João e Paulo

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

João e Paulo

Mensagempor laharra em 31 Out 2007, 00:42

Mostrei esse pequeno texto de minha autoria para 5 amigos e apenas 1 entendeu do que se tratava. Alguém se arrisca? Não é tão difícil.

João e Paulo

Essa é a história de dois homens que tiveram caminhos diferentes desde o momento em que se entenderam como pessoas até depois de suas mortes. Quando eram crianças, todos na vizinhança viviam falando: João sempre era o garoto danado, que aprontava com tudo e todos. Era comum ver sua mãe puxando as orelhas daquele capetinha. Já Paulo era um exemplo para João de como ele deveria ser. Um jovem quieto e que obedecia a todos.

No colégio o que mais se falava era da fama de pegador de João. Nenhuma garota poderia dar vacilo que já estava na boca de todos. Claro, pois João não deixava barato e espalhava aos amigos. Enquanto isso, Paulo era quietinho e ingênuo. Os professores o admiravam.

Não é à toa que, quando tinha quatorze anos, João perdeu sua virgindade. Todos os seus amigos queriam saber dos detalhes, e ele não se acanhava em dizer como entrou em um puteiro e mandou ver. Já Paulo, entre os colegas mais íntimos – e apenas os mais íntimos mesmo – deixava claro que só desfloraria depois que se casasse.

Fazendo jus à imagem de adolescente problemático, que gostava de ver nos filmes, João deixava claro que não aceitava desaforo de ninguém na rua. Vivia brigando, e sabia fazer isso muito bem. Todos sabiam disso. Paulo, por outro lado, respirava fundo sempre que desrespeitado e resolvia tudo no diálogo. Era contra a violência e passava essa mensagem adiante.

Obviamente, João também abusava do álcool, cigarro e drogas. Tinha tantas histórias com isso que seus amigos se matavam de rir sempre que ele as contava. Paulo era contra aquilo. Achava que não levava a nada e tinha apoio de alguns, pessoas que ele precisava para viver bem com ele mesmo, mas a maioria apenas ria de seu estilo de vida.

Depois de alguns anos, lá estavam João e Paulo casados com suas respectivas esposas. Mas João não se contentava, e dentro do seu ambiente de trabalho era comum os outros profissionais verem ele retirar sua aliança antes de sair para a farra. Traição era seu mote. Enquanto isso, Paulo dava duro para sustentar a família, e sua esposa sabia como ele sempre chegava tarde por fazer hora extra. Ele nunca a trairia.

Eles tinham seus motes. João admitia a quem perguntasse: conseguia o que queria facilmente com seus contatos e seu poder de persuasão. Alguém em quem os amigos poderiam contar se precisassem de algo. Mas com cuidado para não pisar no calo dele, senão a maré poderia mudar. Paulo seguia à risca uma frase que costumava dizer a todos: “Não julgar ninguém e viver honestamente”.

Um dia, após muitos anos sem se reencontrar, João e Paulo se cruzaram na rua. Ambos se reconheceram, trocaram acenos e perguntaram: “como está você”? Ambos mentiram na resposta. Naquele mesmo dia, eles morreram.

João foi para o céu. Paulo para o inferno.
Editado pela última vez por laharra em 01 Nov 2007, 14:22, em um total de 1 vez.
Tentando encontrar inspiração para terminar o conto abaixo:
O Som do Silêncio: Parte IV - A decisão
Reger está às vésperas de uma batalha onde decidirá seu futuro. Durante o que podem ser seus últimos momentos com a Espada e com Alyse, ele se pega pensando sobre a validade de suas aspirações. Acompanhe o conto no link a seguir:
http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1067
Avatar do usuário
laharra
 
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Out 2007, 18:27

João e Paulo

Mensagempor Lorde Seth em 31 Out 2007, 11:12

Boa...

João se arrependia do que fazia, mas Paulo era um hipócrita.
Para viver a realidade, primeiro é preciso acordar do sonho.
Avatar do usuário
Lorde Seth
 
Mensagens: 70
Registrado em: 24 Set 2007, 15:53

João e Paulo

Mensagempor Lady Draconnasti em 31 Out 2007, 11:54

Só achei que essa parte aqui ficou muito longa.

No colégio o que mais se falava era da fama de pegador de João. Nenhuma garota poderia dar vacilo que já estava na boca de todos, claro, pois João não deixava barato e espalhava aos amigos...


Creio que ficaria melhor assim:

No colégio o que mais se falava era da fama de pegador de João. Nenhuma garota poderia dar vacilo que já estava na boca de todos. Claro, pois João não deixava barato e espalhava aos amigos.

De resto, o conto está muito bom, principalmente o desfexo um tanto inesperado.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

João e Paulo

Mensagempor Ermel em 31 Out 2007, 21:26

Creio que se arrepender depois de tudo fica muito facil pra todo mundo.
Sei lá viu, a historia é interessante, porem interpretações da mesma, as vezes, depende do ponto de vista. Talvez a mentira de João foi a unica 'verdade', sei lá.
Mas fiquei curioso, ira esclarecer o real significado algum dia laharra?

Até!
"And the question is
Was I more alive then than I am now?
I happily have to disagree
I laugh more often now
I cry more often now
I am more me!"
Avatar do usuário
Ermel
 
Mensagens: 133
Registrado em: 05 Set 2007, 23:41

João e Paulo

Mensagempor laharra em 01 Nov 2007, 14:20

Na verdade, posso dizer que Lorde Seth acertou metade da idéia. Como Ermel falou, se arrpender de tudo no final é realmente muito fácil, e seria óbvio demais.

Vou deixar em aberto para ver se outros tentam acertar em cheio e depois dou minha versão.

Agradeço a presença de vocês, e quanto à correção, Lady, ela foi anotada e será feita. :aham:
Tentando encontrar inspiração para terminar o conto abaixo:
O Som do Silêncio: Parte IV - A decisão
Reger está às vésperas de uma batalha onde decidirá seu futuro. Durante o que podem ser seus últimos momentos com a Espada e com Alyse, ele se pega pensando sobre a validade de suas aspirações. Acompanhe o conto no link a seguir:
http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1067
Avatar do usuário
laharra
 
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Out 2007, 18:27

João e Paulo

Mensagempor Lobo_Branco em 01 Nov 2007, 16:12

Bom texto. Após algumas passagens ele ficou um tanto clichê, manequeista, porém, um texto gostoso de ser lido.

A mentira é a semente da corrupção, da quebra dos protocolos. Ao mentir, Pedro corrompeu no que acreditava, se condenando ao inferno. João, ao contrario, se manteve fiel aos seus preceitos, uma mentira há um "estranho" não é nada mais do que comum a ele.

Não acredito que tenha algo haver com arrependimento, e sim com a hipocrisia de como se vive.

Abraços!
"— Nós também éramos crianças, e se eles nos deixaram órfãos, os deixamos sem filhos."(

Óglaigh na hÉireann)


O Último Duelo - conto Capa&Espada
Avatar do usuário
Lobo_Branco
 
Mensagens: 289
Registrado em: 26 Ago 2007, 13:22
Localização: Aquele Bosque com ares de Floresta, na periferia de Contonópolis

João e Paulo

Mensagempor Lorde Seth em 02 Nov 2007, 11:52

Há várias interpretações para a história. Eu mencionei a do arrependimento, mas também há a da relativa aos feitos de cada um.
Para viver a realidade, primeiro é preciso acordar do sonho.
Avatar do usuário
Lorde Seth
 
Mensagens: 70
Registrado em: 24 Set 2007, 15:53

João e Paulo

Mensagempor laharra em 02 Nov 2007, 12:53

Lobo_Branco, gostei da sua interpretação. Realmente o texto é sobre hipocrisia, mas a minha idéia da história você também não acertou. Na verdade, o que pensei chega até a ser algo mais simples do que a maioria pode estar pensando. Mas é como Lorde_Seth falou, cada um tem seu ponto de vista.

Um amigo meu leu e pensou que a moral era que os bonzinhos só se f*dem. Algo totalmente contrário à mensagem. Enfim...

E você falou Pedro ao invés de Paulo :cool:
Tentando encontrar inspiração para terminar o conto abaixo:
O Som do Silêncio: Parte IV - A decisão
Reger está às vésperas de uma batalha onde decidirá seu futuro. Durante o que podem ser seus últimos momentos com a Espada e com Alyse, ele se pega pensando sobre a validade de suas aspirações. Acompanhe o conto no link a seguir:
http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1067
Avatar do usuário
laharra
 
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Out 2007, 18:27

João e Paulo

Mensagempor Lobo_Branco em 02 Nov 2007, 18:26

Pedro, Paulo, João...td nome biblico, dá na mesma...hahaha
"— Nós também éramos crianças, e se eles nos deixaram órfãos, os deixamos sem filhos."(

Óglaigh na hÉireann)


O Último Duelo - conto Capa&Espada
Avatar do usuário
Lobo_Branco
 
Mensagens: 289
Registrado em: 26 Ago 2007, 13:22
Localização: Aquele Bosque com ares de Floresta, na periferia de Contonópolis

João e Paulo

Mensagempor Lady Draconnasti em 02 Nov 2007, 22:30

E ambos começam com P

XD
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

João e Paulo

Mensagempor laharra em 04 Mar 2008, 03:21

Pessoal, foi mal ressucitar esse tópico aqui, mas percebi que fiquei devendo minha explicação. Na verdade, cada personagem é o oposto do que faz. Ambos são hipócritas.

João não fazia nada daquilo, mas mentia para se encaixar na sociedade.

Paulo era o contrário, mas conseguia, por meio de suas mentiras, se passar por inocente.

Por conta disso, João, apesar de mentiroso, não fez o mal suficiente para ir ao inferno. Já Paulo... :twisted:

PS: Quando se cruzam na rua e mentem na resposta, é uma pista. Aliás, o texto todo tem pistas que podem ser percebidas, se analisadas com cuidado.

Obrigado a todos que comentaram. Abraços.
Tentando encontrar inspiração para terminar o conto abaixo:
O Som do Silêncio: Parte IV - A decisão
Reger está às vésperas de uma batalha onde decidirá seu futuro. Durante o que podem ser seus últimos momentos com a Espada e com Alyse, ele se pega pensando sobre a validade de suas aspirações. Acompanhe o conto no link a seguir:
http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1067
Avatar do usuário
laharra
 
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Out 2007, 18:27

João e Paulo

Mensagempor Lady Draconnasti em 04 Mar 2008, 12:18

Huuuuuuuuuum... Vou ler de novo com mais atenção então ;)
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

João e Paulo

Mensagempor Elara em 04 Mar 2008, 14:31

Laharra,

É uma crônica bem clichê, devo admitir. Agora que você já mostrou qual era sua idéia, o que eu falar aqui vai ser "chover no molhado", mas penso que é uma história para se pensar no que fazemos e realizar uma auto-análise para ver se somos o Paulo, o João, estereótipos bem comuns, ou se estamos tentando fazer algo diferente. Quero dizer, João e Paulo mentem pelo mesmo motivo: eles querem ser aceitos pela sociedade. Um por ser "o cara", o outro por querer ser politicamente correto.

Mas e nós? Mentimos? Até onde podemos ir para nos adequar a nosso círculo social? Espero não ter viajado demais.

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

João e Paulo

Mensagempor Corvo da Tempestade em 04 Mar 2008, 14:58

Adorei o texto, realmente muito bom.

Bem há várias interpretações, deste até que "bonzinhos só se f*dem" até a que o único pecado e o arrependimento, claro, passando pela "hipocrisia" do João.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

João e Paulo

Mensagempor laharra em 04 Mar 2008, 22:28

Elara, crônicas não são o meu forte, tenho que confessar. Foi mais um "trivia" cheio de pistas do que um texto bem pensado. Era pra saber se a galera captava minha idéia e o que mais poderiam imaginar. Se faz refletir é um bônus, com certeza :cool: Seus questionamentos são muito válidos. Acredito que todos nós temos um pouco de João ou Paulo (ou os dois) em nós mesmos.

Bjo.

Corvo, fico feliz que tenha gostado. Fique à vontade para voltar a comentar em outros textos meus. Abraços. :cool:
Tentando encontrar inspiração para terminar o conto abaixo:
O Som do Silêncio: Parte IV - A decisão
Reger está às vésperas de uma batalha onde decidirá seu futuro. Durante o que podem ser seus últimos momentos com a Espada e com Alyse, ele se pega pensando sobre a validade de suas aspirações. Acompanhe o conto no link a seguir:
http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1067
Avatar do usuário
laharra
 
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Out 2007, 18:27


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron