Montliard
Já que você pediu que eu argumentasse, coisa que você não fez, e agora que estou com tempo, aí vai:
Não consigo engolir essa idéia de que animais são iguais a seres humanos. Aquele touro de corte ou de tourada tem mais é que agradecer à humanidade, porque ele só veio a existir pelas necessidades dos humanos.
Se não consegue, o problema é seu. Seria muito mais conveniente nos dizer porquê você não consegue engolir. É por causa de religião ou por pensamentos prévios? O que te faz pensar que somos tão diferentes?
Por que o touro deveria agradecer? Na verdade, você está supervalorizando o existir, como se fosse um favor do ser humano para o touro, criá-lo para matá-lo em seguida. O touro na verdade existe muito antes de o capturarmos para darmos a ele o trato que damos, seja destinando-o ao abate ou à tourada. Fazendo uma leitura muito mais lógica que a sua, nós é que deveríamos agradecer aos animais por nos servirem de alimento.
Mania assustadora de igualar todos, se algum dia esse PETA, Greenpeace e etc conseguirem esses direitos de animais...logo aparece alguém querendo direitos das máquinas...dá até pra criar uma retórica já: "Com o desenvolvimento da inteligencia artificial e dos processadores e softwares mais sofisticados uma máquina já pode demonstrar as mesmas reações de uma forma de vida simples. Não escravize sua máquina, não a faça trabalhar mais de 8 horas por dia. *foto de uma LAN House com os pcs funcionando ao lado de foto de trabalhadores do sudeste asiático naquelas linhas de montagem, e a legenda: "É a mesma coisa."*
A diferença entre animais e máquinas é gritante. O primeiro não foi criado por nós a fim de nos satisfazer. O primeiro possui vida. O primeiro não é submisso aos nossos deveres e prazeres, pois isso não provém da hierarquia natural das espécies. Quer dizer que mesmo o homem sendo o predador geral, ele não possui o direito de zelar maldosamente pela vida dos outros animais. Para a relação entre as espécies ser equilibrada, uma não deve sobrepor-se à outra da forma como o homem vem fazendo às demais, apesar de eu não poder comprovar para você no momento como isso poderá comprometer o andamento do planeta.
Enfim, o seu exemplo foi RIDÍCULO e se não fosse a minha boa vontade no momento, eu não teria nem comentado.
Sim isso não faz o menor sentido. Você, ecologista, sentiu agora da mesma forma que eu me sinto quando você me diz que um animal se equivale a mim.
Ecologistas são melancias. Verdes por fora, mas vermelhos por dentro. E eu sou anti-comunismo e todos seus filhos.
Tá com o orgulho ferido? Não me culpe pela fraqueza nos argumentos de certos naturalistas. Essa espécie de argumentos existe nos dois lados.
E sobre o segundo parágrafo. Eu só posso te perguntar o que você quis dizer com isso, porque não vou argumentar contra uma coisa que não entendi e que pra mim não possui relação nenhuma.
Sem também apelar pra pena, fotos tentando equivaler o que não é equivalente, e parelelos impossíveis. Pena (no sentifo figurado) é coisa que alías, animal não tem.
Nunca falei de pena.