Index

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre contos.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Você gostaria que Contonópolis tivesse um index?

Sim
13
68%
Não
6
32%
 
Total de votos : 19

Index

Mensagempor Lady Draconnasti em 27 Fev 2008, 06:58

Minhas duas moedas de cobre sobre o assunto:

Como o Dahak já comentou, nós debatemos sobre esse index, e outro ponto que o tornou inviável é o fato de estarmos preparando o retorno do "Destaque". Os usuários mais antigos devem lembrar que o DQ (Destaque da Quinzena) já era um tipo de indexação.

Infelizmente, ainda não temos uma produção de contos boa e estável o suficiente para retornarmos com o DQ, por isso, nós, da equipe artística, estamos nos organizando para fazermos o Destaque do Mês (DM). Este só difere do DQ no fato de pegarmos todos os contos feitos/finalizados naquele mês específico e realizarmos uma votação entre os usuários para decidir qual é o melhor conto daquele período. Num futuro próximo (eu espero), voltaremos a falar sobre isso com mais detalhes.

Na minha opinião, a indexação só seria válida para os projetos (Precisa-se de Alguma Coisa ou Ajuda no Projeto da Spell...), entrevistas (alguém ai falou na Rádio?) e tópicos-artigos (Dicas de Fulano de Tal e Como Escrever um Conto Ruim e afins). Motivo pra isso: Eles, invariavelmente, nunca entrariam na indexação por não se tratarem de contos.

Bom, essa é a minha visão sobre o assunto.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Index

Mensagempor Malkavengrel em 27 Fev 2008, 11:52

Bom, ao mesmo tempo que sou contra sou a favor do index. Acho que tem muitas utilidades, desde procura, até para uma questão de postagem e organização do forum.

A ideia de colocar só projetos é otima, talvez a melhor forma de reproduzir esse index.

Colocar os contos com os autores, pode gerar o efeito descrito pelo dahak ou até fazer o contrario. Imagine você se deparando com um titulo que acha interressante, já postado a tanto tempo.
(Serei sincero, não passo das primeiras paginas por preguiça...)

O Trabalho que o index iria demandar seria imenso, alguem iria perder noites de sono só para começar a catalogar os contos.

Bom dai como cada autor poderia ajudar, acho que se todos procurassem os seus textos, colocassem já na forma que fosse para ser postada ([ URL = ] "Titulo" [/ URL ] - DATA de Postagem - Autor, por exemplo) e mandassem por pm, email, msn, icq, google talk, etc, para a moderação e eles então só teriam o trabalho de colocar em ordem alfabetica.

Bom, acho que é isso.
Imagem
"For every complex problem there is an answer that is clear, simple and wrong."
"I can make wonders, and still let you wander alone."
Avatar do usuário
Malkavengrel
 
Mensagens: 250
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:40
Localização: Ilha da Magia

Index

Mensagempor Anonimous000 em 27 Fev 2008, 13:31

Não vejo necessidade da data de postagem no index, mas definitivamente é algo a se pensar.

Inicialmente o Destaque (quinzena, mês, tanto faz) e um index parecem redundantes, mas acho que seria possível trabalhar as duas coisas juntas.

Atualmente a sessão de contos tem 117 tópicos, mas nem todos são contos e alguns, como os Penas e Espadas, tem dois contos, então façamos um chute de 117 contos no final mesmo. Entre estes certamente há trabalhos em andamento, mas a maioria está, creio eu, completa ou parada (por parada eu digo: não foi dado um final ao conto, mas não está mais em produção).

O Destaque certamente faria a parte de divulgar os contos mais recentes (do último mês, pelo que entendi da proposta), mas o Index teria o registro geral. A partir disso pensei: fazer o Index em ordem alfabética, já que há bons argumentos contra a divisão por autor, e dentro do index destacar alguns dos trabalhos, sejam os mais recentes, os com mais leituras ou os votados como mais interessantes.

E por que não colocar os projetos dentro do index? Talvez o Index possa ter mais de uma sessão, como Destaques logo no começo, seguido dos projetos e por fim o index geral dos contos, certamente o mais longo.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Index

Mensagempor Elara em 27 Fev 2008, 14:06

Ok, demorei mas cheguei.

Como até agora não decidimos se a enquete será ou não prorrogada, coloco aqui meu parecer, faltando dois dias para a data oficialmente estipulada para o seu fechamento:

Porque sou contra o Index

1 - Na minha visão, o motivo mais forte é o seguinte: Eu, o Dahak e a Nasti temos três seções para cuidar, certo? Todos nós temos responsabilidades inerentes às 3 seções. Não seria justo indexar os contos e deixar os poemas e desenhos de lado. Então, somente criar o index dos contos já demandaria um trabalho imenso, fora os outros 500mil pepinos, abacaxis, projetos e coisas afins que temos que resolver no próprio fórum e na nossa vida pessoal.

2 - Conforme lenvantamento feito pelo Anonimous, em msg postada neste tópico, temos 117 "coisas", entre contos, prosas poéticas, projetos, etc., somente nesta seção. Ok, a idéia de todos colaborarem, enviando por MP o resumo e outros dados é até boa. Mas vamos considerar que ativos mesmo temos X usuários. E agora vamos considerar os Y usuários, que vieram aqui, postaram, apareceram mais umas duas vezes e nunca mais voltaram. Acho que temos muito mais usuários do tipo Y do que do tipo X, não? A ajuda que X usuários dariam seria de grande valia, mas mesmo assim aliviaria pouco o trabalho da indexação.

3 - O index teria que ser periodicamente atualizado, tipo semanalmente mesmo. Se uma semana a coisa furar, já acumula um senhor serviço para a próxima. Sinceramente, acho perda de tempo indexar os contos, quando a equipe artística poderia estar se dedicando a outros projetos de relevância para movimentar as seções do Artes.

Mas... Entretanto... Contudo... Todavia... Se a maioria decidir pelo index, seja feita a democracia, né?

Chero!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

Index

Mensagempor Dahak em 28 Fev 2008, 01:27

Amigos, quero falar um pouco mais sobre o assunto mas, antes, quero insistir no ponto que atenderemos a vontade de vocês, por mais que nós tenhamos outra posição ^^

Também quero dizer que Elara, Nasti e eu estamos trazendo essas opiniões apenas e agora e de forma seqüencial porque um vai complementando o outro, não há propósito de "pressionar" para que concordem conosco.

Uma das sugestões bacanas que surgiram nesse tópico foi a de colocar uma pequena intro referente a cada conto do index.
A idéia é muito boa. Agrada-me bastante.
O problema seria conseguir que alguns autores o fizessem. E não por má vontade, mas por falta de acesso. Há muitos contos que não recebem réplicas/tréplicas dos autores. Isso complica a homogeneidade do projeto.

Alguém poderia dizer: "ah, então façamos sem isso".
Mas aí a indexação seria muito semelhante a que será usada no DM. Redundante.

A indexação dos projetos, no entanto, parece ser senso comum.

Sobre a ferramenta de busca...Olha, a acho fantástica, mas nesses anos todos de Spell, eu desconheço o amplo uso da mesma no Artes. De cabeça, não consigo me lembrar de mais do que um punhado de usuários que a utilizavam.

Nesse sentido (das "panelinhas"), creio que um index teria muito mais impacto nesse sentido.

Pegando os dizeres do Malka, que já vai viver sua segunda olimpíada ao nosso lado como usuário, parece-me um bom exemplo sobre como o "cavalgar pelas páginas obscuras" é algo pouco comum, pouco instaurado. Com a opção do index, creio que isso se acentuaria.

Também quero por o ponto da "poluição visual". Trocando em míudos, a alta quantidade de tópicos fixados ou anunciados. Um para regras, um para DM, um para Index, um para outro projeto que está por vir e etc...

Por fim, a Elara foi legal em citar apenas as 3 seções, heueheuehu, porque ela ainda toma conta do Quem é Você e a Nasti toma conta do VGs, além da contribuição no QG da moderação.

Por favor, continuem postando as opiniões de vocês. Reitero que a opinião de vocês decidirá esse debate.


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Index

Mensagempor Malkavengrel em 28 Fev 2008, 02:44

Bom voltei.

Meu voto depois de tudo que li vai para o não.

Eu acho que seção de contos, não precisa de um index. Talvez um destaque do mês, ou uma maior divulgação da area, mas não de index.
"Ah! por que?"
Bom, eu já vi como é complicado entrar em uma seção que as panelinhas imperam, hoje elas são bem menores, mas elas podem se acentuar. Depois, como a elara falou, os projetos que cabem aos 3 topicos devem ser aplicados aos 3 topicos, afinal não pode haver discriminação. Então, como fazer para os moderadores arranjarem tempo para editar tudo isso?
Eu mal tenho tempo para ler todos os contos e poesias que postam aqui, apesar de não comentar com muita frequencia e costumo ler quase todos os textos, os mesmo devem fazer os moderadores.
Por fim, por convenção acho que esse tempo que será utilizado semanalmente pelos moderados para organizar, poderia ser melhor utilizado com projetos que aumentariam a produção de textos e a circulação de usuarios ativos. E depois, temos uma ferramenta de forum que se chama Busca Avançada, lá no topo da pagina, você pode usar ela para achar textos que procura.

Um abraço.
Imagem
"For every complex problem there is an answer that is clear, simple and wrong."
"I can make wonders, and still let you wander alone."
Avatar do usuário
Malkavengrel
 
Mensagens: 250
Registrado em: 25 Ago 2007, 18:40
Localização: Ilha da Magia

Index

Mensagempor Anonimous000 em 28 Fev 2008, 14:26

Realmente, o Index só é interessante se houver alguma descrição do conto, se não ele se torna desnecessário.

Agora, eu pensei um pouco sobre as "panelinhas". O Index vai mesmo acentuar isso? Afinal, o tópico já lista o autor dele (portanto, muito provavelmente, o do conto) antes de você acessá-lo. Eu concordo que acentuaria se fosse feita a classificação dos contos por autor, mas isso já foi (creio eu) abandonado em favor de um ordem alfabética.

Sobre o trabalho que a criação do Index resultaria, acho que se todos os membros ativos colaborarem, isso poderia ser resolvido. Repetindo a sugestão de antes: um dos moderadores cria o tópico fixo onde ficara o Index, cada contista posta os seus contos na forma "Título (como link) - Autor - Descrição" (Data original de postagem opcional) neste tópico, depois alguém da moderação coleta o conteúdo destes posts e inclúi no post inicial (e arruma a ordem) e deleta os outros posts. E cada vez que alguém postar um conto novo ele vai lá no tópico do Index e coloca o link e tudo o mais pronto, assim um moderador só precisa passar lá e incorporar aquilo ao post inicial.

Assim creio que o tópico só precise ser organizado não a certos intervalos de tempo, mas sim toda vez que, digamos, atingir a segunda página (indicando pelo menos quinze novos contos).

Fazer isso também facilita pois em certos contos, como os dos Penas e Espadas e os contos com mais de uma parte, o conto não está no primeiro post do tópico, ás vezes nem mesmo na primeira página, e com isso o link levaria para o post com o conto, e não o primeiro do tópico.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Index

Mensagempor Aleχ em 29 Fev 2008, 20:05

Acho que o que move um fórum, ou site, como esse, é a boa vontade. Todos que ajudam, fazem porque aqui se sentem bem à vontade, porque aqui se divertem. A partir do momento que alguém não tem mais vontade de ajudar, ele simplesmente não ajuda mais. E não existe algo mais eficaz para acabar com a vontade de alguém de ajudar do que forçá-lo a fazer algo que ele acha ruim.

Aleχ escreveu:demandaria um certo esforço extra por parte da equipe

Aleχ escreveu:E já que a idéia está partindo da própria equipe, por que não? XD


Como falei à princípio, ainda acho a idéia super interessante, mas o que estraga são essas duas coisas que eu disse. Para pôr isso em prática, precisa de esforço por parte da equipe. E como a idéia veio justamente da equipe, eu deduzi que a equipe tinha vontade de realizar esse esforço. Mas, se a própria equipe acha ruim a idéia, não vejo outra alternativa a não ser deixar isso para trás.

A discussão aqui era se era uma boa idéia para o fórum. Ainda acho que é, e não concordo com algumas justificativas, mas para mim a discussão torna-se imprestável a partir do momento em que os idealizadores, os membros que realmente irão fazer a coisa funcionar, nem sequer gostam da idéia, por mais que digam que se o povo preferir, será feito.

Sou contra democracia num lugar em que:
(1) quem está no poder não recebe nada em troca pelas boas ações e só ajuda se realmente se importa com o bem estar do recinto;
(2) o povo é composto também por pessoas que entram aqui uma vez por ano, nem sabem o esforço que é manter isso e nem pensam no bem de todos quando votam em alguma enquete.

Acho interessante uma idéia ser mostrada aos visitantes para que eles concordem ou não com a implantação, mas não acho certo deixá-los decidir se será implantado independente da vontade da equipe.

Dessa forma, acho que a equipe pode sim à princípio fazer tudo por boa vontade, mas se ela não está a favor, então em pouco tempo vai perder a vontade, faz acabar fazendo a coisa mal feita e, na pior das hipóteses, vai também aos poucos deixar de fazer suas outras funções.

De qualquer maneira, é só uma opinião.
"Life was such a wheel that no man could stand upon it for long.
And it always, at the end, came round to the same place again."
Avatar do usuário
Aleχ
 
Mensagens: 71
Registrado em: 08 Set 2007, 15:44

Index

Mensagempor Dahak em 09 Mar 2008, 23:42

Hey, agradecemos a todos que comentaram, especilamente aqueles que atenderam ao segundo chamado para falarmos mais da idéia =)

A democracia fala mais alto: o index já está em processo de produção.

Valeu mesmo por participarem.
Contamos agora com a participação de vocês para nos dar um feedback se o serviço saiu como gostariam =)

Abraços!


Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Index

Mensagempor Lady Draconnasti em 11 Mar 2008, 22:47

Só mais um pouco e o índex fica pronto.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Index

Mensagempor Blackbird em 15 Jul 2008, 16:52

Sei que já foi decidido e eu eventualmente estou bastante atrasado, mas e se o Index fosse de responsabilidade dos usuários, e não somente da Equipe?

Minha sugestão é que o INDEX permaneça como um fixo na página principal dos contos, como está agora, e seria composto primeiramente por um post da Equipe. No post da Equipe deve conter uma orientação de como deve ser feita uma Entrada no INDEX, por exemplo:

"No INDEX de Contópolis, cada autor terá direito a apenas uma entrada, que deverá ser atualizada por meio do botão 'Editar' à medida que publica seus contos, e deverá seguir o padrão estipulado adiante:
dd/mm/aa - Conto X - Descrição com, no máximo, duas linhas de comprimento;
dd/mm/aa - Conto H - Descrição com, no máximo, duas linhas de comprimento;
dd/mm/aa - Conto A - Descrição com, no máximo, duas linhas de comprimento;"

ou, se a preferência for por ordem alfabética:

"Conto que começa com A - Descrição com, no máximo, duas linhas de comprimento (dd/mm/aa);
Conto que começa com B - Descrição com, no máximo, duas linhas de comprimento (dd/mm/aa);
Conto que começa com C - Descrição com, no máximo, duas linhas de comprimento (dd/mm/aa);"

Isso muito provavelmente agravaria o problema das panelas, mas creio que seria uma mão na roda pra organização.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Index

Mensagempor Anonimous000 em 15 Out 2008, 01:21

Passado todo esse tempo, me sinto obrigado a perguntar: E aí?
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Index

Mensagempor Dahak em 17 Out 2008, 10:10

Gente, perdão.
Esqueci TOTALMENTE!

Vou ver aqui como andam as coisas e daremos um parecer.
Brigado por relembrarem mesmo.
:duh:

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Index

Mensagempor Anonimous000 em 17 Out 2008, 13:17

Estamos aqui pra isso.

E pra :multidao: também, conforme o caso. :diabanjo:
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Index

Mensagempor Blackbird em 17 Out 2008, 14:22

Alguém considerou / leu minha sugestão? .-.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

AnteriorPróximo

Voltar para Contos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron