Final Fantasy XV não rumará para os portáteis

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Re: Final Fantasy XV não rumará para os portáteis

Mensagempor Rain em 15 Jun 2011, 07:55

_Virtual_Adept_ escreveu:Depois de FF XIII, tá aí uma série que poderia morrer e não me faria falta.

Eu não concordo com isso
FF XIII é um capitulo polemico, mais não ruim...eu daria um 8 de 10 ou um 8.5 de 10

Ele possui gráficos bonitos, historia excelente, personagens carismáticos e uma direção artística e sonora de primeira qualidade
Teria tudo para ser um dos melhores capítulos da serie, mas...
O jogo é a linear, MUITO LINEAR, ele é um game mais para filme interativo do que realmente um RPG eletrônico, e foi este o ponto das criticas

A grande maioria dos jogadores odeia ter um jogo com poucas side quests e escolhas reais, os produtores já prometerem que o novo FF XIII-2 com uma pegada de RPG ocidental e teremos finalmente um FF com mais escolhas impactantes e mais personalização, além de exploração

E esperar pra ver...

Outra coisa e esta falacia de que a serie esta morta

FF VIII é um jogo que vendeu horrores (não tanto quanto o 7, logicamente) mais nunca foi considerado um FF ruim, os personagens do jogo sempre são lembrados por fãs da serie e o capitulo é repleto de fanboys
FF IX é um game excelente, pelo menos na minha opinião, ele volta as origens da serie e possui homenagens a todos os FF, sem duvida um dos mais divertidos
FFX é considerado por muitos o melhor capitulo da serie (famitsu), superando até o amado FFVII dos Grognards de plantão. Historia ótima, personagens bacanas, sistema de evolução super criativo e um final que ficou na minha memoria até hoje, poucos games me deixaram tão surpresos e perplexos como o seu final quanto o decimo capitulo de FF!

FFX-2 este sim é uma bosta

FFXII eu pessoalmente não gostei muito, mais foi um capitulo que também vendeu bastante (um campeão de vendas da era do Ps2) e foi glorificado pela mídia especializada
Muitos como eu acreditam que a serie estava muita distante da sua base original, mesmo assim um jogo que agradou muita gente e vendeu bastante (ou seja longe de ser um fracasso)

O XIII volta a utilizar de elementos básicos dos FF (Se espelhando no VII e o VIII que são os capítulos mais repletos de fanboys) mais da um tiro no próprio pé, quando e linear demais e é lançado multi plataforma com partes visivelmente cortadas da sua versão final para caber nos discos do X-360

Ou seja esta serie não esta nem um pouco morta e esta sempre sendo uma das series mais premiadas e esperadas por fãs do mundo inteiro
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Eltor Macnol em 15 Jun 2011, 10:09

Tchê, como assim FF8 nunca foi considerado um jogo ruim? Pra um exemplo bem humorado, Google por Spoony One FF8 Review... :-P

Mas de um modo mais geral, digo só que vendas não são sinônimo de qualidade, tá aí o É o Tchan que não me deixa mentir.
Na minha humilde opinião o gênero JRPG tá agonizante há muito tempo, a série FF admitir que vai se focar em gráfico gráfico gráfico e nada mais é só a pá de cal.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Jun 2011, 11:24

Rain escreveu:
_Virtual_Adept_ escreveu:Depois de FF XIII, tá aí uma série que poderia morrer e não me faria falta.

Eu não concordo com isso
FF XIII é um capitulo polemico, mais não ruim...eu daria um 8 de 10 ou um 8.5 de 10

Ele possui gráficos bonitos, historia excelente, personagens carismáticos e uma direção artística e sonora de primeira qualidade
O jogo é a linear, MUITO LINEAR, ele é um game mais para filme interativo do que realmente um RPG eletrônico, e foi este o ponto das criticas

A grande maioria dos jogadores odeia ter um jogo com poucas side quests e escolhas reais, os produtores já prometerem que o novo FF XIII-2 com uma pegada de RPG ocidental e teremos finalmente um FF com mais escolhas impactantes e mais personalização, além de exploração

E esperar pra ver...

FF VIII é um jogo que vendeu horrores (não tanto quanto o 7, logicamente) mais nunca foi considerado um FF ruim, os personagens do jogo sempre são lembrados por fãs da serie e o capitulo é repleto de fanboys
FF IX é um game excelente, pelo menos na minha opinião, ele volta as origens da serie e possui homenagens a todos os FF, sem duvida um dos mais divertidos
FFX é considerado por muitos o melhor capitulo da serie (famitsu), superando até o amado FFVII dos Grognards de plantão. Historia ótima, personagens bacanas, sistema de evolução super criativo e um final que ficou na minha memoria até hoje, poucos games me deixaram tão surpresos e perplexos como o seu final quanto o decimo capitulo de FF!

FFXII eu pessoalmente não gostei muito, mais foi um capitulo que também vendeu bastante (um campeão de vendas da era do Ps2) e foi glorificado pela mídia especializada
Muitos como eu acreditam que a serie estava muita distante da sua base original, mesmo assim um jogo que agradou muita gente e vendeu bastante (ou seja longe de ser um fracasso)

O XIII volta a utilizar de elementos básicos dos FF (Se espelhando no VII e o VIII que são os capítulos mais repletos de fanboys) mais da um tiro no próprio pé, quando e linear demais e é lançado multi plataforma com partes visivelmente cortadas da sua versão final para caber nos discos do X-360

Ou seja esta serie não esta nem um pouco morta e esta sempre sendo uma das series mais premiadas e esperadas por fãs do mundo inteiro

• FF1 a 3: Grindfest típico; não são ruins, mas são TÍPICOS da época. Jogar hoje em dia é uma tarefa de hércules, se não for em algum dos (inúmeros) remakes, e mesmo assim irrita.
  • 4 a 6: Estamos evoluíndo! O 4 tem um enredo fraco mas memorável; 5 em especial, tem um espaço reservado no meu coração. Gilgamesh! E o 6, sabe, o 6. Terra, fapfapfafap. <3
  • 7: Jogo decente, mas acaba sendo mais lembrado por ser uma fanboyfuckfest que tudo.
  • 8: http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=30&t=4609
  • 9: Retorno as raízes...? Estamos involuíndo? O importante é: Kuja tem quadris de parideira.
  • 10: I wanna be a blitzball when i grow up! A transição de CD pra DVD permitiu que o jogo começasse a se tornar mais filme que jogo. O prelúdio do fim de uma era. HA HA HA HA HA!
  • 10-2: Amei. Um jogo que acaba não se levando a sério; infelizmente, os fãs levaram xD
  • 12: Gilgamesh returns! E o jogo é legal, também. Só achei que a simulação de maratona ali no meio é um tédio.
  • 13: VANILLE VANILLE VANILLE VANILLE VANILLE VANILLE VANILLE (...)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Rain em 15 Jun 2011, 13:13

Eltor Macnol escreveu:Tchê, como assim FF8 nunca foi considerado um jogo ruim? Pra um exemplo bem humorado, Google por Spoony One FF8 Review... :-P

Mas de um modo mais geral, digo só que vendas não são sinônimo de qualidade, tá aí o É o Tchan que não me deixa mentir.
Na minha humilde opinião o gênero JRPG tá agonizante há muito tempo, a série FF admitir que vai se focar em gráfico gráfico gráfico e nada mais é só a pá de cal.

Não, nunca foi, a maioria dos Rewiews da época são criticas positivas ao FF VIII sejam elas midia especializada ou jogadores (http://pt.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasy_VIII)
Nós entramos no mérito de gosto pessoal, é nas questões do Hater

Aquele cara que não gostou de algo e faz uma critica bem humoradas, ironizando o produto final é algo que sempre acontece com qualquer produto, por melhor que ele seja

Um exemplo disso sou eu mesmo, que não gosto de jogos FSP e mesmo assim este gênero cresce e é aclamado por critica e por fãs
Eu não gosto da serie GTA e mesmo assim esta serie também tem seus pontos altos

Ou seja por mais que EU NÃO GOSTE de um titulo isso não o torna ruim
Eu sinceramente não vejo onde FF VIII e tão inferior aos seus antecessores e isso é uma questão minha e de muita gente
Só pra se ter uma ideia, procure forums de discussão sobre FF e veja que o VIII não é o mais odiado capitulo da serie, ele possui fãs fies até
Já vi gente afirmando gostar da serie inteira e preferir o oitavo capitulo (Gardens, personagens,musicas como Eyes on me e Liberi Fatali ficam entre as mais conhecidas de toda a serie, GF/Junction system, Belíssimas CGS)

Esta discussão é improdutiva por si só
E sobre os JRPGs estarem agonizando como gênero, eu concordo com você, realmente estes jogos estão em baixa
Para o mercado de games o que realmente importa e o numero de vendas e neste quesito a serie FF conseguiu até o momento se manter como produto
A comparação com e o tchan e no minimo equivocada

Editado: Só uma observação par o Lumine, FF9 e o capitulo preferido do criador da serie, ele também e cheio de fãnboys, eu gosto do jogo e acho ele bem engraçado, quina e o personagem mais moral de toda a serie
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Jun 2011, 14:45

Rain escreveu:

Eu não concordo com isso

E esperar pra ver...

Cara, vou ser bem sincero: não li o post inteiro.

Mas se você diz que um JOGO é todo bom exceto, well... pela parte de JOGÁ-LO... então não é um bom jogo. É um bom filme interativo, ou qualquer coisa do tipo.

Editado: Por sinal, não dá nem para dizer que é um bom filme interativo, já que é tremendamente linear.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Paul Kersey em 15 Jun 2011, 16:13

Em verdade, na minha modesta opinião, Final Fantasy tem sido uma decepção atrás da outra desde o IX.

Falarei minha opinião a respeito dos jogos relativamente mais recentes (e não mencionarei os jogos on-line e spin-offs da série):
FF VII: Bom jogo, com roteiro interessante (para a época).
FF VIII: Jogo razoável, sinceramente não sei o que existe aqui para merecer tanto elogio.
FF IX: Não gostei. Como um conjunto, é decepcionante. Foi o primeiro da série em que jogar as primeiras horas não compele o jogador (ou pelo menos não me compeliu) a seguir em frente.
FF X: Ok, revolução gráfica com PS2, personagens com falas e tudo mais. Admiro seu esmero no desenvolvimento, Square. Só faltou empenho equivalente na hora de escrever o roteiro.
FF X-2: Confesso que nunca joguei, então não estou apto a falar nada a respeito. Pelo que vi pelo You Tube e um amigo jogando, parece bem.... bom, não sei, parece qualquer coisa menos Final Fantasy.
FF XII: Vejo como um dos maiores erros da Square da atualidade. Um grind muito forte, um protagonista com tanta personalidade quanto um poste e um enredo que pouco aparece durante o jogo tornam esse título de todo dispensável.
FF XIII: Uma abominação. Aquilo sequer merece a qualificação de RPG. Quem quiser exaltar as qualidades de graficos, direção de arte e afins pode (e tem o direito) de faze-lo. Mas por favor não digam que é um bom FF ou RPG.

Não sei se serei taxado de fanboy da série (ou da Square) ao dizer isso, mas tenho esperança, pelo que vi até agora, que FF Versus XIII seja um título interessante.
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Paul Kersey

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Jun 2011, 16:21

FF12 não tem protagonista "fixo", assim como o 6, até onde percebi (e eu joguei até o final, so...)

Você tem personagens que assumem um papel no enredo. Tu começa com o Reks (que morre em meia hora de jogo, pena, ele era legal) e passa a tocha pro Vaan, mas fica meio claro que a história é intercalada entre Balthier, Basch e Ashe.

FF6, por exemplo, você começa com a Terra, aí ela sai de foco, entra o Locke, dividem os grupos, etc.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Paul Kersey em 15 Jun 2011, 16:28

Não tenho tanta certeza. O fato do controle centrar no dito protagonista não ajuda muito na tese. E comparar com FF 6 ajuda menos ainda... Naquele jogo, cada personagem tinha carisma (não o atributo de D&D) suficiente para fazer o jogador gostar dele. Isso era articulado com maestria na hora de controlar algum especificamente (como os trechos de Locke, Cyan ou aquela mulher que não recordo o nome com quem o jogador começa no mundo alterado).
Imagem
Paul Kersey

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Jun 2011, 16:41

Questão de gosto, então. Eu pessoalmente curti muito os personagens; e acho que o foco de "vencer o cara mal e salvar o mundo" não cai bem em Ivalice; todos os jogos que se passam lá geralmente terminam com os protagonistas fazendo algo que apesar de salvar a vida de um continente de pessoas, vai ser esquecidos pelos livros.

(ok, exceto a Ashe infiltrando no Bahamut, mas aquilo ali é Badassice)
Lumine Miyavi

Mensagempor Rain em 15 Jun 2011, 16:49

Lumine Miyavi escreveu:Questão de gosto, então. Eu pessoalmente curti muito os personagens; e acho que o foco de "vencer o cara mal e salvar o mundo" não cai bem em Ivalice; todos os jogos que se passam lá geralmente terminam com os protagonistas fazendo algo que apesar de salvar a vida de um continente de pessoas, vai ser esquecidos pelos livros.

(ok, exceto a Ashe infiltrando no Bahamut, mas aquilo ali é Badassice)

Eu tambem gostei dos personagens, mais o Vaan e um bosta de personagem sem sal
Ashe, Balthier e Basch são otimos personagens sim!

Caramba, tem gente que acha que o roteiro de FFX e fraco... Caraca
Pra você ve como gosto e um negocio complicado

Editado: Ivalice de FFT = NERDSGARSM XD
Editado pela última vez por Rain em 15 Jun 2011, 16:51, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Jun 2011, 16:51

O roteiro de FFX É fraco. A apresentação dele é que é boa.

E sinceramente, eu esperava que o Seymour* não fosse virar vilão; acho que seria melhor pra história e menos previsível.

*Seymour, amante latino
Lumine Miyavi

Mensagempor Eltor Macnol em 15 Jun 2011, 19:18

Rain escreveu:
Eltor Macnol escreveu:Tchê, como assim FF8 nunca foi considerado um jogo ruim? Pra um exemplo bem humorado, Google por Spoony One FF8 Review... :-P

Não, nunca foi, a maioria dos Rewiews da época são criticas positivas ao FF VIII sejam elas midia especializada ou jogadores (http://pt.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasy_VIII)
Nós entramos no mérito de gosto pessoal, é nas questões do Hater

Aquele cara que não gostou de algo e faz uma critica bem humoradas, ironizando o produto final é algo que sempre acontece com qualquer produto, por melhor que ele seja

Um exemplo disso sou eu mesmo, que não gosto de jogos FSP e mesmo assim este gênero cresce e é aclamado por critica e por fãs
Eu não gosto da serie GTA e mesmo assim esta serie também tem seus pontos altos

Ou seja por mais que EU NÃO GOSTE de um titulo isso não o torna ruim
Eu sinceramente não vejo onde FF VIII e tão inferior aos seus antecessores e isso é uma questão minha e de muita gente
Só pra se ter uma ideia, procure forums de discussão sobre FF e veja que o VIII não é o mais odiado capitulo da serie, ele possui fãs fies até
Já vi gente afirmando gostar da serie inteira e preferir o oitavo capitulo (Gardens, personagens,musicas como Eyes on me e Liberi Fatali ficam entre as mais conhecidas de toda a serie, GF/Junction system, Belíssimas CGS)

Esta discussão é improdutiva por si só
E sobre os JRPGs estarem agonizando como gênero, eu concordo com você, realmente estes jogos estão em baixa
Para o mercado de games o que realmente importa e o numero de vendas e neste quesito a serie FF conseguiu até o momento se manter como produto
A comparação com e o tchan e no minimo equivocada

Editado: Só uma observação par o Lumine, FF9 e o capitulo preferido do criador da serie, ele também e cheio de fãnboys, eu gosto do jogo e acho ele bem engraçado, quina e o personagem mais moral de toda a serie

Bom, vamos por partes.

Dá pra ter uma conversa bem extensa, e bem rica, sobre os pontos fortes e fracos do Final Fantasy 8. Mas primeiro a gente teria que concordar em 3 coisas:

- Número de vendas não é sinônimo de qualidade.

Eu adoro usar a Reductio ad ÉoTchan ilustrar pra isso, mas com certeza você pode usar qualquer outro exemplo mais atual de algum produto de qualidade duvidosa que vende bem por apelar ao menor denominador comum, ou por pegar carona no nome da marca, etc.

- Quantidade de fanboys não é sinônimo de qualidade.

Autoexplicativo, né?

- Resenhas positivas de sites não são sinônimo de qualidade.

Em outras áreas eu provavelmente daria bastante peso à opinião da crítica especializada. Música ou cinema, por exemplo, podemos usar opiniões bem embasadas de críticos como um termômetro pra saber se a obra é boa ou não. No caso de games, infelizmente, isso é beeeeeeem mais complicado. A pressão e suborno das produtoras de jogos torna qualquer resenha questionável por natureza, dar uma nota baixa a um jogo de altos valores de produção coloca em sério risco a situação do site ou revista perante seus criadores e dificultar sua vida na hora de receber versões beta e dinheiro de anúncios depois.

Eu entendo que você seja fã da série e entendo que qualquer opinião é pesadamente baseada em gosto pessoal, mas ainda assim acho que dá pra falar muito sobre os erros e acertos de FF8, de uma forma objetiva. Até renderia um tópico próprio. Se você concordar com os pontos acima e quiser falar sobre o assunto, tô aí.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor louc0 em 15 Jun 2011, 19:49

Em ordem de preferência, do maior ao menor (dos que eu joguei)

IV > V > VI > IX > X > VII > VIII > XII > XIII
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Iuri em 15 Jun 2011, 20:12

louc0 escreveu:Em ordem de preferência, do maior ao menor (dos que eu joguei)

IV > V > VI > IX > X > VII > VIII > XII > XIII

A minha é parecida:
VI > IX > IV > V > > VII > VIII >>>>> I e II ( o resto não joguei)
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Aluriel de Laurants em 16 Jun 2011, 00:59

VI > VII > IV > IX > VIII > III > II > I.... faltam jogar alguns.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

AnteriorPróximo

Voltar para Video Games