Kadvasia - ambientação p/ sistema de falkenstein

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor Fada Suicida em 03 Mai 2009, 12:43

Bom, não é minha primeira tentativa de criação de cenário, provavelmente não vai ser a última. Surgiu a idéia depois de um súbito interesse meu e do Smaug de jogar uma campanha de Falkenstein. Apesar de gostar tanto da ambientação quanto do sistema, sempre fica aquela sensação de “e se eu mudasse isso aqui” ou aquele certo ar de obrigação em manter um mínimo de coerência histórica e geográfica. Então o Smaug deu a dica, “Cria um mundo baseado na ambientação de Falkenstein e adapte as regras”, bom, a primeira vista não é tão fácil quanto falar mas acabei me empolgando com a idéia, até porque foi numa época em que num surto inusitado comecei a pesquisar a história, cultura e características gerais da Lituânia, o porquê de justo a Lituânia é uma longa história que não vem ao caso aqui... ainda XD
Decidi começar como Jack, um pedaço de cada vez =P, e surgiu então esse reino, da mistura de dois nomes de cidades do leste europeu, sendo que a maioria dos Dragões Antigos do mundo também foram nomeados segundo misturas e adaptações de nomes de cidades do leste europeu, por uma simples questão de que gosto da estética escrita e da fonética. Pode soar bem pouco original, mas eu realmente não estou me importando em fazer algo que fuja totalmente de qualquer padrão, e sim algo em que eu me sinta bem escrevendo dentro de uma campanha.
Estou passando isso aqui para pedir dicas a respeito de geopolítica, guerras, invasões, verossimilhança XD, adaptações das regras de magia do sistema de Falkenstein, principalmente na questão das Fadas que, como vai dar pra perceber, eu mudei bastante em relação à ambientação de Falkenstein entre outras sugestões sugestivas, críticas, elogios, enfim, estou abrindo meu coraçãozinho aqui XD.

O Mundo

Ainda não nomeado =P, de uma maneira geral a ambientação puxa muito pro Steampunk primeiro por gosto pela caracterização e segundo pelo contraste das cidades com o mundo selvagem das florestas densas do norte.
A magia de um modo geral é algo comum mas não totalmente acessível, bom como pólvora, armas e outras Coisas que Fazem Kabum. Talvez comum aqui não seja uma palavra muito adequada, mas exemplificando: as pessoas temem e respeitam usuários de magia porquê exige uma compreensão e dedicação de estudo muito grande(vide os scholars de Zhephinlin :P, ou os Sorcerers do OWoD – sim, eu gosto dessa idéia).
Criaturas mágicas são temidas e respeitadas da mesma maneira, mas existem meios de se evitá-los e derrotá-los. Apesar disso diversos deles convivem nos meios urbanos e grandes cidades humanas, exatamente por isso, será que vale a pena irritar um anão ou goblin sendo que a sociedade deles pode ser tão organizada quanto a nossa e revidar? Talvez seja mais conveniente respeitar algumas “superstições” em relação a eles e manter sua boa sorte intacta =P*
Dragões... pensei com carinho neles pois são uma parte interessante de Falkenstein por suas características reptilianas, mas também gosto demais das descrições específicas de livros como o Draconomicon então decidi dividi-los entre os Dragões Antigos e os Dragões “dragões” =P. Os Dragões Antigos não existem mais ou pelo menos não são mais vistos XD e é difícil precisar a época em que eles sumiram, muitos acreditam que eles se isolaram nas regiões mais distantes do mundo.
Ponto importante, eu pensei muito nessas regiões inóspitas, é um elemento de exploração que se tornou essencial para a história das Fejas... Logo vou postar o desenvolvimento do primeiro reino, situado numa península no extremo noroeste. Pensei em elaborar os reinos aos poucos e depois ampliar o escopo para o mundo como um todo (até porque tenho medo de acabar me perdendo :/)

*ainda estou trabalhando nisso em termos de proporção das populações em relação aos humanos, etc

Kadvasia – A Península Escura

Kadvasia (pronuncia-se com o “d” mudo mesmo, se algum lingüista achar ruim levanta a mão XD) é conhecida como Península Escura por suas florestas extremamente densas, o último reino criado pelos humanos e com muitas dificuldade já que o acesso por terra à região é impedido pelas Montanhas Drakonas.
Ainda estou bolando o quê, em primeiro lugar, atrairia o processo de civilização para um lugar que num primeiro momento daria tanta mão de obra pra ser “colonizado”. O acesso se dá através de duas grandes cidades portuárias.
O crescimento do reino foi conturbado pois as florestas muito fechadas guardavam, além de perigos naturais, os perigos mágicos. As Fejas, como são conhecidas, possuíam formas muito diferentes antes da chegada dos humanos e são encontradas apenas na península isolada.
Semelhantes às ninfas ligadas a rios, árvores e flores, algumas possuíam um corpo humanóide de tamanho normal mas ainda assim muito frágil, outras, como as pixies, eram meros reflexos da grande concentração de energia vital que a península possuía, a ligação com o mundo natural de todas elas era muito forte. Sua magia não produzia grandes efeitos e estava totalmente ligada à floresta e suas formas naturais de vida.
Com a chegada dos humanos, porém, muitas coisas mudaram na maneira das criaturas mágicas se relacionarem com o mundo ao redor delas.

------------------------

Por enquanto é isso, vou escrever com calma o que aconteceu com as Fejas depois da chegada dos humanos e logo posto aqui. Já tenho toda a história na cabeça, só preciso organizar com calma as idéias pra escrever de maneira entendível XD.
Editado pela última vez por Fada Suicida em 17 Jul 2009, 01:02, em um total de 1 vez.
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Fada Suicida

Mensagempor Smaug em 04 Mai 2009, 21:31

Ainda estou bolando o quê, em primeiro lugar, atrairia o processo de civilização para um lugar que num primeiro momento daria tanta mão de obra pra ser “colonizado”. O acesso se dá através de duas grandes cidades portuárias.

Algumas dicas seriam recursos soh encontrados lah como madeira ou minérios, podendo até mesmo ser um ponto estratégico para os humanos.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Balth em 18 Mai 2009, 10:34

Posso dar uma sugestão? Que proteses mecânicas sejam comuns no cenário...eu adoraria ter aquele meu personagem com uma uma protese mecânica no lugar do braço depois do duelo contra o Le Pierrot *-*!
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

Mensagempor Fada Suicida em 14 Jun 2009, 00:25

Provavelmente com o tempo serão comuns, desde que haja um preço correspondente ^^
Escrevi mais sobre as Fadas e sobre a península das Terras Escuras.. aguardem as aulas darem uma folga.
:mrgreen:

EDIT 17/07/09 - Sobre as Fadas

Depois da guerra conhecida como Grande Mudança as pessoas, principalmente os humanos que moravam nas vilas recém-formadas próximas das Terras Escuras, descobriram que a intervenção das Fadas ia além do mero resgate de meia dúzia de árvores milenares. O Povo Pequeno não existe mais. Elas sacrificaram sua Magia Natural para fortalecer as habilidades e vínculos físicos e instintivos com as Terras Escuras. Embora ainda possuam resquícios de sua Magia, agora também possuem a malícia e o remorso das criaturas mortais. Não vá muito longe dentro da floresta depois que o sol se põe. As Fadas castigam.

As fadas de Kadvasia são criaturas que aos poucos foram absorvendo tendências de guerra e se tornaram muito territorialistas. Por terem aberto mão da grande fonte de sua magia para protegerem as regiões selvagens do mundo elas deixaram de ter uma visão limitada das áreas fora das assim chamadas Terras Escuras.
Não existem mais fadas pequenas como as pixies ou brownies, duendes, gnomos, todas elas possuem estaturas comuns a qualquer humano, passando de 1,50 a quase 2,00 (as assim chamadas Bean Sidhe podem alcançar essa altura, embora dificilmente sejam vistas fora das cavernas em que vivem).

Fejas (fedjás) – Usado em geral para qualquer criatura guardiã das regiões selvagens

Fadas – As Fadas são os representantes femininos da raça de criaturas provenientes das regiões naturais intocadas de Kadvasia, no extremo noroeste do continente. Agressivas, guerreiras e xenófobas em relação a seres humanos, as Fadas perderam muito de sua passividade enquanto parte das florestas de Kadvasia. Pode-se dizer que as Fadas e os Elfos foram os aspectos da natureza que mais sofreram durante a Grande Mudança.
Elfos – O correspondente masculino das Fadas, os elfos possuíam asas menores que as fadas, quando a Grande Mudança veio foram os primeiros a perder as asas ao sacrificar sua ligação com a Magia de Sangue ou Magia Antiga. Protegem as fronteiras juntamente com as Fadas.Da união dos dois, se a prole for do gênero masculino, geralmente terá cabelos escuros e orelhas pontudas mas pequenas, as meninas tem orelhas muito finas e também pontudas que alcançam os 10 cm de comprimento quando adultas.
Anões – Protetores das montanhas, cavernas e grandes jazidas dos mais diversos minerais, os Anões tem grandes cidades incrustadas nas formações montanhosas no extremo norte de Tamsiai. Essas cidades são criadas conforme as peculiaridades das rochas, sendo impossível avista-las a longas distâncias, passam despercebidas aos olhos.
Leanhaun Sidhe – As Leanhaun Sidhe são párias, banidas dos Círculos Feéricos pela quebra de juramentos e laços com as Terras Escuras. Elas entregaram seu coração para uma criatura que não tem nenhum tipo de pacto ou compromisso com as Tamsiai Žemių, um humano. A princípio elas também passaram pela Grande Mudança e se tornaram guardiãs das Terras Escuras, mas o destino não tornou o resto da história muito agradável. Uma vez apaixonada por qualquer outra criatura que não um Elfo, as Leanhaun Sidhe não podem se separar de seu objeto de afeto ou adoecem e definham até morrer, muitas, para evitar esse destino, buscaram refúgio em regiões afastadas e dizem as lendas que estas se tornaram as Bean Sidhe.
Bean Sidhe – As Bean Sidhe são criaturas feéricas com a forma de belas damas humanas, mas um olhar atento e percebe-se a translucidez de sua forma corpórea. As Bean Sidhe só se tornam mais tangíveis quando estão próximas de seus refúgios, cavernas incrustadas nos paredões rochosos das montanhas que cortam as Terras Escuras.
Menina Verde (žalia Mergina) – esse espírito aparentemente ingênuo das florestas preferiu não adotar as formas de suas companheiras Fejas. Sendo protetoras das criaturas mais frágeis e que muitas vezes passam despercebidas, as Merginas aparentam meninas humanas em torno dos 8 a 12 anos de idade, descalças e com roupas surradas e muito simples. Os cabelos normalmente são loiros ou castanho muito claro, os olhos são sempre de um azul vítreo. As Merginas são menos agressivas mas muito vingativas, elas cobrem as bordas das Terras Escuras cuidando e observando qualquer sinal de ameaça. Caçadores têm suas matilhas de cães distraídas, muitas vezes mortas ou feridas por armadilhas, muitos caçadores se perdem e nunca mais são vistos.

As Terras Escuras ( Tamsiai Žemių)
As Terras Escuras são assim chamadas desde o início da expansão para o Norte. Grandes massas fechadas e desconhecidas de regiões selvagens, florestas com clima tropical e subtropical, as Terras Escuras são consideradas um ambiente extremamente inóspito. A devastação de grande parte das regiões de borda das Terras Escuras levou o Povo Pequeno a uma mudança extrema em seu modo de vida. Uma vez que eram apenas reflexos da vida em cada uma das regiões, as Fadas, Elfos, entre outras criaturas intimamente ligadas com a magia natural do mundo viram parte dessa magia ser drenada pelo desgaste que as cidades iam causando à terra. Num último esforço para tentar proteger pontos importantes das Terras Escuras, o Povo Pequeno sacrificou sua imortalidade e ganhou com isso um corpo físico entre outras habilidades para se organizarem nas fronteiras das Terras Escuras e barrar o avanço da civilização humana.

----------------

Opinem =P
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Fada Suicida

Voltar para Outros Sistemas