Contos curtos

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Contos curtos

Mensagempor Vatek em 28 Fev 2008, 17:45

Bem, após um tempinho sem escrever nada, posto aqui alguns mini-contos que escrevi sem pretensão alguma, hoje. Espero que gostem. :)

PROFECIA

Os animais se reuniram na caverna para ouvir o que a rã tinha descoberto. Formaram um círculo em volta da amiga, curiosos.

— Este é o lobo.

— Lobo? — perguntou a raposa. — Não há lobo algum em nossa floresta... E esses cordeiros?

— São metáforas, simbologia dos deuses. — retrucou a rã, visivelmente irritada com a ignorância da raposa. — Nós somos os cordeiros, o lobo é o inimigo que nos trairá e subjugará.

— Trair?

— Sim. — confirmou a rã. — Ele se erguerá e trairá a todos nós.

— Bobagem! — zombou o crocodilo.

— Os deuses não mentem! — disse. — Onde está o macaco?

Longe dali, o macaco aprendera a andar com duas pernas, evoluíra e começara a fazer planos para dominar o mundo...

NO CINEMA

Plínio convidara Vanessa para ir ao cinema, num festival de filmes mudos.
Na saída, o rapaz questionou:

— Então, que achou do filme?

Vanessa, fria:

— Senti-me verborrágica.

EM CADA HOMEM HÁ UM ABUTRE

No açougue, Sr. Rui comentava:

— Rapaz, esta é a melhor carne que já comi! O senhor. está de parabéns, açougueiro.

— Me chame de João, Sr. Rui, por favor. — disse o açougueiro, cortês. — E obrigado pelos elogios, trabalho minhas carnes com muito prazer. Aliás, se puder, recomende meu açougue para seus compadres; estarei muito grato!

Horas depois João voltou ao freezer, onde jaziam os cadáveres humanos de onde tirava seus bifes e lingüiças. Da rua podia-se ouvi-lo cortar os “presuntos” em finos filés.

— A satisfação do cliente em primeiro lugar. — dizia, enquanto exercia seu trabalho.

EM ESPELHO

José tinha grande apreço por Paulo. Vê-lo ali, estático, sem a centelha que preenchia seus olhos e o sangue que recheava seus lábios, amargurava-o e muito. Morto. Mudo para sempre. Imóvel para sempre. Nunca mais contaria bobagens e mentiras, nunca mais participaria de uma partida de vôlei, nunca mais ficaria bêbado ou arriscaria sua vida numa briga de bar qualquer.

Nunca mais.

Não admitia, mas era a criatura que mais amara na vida.

José secou as lágrimas e percebeu, com a racionalidade já retomando suas funções, o fraco que era por ser tão apegado a um clone de si mesmo.

A CARTA

Conta-se nas frias noites urbanas, quando os grupos de amigos se reúnem em bares e restaurantes para beber e contar as novidades, uma história curta e simples, mas que arrepia os mais céticos quando se percebe o quão próximo do perigo o personagem esteve.

Em Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial, havia pouco dinheiro e mantimentos, e parecia que todos estavam famintos. Naquela época, pessoas estavam contando a história de uma jovem mulher que viu um cego tateando seu caminho através da multidão. Os dois começaram a conversar. O homem pedira um favor para ela: se ela poderia entregar uma carta no endereço do envelope? Bem, ficava em seu caminho para casa e ela aceitou.
A garota já estava de saída para entregar a mensagem, quando se virou para ver se não havia mais nada que o cego precisava. Mas ela o avistou correndo através da multidão, sem os óculos escuros e a bengala branca. Aflita, fora até a polícia, que fizera uma busca no endereço do envelope onde encontraram um fileiras de carne humana à venda.
E o que estava no envelope? “Esta é a última que estou enviando para você hoje“.

Baseado em uma lenda urbana retirada de: http://www.snopes.com.
Emma Frost: J. Jonah Jameson'll be tongue-kissing Spider-Man before the X-Men catch a little public favor.
Shadowcat: Why do you insist on saying things I can never unhear?
Avatar do usuário
Vatek
 
Mensagens: 901
Registrado em: 29 Dez 2007, 15:08

Contos curtos

Mensagempor Lobo_Branco em 28 Fev 2008, 22:27

Sinceramente, a única que me agradou foi a pequena fábula, as outras ñ me agradaram muito. Duas repetitivas (as sobre canibalismo), uma de uma "ironia" meio forçada( a do cinema), e outra sem muita graça mesmo( a do clone).

A fábula pecou apenas por uma pequena falta de descrição, oq me deixou um pouco perdido no inicio. Poderia ter trabalhado melhor nela.

Espero ver por aqui mais trabalhos seus.

Abraços!
"— Nós também éramos crianças, e se eles nos deixaram órfãos, os deixamos sem filhos."(

Óglaigh na hÉireann)


O Último Duelo - conto Capa&Espada
Avatar do usuário
Lobo_Branco
 
Mensagens: 289
Registrado em: 26 Ago 2007, 13:22
Localização: Aquele Bosque com ares de Floresta, na periferia de Contonópolis

Contos curtos

Mensagempor Vatek em 28 Fev 2008, 22:33

Obrigado pelo comentário, Lobo.

Bem, o objetivo dos mini-contos são deixá-los enxutos ao máximo, mas ainda 'entendíveis'. Talvez a fábula tenha, realmente, ficado confusa; trabalharei mais no quesito de descrições.

Novamente, obrigado. ;)
Emma Frost: J. Jonah Jameson'll be tongue-kissing Spider-Man before the X-Men catch a little public favor.
Shadowcat: Why do you insist on saying things I can never unhear?
Avatar do usuário
Vatek
 
Mensagens: 901
Registrado em: 29 Dez 2007, 15:08

Contos curtos

Mensagempor Gehenna em 29 Fev 2008, 01:30

A fábula foi boa, mesmo.

Gostei também do último (q, aparentemente, tem relação com o primeiro de canibalismo).
Fez-me lembrar do Sweney Todd. :twisted:
Avatar do usuário
Gehenna
 
Mensagens: 828
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:52
Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Contos curtos

Mensagempor Speranza em 29 Fev 2008, 18:18

Eu me amarro nesse tipo de conto! O primeiro está realmente excelente... você poderia lapidá-lo e/ou expandi-lo... o que acha? :)

Gostei também da idéia por trás do "Em Espelho", mas não curti a execução. Quanto ao último conto... poderia ser um curta metragem mudo, caso tivéssemos acesso a um pouco mais da vida da garota.

Parabéns!
http://ygorsperanza.deviantart.com

Lei de Speranza: não importa o quão pervertida, ultrajante, escatológica e desrespeitosa seja sua opinião, existe alguém na internet que concorde com ela.
Avatar do usuário
Speranza
 
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Out 2007, 07:52
Localização: RJ

Contos curtos

Mensagempor Vatek em 05 Mar 2008, 15:34

Gehenna e Speranza,

Estou muito agradecido pelos comentários! :)
Emma Frost: J. Jonah Jameson'll be tongue-kissing Spider-Man before the X-Men catch a little public favor.
Shadowcat: Why do you insist on saying things I can never unhear?
Avatar do usuário
Vatek
 
Mensagens: 901
Registrado em: 29 Dez 2007, 15:08

Contos curtos

Mensagempor Doktor Faustus em 05 Mar 2008, 15:43

Acho que fui o único que não gostou do primeiro contou. Soou-me bastante previsível. No fim, acabei rindo um pouco, mas não sei bem se sua intenção foi fazer um mini-conto de humor ou não.

Quanto aos outros, não tenho muito para comentar por enquanto. O que mais me agradou foi o último, por ser talvez o único que tenha fugido um pouco do humor. Eu já escrevi na Spell Forever algo parecido com "Sem espelho", que qualquer dia eu posto de novo. Acho que o nome era "Um iconoclasta".
"Não, não são plantas, apenas fingem sê-lo. Mas nem por isso vocês devem menosprezá-las. Pois é precisamente a circunstância de elas pretenderem sê-lo e darem o melhor de si nesse sentido o que as torna merecedoras de todo o nosso apreço."
Jonathan Leverkühn, em Doutor Fausto, de Thomas Mann.
Avatar do usuário
Doktor Faustus
 
Mensagens: 117
Registrado em: 21 Fev 2008, 10:04
Localização: São Paulo

Contos curtos

Mensagempor Corvo da Tempestade em 05 Mar 2008, 15:46

Fez-me lembrar do Sweney Todd.


[2]

Realmente o 1º foi o melhor, mas os outros não estão ruins. Gosto de contos curtos.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Contos curtos

Mensagempor Elara em 12 Mar 2008, 14:35

Vatek,

Adoro contos curtos. E gostei bastante dos seus. Pelo que estou vendo, sou exceção aos demais, não gostei do último. Mas os outros me foram bastante agradáveis, fluidos e bem humorados.

Parabéns!

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

Contos curtos

Mensagempor Vatek em 12 Mar 2008, 22:30

Obrigado, Elara.
Emma Frost: J. Jonah Jameson'll be tongue-kissing Spider-Man before the X-Men catch a little public favor.
Shadowcat: Why do you insist on saying things I can never unhear?
Avatar do usuário
Vatek
 
Mensagens: 901
Registrado em: 29 Dez 2007, 15:08


Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron