxima do necesário.

TODOS os cotistas tem vaga garantida? por que esta sua afirmação me leva a concluir isto. se você concorda que eles não tem, então deve admitir que eles não tem certeza de que irão passar.

E pq isso não vale pro negro? Afinal é só ele estudar mais q ele passa, supondo q ele possua a msm capacidade é claro.

Vale sim, é possível concorrer pelo sistema de cotas e não passar (ainda há concorrência, especialmente em alguns cursos. cursos que tiveram nota de corte muito baixa provavelmente não tiveram muita concorrência.)
E sim, se ele estudar mais ele pode passar, ninguém nega isso (certo?), mas ainda assim suas chances são reduzidas, pois precisaria estudar mais que o branco que também está estudando muito. como ainda não inventaram o dia de 30 horas...

Não pq as vagas foram reduzidas por um sistema racista.

O sistema não é racista (portanto não há algo imoral na redução de vagas), inclusive comentei isto aqui e no outro tópico. Acredito sinceramente que se as vagas fossem apenas reduzidas, ninguém se revoltaria.

Cara mas eles só não competem em relações em condições iguais quando vc compara um estudante do ensino publico com o privado.

Você por acaso LEU o trabalho que postei? MESMO em condições iguais (branco em escola pública x negro em escola pública) existe uma diferença. como concordamos que não há diferença na capacidade cognitiva (e estudo decente nenhum provou isso), então há um problema que algumas pessoas se recusam a admitir qual seja: discriminação.

E mando mais outro (infelizmente só encontrei o link de um site que alguns podem considerar tendencioso, mas recomendo ver o estudo antes de emitir algum juízo - vão no site do INEP):

http://www.afrobras.org.br/midia31.htm

"Estudo feito pelo Inep aponta dois dados preocupantes relacionados à desigualdade racial na educação brasileira. Alunos negros, quando ingressam na escola, param de estudar antes que os brancos. Além disso, de 1995 a 2001, apresentaram uma queda mais acentuada no desempenho.
O levantamento também reforça o resultado de um trabalho de pesquisadores da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, divulgado em maio. Estudantes negros estão aprendendo menos do que brancos de mesmo nível social e da mesma escola.
"Isso mostra que o preconceito influencia no desempenho do aluno. Existe um racismo difuso que impacta a auto-estima do negro", diz Carlos Henrique Araújo, diretor de avaliação da educação básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo estudo.
Baseada em dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2001, a pesquisa mostra que, dos 3,7 milhões de alunos matriculados na 4ª série em escolas públicas e privadas, 12% se declararam negros e 44%, brancos."

Foi exatamente o que eu entendi.

E dá-lhe simplismo!
Dado o nosso contexto, é muito mais provável haver racismo e discriminação quando não entram negros na universidade do que quando não entram brancos. Racismo e discriminação contra o branco se constitui, felizmente, de casos isolados. não existe uma institucionalização tácita da discriminação contra o branco.
Concluindo: Se nenhum negro entrar, PODE ser por causa da discriminação e do racismo. Eu não estou generalizando aqui.
FreeSample

Mensagempor FreeSample em 20 Mar 2008, 17:19

Você se contradiz o tempo todo

Gostaria que apontasse alguma contradição. :)
FreeSample

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic