Pessoal, estou tendo problemas em minhas campanhas de D&D 4e para desafiar meus jogadores.
Os personagens deles são sempre bem construídos e feitos de forma a maximizar o grupo. Geralmente são feitos com preocupação defensiva, o quê tem tornado os combates longos e entediantes, pois eles demoram a derrotar os adversários, pois causam pouco dano, mas também quase não são feridos, pois dificilmente são acertados e quando o são tem muitas formas de se curarem durante o combate.
Quando coloco encontros do mesmo nível ou até 2 níveis acima, não há praticamente nenhum desafio. Aumentar o número de monstros nesses encontros também não está funcionando, pois os monstros destes níveis não representam o desafio que deveriam de acordo com o planejamento do sistema.
Já tentei colocar encontros de 3 níveis ou mais acima do dos personagens, só que neste caso os jogadores é que não conseguem acertar os monstros ou causar dano suficiente, e acaba por serem combates longos, mas sem chance de vitória para os personagens.
Isso chegou a um ponto tão terrível que a campanha anterior só terminou com minha intervenção, pois morreram todos os personagens do grupo em um encontro, exceto por um, que possuía as defesas tão altas e tantas formas de se recuperar que os monstros, mesmo com todos os bônus, só conseguiam acertá-lo com um 20 nas jogadas de ataque. Depois de quase 10 rodadas sem que os 5 monstros do encontro conseguissem se quer causar dano no personagem e este sem conseguir se mexer por estar stunned, tive de terminar forçosamente a história e acabar com essa situação insólita.
Outro problema são os poderes diários, que acabam se tornando poderes por encontro ou quase, pois os jogadores insistem e fazer extended rests a cada dois encontros.
Alguém vem tendo problemas semelhantes ou tem algumas sugestões para sua solução?