As Planícies da Vastidão (Micro-Conto)

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

As Planícies da Vastidão (Micro-Conto)

Mensagempor Radasforth Longshank em 04 Out 2009, 19:17

As Planícies da Vastidão


Imagem


Galtor permaneceu um tempo incontável olhando encosta abaixo. Não sabia há quantos dias permanecia na trilha traiçoeira, mas pouco lhe importava. Vislumbrou o céu e viu que continuava o mesmo; escuro, inflexível, com os largos olhos cósmicos em seu encalço. Se estivesse lá em cima, pensou ele, saberia qual caminho tomar num piscar de olhos.

Suas perguntas tinham carência de respostas, motivo pelo qual raramente vasculhava sua mente à procura de um remédio para seus obstáculos. Galtor sentou-se por um tempo. Era noite. A planície ao seu redor era a apoteose da vastidão. Uma desolação incomum e vazia, que guardava o mistério das Eras do Tempo em seu interior. As planícies não possuiam feições; no horizonte via-se a vasta região que era contornada por raras elevações onde nada brotava ou tinha forma; pensou que talvez fosse o primeiro errante dos ermos a disparar uma busca pelo outro lado da Vastidão, pois ninguém nunca havia sentido uma necessidade insólita de atravessar aquela planície obscura.

Galtor encostou-se contra uma pedra. Estava fria. Os ventos do horizonte sopravam uma brisa em seu rosto pálido. Retirou as coisas que carregava consigo ao seu lado; desarmou o machado castigado pelo tempo, o escudo da cor do crepúsculo, os mapas que não o levaram à lugar nenhum, sua mochila de couro cru e seu cantil metálico vazio. Observou os raios do sol fugirem das sombras da noite e viu Lítios subir aos céus. A lua que trazia a madrugada.

Então permaneceu recostado na pedra por um tempo imemorial, contemplado o horizonte monocromático e que se estendia até o infindável e desconhecido esboço de montanhas absurdamente altas e inalcançáveis; foi envolvido no cobertor mágico do pensamento, preso em uma filosofia primitiva sem começo nem fim, onde viu-se questionando as perguntas insoluveis, íntimas da vida. Viu que desconhecia o significado desta palavra, assim como, em um lampejo de luz, desconheceu todas as palavras que conhecia, e, como tentando agarrar-se na escuridão, desapareceu. Subiu ao universo, e ficou cego pela luz dos sóis negros; estrelas que irradiavam uma força brutalmente sombria, ao inverso do Sol ou de Lítios, como ele conhecia no princípio.

Rasgou as constelações eternas, viajou através das galáxias mais remotas e frias, ermos de solidão, sem vida ou cor, e então ficou cego pela ausência das palavras e das cores.Algo o impuslionava com uma velocidade superior à da luz e da vida entre as fendas da perdição, através dos infinitos sistemas solares, galáxias, universos e multiversos; permaneceu percorrendo toda a vastidão suprema que compunha a matéria, e talvez chegou a ver além da matéria e dos átomos, quebrando a cadeia de prótons e nêutrons, destruindo-os ainda mais e vendo o que havia além dos quarks e das demais partículas. Uma energia obscura vendou seus olhos; ficou imóvel por séculos, contemplando a Paisagem sem Cor, até que voltou onde estava no princípio, ao lado de uma pedra. Sentiu seu machado e escudo ao seu lado. A visão ajustou-se num piscar de olhos. Recobrou os sentidos. Estava de volta. Atônito. Vômitou. Com um gesto de escárnio, levantou-se.
Haviam se passado dez anos desde que deixara seu machado de lado para contemplar as Planícies da Vastidão.

Largou suas coisas ante a solidão eterna, ao lado da pedra.

Estava na hora de partir.


.

..

….
Editado pela última vez por Radasforth Longshank em 04 Out 2009, 21:48, em um total de 7 vezes.
Avatar do usuário
Radasforth Longshank
 
Mensagens: 71
Registrado em: 08 Fev 2009, 09:18
Localização: Myth Drannor

As Planícies da Vastidão (Micro-Conto)

Mensagempor Madrüga em 04 Out 2009, 19:36

Eu gostei do conto, Radasforth. Deu uma movimentada por aqui, uma seção que anda meio morna...

...só que, embora a narrativa seja boa (tem ritmo e as palavras na medida certa, sem faltas nem excessos), o conto termina com um "hã?". Quer dizer, a idéia de se contar algo é que valha a pena contar; o conto precisa de um twist, precisa mostrar um desvio da normalidade, um algo a mais... só que terminou como mera cena de algo maior, começou como terminou, e jogou um balde de água fria em quem esperava alguma surpresa.

Teremos continuação? Fiquei curioso para saber!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

As Planícies da Vastidão (Micro-Conto)

Mensagempor Radasforth Longshank em 04 Out 2009, 19:39

Então, Madruga.
Eu tinha o ímpeto de fazer um micro-conto, algo que levasse o leitor à muitos lugares e a lugar nenhum.Era pra ser meio assim.Sem sentido.Apenas um errante.Ninguém.Apesar disso, estou começando a ver por outro lado e talvez modifique a história.
Mas enfim, estou ainda revendo possíveis ganchos.
Alguma sugestão?

Obrigado pelo comentário!

Até mais.
Avatar do usuário
Radasforth Longshank
 
Mensagens: 71
Registrado em: 08 Fev 2009, 09:18
Localização: Myth Drannor

As Planícies da Vastidão (Micro-Conto)

Mensagempor Emil em 04 Out 2009, 20:52

Opa, atenção à revisão só. "Encima", "desrever", "o apoteose", espaço depois dos pontos... essas coisas dão uma cara de cuidado maior ao texto, valorizam-no.

Ficou gostosinho de ler.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

As Planícies da Vastidão (Micro-Conto)

Mensagempor Radasforth Longshank em 04 Out 2009, 20:56

@Madruga
Já tive uma idéia pra fechar o conto.Obrigado pela crítica.

@Emil
Obrigado por concertar esses erros.Às vezes escrevo às pessas, sem tempo.Mas acho que uma coisa que não combina com escrever é pressa. :tsc:

Até mais.
Avatar do usuário
Radasforth Longshank
 
Mensagens: 71
Registrado em: 08 Fev 2009, 09:18
Localização: Myth Drannor

As Planícies da Vastidão (Micro-Conto)

Mensagempor Bahamute em 04 Out 2009, 23:14

Gostei.
Terminou com um gostinho de "quero mais".
Mas, pra mim não precisava de continuação, o charme dele está em não ter um final, em deixarmo-nos imaginar o que Galtor fará dalí pra frente, ou o que ele fez para chegar até ali.

Gostei principalmente da descrição de sua viagem pelo cosmos. Amo esse tipo de coisa, e você mandou muito bem na descrição.
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

As Planícies da Vastidão (Micro-Conto)

Mensagempor Radasforth Longshank em 05 Out 2009, 12:31

Valeu, Bahamute.
É lindo ouvir um elogio. :victory:

Até mais.
Avatar do usuário
Radasforth Longshank
 
Mensagens: 71
Registrado em: 08 Fev 2009, 09:18
Localização: Myth Drannor


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron