Sua opinião geral sobre vestibular.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Dragão de Bronze em 15 Mar 2008, 18:01

Lanzi escreveu:Extinguir o vestibular e deixar como método de avaliação o desempenho dentro do curso.

Cuma? O.o
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Lanzi em 15 Mar 2008, 20:04

Fëanor escreveu:
Extinguir o vestibular e deixar como método de avaliação o desempenho dentro do curso.

Inviavel.

Por que?
Lanzi

Mensagempor Dahak em 15 Mar 2008, 22:36

A necessidade do vestibular é simples: há mais interessados do que vagas.
Logo, independentemente do método de escolha, haverá uma escolha, haverá um critério avaliador, haverá um filtro, uma seleção.

Até uma forma de análise da avaliação no colegial, em algum grau, implica nessa seleção. Mais justa? É, talvez.
Mas meu ponto é que, seja lá qual for o nome, ainda será um limiar.

Pensando no contraste da educação brasileira, como padronizar, por exemplo, essa avaliação do colegial do indivíduo?
Com tanta escolinha interessada apenas na grana, não é difícil prever um cenário onde notas altas serão distribuídas aos montes apenas para conseguir a tão sonhada aprovação na faculdade.

O sistema, utópico, é bacana. Pro nosso país, hoje, é inviável.
Enquanto não houver mudanças severas, é inviável.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor FreeSample em 15 Mar 2008, 22:38

Seria interessante um exame anual (iniciando no ensino fundamental), que formaria um histórico do aluno, e esse histórico sendo utilizado na seleção dos alunos pelas universidades?
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Maurício em 15 Mar 2008, 23:07

FreeSample escreveu:Seria interessante um exame anual (iniciando no ensino fundamental)
Não acho. primeiro porque o ensino fundamental começa onze anos antes do fim do ensino médio, e uma pessoa muda muito nesse período. Segundo porque me poria em desvantagem: a dificuldade da prova seria no máximo próxima da dos vestibulares da USP/UNESP/UNICAMP, o que me deixaria entediado e reduziria minha nota relativa.
Maurício

Mensagempor Dahak em 16 Mar 2008, 00:24

Free Sample, se não estou enganado, em Brasília existe um sistema similar, mas as provas são realizadas ao longo o ensino médio.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Aluriel de Laurants em 16 Mar 2008, 00:57

Aqui em manaus também existe, uma coisa chamada PSC (processo seletivo contínuo), são como um vestibular em essência, mas a diferença é que essas provas são feitas em 3 etapas, uma para cada ano do Ensino Médio, onde o conteúdo que cai é o mesmo do vestibular, porém separando os assuntos por ano, em suma, três provas, exploram bem melhor o conteúdo que caem, já que o numero de perguntas ainda é o mesmo que o de uma prova de vestibular, porém o conteúdo é reduzido a um terço do que o cai em um vestibular, assim a chance de alguém passar via PSC é maior e mesmo que caia um assunto em uma disciplina que você não domine bem, existe ainda a chance de você compensar com outro assunto que você domine.

Ex: Prova de Geografia (Geografia do Brasil - conteúdo do segundo ano).

No vestibular só caiu pergunta de geografia física, sobre o Brasil, porque Geografia humana e Geografia regional pegaram o resto do numero de questões de geofrafia naquele ano.
No PSC - Caíram questões de Geografia física e de geografia humana brasileira em numeros iguais, assim uma pessoa que conheça melhor a geografia humana do Brasil (como é o meu caso) tem a mesma chance de passar, que um que domine bem geografia físca, tornando as coisas um pouco mais justas.

Apesar de tudo o PSC não é um sistema perfeito, peca em pontos diferentes do que o vestibular em geral peca, mas também tem alguns problemas em comum, como por exemplo o conteúdo estudado ser semi inútil pra área em que você pretende seguir, a prova não tem enfoque nas habilidades necessárias para o curso que você pretende seguir, porém tem a grande vantagem de ser seriado tendo no total 3 vezes o numero de questões (somando as 3 etapas), dando uma chance maior de os candidatos mostrarem suas capacidades com diferentes pontos, eliminando parte da sorte e do azar de cair o que você estudou, porque é pouco provavel que não caia um assunto em que você tenha mais enfoque, que nem o meu caso com a geografia humana. Porém diferente de um vestibular, você tem 3 anos, assim você pode ter um pouco menos de interesse ou afinco em um determinado ano, influenciando negativamente seu desempenho, como na idéia de exame proposta pelo FreeSample.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Wency em 16 Mar 2008, 01:04

Aqui em SP a Faap faz uma coisa parecida com esse PSC..nao lembro o nome nem como funciona, mas lembro que tem, XD!

Cantada oferecida como ajuda para o Dragão de Bronze por Blackbird na EIRPG:
Blackbird escreveu:Você tem menos barba que a minha mãe!!!

All Hail Günther!

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Wency

Mensagempor NeverSleep em 16 Mar 2008, 01:33

Lanzi, respondendo sobre a inviabilidade citada acima:

As escolas no nosso país possuem um nível de ensino e cobrança muito diferentes, por exemplo, eu estudava numa escola que era absurdamente díficil e puxada, apesar de conseguir passar em algumas matérias por média, o resto em final, só fui para recuperação uma vez, não tem como acompanhar o histórico escolar sem executar uma padronização em todas escolas do país. A idéia de um exame anual padronizado é uma furada pois não deixa de ser um vestibular enrustido prolongado, a qualidade do ensino e disponibilidade de material para estudo do aluno continuam pesando.

Eu não sei muito bem como melhorar o vestibular, mas como foi citado eu acho estranho alguém que cursará filosofia ter que saber matemática obrigatoriamente para poder passar a segunda fase do vestibular, sendo assim ele pode ser um gênio na área de humanas e uma negação em exatas e não passar para a segunda fase por causa do "diferencial" que a longo prazo é irrelevante.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor FreeSample em 16 Mar 2008, 02:36

Free Sample, se não estou enganado, em Brasília existe um sistema similar, mas as provas são realizadas ao longo o ensino médio.

Sim, é o PAS (nunca fiz vestibular na minha vida graças a ele, no final passei em segundo lugar para o meu curso). na UFU tem (ou tinha) o PAIES, que era bem similar. Baseei minha sugestão nele, mas penso que se for mais abrangente (não ocorrendo só durante o ensino médio), talvez a "injustiça" diminua.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mar 2008, 12:15

Não me importo muito com o vestibular, só queria que duas coisas mudassem:
1º - O raciocínio que muitos alunos do Ensino Médio tem de que só o vestibular importa (minha namorada é um exemplo)
2º - A política de cotas. De qualquer forma.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Zarpellon em 16 Mar 2008, 19:56

Por haver método de seleção, jsutificando que há mais candidatos do que vagas, significa que não há ensino de qualidade para todos, o que fere diretamente a constituiçã brasileira que garante saúde, educação, diverção, etc. para todo cidadão.
Zarpellon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mar 2008, 21:11

Por haver método de seleção, jsutificando que há mais candidatos do que vagas, significa que não há ensino de qualidade para todos, o que fere diretamente a constituiçã brasileira que garante saúde, educação, diverção, etc. para todo cidadão.

Sabe que nunca tinha pensado nisso, cara?
Faz sentido...

Mas tem um detalhe: para quê ficar investindo na educação de uma pessoa até o final do ensino superior se ela não quer estudar?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor 3libras em 16 Mar 2008, 22:35

A idéia de um exame anual padronizado é uma furada pois não deixa de ser um vestibular enrustido prolongado,

o principal problema a curto prazo que uma prova anual unica pode dar é a diminuição dos custos para vestibulandos e padronização das vagas.

é meio complicado para uma familia pobre pagar 5 ou mais vestibulares para 1 filho, mesmo com os muitos programas de isenção de taxa.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Sr. Pichu em 16 Mar 2008, 23:30

Zarpellon escreveu:Por haver método de seleção, jsutificando que há mais candidatos do que vagas, significa que não há ensino de qualidade para todos, o que fere diretamente a constituiçã brasileira que garante saúde, educação, diverção, etc. para todo cidadão.

a vá!
um povo bem educado jamais ficaria omisso à tanta palhaçada ocorrendo na política
por isso a educação continua em último plano

e loba:
valeuz hein?
eu vivo no bar, conheci meu ex-orientador fumando erva-mate (duh) e mesmo assim tenho trabalhos que foram para congressos internacionais
bar é integração e um dos principais focos de produção científica
agora se tem nego que só vai no bar só prá ficar bêbado, aí sim merece ir prá aquele lugar
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic