Promotor mata motoqueiro na Zona Sul (Inversão de Valores).

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sampaio em 08 Jan 2008, 04:38

Risco profissional

Nice one. :cool:
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor kimble em 08 Jan 2008, 07:32

Tem certas discussões que eu não entendo.

-Ele matou um cara desarmado! Mau! Mau!

Ah, sério. Alguém aí viu as reportagens sobre isso? Foi dito que o motoqueiro fez um sinal junto a cintura indicando que estava carregando uma arma. Mesmo que ele não tivesse feito o sinal, o promotor não é o Super-Homem. Ele não tem visão de raio x para olhar por baixo da camisa do cara para ver se ele tem uma arma.

-Ele exagerou! Porque não atirar em pontos não vitais!

A pessoa estava sentada no carro, provavelmente com cinto de segurança, num ângulo abaixo do assaltante, à noite, tentando que disparar a arma de lado, provavelmente com o braço paralelo ao corpo, dobrado e com uma mão (considerando que não haveria tempo ou espaço dentro do carro para se posicionar adequadamente). Quem anda vendo filme demais é quem acha que isso seria fácil mesmo para alguém treinado.

-Muitos tiros!

Mesma questão da situação anterior. Ele provavelmente continuou a disparar até esvaziar a arma ou o assaltante cair no chão.

A mídia pode tentar fazer alarde nisso, mas o promotor não vai sofrer nada. Ele já foi declarado vítima, ele tem testemunhas a favor, foram encontrados objetos roubados (alguns objetos já foram identificados por pessoas que foram roubadas na mesma noite) e a placa estava adulterada. Não tem como culpar alguém assim.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Agnelo em 08 Jan 2008, 08:11

A meu ver o Lune está certo por trazer a tona um outro ponto de vista nesse caso, por sinal um ponto de vista muito próximo do meu padrão sobre esse tipo de assunto...

Ah, sério. Alguém aí viu as reportagens sobre isso? Foi dito que o motoqueiro fez um sinal junto a cintura indicando que estava carregando uma arma. Mesmo que ele não tivesse feito o sinal, o promotor não é o Super-Homem.

Isso é irrelevante, ele descarregou uma arma sobre um cara que não estava sequer apontando uma arma pra ele, isso é desproporcional.

Se ninguém te aponta uma arma tua vida não corre perigo, logo descarregar uma arma sobre alguém que diz ter uma arma é como os EUA lançar uma bomba atômica sobre a Coréia do Norte por que aquele ditador maluco deles disse ter enriquecido urânio

Não creio que o Promotor mereça ser, ou que ele vá ser, considerado culpado pelo que aconteceu, mas o fato é que houve excesso
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor FreeSample em 08 Jan 2008, 08:27

Lune escreveu:promotor só poderia atirar para matar se houvesse motivo para acreditar que ele sofreria o mesmo.

Lune, na boa, nunca viu gente que é assassinada por causa de um relógio, ou até menos? Acha que existe tempo nessas horas pra averiguar se o cara tá armado? ainda mais quando é um motoqueiro, que provavelmente tava com jaqueta?

Locke escreveu:Isso é irrelevante, ele descarregou uma arma sobre um cara que não estava sequer apontando uma arma pra ele, isso é desproporcional.

Cara, numa situação de arma x arma, vc iria MESMO esperar o cara sacar a dele? dica: a bala é MUITO mais rápida que seu braço e sua mão.
(Meio faroeste isso, mas vá lá)

Locke escreveu:logo descarregar uma arma sobre alguém que diz ter uma arma é como os EUA lançar uma bomba atômica sobre a Coréia do Norte por que aquele ditador maluco deles disse ter enriquecido urânio

Achei seu exemplo desproporcional. Uma coisa é dizer que enriquece urânio, outra é dizer que tem mísseis com alcançe e ameaçar dispará-los caso não seja cumprida uma exigência.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Agnelo em 08 Jan 2008, 08:44

FreeSample escreveu:
Locke escreveu:Isso é irrelevante, ele descarregou uma arma sobre um cara que não estava sequer apontando uma arma pra ele, isso é desproporcional.

Cara, numa situação de arma x arma, vc iria MESMO esperar o cara sacar a dele? dica: a bala é MUITO mais rápida que seu braço e sua mão.
(Meio faroeste isso, mas vá lá)

Dica, se tu pode descarregar a arma antes de o cara ter tempo de sacar a hipotética arma, tu poderia simplesmente apontá-la e mandar o marginal embora, ou prendê-lo mesmo, como seria de esperar de um promotor.

A questão não é esperar o cara sacar a arma, é não atirar enquanto houver outra alternativa.

FreeSample escreveu:
Locke escreveu:logo descarregar uma arma sobre alguém que diz ter uma arma é como os EUA lançar uma bomba atômica sobre a Coréia do Norte por que aquele ditador maluco deles disse ter enriquecido urânio

Achei seu exemplo desproporcional. Uma coisa é dizer que enriquece urânio, outra é dizer que tem mísseis com alcançe e ameaçar dispará-los caso não seja cumprida uma exigência.

Ok, eu exagerei no exemplo :aham:
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Cak em 08 Jan 2008, 10:39

Orra galera vocês também ignoram muitos fatos. Primeiro:

-segundo informações, o pormotor não tinha autorização pra andar armada.
-o assaltante não tinha ficha criminal e não estava armado.
-quando se atira 10 vezes em um corpo, não é só pra se defender não, é pra matar mesmo.

Não é que eu esteja do lado do bandido, mas esses fatos acima são importantes e relevantes.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor AKImeru em 08 Jan 2008, 10:50

A informação relevante é a de que o motoboy não estava armado. O promotor, sim, e reagiu com força desproporcional (atente para "tiros", no plural). Não deixo de entender o lado dele, mas acho que isso é bem diferente de "querer transformar a vítima em bandido". O promotor matou uma pessoa.

Mas ele foi assaltado. E pensou que o cara ia sacar uma arma. Ele apenas reagiu.

Reagir em assaltos é sempre ruim, mas pensar que ele fez algo de "errado" por fazer o que ele julgou certo para sobreviver é meio estranho.

quando se atira 10 vezes em um corpo, não é só pra se defender não, é pra matar mesmo.

Wow eu acho que essa historia está é mau contada viu.

Nesse ponto eu quase sucumbo à tentação de culpar os filmes, animes ou RPG por uma mentalidade tão violenta e contrária à vida.

Se alguem falasse para mim "Eu tenho uma arma e irei explodir os seus miolos se não fazer o que eu disser" eu iria, por puro medo e desespero, sacar a minha arma e disparar contra ele. Não porque eu acho isso legal, mas sim porque eu não quero arriscar minha vida por um imbecil aleatorio que pensa que roubar os outros é algo "normal'. Ele que pague pelos seus erros, e não eu que pague pelos erros dele. E não, não acho isso porque vi um filme ou algo assim.
Editado pela última vez por AKImeru em 08 Jan 2008, 10:54, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Cak em 08 Jan 2008, 10:54

Eu no final acho que concordo com o Lune. O pessoal acha que na vida real é que nem em filme de zumbi, que você atira e o filho da puta fica em pé, se mete 1,2,3,4,5,1000 tiros e o maldito continua em pé e no final ainda te come.
Cak

Mensagempor AKImeru em 08 Jan 2008, 10:58

Eu no final acho que concordo com o Lune. O pessoal acha que na vida real é que nem em filme de zumbi, que você atira e o filho da puta fica em pé, se mete 1,2,3,4,5,1000 tiros e o maldito continua em pé e no final ainda te come.

Parabéns por perder o ponto de todo mundo e falar algo que ninguem em nenhum momento afirmou.

Qual será seu proximo passo na conquista do pais dos espantalhos?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor kimble em 08 Jan 2008, 10:58

Dica, se tu pode descarregar a arma antes de o cara ter tempo de sacar a hipotética arma, tu poderia simplesmente apontá-la e mandar o marginal embora, ou prendê-lo mesmo, como seria de esperar de um promotor.

Porque? O promotor não é encarregado de prender bandido. Ele não tem treinamento para prender pessoas usando de força. Ele reagiu como qualquer cidadão armado numa situação onde se sentiu ameaçado por alguém que afirmou ter uma arma (mesmo que fosse mentira) poderia agir. Questionar isso é bobagem. Eu sou a favor do desarmamento, mas se foi votado que o cidadão comum pode portar armas, é bobagem esperar que as pessoas vão automaticamente aprender a atirar em pontos não vitais em condições desfavoráveis, esperar que os outros saquem antes de disparar ou começar a esperar que consigam prender bandidos só porque portam uma arma. Quem acredita nessas coisas está vendo filme de faroeste demais.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Cak em 08 Jan 2008, 11:01

Oda Nobunaga escreveu:

Parabéns por perder o ponto de todo mundo e falar algo que ninguem em nenhum momento afirmou.

Qual será seu proximo passo na conquista do pais dos espantalhos?

Ninguém falou? Como assim ninguém falou? Ah meter dez tiros é algo normal, ainda mais em legitima defesa. É acho que o país de espantalhos não é meu não.
Cak

Mensagempor Agnelo em 08 Jan 2008, 11:23

kimble escreveu:

Porque? O promotor não é encarregado de prender bandido. Ele não tem treinamento para prender pessoas usando de força. Ele reagiu como qualquer cidadão armado numa situação onde se sentiu ameaçado por alguém que afirmou ter uma arma (mesmo que fosse mentira) poderia agir. Questionar isso é bobagem. Eu sou a favor do desarmamento, mas se foi votado que o cidadão comum pode portar armas, é bobagem esperar que as pessoas vão automaticamente aprender a atirar em pontos não vitais em condições desfavoráveis, esperar que os outros saquem antes de disparar ou começar a esperar que consigam prender bandidos só porque portam uma arma. Quem acredita nessas coisas está vendo filme de faroeste demais.

Calma aí kimble, eu não assisti tv demais, pelo menos não sobre esse assunto, eu não disse pra atirar em pontos não vitais ou pressionar pontos de pressão, eu disse que uma arma apontada para o rosto intimida, e que criminosos tem medo, uma vez que percam o controle não vão querer arriscar suas vidas. Sendo assim no momento que ele conseguiu apontar a arma para o bandido antes desse sacar a situação estava resolvida.

Não creio que o promotor deva ser julgado, ou coisa assim. Só insisto que havia uma forma mais correta de proceder.

EDIT: Coreção de ortografia e troca de alguns nexos

Agnelo

Mensagempor Cak em 08 Jan 2008, 11:34

Tem sim, porque ele não podia andar com aquela arma, que é de uso exclusivo das forças armadas. Bom agora deixa eu contar um caso: um pai d eum conhecido meu, PM, já tomou processo por ter dado 47 tiros em um cara, mas olhe as atenuantes:

-Ele era PM.
-Ele não estava sozinho(estava com mais PMs)
-E o sujeito estava armado e disparou primeiro.

Então se nesse caso o Pm ainda respondeu processo(não deu em nada) é óbvio que o promotor também repsonderá processo.

E outra, esse cara não tem o mínimo de eqüilibrio pra usar arma. Nessa situação ele se deu bem, agora imagina se o bandido tivesse armado e um parceiro também armado, você acha que ele iria sobreviver???
Cak

Mensagempor Kamus de Aquário em 08 Jan 2008, 11:49

O do Promotor Thales pode ser resumido em:

Um cara que tava no Lual com a namorada, 5 sujeitos soltam gracejos pra moça, o namorado vai até um deles e lhe mete um soco na cara, os outros 5 se juntam para espanca-lo, ele corre mais de 100 metros tentando escapar, é acuado, dá 2 tiros de adevertência (1 para o alto, uma para o chão, isso é dito em depoimento por um dos agressores que foi baleado), os 5 rapazes não se sentiram intimidados, Thales dispara 5 vezes acerta dois dos agressores, fere 1 mata o outro.

Eu considero que ele agiu até mais certo que o Promotor do caso do Motoqueiro, pq ele foi totalmente proporcional na reação, deu muitos tiros? Sim, foi proporcional ao número de agressores, não respondeu com força letal de imediato, socou o sujeito e foi cercado por um grupo que poderia surra-lo até a morte, entadam bem, ele não atirou nos rapazes pq mecheram com a namorada dele, atirou pra não ser surrad, quem sabe até a morte.

Mesmo com todos esses detalhes a seu favor Thales foi exonerado do cargo por unanimidade de votos, tudo isso por pressão de uma Midia escrota que quis transforma-lo num monstro e o rapaz que morreu num exemplar jovem, esportista, bom filho, fizeram passeatas pela Paz (Lembram de Tropa de Elite?) sabe como é, todo defunto é santo.

Não duvido nada que esse Promotor se ferre, mas isso será uma injustiça tremenda, se ele for exonerado do Cargo eu sugiro que todo aquele que tem direito a porte de arma, Policial, Juiz, Promotor, Militar, deixe de andar armado, é melhor ser assaltado e morto e morrer como bonzinho do que matar um marginal e ser satanizado pelos Jornais.
Editado pela última vez por Kamus de Aquário em 08 Jan 2008, 11:54, em um total de 1 vez.
Kamus de Aquário

Mensagempor ferdineidos em 08 Jan 2008, 11:52

Pra quem acha que a reação do promotor foi desproporcional, uma pergunta: Vocês moram na Suíça? Na Noruega? Não, sério, não posso dizer quanto ao resto do Brasil, mas posso afirmar que em São Paulo e no Rio de Janeiro, não é raro um assalto terminar em morte da vítima. Se um indivíduo aqui no Rio ou em São Paulo fala que tá armado, as chances de ele realmente estar são grandes, é mais barato comprar um 38 no Rio que muitos remédios.

Agora vendo o caso, vocês querem que o assaltado saque sua arma aponte para o infrator e diga: "Teje" Preso!! Isso tudo com a ESPOSA do lado? E se, apenas se, der na telha do maluco sacar a arma que supostamente ele tinha e começar o tiroteio, pode acontecer do promotor errar, ou mesmo acertar em uma região que não cause morte imediata, daí pro cara reagir e esburacar o carro do promotor é um pulo. Então o promotor DEVE colocar a vida da ESPOSA, sem contar com sua própria, em risco por que um assaltante que está rendendo ele PODE não estar armado ou não reagir?

Mas não é desproporcional ele descarregar a arma?
Não. Pelo simples fato que ele não é ninja nem Chuck Norris. No momento dos disparos ele só tinha a vontade de sair dali com vida e com a esposa bem, por isso, reagiu para assegurar que isso ia acontecer. Ele teve dolo de matar? Não. Ele queria sair dali com vida. Ele sabia que podia matar o homem que o estava assaltando e DISSE que estava armado? Sim, mas ele aceita o fato para proteger sua própria vida e da esposa. Legítima defesa.

O Direito não exige heroísmos, nem de cidadão comum, nem de promotor de justiça, nem de policial.

Mais um detalhe, aqui no Rio, e acredito que em Sampa também, se um promotor é assaltado com uso de arma de fogo e eles descobrem que ele é promotor, digo que o promotor pode dizer adeus a vida.

ps. Alguém aí em cima disse que o promotor não tinha porte de arma. Qualquer promotor tem porte de arma, é vantagem inerente da função.

Edit
Não tinha lido o relato do Kamus aí em cima

Vamos lá, o cara vai a um LUAU, em uma praia PARTICULAR, ARMADO?
Depois alguém mexe com a namorada dele e ele vai lá e dá um soco no cara?
Ele tem o que? 12 anos? Duvido que se ele não estivesse armado ele teria dito um ai pro outro. dos cinco tiros que ele deu três foram nas COSTAS. NO CARA CAÍDO. Eu acompanhei esse caso, o cara tava todo errado.

Fico imaginando o cara indo ao Luau, chinelo camiseta, bermuda e uma 9mm na cintura.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic