Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Mensagempor Bahamute em 10 Nov 2009, 12:28

MVerde escreveu:Sobre o máximo de jogadores realmente temos que estipular isso melhor, estava pensando nisso a poucos dias. Acho que teria que ser no máximo oito, se alguém tiver algo contra ou a favor é só dizer.

Eu ultimamente estou jogando mais Micromafias do que máfias.
Elas estão me divertindo mais do que as máfias normais, pois elas são mais rápidas, dá pra render melhor e o fato de você ter resultados mais imediatos me anima bastante.

Eu gostaria que o limite fosse aumentado pra 8, pois assim, da pra realmente fazer uma "micromafia", com 2 mafiosos, 1 independente e 5 cidades.

Ou, 3 mafiosos, 1 independente e 4 cidades.

Ou, 2 mafiosos, 2 Maçonaria/Culto e 4 cidades.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 10 Nov 2009, 12:41

Uma estrategia boba, era obvio que a máfia ia calcular tudo pra matar os cidadões no final, eu tava fazendo isso na do Aluriel. Confiar em facção rival ou tentar aliança é algo que é no minimo inocente.

Sim, é uma estratégia boba. Mas funciona porque os cidadãos costumam ser apáticos (só ver quanto tempo sobrevivi naquela máfia, sendo mafioso declarado :bwaha: ).

Fora que não é esse o foco do meu post. É dizer para você jogar a favor de sua facção, seja qual for.

Na Máfia Smash, por exemplo, o Sol acusou a DarkLady e quase provocou o linchamento dela, mesmo que a estratégia do culto fosse não incitar linchamento dos seus semelhantes (tínhamos um bom número, poderíamos evitar isso). Eu achei antijogo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor cigano em 10 Nov 2009, 12:58

Talizz, eu citei o Vampiro porque pra mim é parecido. :P

Então, na descrição la no tópico de regras o papel do Traidor é mais confuso ainda, não diz COMO ele é recrutado tbm. Seria bacana todos darem uma olhada lá procurando brechas e trazer aqui, as que vi eu coloquei lá em cima

Na Máfia Smash, por exemplo, o Sol acusou a DarkLady e quase provocou o linchamento dela, mesmo que a estratégia do culto fosse não incitar linchamento dos seus semelhantes (tínhamos um bom número, poderíamos evitar isso). Eu achei antijogo.

Se o Sol não faz isso eu ganhava. Deixei ele vivo e fui na taliz porque achei que ele era cidade

;)

Nâo é ant-jogo atacar a propria carne quando ela vai cair.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 10 Nov 2009, 13:12

Nâo é ant-jogo atacar a propria carne quando ela vai cair.

Bem, eu achei que ele ficou com antijogo por causa de uma MP da Sakura, na verdade.
Mas não cheguei a falar com ele.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor planes em 10 Nov 2009, 13:23

SCCSakura escreveu:o legal do bobo é essa pressão psicologica, ainda mais se o narrador declarar que existe um.

Temos que pensar em como o jogo da mafia funciona aqui.

Nós já temos uma dificuldade enorme em linchar alguém, lurkers e inatividade são problemas cronicos nas mafias mais recentes aqui na spell, imagine então se começarem a questionar se o cara escorregou porque é bobo ou porque cometeu um erro, não vai ter mais linchamento. Não funciona na nossa realidade.

Aliás este negócio do jogo esfriar com o passar do tempo está começando a assustar um pouco, ao contrário do que se espera (do jogo ficar mais quente quando se afunila) a medida que os dias vão passando a galera que joga na cidade está ficando desmotivada. Por isso sugiro a limitar estas mafias gigantes que estão rolando, colocar um limite máximo de jogadores pode ser uma boa, ou ainda mudar o esquema de facção menor conversando e a maior solta (como a a idéia da mafia no escuro).

Por fim uma reclamação mais pessoal (agora que a mafia do Aluriel acabou posso comentar, apesar de que lá tive pelo menos um resquicio de poder), já é a segunda vez que pego um papel que não faz porra nenhuma a noite, velho... isso é um saco. É muito chato você ver aquela noite gigante e você simplesmente chupando o dedo para depois ter que chegar de dia e enfrentar discussões intermináveis sem qualquer tipo de informação extra. Acho que os narradores devem buscar (na medida do possível) a tornar cada personagem desafiador (mesmo que seja um poder idiota, maximizar seu potencial é um desafio), afinal convenhamos, já não somos novatos e temos expectativas maiores que a do idos da mafia Turma da Monica.
Imagem
planes

Mensagempor cigano em 10 Nov 2009, 13:51

planes escreveu:Por fim uma reclamação mais pessoal (agora que a mafia do Aluriel acabou posso comentar, apesar de que lá tive pelo menos um resquicio de poder), já é a segunda vez que pego um papel que não faz porra nenhuma a noite, velho... isso é um saco. É muito chato você ver aquela noite gigante e você simplesmente chupando o dedo para depois ter que chegar de dia e enfrentar discussões intermináveis sem qualquer tipo de informação extra. Acho que os narradores devem buscar (na medida do possível) a tornar cada personagem desafiador (mesmo que seja um poder idiota, maximizar seu potencial é um desafio), afinal convenhamos, já não somos novatos e temos expectativas maiores que a do idos da mafia Turma da Monica.

Eu acho normal. Personagem sem poder é normal sim. Existe dependencia demais em ação noturna, olha a micro que o Nib montou, sem poder nenhum (eu fiz uma parecida, alias as minhas recorrentemente muitos ficam sem poder). Acho que isso ajuda muito a cidade a se organizar, com menor cartas as ações tem que ser mais certeiras, mas como a maioria aqui pensa que 3 mil poderes diferentes em cada personagem é legal (alias fica parecendo uma salada mista, ao inves de se focar na máfia em si se foca no pano de fundo e acaba rolando uns desequilibrios bobos) e fica esse sentimento de impotencia mesmo, Cidade ganha o jogo discutindo, dependencia de poder é ruim.
cigano

Mensagempor planes em 10 Nov 2009, 14:51

cigano escreveu:Eu acho normal. Personagem sem poder é normal sim. Existe dependencia demais em ação noturna, olha a micro que o Nib montou, sem poder nenhum (eu fiz uma parecida, alias as minhas recorrentemente muitos ficam sem poder).

Não é nem de longe dependencia e sim fazer o jogo andar e ter o que fazer.

Usar ação noturna requer estratégia e não resolve todos os problemas, você pegar um bus driver te motiva muito mais a prestar atenção no jogo para ver quais alvos podem maximizar o estrago no adversário e não cria absolutamente dependencia alguma. O que não pode é a cidade depender exclusivamente do poder do investigador, isso sim é algo problemático mas pouco tem a ver com minha reclamação.

Poderes noturnos fazem a mafia girar, eles permitem que você descubra mais sobre o tema e mais sobre os personagens (na mafia dos deuses gregos consegui descobrir mafioso e convencer a cidade através do poder de bloquear e sem sequer bloquear o GF para fazer isso).

Se só você não tem poder fica chupando o dedo e espera as crianças com brinquedos (i.e. mais informações com você) liberar algo para você trabalhar.

Se ninguém na cidade tem poder, esperamos que os anti-cidade não estejam super armados (o que achei problemático na mafia do Aluriel) ou, pior, que o jogo não caia naquele esquema de "vamos pressionar alguém?" e todo mundo reclamando que a cidade está paradona (e no final nem os que reclamam tem como contribuir, afinal não há nada com o que trabalhar, como é que alguém escorrega se o unico modo de acusar é tirar no palitinho?).

Uma mafia bem feita tem em cada personagem um desafio, este negócio de sacrificar um jogador em prol do equilíbrio é legal para análise da mecanica do jogo, mas um mega saco para aquele que foi sacrificado.
Imagem
planes

Mensagempor cigano em 10 Nov 2009, 15:00

Se ninguém na cidade tem poder, esperamos que os anti-cidade não estejam super armados (o que achei problemático na mafia do Aluriel) ou, pior, que o jogo não caia naquele esquema de "vamos pressionar alguém?" e todo mundo reclamando que a cidade está paradona (e no final nem os que reclamam tem como contribuir, afinal não há nada com o que trabalhar, como é que alguém escorrega se o unico modo de acusar é tirar no palitinho?).

Veja a micro do Nib!

Cara, discordo do seu ponto, mas entendo o que quer dizer. Em minhas máfias sempre tera personagens sem poder, e em ambos os lados.
cigano

Mensagempor SCCSakura em 10 Nov 2009, 15:12

Nesse ponto existem casos e casos.
Vale a pena existirem poderes, sim, é minha opinião.
O fato de não ter poderes te limita a um role-play BOM
Mas se você pegar um tema que possa ter 500 RCs, o role play é inutil, tanto mafia como cidade podem mentir a vontade e só um ou outro com poder teria sua vantagem.

Acredito que se for para retirar poderes, cobrar em outro ponto, sei lá, interpretação de personagem, não falando como ele, mas dando pequenos textos na frase: (EX: Sem nada para fazer, vou ficar lá afiando minhas unhas) é algo que pode ser dado para um personagem do tipo vigilante ou algo assim.

Além de ficar um pouco mais interessante ao meu ver, é onde os jogadores podem e devem pegar os oponentes.

E outra coisa, isso é um game, perdi a conta das mafias e micros passadas que eu peguei para ler que eu vi pelo menos um xingamento em relação a outro jogador, perder ou ganhar não é o principal objetivo de um jogo e tenho visto que tá virando o principal, mesmo por cima da propria etica dos jogadores.

As vezes é até legal um cidadão dar um "dica" dos seus poderes em uma frase subliminar para que os outros percebam que ele é inocente, e não apenas falar: (EX: Eu sou o heroi, tenho poder tal, na minha descrição tá escrito isso, blz, agora tirem os votos de mim)

Além de anti-climax faz o próprio jogador perder o tesão pelo game.
Imagem
SCCSakura

Mensagempor cigano em 10 Nov 2009, 15:15

SCCSakura escreveu:As vezes é até legal um cidadão dar um "dica" dos seus poderes em uma frase subliminar para que os outros percebam que ele é inocente, e não apenas falar: (EX: Eu sou o heroi, tenho poder tal, na minha descrição tá escrito isso, blz, agora tirem os votos de mim)

Além de anti-climax faz o próprio jogador perder o tesão pelo game.

Não entendi.
cigano

Mensagempor SCCSakura em 10 Nov 2009, 15:17

Eu não posso dizer agora, mas já fiz isso em algumas mafias, ninguém chega a perceber a frase, mas quem percebeu, sabia que eu era inocente (exceto em um que eu era mafia e não consegui me safar)

Depois te conto exatamente onde eu usei uma ok?
Imagem
SCCSakura

Mensagempor cigano em 10 Nov 2009, 15:20

SCCSakura escreveu:Eu não posso dizer agora, mas já fiz isso em algumas mafias, ninguém chega a perceber a frase, mas quem percebeu, sabia que eu era inocente (exceto em um que eu era mafia e não consegui me safar)

Depois te conto exatamente onde eu usei uma ok?

Não entendi o que quiz dizer!

XD

O tema da máfia é um artificio pra dar cor ao jogo, máfia não precisa de tema pra ser jogada. Não entendi direito o que falou antes mas acho que interpretar é uma firula, o jogo flui bem e normal sem.

No mais dar dica ajuda menos do que imagina, pq nem todos vão pegar e se um mafioso saca todos ficam sabendo. Leia a máfia dos simpsons e veja a dica do Cajuzinho XD. Foi épica!
cigano

Mensagempor cigano em 10 Nov 2009, 15:30

Ainda sobre culto e maçonaria. E se na mesma noite ambos os recrutadores escolherem o mesmo alvo?
cigano

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 10 Nov 2009, 15:34

Creio que isso dependa do Mestre.
Eu deixaria o culto prevalecer (devido ao desequilíbrio).
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor SCCSakura em 10 Nov 2009, 18:04

Pravaleceria o primeiro e mataria o segundo recrutador
Imagem
SCCSakura

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais