Penas & Espadas: Saxplr x Volcano - Resultado

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Mensagempor Lorde Seth em 29 Jan 2008, 02:02

Volcano, abandone a retórica.

O desfecho de seu conto transformou algo que parecia contraditório e absurdo em um texto rico de interpretações elusivas. Junto com a exploração psicológica do personagem, está aí todo o mérito. O fato do personagem ter retirado a própria vida mesmo depois de ter experienciado o que experienciou prova de fato, contudo, que ele entendeu apenas parte do que procurava. Mas como sua existência é comparada tal qual a instabilidade de uma folha que é carregada pelo vento (e que eventualmente descenderá novamente) o paradoxo é resolvido, embora mesmo assim não deixando de ser um objeto interessante a se ponderar.

Por toda a criatividade, visão, e também o bom humor, o conto do Rodrigo certamente teria meu voto se não fossem pelos diálogos... Meio que revelei para quem votei, mas acredito que, dada às explicações, isso não seria um problema, certo? :roll:

E Volcano, mais uma vez, abandone a retórica.

Abraços!

:victory:
Para viver a realidade, primeiro é preciso acordar do sonho.
Lorde Seth

Mensagempor faprasem em 29 Jan 2008, 13:30

Interessante como um conto saiu o completo oposto do outro. Enquanto um leva uma certa inocência, é leve, divertido, o outro é de temática bem adulta.
Mas sem dúvida, ambos são excelentes. Achei a criatividade do Sax muito legal, e o modo como criou personagens envolventes também. E a exploração do psicológico do personagem feita pela Volcano também foi muito boa. Criou um clima denso, até mesmo um tanto sombrio, que me fez pensar bastante. Gostei bastante dos dois e foi difícil tomar minha decisão.

Um abraço, Faprasem
faprasem

Mensagempor Lady Draconnasti em 29 Jan 2008, 14:36

Vamos lá pessoal, amanhã as votações estarão encerradas!
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Dahak em 29 Jan 2008, 19:32

Amigos, a Nasti e eu teremos uns afazeres amanhã e então decidimos esticar a votação^^"

Os votos poderão ser enviados até dia 31/01 às 23:00 horas.

Façam suas escolhas, cada voto tem sido crucial para essa decisão.
;)

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Captain Beefheart em 29 Jan 2008, 21:42

O Sax soube conduzir a história de uma maneira impressionante, na minha opinião. Sem enrolações e muito bem escrito, com grande dose de criatividade.

O Volcano explorou puramente sensações e pensamentos, o que a meu ver é muito mais interessante, porém é preciso um cuidado extra para não se embolar. É preciso ter certeza o tempo todo, como sugere a escolha do foco narrativo. Em alguns momentos não senti essa firmeza.

Estou esperando ansioso pelo resultado.
Captain Beefheart

Mensagempor Dahak em 31 Jan 2008, 06:01

Amigos, últimas horas para votarem.
Já adianto que essa foi uma das melhores que tivemos em muito tempo \o/

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor laharra em 31 Jan 2008, 16:21

Já mandei meu voto há um tempo, mas agora passo para deixar comentários rápidos. Não sou fã de contos que tenham animais como protagonistas, mas Saxplr fez isso de uma forma que me prendeu e me fez torcer pelos personagens, fazendo-me esquecer do detalhe que eu odeio (talvez idiotice minha, mas enfim). Muito bonito o conto. Quanto a Volcano, achei que conduziu o texto de uma forma equilibrada, explorando o lado psicológico e usando bem as palavras, sem se tornar enfadonho.

Parabéns aos dois combatentes e fico no aguardo para mais uma edição do Penas & Espadas. Abraços a todos.
Tentando encontrar inspiração para terminar o conto abaixo:
O Som do Silêncio: Parte IV - A decisão
Reger está às vésperas de uma batalha onde decidirá seu futuro. Durante o que podem ser seus últimos momentos com a Espada e com Alyse, ele se pega pensando sobre a validade de suas aspirações. Acompanhe o conto no link a seguir:
http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=24&t=1067
laharra

Mensagempor Dahak em 31 Jan 2008, 22:32

Pessoas, votação encerrada.
Daqui a pouquinho solto o resultado \o/

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Dahak em 31 Jan 2008, 23:45

Amigos, é com muito prazer que dou como encerrada essa edição do Penas & Espadas.

Muito obrigado a todos os que votaram, que comentaram, que incentiveram e que estiveram por aqui.
Obrigado aos participantes por terem proporcionado um trabalho de altíssimo nível.

Foi a segunda edição de maior sucesso da história do Penas e fico muito feliz em anunciar isso. Muito, muito obrigado a todos.

Sem mais delongas, o embate angariou 13 votos.
E por um apertado 7 a 6, o vencedor dessa edição é O Esquilo e a Rolinha, de Saxplr.

Ambos os contos foram muito elogiados nas MPs que recebi, a maioria apresentou elogios para os dois contos e alegou que era uma decisão difícil.

Das minhas impressões pessoais, quero ressaltar que nunca foi tão difícil ficar de boca fechada, adorei os contos e queria muito comentá-los, mas uma pena que meu papel não me permitia isso. Acho que foi um dos "problemas" mais legais que já tive XD

Parabéns ao Volcano, que com esse placar teria vencido vários embates.
Parabéns ao Sax pela sua criação que conseguiu cativar a todos através de seus personagens inusitados, cheios de sensibilidade.

Obrigado!

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Madrüga em 31 Jan 2008, 23:50

Parabéns para ambos pelo esforço, e ao Sax pela vitória chorada!

:victory:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Saxplr em 01 Fev 2008, 08:15

Bom, findada a votação, eu gostaria de fazer alguns comentários sobre o meu conto:

Eu fiquei a semana inteira que tinha para escrever pensando em um gancho para minha história. Várias idéias sobre anjos, meninas com asas, dramas, conflitos se passaram por minha mente, mas quando a história era boa achei que não teria espaço para desenvolvê-la.
No dia que precisava entregar ainda não tinha escrito uma linha. E conseguimos mais dois dias... E nesta noite minha namorada me disse "por quê não escreve sobre animais?"
Então eu misturei várias idéias que estavam em minha mente e escrevi tudo de uma vez. No dia seguinte foi o momento de polir (e de cortar as 200 palavras excedentes). O resultado foi o que leram. Foi um conto bem legal de escrever, os personagens vieram rápido à minha mente, assim como seus nomes, personalidades e raças. Fluiu de uma forma natural.

Só não entendi o que o Seth quis dizer quanto aos diálogos. Não quis montar diálogos empolados, achei que não combinariam, mas talvez eles tenham ficado meio "bananas"... Não sei, Seth, pode me explicar melhor?

Quanto ao conto do Volcano, eu achei interessante que ele usou "voar" no sentido de passagem. Eu pensei várias vezes em fazer isso :b , mas no final achei que seria mais interessante trabalha a sensação de voar mesmo. Confesso que já fui mais fã desse estilo barroco, mas não há duvida que trabalha com maestria as palavras. Só achei que ficou um pouco confuso lá pelo meio, (ou eu estava cansado para ler).
De qualquer modo, é sempre uma opção arriscada escreve um conto sem ação, no qual toda a trama é o psicológico do personagem, mas você conduziu bem a narrativa (tirando uma certa confusãozinha da minha mente).

Aconteceu o que eu esperava: escrevemos dois contos muito diferentes, não apenas isso, mas opostos. Demos trabalho a quem votou, o que, por si só, já foi muito bom!

Abraços!
Revista de histórias:
http://www.balaiobranco.com.br
Saxplr

Mensagempor Lady Draconnasti em 01 Fev 2008, 23:17

Parabens aos gladiadores, não lembrava de ter lido dois contos em um penas tão bons (e comparavelmente rápidos =))

Então, até o próximo duelo.
Imagem

Lady Draconnasti

Mensagempor maksimun em 02 Fev 2008, 15:02

[Maksimun entra triste na arena olhando ao redor e vendo todos partindo, nem pode lucrar um pouco com a venda de seu açaí... olhando para o placar que incessantemente mostrar o replay do duelo, fica abismado e contente que embates de tamanha qualidade ainda sejam travados nesta arena!]

Conhecendo o estórico de ambos os escritores, não esperaria menos desse duelo, eu mesmo me negaria a escolher um dos dois e imagino o quão difícil tenha sido para Dahak ter ficado quietinho no canto dele =)

Abraços
"Você pode enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não pode enganar a todos o tempo todo." - Bob Marley, Get up Stand Up.
maksimun

Mensagempor Lady Draconnasti em 03 Fev 2008, 19:32

- Maks, não desanima. Sempre haverá um próximo Penas para você vender seu açaí.

*Levanta a cabeça e observa os estragos feitos na arena e depois faz uma cara de dor*

- Isso vai precisar de uma boa reforma pra aguentar o próximo duelo...
Imagem

Lady Draconnasti

Mensagempor Lorde Seth em 04 Fev 2008, 04:32

Sax:

Primeiramente, parabéns pela vitória.

O seu conto seguiu muito bem, estava colorido e cheio de vida, até os diálogos começarem. Porque aí então, ao invés desses servirem os personagens e dar-lhes vida, fizeram exatamente o oposto, transformando-os em meros esteriótipos e planos e sem substância como uma tábua.

Houvessem esses sido re-elaborados ou melhor contextualizados, seu conto teria meu voto.

Jamais desmerecendo o conto do Volcano, que também foi muito bom. Como ele conseguiu explorar o lado em que seu conto afundou, decidi dar-lhe meu voto, pois há mais mérito naquele fato do que as mais mirabolantes fábulas das mais viajanes histórias de personagens fantásticos (vide Tolkien, Rowling e derivados).

Bom, espero ter ajudado.

Abraços!
Para viver a realidade, primeiro é preciso acordar do sonho.
Lorde Seth

AnteriorPróximo

Voltar para Contos