Index

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Você gostaria que Contonópolis tivesse um index?

Sim
13
68%
Não
6
32%
 
Total de votos : 19

Index

Mensagempor Dahak em 13 Fev 2008, 01:36

Cidadãos de Contonópolis, como vão vocês?
Espero que tudo esteja nos conformes!

Faz um bom tempo que não venho em pronunciamento oficial, mas agora é por uma boa causa: a possível criação de um index na seção.

A sugestão veio do Seu Madruga.
A Elara, a Nasti e eu discutimos bastante a respeito e, apesar de chegarmos a uma conclusão homogênea, resolvemos abrir espaço para que vocês nos digam o que pensam a respeito.



.Funcionamento.
Seria criado um tópico fixo onde todos os autores da seção seriam listados. Abaixo do nome de cada autor viria o título de cada conto com seus respectivos links.

O tópico seria atualizado periodicamente pela Equipe Artística.



Dentro em breve nós voltaremos com uma devida argumentação. Por ora, peço-lhes encarecidamente que pensem nos prós e nos contras dessa medida e que, além de votarem, postem esses pensamentos, coloquem suas visões sobre o que poderia ser bom e o que poderia ser ruim de. A argumentação de um usuário pode trazer novas idéias e abrir mais campo para o debate.

Obrigado.

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Index

Mensagempor Aleχ em 13 Fev 2008, 02:02

Acho uma idéia super interessante, que demandaria um certo esforço extra por parte da equipe, mas que certamente traria maior visibilidade aos contos postados. E já que a idéia está partindo da própria equipe, por que não? XD
"Life was such a wheel that no man could stand upon it for long.
And it always, at the end, came round to the same place again."
Avatar do usuário
Aleχ
 
Mensagens: 71
Registrado em: 08 Set 2007, 15:44

Index

Mensagempor Madrüga em 13 Fev 2008, 09:48

Obviamente voto sim. Com direito a um tópico fechado e fixo só para os "penas".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Index

Mensagempor Lobo_Branco em 13 Fev 2008, 12:14

Acho uma idéia super interessante, que demandaria um certo esforço extra por parte da equipe, mas que certamente traria maior visibilidade aos contos postados.


2

E ainda acho que deveria ter um pequeno resumo dizendo do que se trata o conto em questão, coisa de no máximo duas linhas. Claro, isso não deveria ser tanto encargo da equipe, mas dos escritores disponibilizarem.

Abraços!
"— Nós também éramos crianças, e se eles nos deixaram órfãos, os deixamos sem filhos."(

Óglaigh na hÉireann)


O Último Duelo - conto Capa&Espada
Avatar do usuário
Lobo_Branco
 
Mensagens: 289
Registrado em: 26 Ago 2007, 13:22
Localização: Aquele Bosque com ares de Floresta, na periferia de Contonópolis

Index

Mensagempor Elara em 13 Fev 2008, 17:07

Pessoal,

A pedido de vossa majestade, Rei Dahaketada (lol), aviso a todos que a discussão e votação está aberta até o último dia desse mês.

Dentro em breve a Equipe Artística (isso soa tão publicitário) deverá fazer seu pronunciamento a respeito do assunto.

Chero pra todos!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

Index

Mensagempor maksimun em 15 Fev 2008, 13:49

vamos considerar o seguinte:

Index de um livro é algo estático e inexpansível.

Os contos do fórum são dinâmicos, com X autores que postam Y obras semanalmente (quando não diariamente). Some a isso contos Coletivos (que possuem mais de um autor), edições de penas e espadas, contos que provavelmente terão nomes repetidos ao longo do tempo, enfim, é uma trabalheira danada e demais para se ter um índice de contos... ficaria desatualizado eventualmente.

Me lembro que teve uma iniciativa de colocar os contos em um grupo (se não me engano spellcontos@yahoo.com.br, quem ainda vive daquela época lembra do que estou falando) que os contos eram submetidos e ele automaticamente catalogava por ordem alfabética os contos. Eu achava aquilo muito legal, mas convenhamos, era feito de forma automática e não levava em conta os autores.
Se isso for feito acho que irá tirar o foco da equipe que poderia estar se esforçando pra criar algo tão divertido quanto o P&E/Radio Contopolis ao invés de ficar se matando catalogando contos dos autores.

-=-=-

Agora votaria pelo sim se for um processo automático que o fórum puder proporcionar, onde ele busca quem postou (autor) e pega apenas o título para ser a referência (o link para o post), acho que ficaria muito legal!

Grande abraço
"Você pode enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não pode enganar a todos o tempo todo." - Bob Marley, Get up Stand Up.
Avatar do usuário
maksimun
 
Mensagens: 26
Registrado em: 02 Fev 2008, 14:21

Index

Mensagempor Aleχ em 15 Fev 2008, 15:17

maksimun escreveu:Os contos do fórum são dinâmicos, com X autores que postam Y obras semanalmente (quando não diariamente). Some a isso contos Coletivos (que possuem mais de um autor), edições de penas e espadas, contos que provavelmente terão nomes repetidos ao longo do tempo, enfim, é uma trabalheira danada e demais para se ter um índice de contos... ficaria desatualizado eventualmente.


Pelos meus calculos, a seção de Contos recebeu 24 posts novos esse ano até agora. Estamos no 46º dia do ano, o que dá aproximadamente 1 post novo a cada 2 dias. E mesmo que esse número cresça para 1 post novo por dia, ainda assim serão apenas 2 posts a cada 2 dias. Não é muito. Então pelo que me parece, para manter esse índice atualizado, bastaria que a cada 2 dias, um membro da equipe entrasse aqui e atualizasse. Não sei quantos membros tem na equipe, mas se tiver pelo menos 3 e eles se organizarem bem, dá para cada um vir aqui uma vez por semana, e a seção fica bem atualizada. Por exemplo, um segunda, outro quarta e outro sexta-feira. Já é o suficiente. De qualquer maneira, creio que qualquer membro da equipe entra aqui nessa seção bem mais do que uma vez por semana.

Dessa forma, acho que dá para manter ela atualizada sem problemas. Corrijam-me se eu falei alguma besteira.

Mas não nego que se sua sugestão fosse posta em prática, seria melhor ainda. :aham:
"Life was such a wheel that no man could stand upon it for long.
And it always, at the end, came round to the same place again."
Avatar do usuário
Aleχ
 
Mensagens: 71
Registrado em: 08 Set 2007, 15:44

Index

Mensagempor maksimun em 15 Fev 2008, 15:54

Aleχ escreveu:
maksimun escreveu:Os contos do fórum são dinâmicos, com X autores que postam Y obras semanalmente (quando não diariamente). Some a isso contos Coletivos (que possuem mais de um autor), edições de penas e espadas, contos que provavelmente terão nomes repetidos ao longo do tempo, enfim, é uma trabalheira danada e demais para se ter um índice de contos... ficaria desatualizado eventualmente.


Pelos meus calculos, a seção de Contos recebeu 24 posts novos esse ano até agora. Estamos no 46º dia do ano, o que dá aproximadamente 1 post novo a cada 2 dias. E mesmo que esse número cresça para 1 post novo por dia, ainda assim serão apenas 2 posts a cada 2 dias. Não é muito. Então pelo que me parece, para manter esse índice atualizado, bastaria que a cada 2 dias, um membro da equipe entrasse aqui e atualizasse. Não sei quantos membros tem na equipe, mas se tiver pelo menos 3 e eles se organizarem bem, dá para cada um vir aqui uma vez por semana, e a seção fica bem atualizada. Por exemplo, um segunda, outro quarta e outro sexta-feira. Já é o suficiente. De qualquer maneira, creio que qualquer membro da equipe entra aqui nessa seção bem mais do que uma vez por semana.

Dessa forma, acho que dá para manter ela atualizada sem problemas. Corrijam-me se eu falei alguma besteira.

Mas não nego que se sua sugestão fosse posta em prática, seria melhor ainda. :aham:


Grande Alex, tudo bom? Pra começar ngm fala besteira aqui, tudo é apreciado e debatido. Já que fez as contas vamos lá.

Este ano possui 366 dias. Segundo suas informações, estamos no 46º dia com
24 posts até agora. Então até o final do ano teremos catalogados 'apenas'
190 contos. Levando em conta organizar por autores e títulos (sim, considero os títulos pq
precisamos saber quem escreveu o que num índex) e sem considerar a hipótese
de querer catalogar também as poesias (já que quiseram fazer para os
contos, porque não para poesias também?), convenhamos que, uma lista
organizada manualmente, por mais de uma pessoa, ao longo de um tempo, tem a
tendência a possui inconsistências. Se um humano atualiza a lista, mesmo
que no prazo de 1 semana, muito bem organizado como você citou, pode
ocorrer de: alguém adoecer, alguém viajar, alguém ter prova, alguém
[preencha uma causa aqui] e não puder atualizar e não puder notificar outro
para fazê-lo.

Enfim, como já citei, não sou contra essa idéa, mas sou a favor de um
processo que deixe a tarefa menos trabalhosa possível, afinal todo mundo
tem sua IRL para tratar xD e pelo o que eu já vi de recursos no fórum novo,
acredito que fazer isso automaticamente não parece ser uma tarefa
improvável.
"Você pode enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não pode enganar a todos o tempo todo." - Bob Marley, Get up Stand Up.
Avatar do usuário
maksimun
 
Mensagens: 26
Registrado em: 02 Fev 2008, 14:21

Index

Mensagempor Aleχ em 15 Fev 2008, 20:58

É, de fato não é improvável. Bom, concordo que um indice de 190 itens administrado manualmente seria problemático, mas ainda acho que uma equipe disposta a melhorar o forum pode dar conta do recado, mesmo porque, como falei no meu primeiro comentário, a sugestão veio da própria equipe, então eu imagino que eles tenham em mente as consequencias desse indice.
"Life was such a wheel that no man could stand upon it for long.
And it always, at the end, came round to the same place again."
Avatar do usuário
Aleχ
 
Mensagens: 71
Registrado em: 08 Set 2007, 15:44

Index

Mensagempor Dahak em 17 Fev 2008, 02:03

Opa, muito legal ver o pessoal debatendo a idéia!

Reparando aqui no comentário do Maks e do Alex, queria só por uns adendos:

- Please, não troquem posts e tópicosXD (se a seção receber só 24 posts em quase dois meses, a Nasti, a Elara e eu somos demitidos :linguinha: )

- Os tópicos antigos também seriam catalogados.

- O grupo de Yahoo tá parado, mas ainda existe. Por sinal, há dois deles.

- Eventualmente, se não existir um Index, haverá algo que, indiretamente, servirá como tal.

- O motivo pelo qual nós não nos posicionamos quanto ao assunto aqui é justamente para que ouçamos a opinião de vocês.


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Index

Mensagempor Anonimous000 em 17 Fev 2008, 04:41

Duas coisas:

Um) Quem votou contra poderia expor motivos?

Dois) Acho que, para a catalogação inicial, todos os autores deveriam cooperar, especialmente se desejarem o breve resumo junto ao link do conto. Basta algo como escrever o resumo, copiar o link e enviar para a equipe, assim eles não têm o trabalho de caçar os links e títulos de cada autor.

E para facilitar a organização, colocar como um tópico fixo mas não trancado, e sempre que alguém postar algo novo deixa uma mensagem ali, com o link e o breve resumo, assim, digamos, uma vez por semana alguém da equipe passa ali, adiciona essas novas informações ao posto inicial do tóppico-index e apaga os demais posts.

Afinal, acho que o index é do interesse de todos.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Index

Mensagempor Ermel em 17 Fev 2008, 22:32

Eu votei "Não".

Por ser um trabalho muito longo e cansativo. O proprio SpellGrupo era um pouco complicado, ainda mais aqueles que não salvavam *cof* seus contos.

Um projeto como esse, que implica em salvar, e ainda como proposto pelo Lobo, ter pequenas descrições, sem falar nos Penas, Rádio, Coletivos, é bastante desgastante. Não sou o mais indicado para dizer isso, mas por experiencia propria, é complicado.

É facil querer as grandes coisas quando se tem poucas pessoas, algumas assiduas nessa seção, outras não, a fim de querer ajudar, mas o dificil é levar para frente. Se acabar virando um projeto 'real', espero, sinceramente, que não fique inativo como o SpellGrupos.

Boa sorte ao Projeto!
"And the question is
Was I more alive then than I am now?
I happily have to disagree
I laugh more often now
I cry more often now
I am more me!"
Avatar do usuário
Ermel
 
Mensagens: 133
Registrado em: 05 Set 2007, 23:41

Index

Mensagempor Dahak em 24 Fev 2008, 17:56

Amigos, nós da equipe artística somos contra a idéia do Index.
Os motivos?
Bem, durante o debate que tivemos, encontramos mais pontos negativos do que positivos. De qualquer forma, optamos por ouvi-los e, caso você queiram mesmo a criação do index, por mais que sejamos contra, ele será criado.

Gostaria que vocês refletissem sobre o que eu direi hoje e sobre o que a Elara e a Nasti virão dizer. Se necessário, podemos esticar um pouco o período de votação e tentar liberar uma opção que permita a mudança de voto.

O primeiro motivo que nos faz ser contra é sobre a perda que isso incide no quesito "navegação".
Com o index, o movimento pelas página dois, três, quatro, cinco e assim por diante, que por natureza já é baixo, será praticamente nulo.

É muito gostoso rever as páginas antigas e se deperar com algo que você esqueceu de ler, ou olhar um título diferente, inusitado e decidir abrir o tópico. E é muito mais gostoso para o autor, que pode ver seu trabalho sendo novamente apreciado.

Claro, em um index teríamos todos os contos listados. Mas a busca seria como procurar agulha em palheiro. Além disso, o índice pode acentuar "panelinhas", algo "mais comum" antigamente mas que não pode ser desconsiderado.

Se o usuário X curte as obras do Sax, do Lobo e do Malka, por exemplo, e tem a sua disposição um tópico onde todos os contos desses caras estão listados, qual o interesse que ele teria em procurar obras distintas, de outros autores? Aliás, quais as chances dele poder bater o olho em algo novo e decidir ler?

Nesse sentido, acho que o index traz mais pontos ruins do que bons.
Há mais motivos que nos fazem pensar que a idéia é danosa, mas por ora, gostaria que refletissem sobre esses e que, novamente, postassem suas opiniões.

A Nasti, a Elara e eu traremos mais pontos que consideramos cruciais pro debate em outrora.

Abraços!

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Index

Mensagempor Anonimous000 em 25 Fev 2008, 22:44

Não havia pensado por esse lado da "panelinha", mas acho que a solução é simples:

Não separar por autor. Façamos um Index comum, por ordem alfabético do título do conto (descontando artigos), citando o autor no fim da entrada. Assim mantém-se a praticidade de um tópico índice com os resumos, sem criar este problema específico.

E não creio que ele influêncie negativamente a navegação nas páginas com tópicos antigos, ou pelo menos não influência mais do que a ferramenta de busca.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Index

Mensagempor Irish Carbon em 25 Fev 2008, 23:36

E mais: o efeito produzido por ler as páginas anteriores (recordar contos antigos, sentir curiosidade em ver um conto novo, etc.) seria mais ou menos o efeito equivalente ao de ler o Index por ordem alfabética de título.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Próximo

Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron