Canteiro

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Canteiro

Mensagempor Assumar em 21 Set 2008, 14:35

Canteiro


O homem se indagou. À sua frente crescia a escadaria de degraus cinzentos, formados por cubos de pedra que se encaixaram no passado. A hera se infiltrou por entre as frestas mínimas, arrancando a disposição que outrora devia ser perfeita.

Ele não descera. Não havia vestígios de seus passos na poeira fina da pedra desgastada. O ponto mais alto da escadaria se rompera num golpe mais duro dos veios de vegetação. Ele não vinha do quarto que se adivinhava acima. Virou-se e não se lembrou de ter chegado por ali também; daquela estrada cheia de mato e pó, divisora de construções amorfas, tomadas pelos braços retorcidos da hera.

Ele decidiu seguir a estrada. Os mesmos cubos marcavam as margens. Mas no centro, havia tábuas corridas. Fileiras delas, úmidas e podres, incapazes de ranger. Dando passos apertados ele caminhou pela ruinosa trilha. Em alguns momentos, touceiras invadiam as margens, forçando-o a seguir pelo centro. Ele testava a firmeza da madeira e pisava com muito cuidado. Em alguns lugares, buracos mostravam o escuro oco, abaixo da estrada. Tenebrosa escuridão.

Ele andou amedrontado de cair. E seguindo, viu à esquerda, um canteiro abandonado, tomado por numerosos formigueiros. Os insetos saíam e voltavam. Eram grandes e pestilentos. Formigas gordas, de carapaças e asas, de longas e febris antenas. Elas vinham daquele escuro, ele o sabia. Elas eram más.
Andando por entre os bichos, por entre a hera, ela vem solta. Usa um vestido de alças carminado e um chapéu a lhe esconder os olhos. Sorriso aberto, lábios do vestido. Nas mãos um balde e uma pá de criança de praia. Mudas de flores.

Sem se falarem, eles as plantaram entre a hera, em cima dos formigueiros. Ele, pisando com cuidado, evitando as formigas e os espinhos. Ela, sem preocupação e sem se ferir.

Plantaram a última muda e se deram as mãos. Caminharam mais à frente. Mas não havia continuação para a estrada. Seguia ela sorrindo. Ele olhava o chão. Não queria magoá-la. As flores iam morrer. As formigas as devorariam e se não o fizessem, seriam sufocadas pela hera. Ela não percebia isso?

Ele olhou o fim da estrada. A frente, não havia caminho. Mas ela não hesitava. Ele apertou a mão delicada e sentiu em seus dedos, no pedaço de segundo, o calor. Mas a mão que segurava desconjuntou-se sem estalo. Ele tentou olhar, mas as pálpebras já se iam abrindo.
Editado pela última vez por Assumar em 24 Set 2008, 13:03, em um total de 1 vez.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Canteiro

Mensagempor Lady Draconnasti em 22 Set 2008, 17:41

Seja bem vindo, Assumar. Tudo bom? Esperamos que sim.

Seu texto possui uma leitura interessante, de descrições um pouco surreais, mas que ficou u pouco comprometida pela formatação dos parágrafos. Experimente pular uma linha entre os parágrafos: Irá dar uma nova cara ao texto e facilitará a vida de todos ^^
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Canteiro

Mensagempor Assumar em 24 Set 2008, 13:04

Fiz como sugeriu Lady! Obrigado pela dica.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Canteiro

Mensagempor Léderon em 24 Set 2008, 13:11

Gostei do texto. Tem um tom surreal muito bom. :aham:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Canteiro

Mensagempor Aenis em 03 Out 2008, 19:03

olá Assumar,

Gostei muito do seu texto.. Gostei das descrições (adoro descrições) e da narrativa. Um conto que me surpreendeu com uma sensação incômoda de que algo estava por vir e que foi aplacada com o estranho encontro com a jardineira. O contraste entre o jardim mal cuidado, dominado por insetos e a aparição da jovem (jovem?) que remexia a terra sem medo. Medo e reconforto. E por fim a triste despedida, o despertar de uma ilusão. POrém ao leitor, ficou o toque, o calor e saudade daquele encontro surreal.
Avatar do usuário
Aenis
 
Mensagens: 47
Registrado em: 25 Ago 2008, 11:09


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron