Escolhas

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Escolhas

Mensagempor Magyar em 19 Dez 2008, 00:38

Saudações!

Bom, não sei o que está havendo, mas o último texto me deu vontade de fazer mais um! Issa!
Dois textos em dois dias. Minha criatividade deve estar a mil, só pode.

Espero que gostem e desgostem. Aguardo críticas e sugestões!
------------------------------------------
Escolhas


Apenas uma garota. Uma garotinha, nem 9 anos tinha. Poderia ser minha própria filha! ...minha filha.

Dia 27 de setembro. Lá estava eu trabalhando freneticamente na empresa, fazendo o Balanço de Pagamento do ano para entregar para o meu chefe todas as contas da empresa. Tudo o que entrou de crédito e tudo o que foi debitado devem ser iguais. Qualquer defeito em tal igualdade, significa uma incompetência no sistema contábil da empresa.

Dia 27 de setembro. Minha ex-esposa estava dando à luz no Hospital a três quadras de onde eu trabalho. Meu irmão me ligou falando que levava a câmera para que eu pudesse captar os primeiros momentos da vida de Giovanna –sim, minha filha já tinha até um nome. Mas eles não contavam que, tão importante quanto o seu primeiro choro, a sua primeira respiração, era o seu futuro.

Dia 13 de agosto. Giovanna estava empolgada com a sua apresentação com seus coleguinhas da creche. Ela seria a Princesa da peça. Minha filha, uma princesa.

Dia 13 de agosto. Estava de saída do trabalho, quando meu chefe me entrega uma falha no setor de importação da empresa. Os preços estavam errados e, por mais que não fossem de minha autoria, ele prometeu me promover se pudesse resolvê-lo ainda nesse dia. Eu, um monstro visionário.

Na vida enfrentamos diversos tradeoffs. São escolhas que fazemos de acordo com a visão que temos das coisas e suas conseqüências. Quando você escolhe se casar, está fazendo um tradeoff, pois está disposto a renegar todas as outras mulheres do mundo pela que você se casou.

Dia 8 de julho. Chego depois de mais um dia cansativo de trabalho. Um envelope volumoso está à minha espera em cima da mesa. Começo a lê-lo: “Você prometeu...”. Decepção. Todas as promessas, apenas palavras sem sentido. Chamo por Giovanna, mas ela não responde. Continuo lendo: “...divórcio preparado...”. Novidades. Não reparara o ponto em que abandonara a minha família. Chamo pela minha ex-mulher. O silêncio predomina.

Dia 8 de julho. Pego um copo, coloco gelo e abro um wisky 12 anos. Ainda não terminei de ler a carta: “...você só pensa em dinheiro...”. Justificativas. Desculpas para fazer com que as verdades fiquem menos dolorosas. Bebo mais rápido que leio e não percebo a garrafa meio vazia. Por fim: “...na casa da minha mãe”. Esperança. Uma pessoa que deixa um contato é porque quer ser contatada. Corro para o carro. Não é muito longe de casa.

Apenas uma garota. Uma garotinha, nem 9 anos tinha. Poderia ser minha própria filha! ...minha filha. Os olhares não param de me culpar, apontando e criticando enquanto me lamento. Não adianta mais lamentar.

-------------------------------------------------------
Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.

Escolhas

Mensagempor Dahak em 21 Dez 2008, 13:15

Hey, tudo bem Barlin?
Fazia um bom tempo que não lia um trabalho seu e, poxa, que saudade dessa sua sobriedade ao escrever.

A clareza com a qual suas idéias foram postas em palavras, a fluidez com que correm os olhos e a capacidade de imergir o leitor que você emplaca torna a leitura tão fácil, tão convidativa e muito gostosa.

Tátil, talvez esse seja um bom adjetivo pra sua história. Poderia facilmente ter ocorrido na vida de alguém, poderia ser baseado em fatos reais. É convincente. Pude até ver o disparar daquele olhar de punição que a Giovanna deu em seu pai =)

Gostei muito da parte em que você salienta o "quer ser encontrada". Sabe, eu pensaria da mesma forma!

Olha, meus parabéns. Muito bem feito.

Abração.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Escolhas

Mensagempor Elara em 23 Dez 2008, 08:56

Barlin,

Texto fluido, bem escrito. Deixa eu adivinhar: você é estudante de administração? XD

Gostei da sacada de colocar os meses em ordem decrescente e o tempo correndo de modo crescente, mas acho que se você colocasse a data completa, inclusive com o ano, ficaria menos confuso.

Outra coisa: ele mora com a ex-mulher, teve uma filha com ela e ainda a chama de "ex-mulher"????

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

Escolhas

Mensagempor Dahak em 23 Dez 2008, 22:06

Lala, passou pela minha cabeça que esse agosto e julho poderiam ser do ano seguinte. Não sei se me expressei bem. Li duas vezes e em cada uma pensei cronologia de duas formas diferentes.

Barlin, o que tinha em mente?

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Escolhas

Mensagempor Magyar em 24 Dez 2008, 15:46

Opa!

A idéia do texto era que ele fosse como um relato. Uma reflexão do que aconteceu para ele chegar aonde chegou. As datas que apareceram eram as mais marcantes. Os anos, nem tanto. Adultos nem sempre lembram dos anos (i.e. adultos costumam dizer "parece que foi ontem que troquei a sua fralda" e não "parece que ontem era 1964 e eu estava trocando as suas fraldas"). Ainda mais os que trabalham demais. A idéia era deixar claro que o personagem em questão estava tão confuso pelas suas escolhas que acabou deixando as coisas passarem.

Por ter que meio que "explicar" a situação, vejo que eu poderia ter deixado o conto um pouco mais claro em relação a essas coisas (Deixar as coisas claras e implícitasa creio que seria o ideal). Como meu próprio irmão disse quando leu meu texto: "Escrever é uma ciência exata. Cada frase é uma fórmula que define algo. No caso, o que você pretende passar ao leitor. Escreva com a razão, que dela virá a emoção". Mais ou menos isso. rs

Elara: eu faço Ciências econômicas, rs. Quero ver se consigo pegar outros assuntos para dominar e então escrever. Percebi que é mais fácil escrever sobre assuntos cujo o conhecimento é sabido. Esse foi mais um teste mesmo, para ver se eu conseguia aplicar aquilo que o pessoal sugeriu no último texto (Desilusões).

Bom,acho que é isso.
Espero que continuem as críticas e sugestões!
Mutchas gracias!
Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.

Escolhas

Mensagempor Dahak em 24 Dez 2008, 16:56

Boa tarde Barlin!

Eu creio que eu que me expressei mal. A idéia de desapego por conta do protagonista da história em relação aos cuidados familiares (por assim dizer) ficou bem clara, bem evidente. Em verdade, estava tão sólido esse ponto que fui divagar sobre as datas com a Elara, hehehehe, que talvez foi o ponto que ficou mais em aberto, mais a critério do leitor. Digamos que foi aquela parte que é subjetiva e que varia de leitor para leitor o seu entendimento.

Engraçado que eu mesmo deturpei meu parecer sobre o conto com meu segundo comentário XD

Para fechar, ficou bem exposta sua idéia. O debate sobre as datas foi só questão de interpretação sobre as mesmas em específico.

Abraço.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron