[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Fëanor em 20 Jan 2009, 16:49

Assim como?

Assim:

Versão Antiga: Ele toma 5 pontos de dano (10 - 10 fogo, 10 - 5 radiante).

Só porque me parece fazer mais sentido.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 20 Jan 2009, 20:39

Resumindo: um poder de implemento não requer o implemento pra ser usado, mas para usar um, você tem que tê-lo como característica de classe (proficiência com ele, podemos dizer) e a classe da qual o poder se originou deve ter o mesmo implemento como característica.

Edit: Sobre o save vs. morte, eu me enganei. Não foi repouso longo que eu vi no ENWorld, mas o próprio repouso. Até então, eu achava que se o cara fosse curado mas caísse pra 0 PV ou menos de novo, recomeçaria a contagem de saves. Só quando li o fórum foi que atentei para o fato de só recomeçar a contagem ao descansar, mas o descanso é curto mesmo.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ric.freitas em 21 Jan 2009, 14:16

Eu quero criar um NPC elite, aplicando uma classe a um humano comum. Isso além de transformá-lo em um elite dá a ele também acesso a alguns poderes da classe. A minha duvída é.
Os poderes de encontro e daily que ele recebe são recarregados segundo a regra para PCs ou teria uma probabilidade de recarga, como a maioria dos inimigos?
Ric.freitas

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 21 Jan 2009, 15:13

Como ele é elite é possivel recarregar poderes de encontro por exemplo, como sinal de que é mais forte.

Mas no geral, essa opção é para poderes únicos, justamente o que define ele como elite diante de adversários convencionais. Olhe npcs prontos na dragon ou nas aventuras publicadas para tomar por base.

Se não me engano numa das primeiras dragons 4E, saiu uma warlock... não lembro da ficha dela plenamente, mas creio que era elite. Serve de exemplo ao menos.
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 21 Jan 2009, 15:27

SImplesmente pegar um NPC com classe não o torna elite. Ele terá menos PVs que um monstro comum de mesmo nível (monstros costumam ter Con + Nível x8 PVs... as melhores classes dão Con + Nível x6, sem falar que elites têm o dobro de PVs), defesas baixas (elites têm +2 nas Defesas e Saves) e poderes consumíveis. O NPC será apenas mais um monstro no combate (note que os templates de "classe" no DMG se referem a adicionar o template a um monstro já existente!).

Para tornar o NPC em "elite", você terá que fazer os passos indicados no DMG ou dar um template a ele.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor WillDice em 21 Jan 2009, 15:31

Se você quer criar um personagem pegando uma ficha pronta do MM e aplicando o "template" de classe do DMG, ele irá seguir as regras normais de poderes por encontro e diários.

Agora, se você quiser criar um elite humano do zero, seguindo as regras de criação de "monstros" e copiando poderes de uma classe... fique à vontade de colocar recarga, seguindo as recomendações do livro.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 21 Jan 2009, 17:23

WillDice escreveu:Se você quer criar um personagem pegando uma ficha pronta do MM e aplicando o "template" de classe do DMG, ele irá seguir as regras normais de poderes por encontro e diários.

É, mas vale lembrar que é em adição ao que o monstro já tem. Mesmo que não tenha nenhum poder recarregável, ele terá mais poderes consumíveis por encontro (além de poder gastar diários sem se preocupar com o próximo encontro, já que monstros têm "vida curta").
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 21 Jan 2009, 22:01

lembrando que adicionar classe a um monstro pronto (minha intenção original de post) converte-o em elite - mas é preciso observar no DMG como realizar o processo, incluindo aprimorar defesas, PV e demais detalhes.
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 22 Jan 2009, 11:16

Kinn escreveu:lembrando que adicionar classe a um monstro pronto (minha intenção original de post) converte-o em elite - mas é preciso observar no DMG como realizar o processo, incluindo aprimorar defesas, PV e demais detalhes.

Eu tinha entendido que você ia fazer um NPC, não pegar um monstro e dar uma classe a ele.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Jan 2009, 11:19

Há uma diferença.
Se você pegar uma raça de monstro e criar um NPC com classe de NPC, ele vai ser standart. Para transformar em elite você pode colocar um template ou colocar a classe diretamente sobre o monstro.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ric.freitas em 24 Jan 2009, 11:13

A magia Otiluke's Resilient Sphere (wizard-15) basicamente imobiliza um oponente e tem outros efeitos. São estes outros efeitos que me deixam em duvída. Ela afirma que o alvo não pode atacar ninguém fora do seu próprio espaço, isso significa que ela não pode atacar alvos adjacentes certo?

E relativo a uso de poderes e/ou marca de defenders? O texto da magia afirma que o alvo não pode atacar mas poderia usar outros poderes se eles não alvejarem um inimigo diretamente?

E a marca de um paladino? Ele ainda poderia causar dano se ele estivesse preso dentro da Esfera?
Ric.freitas

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 24 Jan 2009, 14:14

Ric.freitas escreveu:A magia Otiluke's Resilient Sphere (wizard-15) basicamente imobiliza um oponente e tem outros efeitos. São estes outros efeitos que me deixam em duvída. Ela afirma que o alvo não pode atacar ninguém fora do seu próprio espaço, isso significa que ela não pode atacar alvos adjacentes certo?

E relativo a uso de poderes e/ou marca de defenders? O texto da magia afirma que o alvo não pode atacar mas poderia usar outros poderes se eles não alvejarem um inimigo diretamente?

E a marca de um paladino? Ele ainda poderia causar dano se ele estivesse preso dentro da Esfera?

O poder diz que "bloqueia passagem", mas não diz se impede "linha de efeito", então é difícil responder com precisão sua pergunta. Minha opinião é que por "bloquear passagem", ela também bloqueia linhas de efeito (mas não linha de visão), então nenhum efeito poderia ultrapassar a esfera, bloqueando inclusive a marca do Paladino e outros poderes (por exemplo, se o alvo da esfera estiver numa zona que causa dano, a esfera sofreria o dano, mas o alvo dela não).

Essa é a minha interpretação, mas ela não é absoluta. Como a descrição não é clara, outras pessoas podem interpretar que a esfera não bloqueia linha de efeito.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 24 Jan 2009, 19:19

Deicide escreveu:
Ric.freitas escreveu:A magia Otiluke's Resilient Sphere (wizard-15) basicamente imobiliza um oponente e tem outros efeitos. São estes outros efeitos que me deixam em duvída. Ela afirma que o alvo não pode atacar ninguém fora do seu próprio espaço, isso significa que ela não pode atacar alvos adjacentes certo?

O poder diz que "bloqueia passagem", mas não diz se impede "linha de efeito", então é difícil responder com precisão sua pergunta. Minha opinião é que por "bloquear passagem", ela também bloqueia linhas de efeito (mas não linha de visão), então nenhum efeito poderia ultrapassar a esfera, bloqueando inclusive a marca do Paladino e outros poderes (por exemplo, se o alvo da esfera estiver numa zona que causa dano, a esfera sofreria o dano, mas o alvo dela não).

Essa é a minha interpretação, mas ela não é absoluta. Como a descrição não é clara, outras pessoas podem interpretar que a esfera não bloqueia linha de efeito.

Eu também concordo com voce Deicide.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ric.freitas em 25 Jan 2009, 09:50

Deicide escreveu:

Deicide, em um primeiro momento eu também concordei com a sua interpretação mas analisando um pouco melhor eu penso que desta forma a magia possa ficar incrivelmente poderosa. Um personagem nesta situação basicamente é inutilizado, e se a magia não tiver sucesso ela não permite save para se libertar, sendo necessário causar 100 pontos de dano ou dissipando-a. Sendo que 100 pontos de dano não é um valor baixo e pelo que eu sei apenas magos possuem dissipar magia.

O que vocês acham?
Ric.freitas

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 25 Jan 2009, 10:07

Ric.freitas escreveu:Deicide, em um primeiro momento eu também concordei com a sua interpretação mas analisando um pouco melhor eu penso que desta forma a magia possa ficar incrivelmente poderosa. Um personagem nesta situação basicamente é inutilizado, e se a magia não tiver sucesso ela não permite save para se libertar, sendo necessário causar 100 pontos de dano ou dissipando-a. Sendo que 100 pontos de dano não é um valor baixo e pelo que eu sei apenas magos possuem dissipar magia.

Eu discordo. Primeiro, sim, ela inutiliza o oponente, mas não causa dano e é uma magia diária de alvo único e nível relativamente alto, e o mago é um controlador, é sua função. Ela não é pior do que uma magia de Sono, que inutiliza vários oponentes no nível 1.

Segundo, embora não permita save, a magia é dissipada causando 100 pontos de dano, sem precisar de jogadas de ataque. Estamos falando de uma magia de nível 15, certo? Pois bem, se você usar ela num monstro comum, o monstro vai ter dificuldades em escapar, mas a magia estará sendo desperdiçada.

Agora, se você usa num monstro elite ou solo, é muito fácil para a criatura escapar em três ou quatro rodadas, e ao contrário de sono ou outras imobilizações, atacar o monstro não adianta nada (só o ajuda a escapar mais rápido).

Um Githyanki Gish (Elite Skirmisher 15), por exemplo, causa 4d8+6 pontos de dano por rodada, escapando numa média de 4 rodadas (ele pode escapar em menos ainda se simplesmente usar seu teleporte, mas esse não é o ponto...). Se for realmente preciso, ele pode até gastar um ponto de ação para acelerar a fuga.

Um adult Red Dragon (Solo Soldier 15) causaria 4d10+18 pontos de dano e escaparia em uma média de 3 rodadas. Novamente, pode-se gastar um ponto de ação e acelerar o processo.

E, se houver outros monstros presentes, eles podem ajudar a criatura a sair atacando a esfera (e acertando automaticamente...), o que diminui consideralmente o tempo dela escapar.

Outra coisa a se lembrar é que é preciso dar "sustain" na esfera: logo, a magia também pode ser interrompida se o mago por algum motivo não tiver uma ação menor sobrando em seu turno (Dazed, Stunned, atrasou sua ação para agir mais tarde no turno...)

Então, sim, é uma magia poderosa, mas nem de longe overpower.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários