Tá mais para crônica... mas vamos lá!

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Tá mais para crônica... mas vamos lá!

Mensagempor Assumar em 28 Nov 2008, 22:12

Um brinde


“Tudo quanto tua mão encontra para fazer, faze-o com todas as tuas forças; porque para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.(Ecle, 9,10)




Assistimos estupefatos o caso da jovem Eloá.

Cem horas de aflição e desencontros, com um final infeliz.

A paixão se veste com diferentes requintes, alguns inesperados e trágicos. Muda, numa questão de momento, destinos que antes se avistavam seguros.

Apaixonar-se é sempre perder um pouco de centramento para se apoiar em outra pessoa. Alojado em corações egoístas, o sentimento não aceita ruptura. E se torna possível a cena que assistimos.

Mas não é sobre a limitação de uma paixão doentia que escrevo. A morte da jovem deixou uma triste história, muitas reflexões e dois rins, um coração, um pâncreas, dois pulmões e um fígado. O rim esquerdo e o pâncreas, recebidos por Emerson Gentil, o coração por Maria Augusta dos Anjos.

Emerson, atacado pela diabetes, tinha pouco tempo de vida. Maria Augusta, que recebeu o coração no dia do seu aniversário, já não fazia tarefas rotineiras como “lavar louça” ou “pentear o cabelo”. Ambos tiveram suas expectativas de vida multiplicadas e a possibilidade de um quotidiano normal.

Eles deram entrevistas. Na fala de ambos, nada de excepcional. Nenhum grande projeto. Maria Augusta “comemorou a possibilidade de subir as escadas do hospital sem sentir o cansaço de antes” e disse enfática “quero cuidar de mim, cuidar do meu casamento, andar de bicicleta, fazer coisas simples”.

Emerson por sua vez afirmou: “agora só penso em tomar muita água e comer o delicioso bolo de chocolate da minha mãe".

Estou perplexo. Como assim só comer bolo? Andar de bicicleta? Tomar água? Ninguém vai estudar até ter cinco pós-doutorados e elaborar o novo paradigma científico? Nenhum deles vai se candidatar a deputado e propor leis que resolvam a distribuição de renda no país? Não vão se engajar em um grande projeto mundial de combate a fome, à AIDS ou qualquer outro flagelo da humanidade? Não querem ser multi-milionários? Escrever “best-sellers”? Nem lançar um CD?

Não.

“Fazer coisas simples”, “cuidar de mim”.

Bem, vou indo. Hoje, não pretendo terminar o resto do trabalho que ficou, até depois da meia noite. Deixa eu me sentar na varanda e retomar a leitura daquele livro (não aquele chato que só estou lendo para falar que li), com meus gatos no colo. Vou responder algumas mensagem de e-mails de pessoas esquecidas. Para algumas, dá tempo até de telefonar. Depois, antes de dormir, vou pegar uma caneca, dessas de festival de chopp e, enchendo-a de água até a borda, fazer um brinde à vida, à família, aos amigos e à lenitiva esperança de que, numa curva, minha alma volte para mim.

“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron