A Jihad da Bola

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

A Jihad da Bola

Mensagempor Lorde Seth em 17 Fev 2009, 01:49

A Jihad da Bola
Lorde Seth


Escrito rapidinho, antes de dormir. Apenas alguns pontos para a reflexão geral. :parede:



Ontem no clássico São Paulo versus Corinthians, conflitos entre torcedores e a polícia deixaram trinta feridos. Um torcedor do São Paulo, time da casa, teria atirado uma bomba contra torcedores visitantes, 10% do total. Em MG, quatro motociclistas abriram fogo contra um grupo de torcedores do Atlético Mineiro, baleando Lucas Marcelino, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

Agorinha á pouco, no Jornal da Globo, Christiane Pelajo e William Waack indagavam se eliminar torcidas adversárias de clássicos não resolveriam problemas. Ou talvez uma melhoria na qualidade dos estádios, reforço na segurança, etc... As coisas que todas as vezes ouvimos falar, mas que sabemos, apresentam dificuldades a conter os ânimos, e a violência.

Essa ira descontrolada, essa paixão que transforma-se em ódio, é ao meu ver o resultado da idolização do futebol no Brasil. Para muitos, o futebol deixou de ser uma arte, um jogo, um esporte, e passou a significar o produto da competição, os meios e os fins por que alguns vivem, seu ar, sua vida, sua cultura. A arte da bola passou a ser um deus. E conquanto os indivíduos vistam-se com camisas de times diferentes, eles pertencem a facções diferentes, e assim como vários judeus e muçulmanos e cristãos não se entendem, certos são paulinos e corinthianos e cruzeirenses e atleticanos não se entendem também. Mesmo que todos, no fim, ainda idolatrem o mesmo deus, os detalhes tornaram-se mais importantes que o todo.

Hipocrisia da mídia, perguntar o que está errado. Oras, tanto dinheiro, tanto ibope, tanta emoção logo resultaram em ínfimo apoio e ínfimo suporte a esse (verdadeiramente bonito) esporte. E em um país em que a grande maioria da população vive amontoada em cidades, muitos em pobreza, a educação é um mérito e uma chance um tesouro. Alienação não limita-se a desligamento voluntário ao que acontece, mas mais importantemente a incapacidade de agir por falta de lacunas necessárias ao assim fazer. Exclusão social resulta em empobrecimento de cultura. E se descontarmos festas populares, intoxicantes e eventuais programas sociais muitos ficaram com isso, a arena, o estádio, barata entrada em uma avenida de futebol. Galerias de arte, museus, teatro, cinema, viajens, oras, essas passam longe do cidadão de massa brasileiro. Ballet? Que Ballet... Como diriam os Titãs, bebida é água e comida é pasto.

Toda quarta-feira tem propaganda do jogo vindouro na tevê. Todo final de campeonato até mesmo a escala da programação muda. Até me lembra os pastores e o papa, fazendo seus anúncios e pregações. Ou o pessoal mais extremista no parlamento israelese, pregando suas táticas anti-mercê; ou até mesmo o hamas e o hellzbollah, passando em sinal roubado os vídeos de seus mártires que morreram na guerra. Violência dentro e fora de estádios? Que nada, apenas criaram a Jihad da bola.


Abraços! :victory:
Para viver a realidade, primeiro é preciso acordar do sonho.
Avatar do usuário
Lorde Seth
 
Mensagens: 70
Registrado em: 24 Set 2007, 15:53

A Jihad da Bola

Mensagempor Elara em 17 Fev 2009, 09:49

Uma crítica a se pensar mesmo, Lorde Seth. Embora não concorde com alguns pontos, o quesito central é: as torcidas organizadas são uma barbárie. Aqui na Paraíba também vemos ânimos inflamados pela paixão futebolística que acabam levando a conflitos como o que você mencionou. Realmente lamentável. Mas nem sempre são pessoas de pouca cultura ou baixa renda envolvidas nesses conflitos. Só citando um exemplo, num jogo do Botafogo, o diretor financeiro do local que eu trabalho, um cara que ganha bem, tem estudo, etc. etc., estava envolvido na briga, lá no meio do capo, logo no final da partida. Passou até no Globo Esporte. Lembro que salvamos o vídeo para tirar onda com ele e tudo mais.

A questão é que valores como a civilidade estão se perdendo com o passar do tempo. Puxa, é só um jogo. E, se todos tivessem em mente que brigar por isso, derramar sangue, não leva a nada, não só nisso, mas em outras questões, o mundo seria melhor. A questão não é de estudo, é de educação, pois nossas escolas ensinam, mas atualmente não educam as novas gerações para ser realmente cidadãos.

Colocar a culpa na mídia todo mundo sabe. Chamá-la de hipócrita também. Mas é preciso fazer uma leitura crítica. As massas sempre existiram e continuarão existindo. A mídia, por si só, é massiva. Mas e todas as manifestações periféricas? Não contam? Há muito tempo que as periferias começaram a pensar, Lorde Seth. Há muito tempo passaram a produzir cultura de qualidade no melhor sentido da palavra. E isso demonstra que não, nem todos são alienados. Não se pode generalizar dizendo que a mídia é hipócrita e que é por culpa dela que não há suporte ao esporte. Há um conjunto de fatores sócioculturais nesse contexto. Mas o principal problema, repito, é a falta de educação, não de estudo, mas de educação, no sentido do civismo, de bons costumes, essas coisas básicas que se tornaram antiquadas.

No mais, um bom texto, bem escrito e reflexivo. Parabéns. :aham:

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

A Jihad da Bola

Mensagempor laharra em 17 Fev 2009, 13:18

Também não concordo com tudo, seguindo uma linha mais parecida com a de Elara sobre a questão cultural.

Sobre a mídia, ela tem sua parcela de culpa nos eventos de violência, mas não no sentido que você falou. Tem sua parcela de culpa quando chama um marginal travestido de integrante de torcida organizada para um programa esportivo, quando cria um clima de guerra desnecessário... Isso realmente acontece, e seria hipocrisia minha - sendo jornalista esportivo - não admitir. Isso aconteceu nesse último clássico paulista, motivado também pelo climinha de guerra entre os proprios diretores dos clubes antes do jogo.

Agora, tem que haver o questionamento - é o papel da imprensa. Tem que se procurar repsostas. Hoje houve a notícia de que Lula estaria pensando em fazer um cadastramento de torcedores e blá blá blá. A mesma história de 1995, quando houve aquele incidente no Pacaembu. Quase 14 anos depois, a mesma promessa.

Eliminar torcidas dos clássicos poderia ser um caminho, mas acho que estaríamos assumindo incompetência de lidar com a situação. Aqui em Pernambuco, por exemplo, chegou ao cúmulo da situação da torcida organizada visitante ter de ser escoltada pela polícia - a mesma torcida cujos integrantes promovem arrastões após os jogos do Sport por todo o Recife. O que falta, para mim, é pena e fiscalização decentes. Agora, daqui que o governo realmente acorde para o que está acontecendo vamos ver episódios como esses do fds.

Enfim, a discussão é grande, mas tenho que trabalhar :cool:
Tentando encontrar inspiração para terminar o conto abaixo:
O Som do Silêncio: Parte IV - A decisão
Reger está às vésperas de uma batalha onde decidirá seu futuro. Durante o que podem ser seus últimos momentos com a Espada e com Alyse, ele se pega pensando sobre a validade de suas aspirações. Acompanhe o conto no link a seguir:
http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1067
Avatar do usuário
laharra
 
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Out 2007, 18:27

A Jihad da Bola

Mensagempor Dahak em 17 Fev 2009, 23:09

Antes de mais nada, quero dizer que esse tipo de texto de reflexão, de opinião é algo que a Equipe do Artes aprecia e até intenta trazer em forma de projetinho. Quando enfim sair do papel, até falarei contigo a esse respeito para ver se pode contribuir e participar ^^

Durante a leitura lembrei de uma matéria que falava sobre um recente "acordo" entre o Corinthians e o Palmeiras que entendia o São Paulo como inimigo. Ocorreu-me que poderia haver sim um tensão no tal jogo, mas no momento que tive contato com a matéria, a sensação de ver dois antagonistas históricos unidos foi a idéia que marcou.

Seus apontamentos, argumentos e comparações são fortes. Soaram bem claros através de um texto sólido e bem arquitetado. Independentemente daqueles que concordaram, parcial ou integralmente, ou não concordaram com ele, fico feliz em ver que o debate corre amigavelmente e que todas as opiniões são merecedoras de respeito, de serem ouvidas e, portanto, respeitadas.

E cá pra nós, o espetáculo seria muito mais bonito se não tivéssemos de assistir problemas de violência e etc, né?
Justamente em um esporte tão amado pelo país...
Fico meio indignado com esse tipo de coisa, porque, aos meus olhos, é uma falta de respeito dos torcedores para com eles mesmos, para os amantes do futebol. Além de ser um péssimo "cartão" de visita sobre o esporte nacional.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

A Jihad da Bola

Mensagempor laharra em 20 Fev 2009, 02:26

Exatamente, Dahak. Você tocou em um ponto importante. Em um ano que a Fifa faz visitas para inspecionar os estádios e locais de construção das arenas para a Copa do Mundo de 2014, esses tipos de problemas continuam acontecendo.

Espero que o amadorismo de todos acabe antes da Copa do Mundo. É a chance de botar ordem na casa, até por conta dos investimentos. Se deixar passar, não vejo um futuro muito bom...
Tentando encontrar inspiração para terminar o conto abaixo:
O Som do Silêncio: Parte IV - A decisão
Reger está às vésperas de uma batalha onde decidirá seu futuro. Durante o que podem ser seus últimos momentos com a Espada e com Alyse, ele se pega pensando sobre a validade de suas aspirações. Acompanhe o conto no link a seguir:
http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1067
Avatar do usuário
laharra
 
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Out 2007, 18:27

A Jihad da Bola

Mensagempor Dahak em 24 Fev 2009, 01:32

É em um momento como esse que vale a pena ser brasileiro pra dizer que não desistimos nunca, mesmo que seja do sonho em que um dia não haverão mais brigas nos estádios.

Imagine só se esse fosse só mais um ano ordinário...

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

A Jihad da Bola

Mensagempor Lorde Seth em 27 Fev 2009, 10:08

Olá galera, tudo bem?

Elara, concordo contigo na questão da educação. Não somente a educação padrão possui imensos buracos em seu conteúdo, mas a educação no sentido de valores morais está também em baixa. De onde veio isso? Deixo aí a pergunta, mas acredito que, se nossos líderes não apresentam um exemplo muito venerável a seguir, então onde vamos olhar? Por isso acredito que nós temos de viver o exemplo nós mesmos, porque senão esse país nunca vai mudar... :aham: Agora, por favor note que não quis dizer que populações de baixa renda não produzem cultura, mas sim que em geral formas mais ''altas'' e elitizadas destas lhe são negadas, sendo reservadas apenas a aqueles que podem pagar por ela.

Com relação às torcidas organizadas, como você e o Iahara levantaram, acredito que vale a pena lembrar que, embora vários elementos dentro delas estejam envovidos na Jihad, muitos times delas também dependem. Afinal, são elas que organizam os torcedores e garantem presença nos estádios, além de garantir vendas com relação a merchandising e coisas do tipo. Concordo sim, com o Iahara que há muita hipocrisia da mídia nisso aí... Afinal, o futebol recebe imenso privilégio de cobertura com relação a qualquer outro esporte. :hmmm: Mas se isso é causa ou consequência daí já é outra coisa a ser ponderada.

Tio Dahak, obrigado pelo apoio ''oficial'' ao tipo de tópico em questão. Assim como a Elara e o Iahara, obrigado por aparecer aí, também.

Abraços! :victory:
Para viver a realidade, primeiro é preciso acordar do sonho.
Avatar do usuário
Lorde Seth
 
Mensagens: 70
Registrado em: 24 Set 2007, 15:53


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron