Uma coisa que eu sinto um pouco de falta na transição 3e pra 4e, e de certa forma que eu percebi da 2e pra 3e é a diminuição de material descritivo. Ainda que na 3e você tinha livros de cenários que detalham bastante aqui e a li, mas na 4e isso diminuiu muito. Os monstros então, tem meia dúzia de linhas que pouco adicionam ao conhecimento dele. Muitas vezes é bom ter mais informações sobre um tipo de criatura, para poder criar uma história legal em torno disso.
Eu gosto de livros de monstros bem feitos, com boas descrições e informações. Da 4ª ed possivelmente o Monster Vault é o melhorzinho, digo dos livros tipo Core,(desconsiderando livros como Demonomicon, por exemplo).
O Livro dos Monstros de AD&D é ótimo, eu tenho ele bem conservado.
AD&D possue material de suporte com muito fluff que acho-os ótimo como referência até hoje, assim como tem também alguns no D&D 3ª ed .
Para mim o melhor livro dos monstros de todos os tempos é o Monsternomicon dos Reinos de Ferro. Ele deveria ser uma referência quando o assunto é livro dos monstros.
Vamos abrir um parentese aqui... Letalidade alta + Fazer ficha nova EM AD&D E EM 3.X a cada 1d4 sessões me fez abandonar o sistema por muito tempo... Acho odioso o tempo e a dificuldade que é fazer ficha em qualquer edição pré 4E (que apesar de demorada é simples).
Eu não acho o 3.x letal. Meu PJ mais alto em 3.X (que é épico) morreu 2 vezes em toda campanha ( no lvl 3 e 7; isso porque eu era noob no sistema).
Em outras Campanhas mais curtas nunca um PJ meu morreu em 3.X ( que girava de lvl 1 ao 15).
E olha, são 9 anos jogando D&D 3ª edição com mestres diversos com estilos diferentes.
Mas essa foi a minha experiência, e também via esse padrão nos outros grupos de D&D 3ª Ed que eu assistia.
Porque isso é considerado "Old School" quando Warhammer, L5R e outros usam letalidade? Até mesmo storyteller pode ser bem letal dependendo do que se está jogando.
Eu não reclamo da letalidade per si, reclamo da banalidade de como ela ocorre em D&D 1ª ed/AD&D.
Existe uma grande diferença de sistema letal e de sistema letal banal.
Eu jogo sistemas letais como Savage Worlds aonde o PJ se levar 4 ferimentos já cae no chão inconsciente, morre obviamente se apanhar mais do isso no chão. E em Savage Worlds eu faço 10 lvl numa boa sem morrer, agora em AD&D , se o mestre "roubar" a meu favor eu faço 10 lvls.
Falar em "roubar" porque não dizer manipular; os grupos de AD&D que presenciei aonde os PJ's tinham vida longa, eram justamentes aqueles grupos de situação inverossímel, aonde o mestre mantinha o grupo vivo para campanha andar, e depois pelas costas do mestre os jogadores comentavam : - só ganhamos e estamos vivos pela "benevolência" do mestre e não por nosso esforço.
Eu nunca quero ter que ouvir de um jogador meu que o PJ dele está vivo porque ele acha que eu sou mestre "Anjo da Guarda", que vivo protegendo PJ's. Quero que o grupo se orgulhe de sair vivo dos desafios sabendo que contaram com a sorte/estratégia deles e não porque eu passei a mão para aliviar.