por Kasuya em 11 Ago 2011, 09:59
A grande vantagem do Tab que eu vejo é justamete as citadas pelo Madruga e pelo Cigado: é um reader extremamente eficiente, dado que você pode carregar vários livros num equipamento que pesa tanto quanto um, é uma mão na roda para o RPG (não só porque carrega livros, mas pelos aplicativos que vão desde tocar músicas e mostrar imagens pra dar clima a coisas mais complexas como programas para gerenciar turnos, recursos de personagens, roladores de dados, dentre outras coisas mais), além de ser excelente para o fator preguiça: você não tem que levantar para apagar a luz quando tiver deitado e parar de ler. xD
Quanto ao netbook, que comentaram, creio que a única vantagem do netbook é para o usuário básico, que faz navegações pela internet e digita algumas coisas rápidas (talvez um aplicativo gerenciador básico de, sei lá, contas para pagar), no máximo para aqueles que fazem muitas apresentações de slides (palestras, aulas, whatever) e não quer ficar carregando um trambolho pesado para todo canto nem quer gastar muito com um tablet só para isso. Mais do que isso (aplicativos gerais, jogos, gerenciadores mais complexos), creio que o netbook não serve de muita coisa, enquanto o tablet já ajuda bastante (embora não substitua o Notebook ou o PC para muitas coisas). O netbook é mais barato, o tablet costuma ser melhor em desempenho (o netbook costuma ser feito para propósito geral usando ainda a velha filosofia do PC, o tablet, nem tanto).
Agora sobre os Tablets, quem tem vontade de comprar um em um futuro não muito distante, aconselho você a esperar um pouco, porque a tendência é baratear, já que em algum tempo vão passar a produzir no Brasil. Convenhamos que comprar um iPad de 1800 reais ainda é uma coisa meio tensa (mesmo que você tenha grana o suficiente, 1800 compra um notebook muuuuuito bom em comparação com um iPad, por mais que a característica da portabilidade maior seja relevante), ainda mais em se pensar que esse é o iPad mais caro do mundo (sai mais em conta comprar em qualquer outro país, caso você viage).
Eu, por exemplo, QUASE comprei um Motorola Xoom. Me cativou bastante a proposta dele. O negócio é que o safado custa na casa dos 1800 também. Embora tenha um hardware muito bom e o SO (Android 3) seja igualmente excelente, ainda tem muito a melhorar e crescer para fazer juz ao preço. Decidi esperar. =)