O último pedido

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

O último pedido

Mensagempor Carminaro em 07 Fev 2010, 01:11

Quase não acreditei quando ouvi a voz me dizendo:
“Qual seu último pedido?”
Na verdade, eu não cheguei a acreditar.

É claro que eu não teria um último pedido ou qualquer outra coisa. Era eu quem estava com a cabeça presa à guilhotina com uma cesta com feno ali em baixo. Era eu quem vinha sendo perseguido por mais de cinco estados até ser posto de quatro naquela máquina.

Era eu quem ia morrer.

E, por Deus, ele fez uma pergunta nada específica. Seria diferente se me perguntassem “Qual vai ser sua ultima refeição?” ou quem sabe “Quais suas últimas palavras?”, mas a pergunta não foi nenhuma dessas duas. A pergunta foi:
“Qual seu último pedido?”

Aquilo, sem dúvida nenhuma, me pegou com as calças curtas.
“Temos quanto tempo?” eu perguntei.
“Algumas horas. Até antes do amanhecer, compreende?”

Como não compreender? Eu não estava com a garganta na reta a toa, não é mesmo? Claro que não, segundo essas leis que a gente nem imagina que existe eu havia feito uma grande merda. Uma merda tão grande que não valia só a minha vida, mas também a minha cabeça fincada num pedaço de pau pra ser exibida como um aviso “Hey vocês aí que se acham os espertos, façam a merda que quiserem, mas vão acabar assim”.

Mas e o meu último pedido? Agora eu acreditava.
“Acho que vou precisar de algum tempo pensando” avisei.
O carrasco não disse nada, mas senti que ele não estava com muita pressa.

Pensei em muita coisa nas horas que se passaram. Quando puxava o ar para enfim falar, desistia. Pensei em pedir um passeio a cavalo; um abacaxi para comer (e não pense que seria um pedido bobo, pois abacaxis são quase raros por aqui, além de deliciosos); pensei em pedir uma prostituta, mas sempre me detinha no último segundo.

Foi quando quase amanhecia que eu entendi porque fraquejava na hora de pedir alguma coisa que adiasse o fim de tudo, o meu último pedido não deveria ser usado como um simples artifício para o atraso da sentença. Tinha de ser mais que isso. Ao invés de um julgamento, eu fora posto ali com uma única pergunta:
“Qual seu último pedido?”

Não havia sido condenado por ninguém, era eu mesmo quem me condenava.
E eu me perdoava.
Melhor que isso, eu não me sentia culpado.

“Já tenho meu pedido”
Agora só faltava as palavras certas, para não acabar pior do que já estava.
“E então...?” O carrasco perguntou.
“Quero continuar vivo!”

O carrasco deu um risinho baixo.
“Seu pedido foi negado, caçador.”
Quando minha cabeça foi levantada para que eu visse meu corpo decapitado, tive meus últimos dois pensamentos.
O primeiro foi:
“Nunca acredite em um vampiro.”
O último:
“Uma prostituta não teria sido má ideia.”
Avatar do usuário
Carminaro
 
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Fev 2010, 00:35

O último pedido

Mensagempor Dahak em 07 Mar 2010, 23:41

Olá Carminaro. Tudo bem?

Vou confessar que fiquei um pouco hesitante no começo da leitura. Somos logo apresentados a uma cena até que comum, sem uma ambientação prévia. Mas bastou poucos momentos para que a hesitação passasse, a leitura vai fluindo bem e eu realmente compadeci com a dúvida do futuro defunto.

Ver que um abacaxi foi um pedido considerável me fez pensar que o ambiente onde se passa a cena é um lugar bastante seco.

A idéia de pedir para continuar vivo deu até uma quebrada na tensão, hahahahaha. Não nego que em um momento de desespero pode parecer inteligente fazer um pedido assim ^^'

O vampiro ali no finzinho me deixou confuso. Não entendi muito bem.
O preso era um humano, caçador de vampiros e o carrasco era um vampiro?

Sabe, quando eu li prostituta da primeria vez eu imaginei que aquela seria a escolha final. Irônico e interessante ver no questionamento tardio uma anteposição entre o um ato que "contempla" a vida - copular - em meio a um ato que sacramenta a morte.

Gostei do material, deu pra pensar e divagar a respeito muito mais do que a premissa trazida pelo começo da leitura =)

Até mais.
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron