Voto facultativo ou obrigatório?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

O voto no Brasil deveria ser facultativo?

Sim
22
65%
Não
12
35%

Total de votos : 34

Mensagempor Dragão de Bronze em 14 Mar 2008, 00:51

Na boa, pode não melhorar muita coisa, mas sinceramente acho que pior não fica.
Lanzi escreveu:
Tybert escreveu:Eu sou a favor de uma mudança no sistema político, do jeito que está não interessa se é facultativo ou não, a merda vai ser a mesma.

Mudança para qual sistema político? Não faço idéia. Mas esse já mostrou que não funciona aqui.

Finalmente um post com o qual eu concordasse inteiramente!

Democracia representativa é o escambau!

E eu gostei bastante disso.

Natsuiro escreveu:E sem contar que, se fosse facultativo, figuras como Clodovil e Frank Aguiar [Iiiiiiiiiihááááááááá!] seriam mais comuns nos postos que nos 'representam'. :S

Sabe que eu acho que aconteceria exatamente o contrário?

ferdineidos escreveu:É muito fácil criticar sem ter nada em vista. Democracia é uma mierda, mas é a melhor mierda que tem no pote, enquanto não acharem uma melhor não dá pra reclamar.

Na boa, dá pra reclamar sim. Se você tem consciência de que tá ruim, reclama, oras. É ruim de achar solução, mas isso não significa aceitar com um sorriso qualquer coisa fraca que vier.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor VAMPIRA em 14 Mar 2008, 01:37

VAMPIRA, o impeatchment me diz que não deu tantos coliformes fecais assim

Mas pichuquinho, como todos nós sabemos o Impeachment só ocorreu porque o povão chamado "Globo" se rebelou, não foi?
Born to be wild!
VAMPIRA

Mensagempor ferdineidos em 14 Mar 2008, 15:41

Dragão de Bronze, acho que me expressei mal. Reclamar tá no direito de cada um, dizer: "isso tá errado, por isso, isso e isso, o que podemos fazer pra mudar" é uma coisa. Outra é dizer: "abaixo isso que é uma mer.." é totalmente gratuito e desnecessário. Qual é o objetivo, reclamar por reclamar, ou reclamar pra propor alguma melhora?

Zarpellon, acredito que o tipo de poder que a massa detém agora é do voto, correto?

Bom, independente do tipo de poder que a massa tenha atualmente, o Brasil já chegou a este ponto um verdadeiro caos. Repito, os pobres não tem culpa do estado ter chegado a este ponto. Dizer "a culpa é dos pobres pq eles não sabem votar" é ignorar que o Brasil viveu décadas sobre um regime militar que depenou o país.

E por fim, achar que alguém é corrupto, desleixado, crente, e etc. pq é pobre é bem preconceituoso. A população brasileira EM GERAL (inclua-se aí ricos e pobres) podem ter estes defeitos, isso não é característica de uma classe social.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Zarpellon em 14 Mar 2008, 18:19

Cebolituz, eu convivo tanto com pessoas de classe alta quanto de classe baixa. Você defendeu seu argumento como se os pobres vivessem a par da sociedade e não é assim. Sei como um pobre pensa e com um rico pensa, e existem aspectos que vão além da educação, como por exemplo os instintos. Você acredita que as pessoas nascem boas ou más? Me responda isso por favor.

Eu acredito que as pessoas tem algo de bom dentro delas, independente da formação. Assim como você pode recorrer a qualquer outra pessoa quando precisar de ajuda, qualquer outro ser humano tem essa capacidade, mas, o que a maioria faz, ao meu ver, é uma inversão de valores: qualidades são defeitos, defeitos são qualidades. O povo tem a força sim, mas, infelizmente coisas muito ruins acontecem, eu tento evitar cair na armadilha de sair apontando o dedo para os outros, até porque sempre que se aponta um dedo para frente, três estão apontando para sí mesmo.

Vampira, acredito que você seja bastante esperta! Conhece algumas boas histórias sobre revoluções? Em especial as Francesas, se não se lembrar, sugiro que leia, é uma boa parte da História que eu recomendo. Os países e o mundo foram construidos com base na força do povo, algumas maravilhas do mundo também. Espero eu estar errado, mas, não devemos subestimar a força das pessoas, ainda mais se estiverem unidas.

ferdineidos, teoricamente o poder do povo é o voto, mas, como não é exercido com toda sua força acaba sendo um poder passivo, me entende? Um outro exemplo de poder do povo: os impostos. A carga tributária é a maior do mundo e é a roda que movimenta esta nação. Outro poder da nossa nação: a numerosidade, somos a 5ª maior nação do mundo em população. São várias as ferramentas que a nação brasileira em especial possui.
Zarpellon

Mensagempor Cebolituz em 14 Mar 2008, 19:24

Zarpellon escreveu:Você acredita que as pessoas nascem boas ou más? Me responda isso por favor.

Não, mesmo do que diz as teorias a respeito dos psicopatas. Acredito que situações vividas, criação e entre outras coisas são as que mais influenciam para que indivíduos tenham ou não valores ruins que os façam ser corruptos ou não.

Mas mesmo com os instintos, porque insinua então que os pobres seriam responsáveis pela situação? Ainda não compreendi esse ponto seu.

Mas da mesma maneira caro Zarpellon, se os chamados instintos fossem tão influentes assim, a corrupção comeria solta em todos os países do mundo, e sabemos que existem países onde os níveis de corrupção e ganância são bem menores que os outros não? E são justamente nos países desenvolvidos que possuem melhor educação e melhores condições de vida que isso ocorre.

O que eu acho e que já foi dito aqui, é que o Brasil está na situação que está justamente devido a nossa história. Fomos explorados pelos portugueses, vivemos tempos de ditadura e somente agora é que foi instalada uma democracia e com isso o país começou a andar.

E só com um bom tempo ainda é que vamos ter algum resultado mais aparente com relação aos problemas sociais que o Brasil possui.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Zarpellon em 14 Mar 2008, 23:23

Concordo em gênero, número e grau. O ponto da probreza é: a maioria da população é quem dá as regras no resto do país...uma analogia entre pobreza e população dominante. Seria o mesmo que falar que os Estados Unidos são uma nação militar porque a maioria da população gosta de guerras. No fundo, as próprias minorias são frutos desse grande bolo chamado sociedade, ou seja, o Brasil é ruim porque a maioria do povo é ruim, e a maiora do povo é, entre outras coisas, principalmente, pobre (sem cultura, etc.).
Zarpellon

Mensagempor ferdineidos em 15 Mar 2008, 13:08

Zarpellon escreveu:ferdineidos, teoricamente o poder do povo é o voto, mas, como não é exercido com toda sua força acaba sendo um poder passivo, me entende? Um outro exemplo de poder do povo: os impostos. A carga tributária é a maior do mundo e é a roda que movimenta esta nação. Outro poder da nossa nação: a numerosidade, somos a 5ª maior nação do mundo em população. São várias as ferramentas que a nação brasileira em especial possui.

O voto é exercido com toda sua força. Ele pode ser mal empregado, mas é exercido em toda sua força. E discordo quanto aos impostos. Sonegar impostos é crime, não há opção do povo fazer ou não fazer. Ele deve pagar o quantum devido. Sem contar que a maior parte dos impostos nós pagamos sem nem perceber (ICMS, IOF, etc etc). E foi mal, mas nos dias globalizados que vivemos hoje não tem como achar que vai haver uma revolução. Se os brasileiros marcharem para Brasília e lá arrancarem o barbudo do poder os EUA, em 3 segundos, rechaça tudo isso aqui e recoloca (na melhor das hipóteses) o barbudo no poder. Você acha que a Europa, os EUA e até mesmo a China vão querer abrir mão do mercado consumidor brasileiro?

Com isso só resta o voto. Algo que brasileiro tá começando a aprender. Eu já votei errado, depois teve uma época que eu achava que o melhor era anular o voto, mas hoje acredito ter mais conciência no que estou fazendo. Hoje pesquiso sobre em quem vou votar, tento sempre ver o que está acontecendo no mundo da política e por aí vai. E como disse, está chegando uma geração de políticos sem os vícios da ditadura.

O voto, da forma que está, é capaz de mudar o Brasil. Infelizmente não será uma mudança rápida.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Anterior

Voltar para Off-Topic