Debate RPG Podcast

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Debate RPG Podcast

Mensagempor Allefcapt em 29 Nov 2010, 18:12

Olá a todos,

Rona,
Agora rapaz.. é obrigação. :laugh:

E aí? Quem quer meter a mão na massa?

viewforum.php?f=50

Abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor DracoDruida em 29 Nov 2010, 19:01

Cara, eu voto pelo Elfo. Pra participar lá e principalmente em vários Spellcasts, se estes reviverem; seria o máximo. :b
DracoDruida

Mensagempor Eltar em 29 Nov 2010, 19:07

Ronassic escreveu:AHuuea... Disse Lina e outras meninas, e não somente a Lina. :)

A Sakura tembém foi convidad@?
Imagem
Eltar

Mensagempor Ken-Ohki em 29 Nov 2010, 19:30

Quando o Spellcast falar de coisas nerds aleatórias eu participo. xD
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

Mensagempor Metal Sonic em 29 Nov 2010, 21:20

Péssimo, medonho, horroroso. Uma propaganda vagabunda de um retclone, com músicas idiotas que sangram meus ouvidos.

Tanto conceito errado, tanta merda que se fala, nossa, esse Podcast se superou em ruindade.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Nov 2010, 21:47

RPGs independentes: todos citados foram publicado por editoras.

Enfim, isso não foi um debate, foi uma propaganda de mais de meia hora sobre como Old Dragon é bom, e porque ele é melhor que tudo mais. O assunto principal só durou por 10% de todo podcast.

Essa falta de foco mata qualquer interesse que não seja em Old Dragon... e o meu não é. Se baixei um pod sobre indies, queria ouvir sobre indies.

Dois dedões pra baixo e jogo pros leões comerem.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Smaug em 29 Nov 2010, 21:48

Horrivel, basicamente se resume a "lol old dragon old dragon old dragon indie é o punk do rpg 4e é video game de papel!".

Sério, o debate não aconteceu, a conversa não foi pra lugar nenhum a não ser fazer propaganda do old dragon...

E as vinhetas, o que eram aquelas vinhetas???? O trauma vai demorar a passar...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Léderon em 29 Nov 2010, 21:51

Acabei de ouvir agora. Que tortura. Como o metalsonic disse, as músicas/vinhetas são ALÉM de horríveis, incômodas, péssimas, deslocadas etc.

Eles não sabem do que estão falando, um fica tentando parecer que sabe mais que o outro e, assim que "definem" o que é indie, tudo vira uma babação de ovo pro Old Dragon. TUDO. Horrível. Além do mais, não tem debate NENHUM além de uma rinchinha idiota com a 4E.

Fora que é off, mas eu podia jurar que ouvi um dos autores do OD dizer que ele [o autor] não é muito próximo de D&D. Como assim, Bial?

É ouvir esse pra não ouvir mais nenhum.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Nov 2010, 21:53

Bah depois dessa nem vou ouvir :hum:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor AKImeru em 29 Nov 2010, 21:54

Eu acho que eu nunca discordei tanto de algo que eu ouvi na minha vida desde que ouvi um discurso de skin heads em portugues.

Eu não tenho palavras para descrever o nivel de falha do pessoal do Old Dragon.

Eu poderia comentar abrindo com AD&D NÃO É OLD SCHOOL e expandir falando que 0D&D não era interpretativo(Você não sabe o quanto eu odeio essa palavra eu literalmente rosnei ao digita-la) -porra nenhuma- e por conseqüência retroclones não são e ter regras ruins é agir como a White Wolf na decada de noventa com regras mal desenvolvidas porque "É para as pessoas interpretarem suas ações" e apontar que DUngeon Crawls são terríveis para interpretação e que vocês estão confundindo nostalgia e como vocês jogavam AD&D com 0D&D e seu dungeon mastering gygaxiano que colocava o mestre contra os jogadores.

Eu podia adicionar também que Tagmar faz tudo o que o Old Dragon faz, sem apelar para nostalgia, sem utilizar palavras sem significado como "Old School"(Não quando o Old School sendo discutido é AD&D) e sem custar um centavo.

Eu poderia ainda argumentar que o fato de 0D&D (e por conseqüência WW no começo, por outros motivos) se utilizava da regra de ouro e criação de regras "on the fly" porque estavam em seus primórdios e o jogo era ainda muito experimental, e que regras bem definidas ajudam ao game designer passar o clima e sua visão de jogo para um grupo que deseja jogar (Warhammer primeira e segunda edição encaixam aqui como uma luva reluzente ) e poderia apontar que AD&D tinha muito mais regras do que 0D&D.

Eu poderia apontar que existem sistemas muito menos pretensiosos e gratuitos como Risus, Feng Shui e outros que abraçam a ideia de criação de regras e se utilizam de poucas porém sólidas mecânicas para fazer o jogo acontecer, e que por conseqüência ficam a mercê dos mestres e jogadores, e isso não é nem bom ou ruim, apenas um estilo.

Mas eu irei falar isso aqui: Tudo posto nas diretrizes de "jogos old schools" encontrado aqui http://www.vorpal.com.br/2009/05/11/por ... ld-school/ podem ser aplicados em qualquer sistema. Aliás, eu vou mais longe, eu digo que eles ativamente existem em praticamente todos os sistemas. Regra de ouro? Todos tem. Jogadores ao em vez da habilidade de personagens? Todos tem e por causa das regras mais desenvolvidas, isso é ainda mais aparente. Se você entrega de graça as coisas só porque o jogador rolou você precisa parar e pensar se talvez você é mesmo um mestre old school ou apenas um jogador de AD&D que quer jogar AD&D e chamar de outra coisa. Personagens heroicos? Niveis baixos em qualquer edição de D&D sempre foram heroicos, e a única que não possui progressões poderosas é o 0D&D por uma série de razões. Você ainda consegue emular isso.

E para finalizar "Esqueça o equilibrio do jogo" é provavelmente a coisa mais sem noção que eu já vi um jogador de qualquer jogo falar na minha vida inteira. Um jogo desequilibrado é um jogo ruim porque alguém vai estar pior do que o outro cara ali. Imagine se eu proposte uma seção de risus sobre camponeses, e Risus fosse um sistema desequilibrado (não é) e um dos personagens criassem um ultra camponeses e todos os outros camponeses normais. Podiamos nos divertir a beça mas me diga: É justo um jogador ser apenas melhor do que os outros e resolver todos os conflitos da trama apenas porque ele leu mais o livro do que os outros? Isso não vai contra todo as outras regras ditas pelo old school?

Esse tipo de pensamento é algo Gygaxiano, de "mestre contra jogadores". Isso vai contra boa parte dos outros conceitos apresentados pelo o suposto "Old School". E sabe por que? Porque o mestre sempre tem a vantagem. Ele pode simplesmente fazer o que ele quiser em qualquer sistema. Ele é a autoridade máxima. Ter um sistema quebrado não é desculpa alguma. O mestre pode e vai colocar desafios impossiveis ou quase impossiveis se ele quiser, não interessa se você esta jogando Call of Cthullu ou DC. É o que o mestre pode fazer. É parte da diversão dele, estabelecer parametros e desafios para os jogadores resolverem. Isso não é "old school" isso se chama "Mestar uma campanha média". Se esconder atrás disso e permitir um sistema com regras desequilibradas é apenas ser um mau game designer, não adianta tentar ivocar Gygax o quanto você quiser, aposto que se ele tivesse a oportunidade de dar os jogadores maior equilibrio e game design mais inteligente ele o faria - afinal ele adorava Wargames, tanto que pos muitas coisas de Chainmail em seu D&D, como a classificação de exercitos (Tendências.)

Entendam: Eu acho que várias das dicas dadas no texto que linkei são boas dicas para mestres novatos buscando um quê extra em seus desafios. E nada mais. "Old School" é apenas um rotulo. um nome. Não possui nenhum significado. Tudo o que eu vejo são "old schoolers" se apegando a nostalgia e ignorando que a única coisa diferente agora é que o sistemas estão melhores. Tudo o que eles clamam que não podem mais fazer estão logo ali. Como opções.

Será que ter uma opção de jogar um jogo diferentemente afasta tais pessoas? New School sempre foi e sempre será sobre tons. O mestre traça sua campanh entre tais tons. Ele pode fazer ser previsivel e "certinho" ou ele pode quebrar as coisas e fazer como ele bem entende. Filosofias de como jogar o jogo não fazem o jogo.

E por favor não me façam comentar sobre "DESCRIÇÕES DE COMBATE SÃO OLD SCHOOL" porque eu tenho uma pilha de livros de RPGs aqui do meu lado, uns da decada de oitenta, outros lançados um mês atrás, e em todos há espaço para tal e se você não cobra isso de seus jogadores e acha que 0D&D, AD&D e retroclones por algum motivo dão mais espaço para tal deveriam se questionar se são de fato jogadores da velha guarda ou jogadores que jogaram livros da velha guarda.

E para fechar: Recursos é a única filosofia válida do Old School. A única coisa que você pode apontar e falar "Esse rpg não tem isso. nem esse. Nem esse." mais porque tais recursos foram otimizados e modificados para auxiliar ao tons dos jogos conforme eles foram evoluindo. Mas eles ainda estão presentes. Compare jogos "new school" como Warhammer Fantasy Terceira edição e o que tá para sair pela jambô, Dragon Age como as coisas funcionavam em 0D&D. Você ainda precisa pensar antes de acender aquela tocha - ao menos que o mestre não dê a minima para tochas e sim para a trama que ele está prestes a descrever.

Denovo, estilos diferentes contidos em rpgs "new school".

Desculpe pelo tamanho e pela raiva mas fui forçado a ouvir um bando de pessoas se vangloriando por fazer algo que todos os sistemas do mundo tem feito a mais de trinta anos.
Editado pela última vez por AKImeru em 29 Nov 2010, 22:09, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor LuizTroll em 29 Nov 2010, 22:04

Eu tive esperança do bagulho ser legal... ouahaouhaouhaouhaouha
Dica procê Rona, pula fora do projeto, é realmente ruim e eu nem preciso dizer por quais motivos, os outros colegas já citaram.
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus
SPOILER: EXIBIR

Imagem
LuizTroll

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Nov 2010, 22:19

Ken-Ohki escreveu:Quando o Spellcast falar de coisas nerds aleatórias eu participo. xD

Eu também. :P

Alguém com algum contraponto à análise do Oda?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Léderon em 29 Nov 2010, 22:21

Eltor Macnol escreveu:Eu também. :P
Alguém com algum contraponto à análise do Oda?

Eu diria "alguém tem alguma sugestão para complementar a análise perfeita do Oda?", mas sou eu. XD

[/off]
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Batousa em 29 Nov 2010, 22:51

quando a spellcast falar da vida dos outros eu participo
Imagem
Batousa

Mensagempor arghsupremo em 30 Nov 2010, 07:54

Spellcast sexual. Podem deixar comigo!