Verdade =P
Alguns o acham preguiçoso. Outros acham um grande mentiroso. Outro um grande contador de histórias.
Minha opinião fica em um limiar entre a primeira e a segunda opção.
No livro Ponto de Impacto ele fala de um fóssil de um ser vivo desconhecido em uma pedra que veio de outro planeta.
Um crustáceo o qual ele dá suas características e diz que nenhum outro crustáceo do nosso planeta possui suas características. São todos levados a crer que é um crustáceo alienígena.
Em Sistemática, resumidamente, você classifica as espécies por suas características distintas, as quais chamamos de apomorfias. Um conjunto de apomorfias constitui uma sinapomorfia. Se um bicho Xis não apresenta uma dessas apomorfias, logo, não compreende à sinapomorfia de um grupo, ele não pertence ao grupo em questão.
Isso funciona para praticamente todas as espécies animais (e provavelmente para as vegetais, mas não entendo muito de Sistemática Vegetal ainda), exceto uns peixes primitivos, por exemplo.
O caso é que DB ainda deu o nome da espécie e continuou afirmando que não havia crustáceos dessa forma por aqui e etc, etc e etc...
Quando em verdade, o crustáceo ao qual ele se refere, o nome científico dele que o próprio concedeu no livro, existe. Inclusive existe, dentre outras localidades, até no nosso litoral nordestino, por exemplo.
Imaginam o impacto negativo que isso traz para todas as pessoas que leram o livro e não tiveram a curiosidade de pesquisar a respeito?
É o princípio de um erro fossilizado que atingirá as massas, vide o alto alcance de sua obra.
Bathynomus giganteus o nome da espécie. Ao término do livro, “descobre-se” que existe sim no nosso planeta.
Mas ele não apaga alguns erros sobre as peculiaridades do bicho, como dizer que ele é de terras gélidas dentre outras coisas.
Sei lá, ele preferiu mentir, deturpar toda uma verdade ao invés de simplesmente criar um nome fictício, não causando maiores danos a sociedade mundial.
O que, além de tudo, ao meu ver, dá mais trabalho do que forjar duas palavrinhas em latim...
Dahak Out
DAHAK, uma ajudinha para ilustrar seu tópico:
Allefcapt