Mackenzie contra a lei da homofobia

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Mackenzie contra a lei da homofobia

Mensagempor Cyrano em 26 Nov 2010, 13:46

Pode ser um palpite mas, quando eles citam estes números, não seria o caso de número de assassinatos por ódio racial/sexual/religioso?

Tipo, parece-me que o que ele quis dizer foi o seguinte:

Dois homessexuais são assassinados por dia no Brasil pelo simples fato de serem homossexuais, fora os que são assassinados por outros motivos (roubo seguido de homicídio, crimes passionais, etc.).

Não foi isso que eles quiseram dizer?
Cyrano

Mensagempor Cebolituz em 26 Nov 2010, 13:55

ferdineidos escreveu:Criminalmente é a mesma coisa que xingar um negro de "preto de merda". A lei não discrimina, o que vale pra negro, vale pra branco (ou rosa-com-bolinhas-verdes).

A lei não, mas delegados, policiais, promotores e juízes sim. A sociedade como um todo também.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Batousa em 26 Nov 2010, 15:18

Cyrano escreveu:Pode ser um palpite mas, quando eles citam estes números, não seria o caso de número de assassinatos por ódio racial/sexual/religioso?

Dois homessexuais são assassinados por dia no Brasil pelo simples fato de serem homossexuais, fora os que são assassinados por outros motivos (roubo seguido de homicídio, crimes passionais, etc.).

O Cyrano, eu procuro ver essas estatisticas com esses olhos. Ou seja, eles foram mortos por homofobia pura e simples, pq se não é uma estatistica avacalhada.

Pq todos estão expostos ao riscos de segurança, fora doenças e etc.
Imagem
Batousa

Mensagempor Elven Paladin em 26 Nov 2010, 15:24

Pode ser um palpite mas, quando eles citam estes números, não seria o caso de número de assassinatos por ódio racial/sexual/religioso?

Eu adoraria saber, na verdade.

O relatório do GGB de 2009 não é exemplarmente claro quanto a isso, salvo em "A cada dois dias um homossexual é assassinado no Brasil, vítima da homofobia. O risco de uma travesti ser assassinada é 262 vezes maior que um gay".

E nas palavras do Mott: “estes números são apenas a ponta de um iceberg de sangue e ódio, pois não havendo estatísticas governamentais sobre crimes de ódio, nos baseamos em notícias de jornal e internet, uma amostra assumidamente subnotificada. O Brasil é o campeão mundial de crimes contra LGBT: um assassinato a cada dois dias, aproximadamente 200 crimes por ano, seguido do México com 35 homicídios e os Estados Unidos com 25.” De 1980 a 2009 foram documentados 3196 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil, concentrando-se 18% na década de 80, 45% nos anos 90 e 37% (1366 casos) a partir de 2000."

O que me faz desconfiar consideravelmente desses números é que se baseia em fontes secundárias e não lá muito confiáveis (jornais e internet), não é explicitada claramente se são "hate-crimes" (embora o trecho "mesmos estes, alegando legítima de fesa da honra, são beneficiados com penas leves ou injustamente absolvidos." permita inferir isso),é feito por uma fonte parcialíssima e como admitido pelo próprio Mott, são baseado apenas em casos notificados. Sem contar que eu imagino que é difícil provar se o crime foi motivado por homofobia ou por outros fatores.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Cyrano em 29 Nov 2010, 09:37

Nisso você tem absoluta razão, Elven.
Cyrano

Anterior

Voltar para Off-Topic