O Sonho da Menina

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

O Sonho da Menina

Mensagempor Lady Draconnasti em 14 Set 2008, 23:09

O Sonho da Menina



Era um sonho esquisito.

Sonhou que estava sonhando no próprio quarto, em sua própria cama.

Sonhou com os raios solares despontando pela janela, acordando-a preguiçosamente, em uma manhã de sábado. Sentiu o frio característico daquele horário e se enfiou ainda mais debaixo da coberta grossa.

Sonhou que alguém tentava despertá-la com gentis empurrões. Sonhou que mãos gélidas tocaram seu braço, assustando-a.

Sonhou que abriu os olhos e nada viu. Tornou a fechá-los e dormir até sentir que alguém tentava impedir seu retornou ao reino de Morfeu.

Sonhou que acordou mal-humorada, prestes a distribuir sermão a quem estivesse fazendo aquilo, afinal de contas, era sábado. Não era dia para se preocupar com horários para acordar. De repente, viu a menina e quase desmaiou de susto.

Sonhou ter visto uma garotinha que, possivelmente, não tinha mais de doze anos. Ela usava um vestido azul claro com rendas bem trabalhadas, mas um tanto “mil novecentos e minha avó virgem”. Tinha o rosto arredondado, com bochechas generosas, daquelas boas de se beliscar, e tinha cabelos longos e negros. Nada muito anormal, exceto pelo fato dela ser completamente desprovida de cor, tal qual um cadáver, e que seus olhos não passavam de órbitas negras de aparência gelatinosa.

A sonhadora acordou de súbito, com o coração disparado, um suor frio percorrendo sua testa e uma insana vontade de desenhar aquela bizarra menina...
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

O Sonho da Menina

Mensagempor Vatek em 14 Set 2008, 23:56

Adorei as descrições de sensações e aparências. Tudo muito simples e direto, eficiente. Tem aquele frescor de texto objetivo, sem grandes pretensões, sem rodeios. Em resumo, muito bom!
Emma Frost: J. Jonah Jameson'll be tongue-kissing Spider-Man before the X-Men catch a little public favor.
Shadowcat: Why do you insist on saying things I can never unhear?
Avatar do usuário
Vatek
 
Mensagens: 901
Registrado em: 29 Dez 2007, 15:08

O Sonho da Menina

Mensagempor Sr.Personna em 16 Set 2008, 13:25

Estava onírico, estava delicioso... Um conto de fadas saboroso como os de Marina Colassanti.
Lembrou-me também o sonho do sábio chinês que sonhara ser uma borboleta...
Mas não gostei da expressão da "vovó virgem" quebrou destoou do conto de uma forma geral. Brochei ao ler essa parte, está fora do clima passado até então.
Me incomodou também a expressão "bizarra menina". Essas duas expressões estão fora da linguagem corrente do conto. São elementos que eu não consegui compreender a intencionalidade.
Mas gosto de contos curtos, surpreendentes e completos.
No entanto eu suprimiria o último parágrafo, para realçar o efeito da surpresa da monocromaticidade.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

O Sonho da Menina

Mensagempor Léderon em 26 Set 2008, 00:12

Eu já tinha lido esse... é muito bom, tia! as sensações são muito bem passadas, é gostoso de ler.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

O Sonho da Menina

Mensagempor Lady Draconnasti em 26 Set 2008, 00:24

Lederon

Obrigada ^^

E só pra constar, o desenho mencionado no final existe.


Sr.Personna

Acredite, ver que você comentou algo meu me causou certo espanto.

Sim, as duas expressões estão fora de contexto e foram propositais. Não sei bem a razão pela qual eu as escrevi, mas acredito que tenha sido pra aliviar a tensão que esse conto exerceu sobre mim.

Ele foi baseado em algo que realmente aconteceu comigo e ainda hoje, cinco anos depois de ter occorrido, me causa arrepios.

Vatek

Você por aqui?! Porque não aparece mais vezes?!

Não tinha muito o que enrolar nele. E acho que nem me faria bem tanto rodeio.


Mais uma vez, obrigada aos três pelos comentários.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

O Sonho da Menina

Mensagempor Assumar em 26 Set 2008, 10:14

Achei o último parágrafo essencial. Ele mostra uma ligação que se forma entre a personagem e a menina. Afeto, curiosidade, enfim, apesar de espantada, sua vontade é de desenhá-la.
Também não gostei da expressão “mil novecentos e minha avó virgem” no conto.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

O Sonho da Menina

Mensagempor Sr.Personna em 26 Set 2008, 12:04

Cara Lady,

Exatamente, serviram para aliviar a tensão, quebrar o que estava tão sufocante! Mas ah... sou sempre adepto do peso... Não gosto de quebrá-lo assim. Esses três momentos romperam o pesadelo/sonho.
Bom, cada qual com seu estilo! ^^ Sou exagerado e desmedido então...
Reitero, um ótimo conto sem sombra de dúvida entre os melhores que por cá já li.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

O Sonho da Menina

Mensagempor Lady Draconnasti em 26 Set 2008, 12:46

Sr.Personna

Eu diria que você é mais cauteloso quando escreve seus textos.


Assumar

E eu desenhei. Numa versão muito mais amena, mas desenhei.


Novamente, muito obrigada pelos comentários.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

O Sonho da Menina

Mensagempor Aenis em 03 Out 2008, 18:51

Olá,

Nasty, jurava quando li a primeira vez, que a menina com quem sonhava era ela mesma, em uma versão antiquada e sombria. Mortal. Remetendo-a à morte prematura e lhe causando o medo pavoroso que sentimos quando somos crianças e sonhamos com a morte. MAs numa releitura, acabei concebendo que não era ela. Ainda assim, um conto envolvente, com uma atmosfera densa e bem criada.
Outra reflexão me inquietou também. Por que desenhar a menina ao invés de tentar simplesmente esquecê-la? Talvez algo me tenha escapado... Talvez fosse a única forma que ela via de se sentir no controle novamente, desenhando o fantasma e guardando para si. Para um dia qualquer...

(prometi que faria um comentário em texto seu, e é algo facil, porque sabe que gosto dos seus contos. abraços, da outrora steele ^_^ )
Avatar do usuário
Aenis
 
Mensagens: 47
Registrado em: 25 Ago 2008, 11:09

O Sonho da Menina

Mensagempor Lady Draconnasti em 03 Out 2008, 19:21

Yay! Tudo bom?

Por que desenhar a menina ao invés de tentar simplesmente esquecê-la?


Quem sabe? Ok, eu sei a razão, mas diga-se de passagem que eu queria deixar essa pergunta no ar. XD
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

O Sonho da Menina

Mensagempor Assumar em 03 Out 2008, 19:52

Aenis escreveu:Por que desenhar a menina ao invés de tentar simplesmente esquecê-la?


Isso reforça a tese da importância do último parágrafo. Na minha opinião, está claro um sentimento pela menina que se superpõe ao medo/receio.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

O Sonho da Menina

Mensagempor Lady Draconnasti em 03 Out 2008, 21:37

Uma boa resposta, Assumar.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

O Sonho da Menina

Mensagempor JOE_KR em 24 Nov 2008, 01:23

Koé!!!

Muito bem narrado, fiquei de fato imaginando a garotinha tocando meu braço.

Concordo com uma das observações do Sr. Personna: o "vovó virgem" ficou bem destoante. Tudo bem, vc quis aliviar a tensão, mas creio que é justamente essa tensão existente no conto o que mais me interessou. Enfim, uma questão mais pessoal.

Falow e té +!!!
Ass.: JOE K.R [que deveria estar fazendo trabalho da faculdade neste exato momento...]
Minhas Palavras são escolhidas, minhas obras não têm igual; só para o tolo elas são vazias, para o sábio elas conduzem à glória.

- Hammurabi
Avatar do usuário
JOE_KR
 
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Set 2007, 00:33
Localização: Rio de Janeiro


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron