[idéia] Rpg medieval MESMO

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[idéia] Rpg medieval MESMO

Mensagempor Armitage em 30 Mai 2011, 23:39

Como exercício de imaginação, pensei em fazermos um rpg medieval mesmo - algo (ironicamente) raro no mercado. Quando falo em medieval mesmo, falo num sistema que emule o máximo possível o ethos medieval, porém sem se tornar chato ou injogável.

E aí, como começamos? Criação de personagem ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Re: [idéia] Rpg medieval MESMO

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Mai 2011, 23:41

Sistema existente ou próprio?

Se for existente, o mais indicado deve ser GURPS.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Iuri em 30 Mai 2011, 23:46

Primeiro de tudo: que tipo de aventura rolaria em um jogo destes?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Mai 2011, 23:48

E qual é o tipo de "aventura" ou foco desejado aqui?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Iuri em 30 Mai 2011, 23:54

Phil podia ter feito uma pergunta que não fosse exatamente a mesma que a minha, hein? :P

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Mai 2011, 00:03

aventuras: sobreviver à uma farpa enfiada na mão, campanha feminina: sobreviver os 16 primeiros anos de vida sem ser estuprada & sobrevivendo ao primeiro parto, sobreviver ao inverno, etc...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor GoldGreatWyrm em 31 Mai 2011, 00:05

-> Não morrer para a peste.
-> Não morrer nas crusadas.
-> Não morrer em uma invasão moura.
-> Não morrer para vikings.
-> Never expect the spanish inquisition!
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 31 Mai 2011, 00:06

Ah, sim: qual a EXPERIÊNCIA que você quer criar com esse cenário?

Por exemplo: D&D busca um cenário onde você se sente um personagem heróico de fantasia. M&M busca a experiência de viver uma história em quadrinhos. Assim por diante.

Tendo em mente um tema e a experiência do cenário, acho que fica mais fácil de dar diretrizes para ele.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Mai 2011, 00:07

-bruxaria & você: como escapar de ser acusado de bruxaria
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 31 Mai 2011, 00:11

Cuidado para não transformar o tópico em flood, pessoal.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Sr. Pichu em 31 Mai 2011, 00:31

mas são idéias para aventuras em um "mundo Medieval MESMO"

Sr. Pichu

Mensagempor Iuri em 31 Mai 2011, 00:43

Com certeza não seria um jogo "heróico". Se o planejado é algo nos paradigmas dos jogos populares atuais, um "mundo medieval MESMO" não teria nada a oferecer. Mas se a ideia é fazer algo mais inovador, não vejo porque não ouvirmos a proposta do Silva.

Situações que podem acontecer em um jogo destes: personagens envolvidos nas cruzadas, ou qualquer outro conflito territorialista (podem ser invasores, defensores, ou até mesmo espectadores); jogadores como senhores feudais tendo que se unir contra invasões bárbaras; personagens camponeses tendo que sobreviver às dificuldades da época (isso daria mais certo em um boardgame, imagino); ou até como jovens bastardos de reis/detentores de títulos de nobreza menores querendo garantir uma ascenção social, tendo que se utilizar de artimanhas políticas, se destacar nos torneios reais, coisas assim.

A vantagem de uma ambientação realista ao extremo? Agradar viciados em imersão, como o silva; ou ainda, viabilizar a utilização como ferramenta educacional no aprendizado de história. Simplesmente proporcionar uma experiência diferente daquelas dos jogos padrões já deveria ser o suficiente para justificar a ideia. Resta ver qual a proposta completa, para sabermos se vale a pena investir nela.

Iuri

Mensagempor Vincer em 31 Mai 2011, 01:43

Olha, entendo todos os pontos de vocês e concordo... exceto por um pequeno detalhe do que ele postou
porém sem se tornar chato ou injogável.

A resposta óbvia é: não dá, não tem nada a oferecer, sem graça...

Essa é a resposta padrão, o default. Aquela gritantemente óbvia quando olhamos as coisas a partir do que já vimos, jogamos e etc. Tipo, se pensarmos na mesma estrutura de jogo e estilo dos outros jogos, se aplicadas nesse conceito medieval... booooring.

As chances de isso funcionar de primeira são poucas, mas aposto que alguma forma de funcionar existe(até porque ele se focou só nesse aspecto, ser interessante de jogar, e não que estilo de jogo). Então algum estilo e modo de jogar ser interessante nesse contexto? Acho bem possível sim. Aventuras com um grupo errante caçando confusão? com certeza não.

Tipo, existem rpgs que tocam nessa tangente em algum ponto. Aquele que(se não me engano era da white wolf) medieval se preocupava em emular passagens longas de tempo, entre cada 'aventura' se passavam anos e os jogadores interpretavam lordes. Seria como os encontros de d&d, mas entre cada encontro passa um bom tempo e são roladas consequências e outras coisas(teve filhos ou não, suas terras foram atingidas pela peste ou não)... Eu nunca li ou joguei, só estou falando por resenhas e opniões de terceiros. Mas tinha um nicho de fãs e só vi elogios. E tinha combates e quests e tudo o mais.

"Sem o fantástico perde a graça"

Será? Impossível? O último filme do robin hood por exemplo. Coração de Cavaleiro sem os detalhes modernos(e sem david bowie)...
Ter algum elemento fantástico com certeza ajuda, como bruxas serem reais e tal, mas mesmo sem ele a dinâmica pode funcionar.

Aliás, eu diria que muita coisa pode funcionar como 'medieval mesmo' e inventar encima disso. Adicionar elementos fantásticos brandos ou mudanças estéticas, coisas que fariam um setting original mas que não mudariam a estrutura medieval e como esse mundo funcionava já funcionariam para mim como 'medieval mesmo'. Não sei se isso se encaixa com o Silva falou.

Sinceramente, eu adoro o feeling medieval e as partes menos aproveitadas dele em jogos de fantasia, gosto de jogos realistas tanto quanto dos absurdos e do pessoal feio de desdentado... mas detestaria um jogo puramente medieval. Gosto pessoal. Eu adoro fantasia e principalmente a surreal, realidade demais eu tenho ao meu redor. Mas um jogo realista e simulacionista com um baita 'what if' interessante já é ficção o suficiente para me interessar.

Simulacionismo... de quê exatamente?

Tem quem goste de simulação histórica, não é minha praia mas tem todo um nicho. Larpers que simulam medievalismo na europa existem aos montes(e falo de eventos sem nada fantasioso, só armas e roupas da época, etc), a série eletrônica mount & blade é um exemplo de algo divertido e próximo demais de realismo...

Sem falar que tem uma parte mal contada nessa história: que tipo de simulacionismo? Simular combate, que vértebra é quebrada é um tipo. Não o único. E dá para misturar bem as coisas.Eu sou de uma filosofia que até opostos se misturam, e bem, se bem colocados. Vejo geral pensar simulacionismo=combate simulado. Generalização bem crua não?

Até a mortalidade medieval não implica no mesmo nível de mortalidade como jogo... A intenção é simular ingame a idade média né? Fora da ficção narrada e compartilhada, qualquer mecânica e dinâmica de jogo pode ser usada.

Porque afinal, contanto que as consequências na trama e desfecho das rolagens simulem como essas coisas aconteceriam e seriam aceitáveis na ficção(no caso realismo medieval), o resto está livre. Gente viajou pelo mundo e escreveu sobre suas viagens, cruzados foram para o oriente, lutaram várias batalhas e voltaram na nossa idade média real. Uns tinham sorte outros nenhuma. Misture a isso a péssima tendência vitoriana de exagerar as partes ruins da idade média, que herdamos e chega a ser criticada por historiadores... as coisas não eram tão terríveis assim.

Então, porque o jogo definir 'vocês são esses caras de sorte' estaria errado?. Isso tornaria in-game o jogo menos medieval?

Tirar a mortalidade barata(que é oposta a jogabilidade) de doenças e etc não destrói o simulacionismo: pessoas sobreviveram às pestes, guerras, e tudo o mais. Seu personagem automaticamente ser um dos sortudos não destrói a simulação do jogo. Simular até isso não se torna uma necessidade que todo rpg 'medieval mesmo' tenha de ter, isso seria definir um estilo de jogo(no caso, um com alta mortalidade).

Roleplaying é um campo muito vasto e com muitas variações, estou vendo apenas visões limitadas aqui.

O cara falou num exercício de imaginação... não vi ninguém tentar isso. Só vi gente pegar o tipo de jogo que gostam, pensar no contexto medieval(mesmo) e constatarem o óbvio: que não dá. Claro que não dá. Mas e outro estilo??

Só brincando consigo pensar num jogo bem simples e puramente medieval: cruzados. Coloque combates em amplo escopo(ou seja, sem simular cada golpe e se a vértebra do cara é quebrada) onde habilidade influencia pouco e decisões precavidas afetam muito(ex: evitar qualquer combate em desvantagem numérica), sem stats e apenas com vantagens como 'forte'(afinal, esse meu jogo não é sobre simular combates, é sobre simular a jornada de cruzados)...
Deixa eu ver... dividimos o jogo em encontros relevantes e o espaço entre eles ser a jornada(que pode levar pouco ou muito tempo), rola-se consequências e eventos dessas jornadas(ex: encontros aleatórios, chances de surgir uma complicação como "Um dos membros adoeçou") e.. voi-lá. Sobreviver em terras hostis, saber que lutas lutar e quais evitar seria o componente 'combate' do jogo. Quem se aliar, quem confiar, conflitos religosos, políticos e morais já ofereciam recheio, trama e riscos o suficiente para o jogo... é, dá para ser bem rules light.

E 'medieval mesmo'. Simulacionismo depende do que é simulado. Rolemaster, fatal e etc são exemplos de jogos que tentaram simular ao máximo combates e física(e ao meu ver todos falharam, em simular e como jogos). Não vi esse tipo de simulacionismo como proposta no tópico.

E mais outra que me ocorreu, ainda mais simples:
Destino. Todos têm esses pontos de destino, que podem ser gastos para as mais diversas coisas... e também sobreviver. Existem aos montes, mas são limitados e difíceis de ganhar mais. Mas esse jogo é cheio de situações e rolagens capciosas, cada nova cidade são novas chances de ficar doente, pisar no calo de um lorde e viajar entre elas não ajuda muito... Felizmente vocês têm sua sorte, que podem te salvar do destino implacável ou corrigir suas más escolhas.

O grande porém: você tem suas metas pessoais, e uma que todos têm: subir na vida. Num mundo onde subir na escada social é raridade, adivinhe o que será preciso para suceder? Os malditos pontos de destino...

Sem falar que existe um atalho como na vida real... não ser bonzinho, traição, jogar a culpa nos outros e crimes funcionam tanto quanto no nosso mundo. Não seja pêgo e você chega lá... só tome cuidado com seus pecados, acumule muitos e você vai para o inferno.

objetivo do jogo: específico da campanha+realizar suas metas e garantir um final feliz(purgatório). Porque na idade média tem tantos pecados que ninguém consegue o céu. Paranóia com humor mais negro, sem lasers mas com manguais... 'i'l go all medieval in thou ass!'
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Youkai X em 31 Mai 2011, 02:40

Falta o Silva especificar mais o que seria esse medieval MESMO. Seria o que? Um cenário sem nenhuma dose de fantasia e na nossa idade média mesmo? Ou seria um cenário de fantasia em um ambiente predominantemente feudal, com uma igreja poderosa monopolizando praticamente todos os aspectos da vida, sociedade ainda dividida em estamentos, ainda sofrendo com vários males e onde a ignorância abunda (apesar de durante a idade Média ter ocorrido muitas inovações e melhores tecnológicas em diversos campos), medo de bárbaros, bandidos,hereges ou infiéis? E o Silva quer algo mais próximo da Baixa idade Média (já com burgos e muito dinheiro rolando a solta pelas cidades) ou mais pra Alta Idade Média?

Só pra constar, caça as bruxas foi mais durante a Idade Moderna e isso já foi dito láááá na Spell Forever.
Youkai X

Mensagempor Corvo da Tempestade em 31 Mai 2011, 08:41

Aquele que(se não me engano era da white wolf) medieval se preocupava em emular passagens longas de tempo, entre cada 'aventura' se passavam anos e os jogadores interpretavam lordes. Seria como os encontros de d&d, mas entre cada encontro passa um bom tempo e são roladas consequências e outras coisas(teve filhos ou não, suas terras foram atingidas pela peste ou não)...

Eu acho que você está falando de House os the Blood...aliais seria um bom sistema pra emular o "medieval real".

Nesse sentido tinha que ser um jogo lento (passando-se meses entre os turnos dos jogadores) e algumas coisas tem que ser ignoradas, como a desiqualdade entre sexo (ou as mulheres irão se "divertir" jogando com personagens que não podem fazer nada). E, creio que, apesar do fantástico não aparecer, tem haver muitas lendas e essas não podem ser ignoradas.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários