3D&T voltou. Agora na versão "alpha"

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor taverneiro em 07 Ago 2008, 22:28

É a questão que 3d&t por ser exageradamente simples, tende a criar personagens parecidos uns dos outros e sem profundidade mecânica real.

Mas isso não remete à sua preferência? Faz muito sentido você desgostar de 3D&T por ele não atender à sua preferência em termos de profundidade mecânica real. Mas isso nao influencia em nada quem não gosta desse tipo de abordagem.

O que dizer de sistemas como Risus e Aventuras Fantásticas? Eles nao possuem grande embasamento e foram feitos para jogos rápidos. Se a história for bem criada, qual o problema de conduzir campanhas com esses sistemas?

Castelo Falkenstein é um exemplo claro disso: não há minúcias mecânicas e o foco é o cenário e sesu personagens. O mesmo não pode ser aplicado aos demais sistemas "excessivamente" simples?
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
taverneiro

Mensagempor kimble em 07 Ago 2008, 22:39

Mas isso não remete à sua preferência? Faz muito sentido você desgostar de 3D&T por ele não atender à sua preferência em termos de profundidade mecânica real. Mas isso nao influencia em nada quem não gosta desse tipo de abordagem.

Tu entendeu que ao quotar aquela parte do que escrevi e responder isso, o que você está dizendo é que o 3d&t é um sistema bom para quem gosta de usar personagens mecanicamente similares e sem profundidade ou diferenciação mecânica, ou seja, um jogo onde todo mundo faz mais ou menos as mesmas coisas do mesmo jeito.
Não sei porque usar o 3d&t então. Se a diferenciação mecânica entre os personagens é irrelevante e não adiciona nada para essas pessoas, porque não mudar logo para algo ainda mais simples? Esquece coisas como descrição das habilidades, perícias, vantagens, e passa para algo como ' o Mestre decide se você foi bem sucedido ou não, com base no teu histórico'. Ou num cara-ou-coroa. Ou algo mais simples.
O estranho é dizer 'não precisa de customização dos personagens, não precisa de diferenciação mecânica!' e depois se manter num sistema que tenta ter essas coisas com uma quantidade limitada de regras para permitir uma customização, com foco limitado e não atingindo um grande número de possibilidades.

O que dizer de sistemas como Risus e Aventuras Fantásticas? Eles nao possuem grande embasamento e foram feitos para jogos rápidos. Se a história for bem criada, qual o problema de conduzir campanhas com esses sistemas?

Nenhuma! Não conheço o Risus, mas o Aventuras Fantásticas é um bom exemplo do que citei acima. Pelo menos nos livros-jogos, era limitado a um atributo relacionado a tua habilidade e outro relacionado a pvs. Não existia uma falsa tentativa de diferenciação mecânica e suposta abrangência das regras que tornava o sistema genérico, que na verdade obrigaria a necessidade de criação de house rules por parte do Mestre para coisas que o sistema deveria atender (o que acontece com 3d&t). Entende, Aventuras Fantásticas é mais simples e não se propõe a ser genérico. Eu não me oponho a pessoas usarem um sistema que seja baseado numa mecânica simples, eu me oponho a afirmação que 3d&t é genérico, completo, simples e funcional, quando na verdade ele não consegue ser tudo isso.

Castelo Falkenstein é um exemplo claro disso: não há minúcias mecânicas e o foco é o cenário e sesu personagens. O mesmo não pode ser aplicado aos demais sistemas "excessivamente" simples?

Outro ótimo exemplo de sistema simples que NÃO se diz genérico ou que foi vendido como sendo mais do que é. Entende, não estou criticando sistema simples que conseguem atender ao que se propõe, estou criticando um sistema que (independente de ser simples ou não) não atende ao que se propõe.
Espero que tenha ficado claro agora.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Lector em 08 Ago 2008, 01:00

Kimble, se o seu problema não é tanto o #D&T em si, mas sim o marketing dele, aí não tem o que discutir, esse é um dos piores problemas do jogo, só perdendo pra falta de equilíbrio extrema
Só respondendo algumas coisas. Sim, o 3D&T serve minimamente bem para jogar aventuras baseadas em mangás shounen. o fato de vários sistemas fazerem isso melhor não muda isso. o importante é que 3D&T faz isso minimamente bem por um preço relativamente baixo. Não conheço nenhuma outra opção no mercado nacional na mesma faixa de preço que faça isso melhor. E ter uma maior variedade de opções pode ser fundamental pra você, mas não é pra todo mundo, como voc^´e mesmo lembro, AD&D também tende a ter personagens mecanicamente parecidos, isso pode ser um problema pra você, e pra mim também é, mas pra muita gente não é.
A questão dos jogos dedicados a um nicho é que comentaram não incentivam os seus jogadores a procurarem outros jogos, mas na pratica nenhum jogo faz isso
E tem muitos jogadores fundamentalistas do seu sistema preferido sim. Já vi nesse fórum gente chamando o True20 de Fake 20 e dizendo que o jogo destruiu o D@). Ora, se não gostou é só não jogar, amera existência de uma variação não impede ninguem de jogar o jogo original, mas mesmo assim ha quem hostilize o jogo
E sistemas gratuitos na internet em português é uma raridade, aliás, eu vivo recomendando o GURPSLite, que é ótimo, mas não é o estilo de jogo mais adequado pra todos, alguns preferem jogos mais simples, outros jogos mais "cinematográficos". o importante é não deixar o gosto pessoal ser um fator relevante ao se decidir ser contra um sistemav (nãocestou falando especificamente de você)
repetindo, o 3D&T esta longe de ser um sistema perfeito e eu adoraria que existissem opções melhores pra jogos simples e voltados para aventuras mirabolantes no mercado nacional por um custo relativamente baixo, mas infelizmente não tem
Lector

Mensagempor kimble em 08 Ago 2008, 09:19

Kimble, se o seu problema não é tanto o #D&T em si, mas sim o marketing dele, aí não tem o que discutir,

Isso não é marketing. Problema de marketing é quando eu reclamo que tem alguns livros que usam de nudez feminina desnecessária para vender. Problema de marketing não é 'produto se propõe a fazer algo que não é capaz de fazer'. A não ser que você, por exemplo, considere ser um problema de marketing se ao comprar uma televisão e instalar na sua casa (onde existe recepção normal de todos os canais) descobrisse que ela não é capaz de sintonizar nada além da Globo. Isso não é marketing, é falha no aparelho mesmo.

Sim, o 3D&T serve minimamente bem para jogar aventuras baseadas em mangás shounen. o fato de vários sistemas fazerem isso melhor não muda isso. o importante é que 3D&T faz isso minimamente bem por um preço relativamente baixo.

O que você está dizendo é que o quão bem ele faz isso não importa, o que importa é ele ter essa proposta e ser barato. E eu já respondi que tem muito sistema gratuito por aí hoje em dia, e existem sistemas gratuitos melhores.

E ter uma maior variedade de opções pode ser fundamental pra você, mas não é pra todo mundo, como voc^´e mesmo lembro, AD&D também tende a ter personagens mecanicamente parecidos, isso pode ser um problema pra você, e pra mim também é, mas pra muita gente não é.

Já respondi essa questão. Se isso não importa para o jogador, não existe porque então se manter num sistema que tenta permitir essa customização de maneira mecânica e falha. Seria melhor passar para um sistema que não tem essa preocupação e, que por escolher ignorar isso, se torne ainda mais simples que 3d&t.
Como o Aventuras Fantásticas que foi citado. Note que estou me baseando do modelo de sistema que eu conheci nos livros, aquele baseado em habilidade e pvs.

A questão dos jogos dedicados a um nicho é que comentaram não incentivam os seus jogadores a procurarem outros jogos, mas na pratica nenhum jogo faz isso

E? O problema pra mim (e o que eu argumento) não é malefício do jogo feito para um nicho (até porque acredito que a maioria seja assim). É o jogo ser vendido como universal, genérico e completo, e não ser.
Mas para te ajudar a dar um exemplo de referência cruzada de jogos, algo que me lembrei ontem é que Exalted faz referência a jogos de outras mídias para ajudar na ambientação e o cenário antigo de WoD e o cenário de Exalted foram inicialmente tratados como relacionados para ajudar a impulsionar as vendas do cenário novo.

----

E tem muitos jogadores fundamentalistas do seu sistema preferido sim. Já vi nesse fórum gente chamando o True20 de Fake 20 e dizendo que o jogo destruiu o D@). Ora, se não gostou é só não jogar, amera existência de uma variação não impede ninguem de jogar o jogo original, mas mesmo assim ha quem hostilize o jogo

E quando eu falei que não existem fundamentalistas em D&D? O que eu contestei foi isso aqui:
boa parte dos jogadores de D&D é tão preso ao sistema que se recusam a jogar até outras versão de D&D.

Essa generalização sem base é que eu estou dizendo que é errada.

-----

E sistemas gratuitos na internet em português é uma raridade,

E? Se existisse somente um sistema gratuito melhor que 3d&t, automaticamente a argumentação de que 3d&t 'é bom porque é barato' termina, porque existe algo economicamente melhor. A não ser que você consiga provar que os jogadores de 3d&t ganham salário por jogar o jogo, que me faria ter que concordar com teu ponto.

e voltados para aventuras mirabolantes no mercado nacional por um custo relativamente baixo, mas infelizmente não tem

Nota como teu argumento para defender 3d&t já teve que abandonar qualquer tentativa de valorizar a qualidade dele para se reduzir a algo específico como 'é ideal porque é barato e em português!'. Isso já desclassifica ele como ideal para ensinar rpg a qualquer pessoa que já saiba inglês ou que entre num grupo onde pelo menos um dos membros conheça a língua inglesa.
Quando você considera que já existe o SRD da 3.5 traduzido no Brasil, isso também desclassifica o sistema quando considerando preço e qualidade. Considerando que o sistema da Daemon também é livre hoje em dia, nem pela questão da simplicidade você poderia tentar defender. E como já foi concordado que o 3d&t não é genérico, então não é possível apontar isso como uma possível vantagem dele sobre esses jogos.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Mensagempor Agnelo em 08 Ago 2008, 09:31

Kimble escreveu:Quando você considera que já existe o SRD da 3.5 traduzido no Brasil, isso também desclassifica o sistema quando considerando preço e qualidade. Considerando que o sistema da Daemon também é livre hoje em dia, nem pela questão da simplicidade você poderia tentar defender. E como já foi concordado que o 3d&t não é genérico, então não é possível apontar isso como uma possível vantagem dele sobre esses jogos.

de Bronze, põe isso no primeiro post e pede pra trancar o tópico, não tem mais o que discutir.
Editado pela última vez por Agnelo em 08 Ago 2008, 11:58, em um total de 1 vez.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Kasuya em 08 Ago 2008, 10:10

Coninuando meu post.^^'

E sistemas dão apoio a variedade? Boa sorte jogar ao Ravenloft no D&D 3.5 / 4E, ou Supers em Storyteller; boa sorte ao tentar Nerfar ou upar os personagens. Mas isso não tem problema, porque eles tem variedade, não é? E o mesmo poderia ser feito em 3d&t, mas... ele é diferente e ruim e limitado, não?

Cara, não confunda "dar apoio à variedade" com "ser genérico". Como outros sistemas como Storyteller ou D20 dão apoio à variedade? Disponibilizando jogos com outros temas ao que se propõem. Com Storyteller temos o Street Fighter que é uma coisa completamente diferente do WoD original, mas com o mesmo sistema. Com o D20, temos o OGL que permite que você compre uma adaptação para o sistema de coisas completamente diferentes de D&D. Um exemplo é Star Wars(apesar de não ser OGL). Não tem nada a ver com o D&D original, mas você pode jogar usando o mesmo sistema. Isso chama-se variedade no que me diz respeito. Mesmo assim, nem Storyteller nem D&D são sistemas genéricos.

Se um sistema é genérico, é ainda mais fácil ver o apoio à utilização de outros temas, então eu não preciso discutir isso.

Da mesma maneira, mini Gurps é minimalista ao extremo,

Pode ser, mas, como uma versão light de um sistema maior, ele, por si só, já induz você procurar algo mais. É só raciocinar: existe o miniGURPS e o GURPS. O mini é uma versão light do original. Logo, se eu procurar o original poderei ver um jogo mais amplo. Se eu quero ou preciso de um jogo mais amplo, nada mais natural que eu procurar pelo GURPS após desfrutar o suficiente do miniGURPS.

e já cansei de ver jogadores em convenções e Encontros de Rpg com aversão imensa a OUTROS sistemas que não seja o seu.

Esse ponto trata do problema de certas pessoas em superar sua preguiça mental e ler outros livros e aceitar outros sistemas ou a falta de maturidade suficiente para não permitir que elas admitam que seu sistema não é perfeito e que outros sistemas podem cubrir melhor a deficiência dele em certos tipos de crônicas.

Voltando o problema do sistema. Além de existir pessoas assim, o 3D&T induz você a SER assim com o 3D&T, o que agrava ainda mais esse problema.

Se for é imposto a começar com Kult, ou Mundo das Trevas, não tem o mesmo grau de "alienação" que o 3d&t? Sério, analisa bem essa frase e troca só o nome do sistema. Dá no mesmo; é o mesmo argumento, só que por implicância parece que é forte.

Então você acha correta a imposição do 3D&T? O que eu estou dizendo não é que devemos IMPOR Storyteller ou outro sistema, estou querendo dizer que deveríamos dar A OPÇÃO para que o iniciante escolha. E, sem querer parecer chato, 3D&T não deveria ser uma dessas opções.

Porque você acha que vem poucas folhas? Porque é barato, oras. Quanto mais quantidade de papel e maior qualidade impressão, maior o preço, meu caro Watson.

Eu diria que é o contrário, meu caro. É barato por que tem poucas folhas e não tem poucas folhas por que é mais barato. Mesmo assim, o livro AINDA É CARO. Primeiro: a qualidade de impressão é uma porcaria. Segundo. O papel utilizado é de qualidade mediocre. Terceiro. A encadernação do livro é tão terrível que basta você usar durante alguns meses a fio o livro e você verá suas folhas caindo, a cola soltando e a capa se livrando do livro. Quarto. A capa é pior ainda. Não é raro você comprar o livro e ele já vir com a capa danificada, descascada e desgastada com o tempo. Isso justifica o preço de 15 reais que era o Turbinado? Sem chances. Isso sem contar que eles repetem os desenhos e figuras desde o primeiro manual(aliás, desde antes, nas REVISTAS, pois boa parte das figuras que tem lá são ctrl+c, ctrl+v de lá), ou seja, NEM com o trabalho de arte do livro eles gastaram. Então daonde vem esses 15 reais? Ainda mais agora com o 4D&T: o livro DIMINUIU, ficou com a mesma qualidade de sempre e ficou AINDA MAIS CARO. Certamente as gráficas que o Cassaro contrata estão enrrolando ele. Ou então a fama do jogo subiu à sua cabeça, quem sabe.

Só pra tu teres uma idéia de como são os preços de uma gráfica, eu, uma vez, baixei as novas regras do D&D 3.5 disponibilizadas gratuitamente pelo site da WoTC e, para não ter que ficar tendo que ler no computador toda vida que precisar, imprimi numa gráfica rápida(mais caro que uma gráfica que trabalha com a impressão em massa) praticamente as regras do livro do jogador todo(sem foto) e gastei aproximadamente 5 reais (claro, eu diminui a fonte o máximo possivel para não gastar muito, mas isso é só para você ver como o livro é caro em comparação ao o que ele DEVERIA ser).

E eu ainda não entendi. Suponhamos que seja um um livro de 300+ páginas com acabamento de luxo, que justificaria esse preço... mas por ser 3d&t, ele É OBRIGADO a ser mais barato que nWoD, por que ele é melhor, mais foda e mais profundo©?

Não. Se o Cassaro fosse fazer isso e cobrasse o mesmo preço de WoD, certamente ele não venderia. Mas custava fazer um livro com maior qualidade(não de impressão, de capa, essas coisas, mas de CONTEÚDO) mesmo que isso aumentasse um pouco o preço? Certamente se ele tirasse do livro o peso do imposto sobre o ego dele ele praticamente ficaria do mesmo preço.

3d&t é um sistema de fundo de quintal; mas é aliado a enorme popularidade, preços acessíveis e divulgação competente. Isso você não pode colocar dúvida; mesmo que seja um péssimo autor, Cassaro é um bom marketeiro com seus produtos.

Concordo. Por isso troque aí no seu argumento o "3D&T" por qualquer outro nome de sistema que você conheça. Percebeu agora o quanto seria bom um BOM sistema aliado à competência dele em marketing?

Lembre que existem muitos grupos de 3d&t que também o usam para outros tipos de aventura além dos quais eles foi proposto, por ter uma mecânica genérica.

Não, 3D&T não é genérico. Leia os posts do Kimble e descubra o por quê. Não quero me delongar demais explicando porque ele NÃO é genérico.^^'

Você sabe, que quem faz a aventura / campanha são os jogadores e o mestre, certo?

Errado. É o conjunto sistema-jogador-narrador. Se fosse por isso, tinha gente que jogava Vampiro: A Máscara com 3D&T ou Paranóia com D&D, etc... O narrador e o jogador são extremamente necessários para o jogo, óbvio. Mas se o sistema não dá apoio para o jogo em si, não dá pra jogar se o grupo de jogadores e narrador vai praticamente virar uma equipe de designers de jogos para criar house rules para fazer o sistema que NÃO foi feito para esse tema funcionar nesse tema.

Essa história de que o Narrador e o Jogador é suficiente para manter uma crônica decente, para mim, sem querer parecer implicante, é mais uma estratégia de marketing do Cassaro: "beleza, 3D&T não funciona bem, mas não se desiluda com o sistema, o problema está com o seu grupo de jogadores. Se vocês se esforçarem mais, vão poder jogar 3D&T sem problemas, tudo depende do grupo".

Se é assim, então por que não tostamos nossos livros de regras na fogueira e usamos só os livros de ambientação? Pra que regras se elas não são necessárias?

E os jogadores que iniciaram com 3D&T não tem maturidade o suficiente para tentar jogar outros sistemas?

Não é isso. Os jogadores até que podem ter, mas da mesma forma que anime não é nenhuma base lógica de raciocínio para formar uma pessoa madura(apesar de que quem assiste não necessariamente é imaturo), 3D&T não é nenhuma base para você crescer como um jogador maduro também. 3D&T não é um bom sistema, não é genérico e não dá qualquer suporte para o jogador iniciante se desenvolver. Se o sistema continuasse com a proposta de ser apenas zoação, ele ainda poderia ser considerado bom, pois esse tipo de sistema não requer complexidade ou personagens profundos e customizados, apenas algumas bolinhas, uns poderes e uma aventura one-shot ou um pouco maior que isso...

Bem, por hora, não vou poder continuar comentando. Vou ter que ir. Mas, assim que puder darei continuidade ao meu post. XD
Imagem
Kasuya

Mensagempor Murazor em 08 Ago 2008, 11:36

O fato de ser barato e em portugues não justifica as falhas do sistema.

Podemos citar o OPERA e o Daemon, ambos nacionais, ambos em portugues, ambos mais baratos (voce baixa de graça na web), ambos verdadeiramente genéricos e com muito material de apoio gratuito na web na forma de netbooks para as mais diversas ambientações.
Murazor

Mensagempor Smaug em 08 Ago 2008, 13:35

Com Storyteller temos o Street Fighter que é uma coisa completamente diferente do WoD original, mas com o mesmo sistema.

Nao eh o mesmo sistema... ele usa bases iguais, mas muda muita coisa... ele dah muito mais enfase no combate (tendo inclusives regras melhores e mais estruturadas) do que o WoD.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Dragão de Bronze em 08 Ago 2008, 14:40

Lumine Miyavi escreveu:Não é a melhor coisa do mundo, mas não é a pior. É isso que eu quero dizer.

Ele serve pra one-shots não sérias.
Mas não serve pra campanhas ou jogos sérios.

Lector escreveu:Uma pessoa pode ter uma impressão limitado do RPG ao jogar 3D&T, achando que o jogo se limita a jogos "bobos". mas uma pessoa pode ter essa mesma impressão ao jogar Toon, ou qualquer jogo humorístico/satírico. Aliás, qualquer jogo muito específico pode dar uma falsa impressão de limitação, eu mesmo tive certa resistência ao RPG por achar que só existiam jogos de fantasia medieval

Exceto que Toon é um jogo com temática humorística/satírica, e 3D&T é um sistema pressupostamente genérico.
Esse argumento de especificidade não vale. A não ser que 3D&T seja um sistema confessadamente bobo e eu não esteja sabendo.

E sobre complicação: Já ouviram falar de Wushu ou Barão de Munchausen?
Se alguém me convencer que estes dois excelentes jogos são complicados, eu admito derrota neste ponto.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Moon[K]Night em 08 Ago 2008, 22:21

Tem? Eu posso construir um Mecha, incluindo escolher os componentes, armas e etc.? Não, não dá. Tem é regra para diferenças de escala de poder e maneiras de comprar um, não de construir os robôs com profundidade.

O seu problema é com detalhes, então vá jogar GURPS para ter sua grande variedade de opções de armas e etc. 3D&T é simplista, ele está aí para simplificar tudo e o faz muito bem. Dá para se criar robôs gigantes tranquilamente e sem complicação, o que é muito melhor a quem inicia.

Tu entendeu que ao quotar aquela parte do que escrevi e responder isso, o que você está dizendo é que o 3d&t é um sistema bom para quem gosta de usar personagens mecanicamente similares e sem profundidade ou diferenciação mecânica, ou seja, um jogo onde todo mundo faz mais ou menos as mesmas coisas do mesmo jeito.

D&D?

Então você acha correta a imposição do 3D&T? O que eu estou dizendo não é que devemos IMPOR Storyteller ou outro sistema, estou querendo dizer que deveríamos dar A OPÇÃO para que o iniciante escolha. E, sem querer parecer chato, 3D&T não deveria ser uma dessas opções.

Imposição? Quem está forçando os outros a começarem a jogar 3D&T? A opção sempre há, e essa opção é a do iniciante em aceitar ou não começar a jogar RPG, o sistema vai de quem vai ensiná-lo a jogar.

E, sinceramente, sistemas que se dizem "genéricos" como GURPS e Daemon não dão a base necessária para se jogar, como foi usado como exemplo, uma campanha de Mechas só com seu módulo básico. Eles usam de suplementos para dar essas opções aos jogadores. E 3D&T fazia isso não através de suplementos, e sim, através de suas matérias e adaptações na finada Dragão Brasil.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Murazor em 09 Ago 2008, 00:52

E, sinceramente, sistemas que se dizem "genéricos" como GURPS e Daemon não dão a base necessária para se jogar, como foi usado como exemplo, uma campanha de Mechas só com seu módulo básico.Eles usam de suplementos para dar essas opções aos jogadores.

OPERA. Capítulo para construção de veículos dentro do módulo básico do sistema. Genérico, simples e gratuito.

E 3D&T fazia isso não através de suplementos, e sim, através de suas matérias e adaptações na finada Dragão Brasil.

No Daemon voce baixa gratuitamente qualquer netbook no proprio site que trate do assunto e te fornece um grande leque de opções (Armored Warrior, Gundan, daemon Mech). E ainda sai mais barato e fácil que encontrar e comprar uma uma antiga Dragão Brasil.
Murazor

Mensagempor kimble em 09 Ago 2008, 00:52

O seu problema é com detalhes, então vá jogar GURPS para ter sua grande variedade de opções de armas e etc. 3D&T é simplista, ele está aí para simplificar tudo e o faz muito bem. Dá para se criar robôs gigantes tranquilamente e sem complicação, o que é muito melhor a quem inicia.

A questão dos detalhes já foi respondida quase uma dezena de vezes. Te aconselho a ler os posts sobre isso.
E não, não dá.

D&D?

E aqui tu prova que realmente não está lendo os posts. Porque eu já disse que o Ad&d core sofria disso e a terceira edição melhorou a situação. Não julgo a quarta porque não tenho experiência de jogo suficiente para afirmar o mesmo.

E, sinceramente, sistemas que se dizem "genéricos" como GURPS e Daemon não dão a base necessária para se jogar, como foi usado como exemplo, uma campanha de Mechas só com seu módulo básico. Eles usam de suplementos para dar essas opções aos jogadores. E 3D&T fazia isso não através de suplementos, e sim, através de suas matérias e adaptações na finada Dragão Brasil.

Parabéns! Acabou de repetir exatamente o que eu tinha dito num post anterior meu, só que simplificado e comparando as adaptações desses suplementos com a das matéria da DB. Enquanto eu me dei ao trabalho de demonstrar como apesar de sistemas genéricos precisarem de suplementos, eles demonstram uma preocupação real em alcançarem uma ampla quantidade de temas possíveis.
Mais uma vez, te aconselho: leia os posts anteriores. Eu já tratei disso. Mais gente já tratou disso. Se quiser discutir esse ponto, você tem toda a liberdade, mas discute em cima do que já foi dito. Não obriga as pessoas a ficarem se repetindo só porque você não leu o que já foi escrito. Porque de outra forma a discussão se torna repetitiva e chata. Sem contar desrespeitosa com quem já vem discutindo a mais tempo, porque demonstra falta de interesse em ler as opiniões dos outros.
kimble

Mensagempor Kasuya em 09 Ago 2008, 02:01

a maiorias dos RPGs também não entregam tudo que prometem.

Em outras palavras, NADA é perfeito. Correto, o que não é desculpa para justificar algo tão imperfeito.

E essa história de que os outros sistemas dão apoio maior a variedade não corresponde 1005 a realidade. e isso não é um problema.
nenhum jogo deve ser responsável a apresentar aos novatos todo o maravilhoso e diversificado mundo dos RPGs.

Bem, se você espera como "apoiar a variedade" encontrar um livro de Storyteller dizendo "ah! também tem outro jogo muito bom que ambienta a fantasia medieval chamado D&D, por que você não compraq também?", realmente eu concordo com você.

Mas se você for parar para ver que, quando um sistema trata mais de um tema ele já tá ajudando a mostrar novos horizontes ao jogador iniciante. No exemplo do Storyteller, se o cara passar de Street Fighter para Vampiro, temos uma mudança drástica de tema. Mesmo que sejam apenas dois temas, temos uma diferença tão grande entre eles que encontraremos uma variedade enorme nesse meio. Tudo bem. Apenas dois temas (horror gótico e game de luta) não é bem o que você chamaria de uma tremenda variabilidade, mas já uma coisa. Agora pegue, por exemplo, o D20. Só nele, temos D&D, Star Wars, M&M, Ação!!!, etc... Todos temas completamente diferentes no mesmo sistema. Isso no mínimo te apoia MUITO na hora de se sentir com opções de jogo, concorda?

Os sistemas que se propõem a um nincho, com certeza investem nesse nincho, mas nem por isso deixam de dar um mínimo de suporte para que o jogador varie. 3D&T não faz isso.

boa parte dos jogadores de D&D é tão preso ao sistema que se recusam a jogar até outras versão de D&D.

E? Você quer, por favor, retirar da conversa os fanboys e falar de jogadores maduros? Os 3D&Tistas que eu mensionava não eram os fanboys do sistema, mas as vítimas do marketing totalitário do Cassaro. É como Magic. Todo mundo acha que esse é o melhor card game que existe sem ter jogado nenhum outro card game, no máximo Yugi-oh e Pokémon. Por que? Falta de acesso. O Magic se utilizou de uma política bem suja de monopólio no Brasil. Hoje muita gente só conhece o Magic por pura imposição de marketing.

E não conheço nenhum jogo que incentive a mudar de sistema, e não a nada de errado nisso.

Óbvio. Acima de tudo eles são empresas. Não vão fazer propaganda para a concorrência. Mesmo assim, com os exemplos dos Sistemas D20, Storyteller e Daemon, fica claro que eles se preocupam em agradar o máximo de gente possível dando várias opções de tema apesar de serem focados em apenas um Nincho.

Jogos com propostas mais maduras não são necessariamente formas mais promissoras de se iniciar no RPG. Podem ser pra você, mas com certeza não é pra todos. esse é um erro muito comum de jogadores mais experientes, acham que se apresentarem seu jogo favorito a alguém essa pessoa com certeza vai gostar do jogo também, sendo que na maioria nas vezes jogos com outras propostas seriam mais adequados.

Não é isso. A questão é: um sistema para iniciante é muito mais promissor quando ele dá mais opções para o jogador iniciante escolher o que mais lhe interessa. Eu apenas citei Storyteller como exemplo. Já D20, que não é nenhum exemplo vistoso de jogo maduro (apesar de Ranveloft e outras coisas do sistema focado mais no horror e em temas maduros em geral), pode ser um bom começo para jogadores que preferem algo menos tenso, mais descompromissado. Não estou querendo impor meus gostos a ninguém. Eu apenas aconselho.

E eu realmente gostaria que existissem muitas outras opções de sistemas simples e/ou de baixo custo no mercado nacional, mas infelizmente as opções são poucas.

Bem, vamos contar: OPERA, Ação!!!, Primeira Aventura, RPG Quest, MiniGURPS, Daemom(que aliás, pode ser baixado de GRAÇA, além de suplementos também grauitos), Street Fighter: O Jogo de RPG, OGLs em geral(que variam de GRATIS a algo entre 20 e 30 reais, apesar de poder ter algo mais caro), sem contar os sistemas simplistas e GRÁTIS que temos na net. Precisamos MESMO do 3D&T??? Note que alguns desses OGL são produções do Cassaro que podem ser usado para iniciantes e por que não? Primeira Aventura por exemplo: pode não ser o melhor OGL do mundo, mas é melhor que 3D&T para iniciar, fora que este é praticamente uma propaganda ambulante do D&D e até outros OGLs.

Todos esses sistemas citados são acessíveis e com propostas e sistemáticas muito melhores que a do 3D&T.

Opções existem, o problema é essa imposição do marketing em cima do 3D&T que até hoje assola o quadro RPGístico do Brasil.

e gostar de sistemas simples com poucas regras não é uma desvantagem, nem preguiça mental, algumas pessoas se divertem de um jeito e outras de outro,

A preguiça mental está na intolerância a ler qualquer outro livro. Se você VERDADEIRAMENTE se interessa por sistemas simples e só gosta deles, que problema há em ler outros sistemas simples, mas mais funcionais que 3D&T?

Para uma pessoa que tá pensando em comprar seu primeiro RPG, ter a opção em gastar algo em torno de R$15 e R$25 é muito interessante, e não esqueça a inflação ao comparar com preços de 8 ou 10 anos atrás. Ainda é um preço bem mais convidativo que o do padrão do mercado, que costuma passar de R$30

Street Fighter é 30 reais por três materiais (não sei o que são, suponho que seja um manual básico e dois suplementos). 3D&T é 20 reais por um livro que se desfaz praticamente sozinho com pouco tempo de utilização, tamanha é a má qualidade do livro, fisicamente falando(e internamente falando também, apesar de isso não remeter tanto assim no preço).

Mesmo assim, o próprio OGL é DE GRAÇA. Fora os sistemas aos montes que fazem por aí disponibilizando de graça pela net. Claro, tem muito sistema ruim por aí, mas se você não reclama de 3D&T, então não há problemas, certo?

Não vem aponter o dedo e dizer 'vocês são fanboys de coisa estrangeiras' ou 'é só porque é do Cassaro', porque isso só seria válido se não existisse argumentação para a opinião que 3d&t não é um bom sistema.

Só reforçando: se o cara fez uma péssima criação e falou mais do que devia sobre ela, eu não tenho nada a ver com isso. A culpa é dele e pode ter certeza que ele vai ser culpado por isso. O que não significa que tudo que ele faz é ruim. No entanto, não estou aqui para baixar a crista para seu ninguém. Só por que é o Cassaro? Só por que ele é brasileiro? Besteira! Se o cara faz alguma coisa e ela não presta, não tenho nada que idolatrar essa coisa. Ponto final. Quando ele acerta o ponto e faz algo que preste eu admito e concordo. Quando não, eu critico e falo por que não é uma boa criação. Todos temos que ver as coisas de forma crítica e não aceitar tudo que te passam. Afinal, foi por causa dessa atitude patética que, não sei por que, parece ser um costume nacional, que o Cassaro teve esse ego tão inflado quanto é hoje.

Nao eh o mesmo sistema... ele usa bases iguais, mas muda muita coisa... ele dah muito mais enfase no combate (tendo inclusives regras melhores e mais estruturadas) do que o WoD.

Nossa. M&M também é D20 se você reparar. Aliás, se for por isso, Vampiro, Lobisomem, Mago, Demônio, Whraith, Changeling, Múmia, etc, são TODOS sistemas completamente diferentes pois têm certas mecânicas diferentes pois são focados em outros detalhes. Vampiro, é mais focado na consciência do personagem, sua Humanidade e na sua eterna luta para retardar sua auto-degeneração. Já Lobisomem é mais focado no trabalho em grupo, no Renome atingido entre a matilha por se um grande guerreiro, honrado e corajoso, ou seja, a "realização"(note que esse tipo de palavra é um pouco figurada no WoD) do grupo sob a liderança de um poderoso e destemido lider. Não vou falar de todos os detalhes de mecânica diferente que tem em cada um, primeiro por que não precisa tornar esse texto tão grande, segundo por que eu não conheço todos eles.

Na verdade, apesar das regras específicas para o enfoque do tema em questão, o sistema continua o mesmo. É perfeitamente natural que SF use uma regra específica para combrate para ter uma mecânica mais rápida e eficiente, justamente para confirmar o enfoque no combate que outros jogos do sistema, como vampiro, não têm.

O problema, meu caro, é que apenas multiplicar os atributos por 10 e dizer que ele é um Mecha não ajuda muita coisa. Quer ver o problema? Tente pensar em como seria a ficha de um Mecha em Evangelion. Pesou? Agora imagine um dos mais famosos Mechas da história da humanidade: o Megazord dos Power Rangers. Concorda que eles são mechas MUITO diferentes? Como é que fica no 3D&T? Agora faça melhor! Entre na pele de um jogador que quer jogar uma campanha de power rangers e quer fazer uma ficha de um ranger já iniciando com seu megazord. Tá ficando complicado para o 3D&T suportar? Pois agora vamos lembrar das regras originais do jogo: todo Mecha usa a habilidade do seu controlador e raramente tem habilidade maior que 0. Voltando ao evangelion, como você acha que funciona a questão das crianças controladoras que são crianças comuns(mais fracas que um humano comum)? Todos devem ter H0. Mas vamos supor que, por exemplo, a Rei, a primeira criança e que, tecnicamente, é a melhor controladora dos três, é tão habilidosa que tenha habilidade 1 nem, de longe corresponde à necessidade que o cenário tem de provar, por meio de mecânica do sistema que os controladores são bem precisos em suas batalhas,

Imposição? Quem está forçando os outros a começarem a jogar 3D&T?

Marketing pesado é uma forma de imposição bem mais eficiente que a que você aparentemente tem em mente. A coação em si é feita pelos próprios adeptos dos sistema, no boca a boca e se dissemina viralmente como uma espécie de dogma indiscutível. Você não percebe o quanto você resiste em aceitar que o sistema é obsoleto por mais que todas as provas possíveis de que o sistema não funciona para o que se propõe e não é a compra mais financeiramente viável estejam se escancarando na sua cara a cada linha que você lê?

Como foi dito antes, o Cassaro é um marketeiro extremamente competente, o que eu tristemente admito. Parece até hipnose.

E, sinceramente, sistemas que se dizem "genéricos" como GURPS e Daemon não dão a base necessária para se jogar, como foi usado como exemplo, uma campanha de Mechas só com seu módulo básico. Eles usam de suplementos para dar essas opções aos jogadores.

Está errado? Você realmente gostaria de comprar uma BÍBLIA com milhares de páginas apenas falando de regras? Pegue tudo que existe de regras disponíveis de GURPS e coloque num livro só! É inviável. Primeiro: iria ficar extremamente caro. Segundo: Ninguém está interessado em TODOS OS TEMAS POSSÍVEIS. Só em alguns, ou mesmo apenas UM. Você compra o livro de GURPS com o conjunto de regras mais interessante para o que você precisa. Isso não é ser falsamente genérico, é ser objetivo.

E 3D&T fazia isso não através de suplementos, e sim, através de suas matérias e adaptações na finada Dragão Brasil.

Apenas trazendo fichas muito mal feitas dos personagens que eles diziam adaptar e disponibilizando uma ou duas vantagens? Você chama isso de suplemento? Uma ambientação de 2 páginas? Sério. É a gente que está mesmo "implicando com o Cassaro" ou são vocês que estão implicando com quem fala mal de uma obra do Cassaro? Eu não tenho culpa se ela é ruim. Não fui eu que fiz. Agora por isso eu tenho que engolir o sistema goela a baixo? No way, meu caro.

No Daemon voce baixa gratuitamente qualquer netbook no proprio site que trate do assunto e te fornece um grande leque de opções (Armored Warrior, Gundan, daemon Mech). E ainda sai mais barato e fácil que encontrar e comprar uma uma antiga Dragão Brasil.

Sem esquecer que a revista do nosso querido senhor ego está ficando cada vez mais cara. Você praticamente compra um manual 3D&T por revista, o que mostra a inviabilidade de comprar suplementos fajutos de 3D&T via revista.

(agora assim, acho que eu acabei de comentar tudo o que foi discutido até agora. XD)
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Ago 2008, 02:42

Desculpa, mas a minha leitura seletiva me impede de ler qualquer post com as palavras "Maturidade de jogador" e "maturidade intelectual".

Em tempo:

(yadda...) Mechas da história da humanidade: o Megazord dos Power Rangers (yadda...)

Nope, esse é o Gundam. =B
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kasuya em 09 Ago 2008, 02:51

Desculpa, mas a minha leitura seletiva me impede de ler qualquer post com as palavras "Maturidade de jogador" e "maturidade intelectual".

Prefiro não perguntar por quê...

Nope, esse é o Gundam. =B

Se você ler de novo, vai reparar que eu mensionei um dos Mechas mais famosos da história da humanidade.

Mesmo assim, esses não são pontos da discussão em questão. Vamos discutir algo que diga respeito a ela, sim? Não vamos criar um Off Topic porque senão esse tópico vira uma bagunça generalizada...
Imagem
Kasuya

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Sistemas