O homem por trás das câmeras

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

O homem por trás das câmeras

Mensagempor JOE_KR em 11 Set 2007, 01:10

Koé!!!

Criei esse pequeno conto há um ano e meio atrás mais ou menos. Ele marcará a minha estréia na nova spell, ou a minha re-estréia na spell [dependendo do ponto de vista, hahaa =p].

Espero que gostem.

________________________

O homem por trás das câmeras

Cada passo que damos pelo shopping é vigiado – ou, pelo menos, assim deveria ser. Em qualquer canto dele, há uma câmera que trabalha silenciosamente registrando o que se passa. E, do outro lado dela, existe um homem que é pago somente para ficar assistindo ao que é filmado. E este homem é o Seu Domingues.

Seu Domingues é uma pessoa discreta, não por ser calculista, introvertido ou controlado, mas apenas por ser comum demais. Ele tem cerca de cinqüenta anos, uma barriga protuberante e cabelo branco com entradas acentuadas. Gosta de ver futebol e filmes de ação (adora Velocidade Máxima e qualquer outra coisa “cheia de adrenalina”), de beber cerveja e de ler as manchetes e a parte de esportes dos jornais. Enfim, apenas mais uma pessoa como qualquer outra.

Ele trabalha nisto há oito anos. Começou no emprego todo empolgado com a idéia de acompanhar a vida alheia: só desgrudava os olhos dos monitores na hora do almoço ou de ir embora. Mas a excitação inicial foi aos poucos diminuindo, até chegar o dia em que ela acabou. Passou a alternar o olhar entre os monitores e o relógio, tamanho era o tédio – afinal, raramente acontecia algo de interessante – e a vontade de ir embora.

Um dia, levou um jornal para o trabalho. Leu-o com certo receio, pois sabia que o correto seria vigiar os monitores, porque era para isso que lhe pagavam. Na quarta-feira seguinte, levou o caderno de esportes, o leu todo, ainda com o mesmo peso na consciência. Voltou a levar uma leitura para o trabalho na sexta-feira, e desta vez receou menos. À medida que ia ficando com cada vez menos pé-atrás de ler durante o expediente, ia levando com maior freqüência coisas para ler. Isto até o ponto em que perdeu totalmente o receio e a leitura durante o horário de trabalho se tornou hábito. Recentemente, ele não tem levado somente jornais – afinal, se acaba de ler um em pouco tempo – mas também livros. Acabou de ler Código da Vinci, do Dan Brown, na última segunda e agora está lendo O Zahir, do Paulo Coelho. Acha que está se tornando uma pessoa culta e bem-informada.

O que mais gosta no seu trabalho é fato dele ter lhe rendido ótimas histórias para se contar enquanto toma cerveja no bar com os amigos. Uma de suas favoritas é de quando um dos elevadores parou no segundo andar da garagem e um dos seguranças falou com ele pelo walkie-talk:

-Aí, Seu Domingues, pode dar uma olhada aí nos monitores para ver se tem alguém preso no elevador? Ouço barulho lá dentro, mas quando eu chamo ninguém responde!

Quando olhou para o monitor correspondente ao elevador que estava parado, falou logo no walkie-talkie:

-Caramba! Tem um casal trepando lá dentro!

Cinco minutos depois, toda a segurança do shopping estava dentro da sala.

Bem, poderia passar mais tempo falando sobre o Seu Domingues, as suas anedotas do ofício e tudo mais, mas tenho que ir embora agora. Tenho um encontro com a filha dele - no shopping, porque é o único lugar onde ele me deixa levá-la.
Minhas Palavras são escolhidas, minhas obras não têm igual; só para o tolo elas são vazias, para o sábio elas conduzem à glória.

- Hammurabi
Avatar do usuário
JOE_KR
 
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Set 2007, 00:33
Localização: Rio de Janeiro

O homem por trás das câmeras

Mensagempor John_Coffey em 11 Set 2007, 09:06

Hey Joe! (Pun not intended!)

A idéia do conto é interessantíssima. Eu adoro o conceito do Grande Irmão, pois sempre rende boas coisas. Eu só acho que seria interesante você aliar a excelente descrição do seu Domingues com algo do trabalho dele, crando um conflito. Um bom exemplo seria ele vendo a filha com outro (ou outra) e quais seriam as suas reações.

Amplexos!
"A vida nada mais é do que pequenas porções de morte aplicadas a nós diariamente pelo Divino"
Avatar do usuário
John_Coffey
 
Mensagens: 14
Registrado em: 06 Set 2007, 15:42

O homem por trás das câmeras

Mensagempor JOE_KR em 11 Set 2007, 18:13

Koé!!!

Coffey,

Obrigado!!!
Li esse teu comentário assim que vc o postou ontem e fui dormir pensando na tua sugestão. A idéia que eu tinha em mente não necessariamente a do Grande Irmão, mas sim a de uma pessoa comum e a sua relação com o trabalho, com o cotidiano e com a rotina. Cheguei a pensar em alguns casos para colocar no conto, mas não os coloquei; os argumentos já estão por demais sutis, ficariam ainda mais ocultos caso eu colocasse mais informações no conto. Mas acho que extendê-lo ou criar uma 2a parte autônoma seria interessante, não para desenvolver as reações do Seu Domingues e sim para mostrar o outro lado - a reação dos vigiados com os instrumentos de vigilância. Por exemplo, seria legal refletir sobre o que o casal pensou ou deixou de pensar na hora em que parou o elevador para "trepar".

Falow e té +!!!
Ass.: JOE K.R [cadê os contos do Vortex e do Volcano?!]
Minhas Palavras são escolhidas, minhas obras não têm igual; só para o tolo elas são vazias, para o sábio elas conduzem à glória.

- Hammurabi
Avatar do usuário
JOE_KR
 
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Set 2007, 00:33
Localização: Rio de Janeiro

O homem por trás das câmeras

Mensagempor Dahak em 12 Set 2007, 23:03

Joe, Joe, Joe!
Esse seu conto pareceu um retrato fidedigno até os últimos dez minutos do segundo tempo. Não parece mais, lol.

Durante boa parte do trabalho eu tive a sensação de que você estava retratando a vida de um senhor que, apesar de não existir em sua essência, permeia a vida de milhares de brasileiros.

Em muitos momentos pareceu abordar a vida um cara comum. E achei mesmo que estava fazendo isso, por vezes achei, hauahauahaua

Ao término da leitura e lendo seu comentário para o Coffey eu entendi sua intenção e suas razões. Ah, e me rendeu boas risadas o último parágrafo!
HAUioaHoha

Pra terminar, quero dizer que o conto foi bem redigido e, como disse, teria passado facilmente como um relato.

Está de parabéns.

Abração e seja bem-vindo de volta ;)


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

O homem por trás das câmeras

Mensagempor Lanzi em 13 Set 2007, 13:50

Grande Joey, hehehe.

Ótimo texto. Gostei muito no tom de relato com que você iniciou e fechou o conto. Como se fosse um biólogo pesquisador analisando um daqueles animais, tipo um dos programas do Animal Planet. Parece o observador observando o observador.

Gostei também do modo como você usou os períodos de tempo, dando a sensação do observador observado, mas no recheio me perdi um pouco quando você mudou para o pretérito quando disse que o Seu Domingues começara a levar jornais para o emprego.

As consequências e peculiaridades que o emprego trouxe ao trabalhador do conto foram expostas de forma bem leve e inteligente. Me refiro ao tédio, que é o motivo pelo qual o indivíduo começou a ler. Embora o estereótipo tenha sido usado para descrever de maneira bem superficial e conveniente o Seu Domingues, ficou de certa forma interessante, mas cuidado com esses estereótipos. Talvez tenha sido até proposital, uma vez que pela câmera só conseguimos enxergar mesmo os estereótipos.

E eu poderia escrever vários parágrafos com várias interpretações, mas não vou fazer isso porque tira um pouco da graça do texto.

Mas gostei muito, parabéns.

Ah, e o final ficou ótimo e bem original.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

O homem por trás das câmeras

Mensagempor Saxplr em 24 Set 2007, 20:59

Bom, o texto está bem escrito, sem dúvida nenhuma, com uma técnica apurada...

Mas não vejo nenhuma cor nele... Está chato. Nada acontece.
Me pareceu aqueles filmes que passam 120 minutos dentro de um cômodo que nada acontece.

Assim, bastante técnica, nehnuma história...

Uma situação dramática, um ponto de giro, essas coisas que de repente prendem o leitor, senti falta... Passou uma mosca na minha frente e eu me distraí no meio...

Enfim, sua técnica está magnífica... Mas vamos trabalhar melhor o roteiro...

Rodrigo.
Revista de histórias:
http://www.balaiobranco.com.br
Avatar do usuário
Saxplr
 
Mensagens: 59
Registrado em: 28 Ago 2007, 16:20

O homem por trás das câmeras

Mensagempor Dahak em 31 Jan 2008, 05:41

Essas pessoas que não voltam pra dar tréplicas viu XD


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

O homem por trás das câmeras

Mensagempor Elara em 31 Jan 2008, 14:10

O conto ficou bom. Parabéns, Joe.

Entretanto, duas ressalvas: revisão no uso das vírgulas e o final, que poderia ser colocado com o narrador já no shopping, com a filha de Seu Domingues, sendo observado enquanto narra o estereótipo do cara. Ficaria mais original. Com o final atual, ficou muito clichê. ;)

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

O homem por trás das câmeras

Mensagempor JOE_KR em 01 Fev 2008, 01:41

Koé!!!

Antes de mais nada, obrigado a todos pelos comentários.

Dahak: Obrigado, Dahak.
Acrescentaria que isso não é somente a situação de vários brasileiros, mas de várias pessoas no mundo.

Lanzi: Sim, o uso do estereótipo foi intencional. Queria dar um certo tom de normalidade e, até mesmo, de banal ao personagem, algo bem adequado à temática principal do conto - um dia-a-dia tedioso, sem ação ou novidade.
No mais, fico feliz por saber que te agradou o conto!!!

Saxplr: "legal", "chato" são daquele tipo de juízos subjetivos e pessoais. Creio que textos predominantemente descritivos, sem um clímax e outros elementos dramáticos, por assim dizer, não te agradem, infelizmente.
Cheguei a pensar em algumas situações para colocar no conto, como quando Seu Domingues flagrou um garoto apertando baseado no elevador [sim, outra vez no elevador, mas não seria por falta de criatividade, mas por opção, oq não vem ao caso]. Preferi não colocá-las; a escolha não foi prender o leitor, mas fazer um texto que o leitor lesse logo, de uma vez, com rapidez. Por isso também a falta de profundidade psicológica, que é algo característico das minhas narrativas mais recentes.
Infelizmente, as opções de um escritor nem sempre são as que o seu leitor gostaria que ele tomasse.

Dahak [2]: Hei, aqui estou "treplicando"!!! XD

Elara: Ressalva um, anotado e a ser feito!!! Ressalva dois: achei interessante a possibilidade, embora o ar de "piadinha charmosa" do final original fosse perdido. Depois eu reescrevo e experimento isso.

Falow e té +!!!
Ass.: JOE K.R [que já foi perguntado por uma amiga se esse Seu Domingues era fictício ou não]
Minhas Palavras são escolhidas, minhas obras não têm igual; só para o tolo elas são vazias, para o sábio elas conduzem à glória.

- Hammurabi
Avatar do usuário
JOE_KR
 
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Set 2007, 00:33
Localização: Rio de Janeiro

O homem por trás das câmeras

Mensagempor faprasem em 01 Fev 2008, 09:51

Ainda bem q o Dahak resgatou esse conto! Acho interessantíssimos essas histórias que têm como personagem principal o cidadão comum. Nesse caso, isso foi muito bem usado. Gostei do conto todo, que prendeu minha atenção até o final. E que tal um conto novo, hein Joe?

Um abraço, Faprasem
Avatar do usuário
faprasem
 
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Set 2007, 21:00

O homem por trás das câmeras

Mensagempor JOE_KR em 01 Fev 2008, 15:47

Koé!!!

Grato, Faprasem.
Conto novo? Eles estão por vir. Por enquanto, só tô "atualizando" a Spell com coisas antigas que nunca foram postadas por aqui.

Falow e té +!!!
Ass.: JOE K.R [pretendendo relançar contos muuuito antigos revisados...]
Minhas Palavras são escolhidas, minhas obras não têm igual; só para o tolo elas são vazias, para o sábio elas conduzem à glória.

- Hammurabi
Avatar do usuário
JOE_KR
 
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Set 2007, 00:33
Localização: Rio de Janeiro

O homem por trás das câmeras

Mensagempor Lady Draconnasti em 03 Fev 2008, 19:40

Uma boa mostra do cotidiano de quem trabalha "olhando a vida alheia". Acho que o auge foi no momento em que o personagem perde o receio em cumprir com seu tedioso trabalho e vai levando cada vez mais leituras para passar o tempo "ocioso".

Parabens
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

O homem por trás das câmeras

Mensagempor Dahak em 06 Fev 2008, 06:08

faprasem escreveu:Ainda bem q o Dahak resgatou esse conto!

Disponha XD

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

O homem por trás das câmeras

Mensagempor Lobo_Branco em 13 Fev 2008, 23:06

Tinha comentado uma vez ao ler o conto do Saxplr, adoro esse tipo de narrativa - apesar dela no final ter se revelado um tanto diferente da narrativa do conto do Sax.

Há tempos estava enrolando de ler seu conto Joe, uma infelicidade minha. Bem, antes tarde do que nunca.

Gostei pacas, da descontração, da proximidade que dá ao leito com o Seu Domingues. Da "corrupção" inocente do senhor frente as responsabilidades do emprego. Isso somado ao fim do conto, revelou de forma ímpar que ele realmente estava tratando de um humano. Meus parabéns!

Abraços!
"— Nós também éramos crianças, e se eles nos deixaram órfãos, os deixamos sem filhos."(

Óglaigh na hÉireann)


O Último Duelo - conto Capa&Espada
Avatar do usuário
Lobo_Branco
 
Mensagens: 289
Registrado em: 26 Ago 2007, 13:22
Localização: Aquele Bosque com ares de Floresta, na periferia de Contonópolis

O homem por trás das câmeras

Mensagempor maksimun em 14 Fev 2008, 12:40

Que ótimo conto cara, como Dahak disse, não pude contar as risadas no final! Analisando mais profundamente, seu conto na realidade poderia ser visto como uma crítica à rotina, quantas vezes você na aula ou no trabalho já não teve aqueal sensação de monotonia, de que queria fazer algo diferente. O personagem consegue driblar essa rotina fazendo algo realmente interessante para ele, ou que pelo menos deixasse seu trabalho menos tedioso. Enfim, gostei muito de como foi narrada a estória.

Porém...

Estou sentindo falta daquelas suas estórias com enredos viscerais e muito profanismo xD

Grande abraço!
"Você pode enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não pode enganar a todos o tempo todo." - Bob Marley, Get up Stand Up.
Avatar do usuário
maksimun
 
Mensagens: 26
Registrado em: 02 Fev 2008, 14:21


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron