cigano escreveu:Dahak escreveu:Cigano, eu respeito mesmo sua opinião, mas o mundo ou, nesse caso específico, o Brasil não pode tomar decisões por achismos, por pessoalismos, por opiniões que não apresentam algum fundamento sólido, vulgo científico.
E quando eu disse que isso tem que ser feito? O tópico é pra expressar minha opinão ou concordar com algo? Em momento algum eu disse que isso vai ser prejudicial, disse que eu NÃO concordo. A grande chatice é nego ler isso como um "sou do contra, quero flame!". Se vc prestar atenção, a unica pessoa que me trouxe ao tópcio pra discutir (Lucita) já entendeu meu ponto de vista e eu o dela.
Ou seja, apesar dos benefícios, você acha que não deveria ser permitido?
Ok, acho que posso entender que você é contra, basicamente, porque é contra.
Eu esperava que, aliás, eu imaginei que você apontaria argumentos científicos que contestassem a viabilidade da pesquisa.
Sobre o que te trouxe ao tópico, acho que não há razão de você dizer algo do tipo.
Não é relevante para a troca de argumentos, a não ser que seja uma forma de "despedida" do debate.
cigano escreveu:Dahak escreveu:É engraçado reparar que você atrela pouco valor aos problemas da Finlândia, por exemplo, mas me faz crer que os da África são importantes.
Parece até um preconceito contra os países desenvolvidos.
Eu faço oq? Você jogou um exemplo eu outro. Você tá enchergando coisa demais ae bicho!
O caso não é colocar um exemplo, mas o quanto de importância você atribuiu as situações colocadas. Trocando em míudos, pareceu pouco se importar com os problemas da Finlândia, em contrapartida, pareceu incomodado com os problemas da África.
Não estou enxergando nada além do que você colocou, lol
Mas devo dizer que essa sua última fala, mudando totalmente seu "timbre", ficou muito engraçada

cigano escreveu:Dahak escreveu:Vou discordar sobre o "atacado e varejo". Não há riscos reais disso acontecer, principalmente pelo custo, o que torna a técnica bastante inacessível. Além, claro, da legislação ter como se defender.
Ok, mas sou completamente incrédulo quanto a isso. Sempre existe o risco, e o homem tem uma mão otima pra fazer merda!
Eis meu foco: incrédulo
por quê?
Porque simplesmente você não acha bacana ou porque você tem algo de substancial, algum fato, algum questionamento relevante que possa comprometer a viabilidade/eficiência da idéia?
Sobre a mão do homem...
O erro não é uma catástrofe, é uma das etapas da aprendizagem. Se não fosse assim, a sua casa, a minha casa, seu computador, o meu computador, o computador de todos usuários e etc, nada disso existira.
Mas existe. E pelas mãos do homem.
O mesmo acontece com a pesquisa, com a Biologia, com a Engenharia e com qualquer outra ciência.
cigano escreveu:Dahak escreveu:E sobre a recuperação de seres humanos com novos órgãos, não vejo mesmo mal nenhum nisso.
Da mesma forma que não me parece egoista uma mulher ter o sonho de gerar uma criança.
Nem eu. Não concordo com os meios. E me parece egoismo uma pessoa virar a cara pra uma solução simples (adoção, que pra mim é um gesto maior ainda de amor) porque quer ter barriga. Sério não consigo ver isso como um "sonho" tá mais pra uma "Obsessão".
É difícil assimilar a idéia que você julga o sonho da grande maioria das mulheres como uma obsessão. Nem mais sonhar é permitido, nem os sonhos são isentos de um julgamento, lol
cigano escreveu:Dahak escreveu:Cigano, aproveitando seu último post...
Quero dizer que não quero que você mude sua opinião, mas gostaria que você pensasse no ônus e no bônus que essa aprovação traria.
Se você mesmo puder explicitá-los, como uma tabelinha de prós e contras, verá o porquê 75% da população é a favor, segundo os dados do ibope.
E vc supos que eu não pensei baseado em que?
Acho que as vantagens são inumeras, mas quem vai fazer (o homem) não é conhecido por fazer coisas certas. Prefiro que não começe então.
Imaginei que você não pensou baseado na sua posição de não aceitação da idéia. São tantos prós que, se rolasse uma tabelinha como sugeri, veria que a discrepância, em comparação com os contras, é avassaladora.
Você tá dizendo que o homem é conhecido por fazer coisas erradas?
Desculpe, não acho que nosso mundo seja um erro, lol
cigano escreveu:Agora a dúvida, a piada do "punheta=genocidio" é oq? Não entendi ainda! Sarcasmo com ponto de vista contrário?
Mas se foi uma pergunta, bem, não acho genocidio, acho genocidio milhares de ovulos fecundados serem jogados foras ou usados pra pesquisa.
Voltando ao tópico. Uma coisa que não ficou claro pra mim, talvez alguem possa me responder. O que acontece quando os ovulos congelados acabarem? Fazem mais?
A pidada diz respeito a quantidade de células que morrem a cada ejaculação provocada por masturbação.
Matematicamente falando, morrem muitos mais espermatozóides, por um simples ato de prazer, do que são utilizados embriões para a pesquisa, que um dia pode vir a salvar vidas. Ou seja, morrem mais células por satisfação pessoal, e ninguém reclama disso, do que por um bem para toda humanidade. E veja, ambos os grupos citados são, simplesmente, um conjunto de células.
Os embriões utilizados para pesquisa não são "feitos em laboratório". Entre aspas porque a fecundação ocorre in vitro, mas essas células não são produzidas artificialmente pelo homem.
Esse embriões restantes são os excedentes de um casal que recorreu as técnicas de fertilização assistida. Então o "estoque" é mantido de acordo com a necessidade de pessoas que não conseguem a reprodução por vias normais.
Como sobra tanto?
Simples. Uma pequena amostra do casal é suficiente para obter vários embriões.
Por que, então, eles pegam tanto?
Porque ainda não é possível assegurar que a implantação do embrião no útero será bem sucedida na primeira tentativa. Além do fato de que ninguém vai ficar contando, por exemplo, quantos espermatozóides o cara ejaculou.
Ah, e o processo de implantação do embrião não é algo que possamos dizer que é "falha do homem". É uma reação natural do útero, especialmente para aquelas que já apresentam alguma disfunção biológica.
Por fim, há também a opção de doação de células germinativas, como os bancos de sêmen. Mas não é uma realidade muito comum aqui no Brasil por enquanto. E esses bancos costumam atender com fins de reprodução, mas não é uma regra.
Gladius Deis escreveu:Se alguém aqui estuda Medicina, não seria possível melhorar as técnicas atuais para não ser necessário tal excedente de óvulos? Alguma pesquisa em andamento, ou qualquer coisa? Perdoe-me parecer tão ignorante quanto ao assunto, mas isso vem da parte de um estudante de Direito.
Bom, não faço Medicina, faço Biologia, mas acho que posso ajudar

Talvez com o advento de novas técnicas seja possível que o excedente diminua.
Mas lidando com sistemas biológicos, não podemos prever com total exatidão a reação de um organismo, principalmente porque cada organismo tem suas peculiaridades.
Se a implantação do embrião no útero não dá certo e se não há estoque, é necessário um novo processo invasivo para retirar mais células, promover novamente a fecundação e etc. É pior para a mulher como ser vivo, é pior economicamente, é mais trabalhoso e etc.
Mas eu creio que, com a liberação das pesquisas, teremos um avanço considerável no entendimento de alguns processos, o que pode permitir uma melhoria e uma diminuição no excedente.
Ah, só pra salientar, esse "excedente" que me refiro cabe dentro de um tubo de vidro com a espessura aproximadamente igual a de um fio de cabelo, chamado tubo capilar, que consta de alguns poucos centímetros de altura.
E esse tubinho que contém as esperanças de uma mulher ficar grávida e as esperanças de cura para muitas doenças.
[acho que fui meio redudante ao que o Sr. Pichu respondeu, lol]
Sr. Pichu

Estamos acertados

Não sabia que você é biólogo

Venom e Free Sample, o DNA na célula germinativa, em verdade, já está "completo".
Isso partindo do ponto de vista de que ela é uma célula naturalmente com metade das informações genéticas necessárias para o desenvolvimento humano.
O espermatozóide e o ovócito são células n, onde n é igual a 23.
Para estas células, a grosso modo, isso "basta".
Mas uma célula de um indivíduo adulto, que não seja uma célula germinativa, é uma célula 2n, ou seja, 46. E esse n corresponde ao número de cromossomos que a célula possui.
Não é errado falar, no entanto, que do ponto de vista humano, o DNA só estará formado em sua perfeição quando ocorrer a fecundação e a injeção do material genético do espermatozóide no ovócito. Aliás, é com base nisso que a igreja tem fundamentado sua defesa: se já é 2n, já é um ser humano.
Vincer, esse embriões que o govenro pretende usar para a pesquisa não existiram em primeira instância com os propósitos de serem destinados para a pesquisa. São excedentes de quem precisou recorrer aos métodos de fertilização assistida. E apenas são utilizados aqueles que já estão há mais de três anos congelados.
E faço minhas as palavras do Nibelung, precisamos discernir feto de embrião.
Embrião existe até a 10ª semana de gestação. Feto é daí em diante.
Essa diferenciação se dá porque é mais ou menos nessa época que a estrutura básica do corpo humano já se apresenta totalmente formada. O que nos permite inferir que desse tempo em diante, basicamente ocorre o crescimento desse corpo.
Sobre o descarte de embriões, é justamente esse o foco desse julgamento: é perferível jogar fora um material que poderia salvar a vida de milhões de pessoas do que utilizá-lo para salvar vidas?
Claro, quem argumenta contra, normalmente, é contra até a fertilização assistida.
Mas tem bastante gente que diz que não se pode "brincar com vida humana", referindo-se aos embriões, ao passo que acham "justo" que eles sejam jogados fora ou que fiquem congelados.
A pergunta "o que fazer com esses embriões?" é o grande centro das atenções.
Dahak Out