Escolha

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Escolha

Mensagempor LWJoker em 22 Jun 2008, 18:32

Olá, pessoal.

Acompanho esta seção do fórum faz um tempinho,mas só agora resolvi me registrar.
Trago já de cara um pequeno texto para ser comentado, espero que vocês gostem.


Escolha


“Escolha uma vida. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma porra duma televisão grande, escolha máquinas de lavar, carros, tocadores de cd, e abridores de lata elétricos. Escolha boa saúde, colesterol baixo e plano dentário. Escolha pagamento de hipoteca com juros fixos. Escolha uma casa inicial. Escolha seus amigos [..] Escolha o seu futuro. Escolha vida ... Mas porque é que eu quero fazer uma coisa assim?”

Este trecho é do livro Trainspotting do autor Irvine Welsh (que posteriormente virou o filme Trainspotting - Sem Limites, um clássico do cinema cult internacional). O livro conta a história de um grupo de amigos que para se livrar do tédio que domina suas vidas, entram no mundo das drogas e do roubo. Mas o esse não é o foco central do filme . O foco é a padronização da vida, que consiste em nascer, estudar, trabalhar e morrer.

Essa perspectiva pouco animadora da vida e da sociedade em que estamos inclusos, apesar de triste, é real. Os desejos são os mesmos para todo mundo, e todo mundo almeja o American Dream : Uma casa com quintal enorme para as crianças brincarem, uma cerquinha de madeira branca fazendo a divisa com o vizinho, um cachorro que brinca com você quando você chega moído do trabalho em seu carro do ano e as tão esperadas férias no Havaí estão quase chegando. Ou seja, uma vida perfeita.Daí você me pergunta: “O que há de errado nisso?” e eu respondo: “Nada...mas qual é a graça!?”. Ok,ok...é uma vida feliz, você constituiu uma família, paga seus impostos em dia e exerce todo o seu direito de cidadão votando nos representantes da nação. Você agora faz parte da “massa de manobra”, mas isso é um mero detalhe. Deixe que outras pessoas se preocupem com as coisas ruins tipo guerras (você vai balançar uma bandeirinha e apoiar seu país, o extremo máximo do seu patriotismo), governos (o seu candidato é sempre o melhor, apesar de não haver muita diferença entre o governo dele e dos que vieram antes dele), saúde (seu plano privado ofereçe cobertura total) e educação (as escolas públicas estão sucateadas, mas seus filhos estão numa particular).
Soa meio hipócrita, não? Mas isso é só uma impressão passageira, não se preocupe.

E daí você vai me perguntar : “Mas você não quer isso?”. E se eu dissesse que não, soaria totalmente falso. O ponto é o seguinte : você é feliz sendo parte dessa massa? Particularmente, eu não me sinto muito bem com isso. Mudanças são arriscadas e o acomodamento da população é grande. Foi Sun-Tzu que disse “Um povo inteligente é um povo difícil de se governar”. E, francamente, o povo brasileiro deve ser um dos mais fáceis de se governar. A cartilha já está feita, é só você seguir ela, caso contrário sua relação com esta sociedade se torna bem mais complicada, normalmente sendo visto como um pária ou mesmo louco (nos piores casos um socialista).

Uma mudança com certeza seria bem-vinda.Você pode fazer uma escolha.
A minha escolha?Eu escolho não escolher.



É isso aí.
Abraço!

Edit:consertei os parágrafos,que não saíram certos
LWJoker
 
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Jun 2008, 18:15

Escolha

Mensagempor Captain Beefheart em 23 Jun 2008, 18:07

O tema me é familiar porque tive que escrever um texto relacionando Trainspotting com maio de 68 semana passada. Mas não sei se mencionar o filme foi uma boa escolha, levando em conta seu ponto de vista, já que a geração de Trainspotting é a mais acomodada e morta possível - em oposição à geração de 68, ela representa o fim do sonho, a ressaca.
Avatar do usuário
Captain Beefheart
 
Mensagens: 413
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:01

Escolha

Mensagempor LWJoker em 23 Jun 2008, 20:36

É,eu usei uma visão distorcida da que realmente está em Trainspotting pra desenvolver o texto, e achei uma boa citação essa do começo pra chegar na conclusão. Pra quem está familiarizado com o livro ou o filme, parece que não tem nada a ver. Mas pra quem não está, as coisas podem parecer mais encaixadas. (e visto que o texto tem como alvo pessoas ignorantes(no bom sentido da palavra), não me sinto culpado em fazer a distorção). Afinal, se alguém quiser ler algumas mentiras é só comprar um jornal (que, ironicamente, é pra onde esse texto vai depois de algumas correções e revisões :D)
LWJoker
 
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Jun 2008, 18:15

Escolha

Mensagempor Wally em 27 Jun 2008, 13:35

Bem vindo ao "vestiba" LWJoker.. :linguinha:

Ficou divertidinho o texto..
Eu gostaria mais dele, se não tivesse akela mega impessão de já ter visto muy por aí isso.. mas ficou bom.
"Um montaigne em cima da tora,
Um montaigne em cima da tora,
Se um montaigne cair no mar,
Quantos montaignes ficarão na tora?"

Henrich Walles, Arqueiro de Goodfellow, Avalon, ao ameaçar um "companheiro" de navio com o arco armado, que estava escondendo um baú cheio de ouro do resto da tripulação, boiando em cima de um resto de mastro em mar aberto!

É por essas e outras q eu adoro 7th Sea!
Nada como a sabedoria que vem do mar!<== eu juro que a imagem vale a pena..
Avatar do usuário
Wally
 
Mensagens: 362
Registrado em: 11 Mar 2008, 20:06


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron