[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Bahamute em 12 Fev 2010, 18:11

Mas, e se crescer a pessoa primeiro (aumentando, necessáriamente, o dano) e, depois disso, aplicar a magia que aumenta o dano do ataque (como se fosse o aumento de tamanho virtual)?

Será que, seria considerado bônus de mesmo nome? Pra não acumular?
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Madrüga em 12 Fev 2010, 18:33

Foi o que eu falei na página passada. Mas note que na descrição do enlarge person eles dizem que magias que aumentam o tamanho não acumulam, e mighty wallop não aumenta o tamanho.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Fev 2010, 19:41

Se for bônus por tamanho, não acumula.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Madrüga em 12 Fev 2010, 19:55

O da magia não tem nome, e não é nem um aumento real. Nem diz que é um bônus.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Fëanor em 13 Fev 2010, 00:05

O da magia não tem nome, e não é nem um aumento real. Nem diz que é um bônus.

Eu só sei que na época que o livro foi lançado essa pergunta foi bastante frequente no forum da wizards. E resposta do serviço deles era de que não acumulava, mas você sabe como que é...
no final o melhor é simplesmente pedir para o mestre tomar a decisão.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor dmandrak em 25 Fev 2010, 19:35

Seu_Madrüga escreveu:O da magia não tem nome, e não é nem um aumento real. Nem diz que é um bônus.

Era essa minha duvida.

A enlarge diz que nao acumula, mas a might wallop nao aumenta efetivamente, tem essa diferença.

Um é aumento efetivo e o outro é apenas para considerar uma categoria acima.

Enfim, vou conversar com o mestre, acho que depende mesmo de interpretaçao do texto.

ps: Me amarrei na Blood Wind (Cler/Wiz 1) do spell compendium. 6m de alcance para armas naturais num ataque total :linguinha:

ps2: Pessoal, da pra pegar o Shou Disciple sem jogar em Forgotten? Ele tem um pré-requisito de conhecimento local, expatriado e tal.
Eu achei ele sensacional, até pro meu guerreiro.
dmandrak

Mensagempor Fëanor em 25 Fev 2010, 19:42

Teoricamente, deveria ser FR, mas isso fica mais para o mestre.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor dmandrak em 25 Fev 2010, 20:41

Fëanor escreveu:Teoricamente, deveria ser FR, mas isso fica mais para o mestre.

Argh....

Eh Greyhawk :linguinha:
dmandrak

Mensagempor Elven Paladin em 25 Fev 2010, 22:38

Argh....

Eh Greyhawk

Fácil adaptar, é só colocar como aprendiz dos estilos de luta da Scarlet Brotherhood ( entre outras coisas, uma ordem de monges assassinos eugenistas e supremacistas raciais que controlam suas terras, o chamado Reino de Shar, sendo que Shar significa "pureza" ) ou mesmo alguém que aprendeu algo com um dissedente dela, como a Splintered Mind. E é só trocar o conhecimento de Shou ( ou ser nativo de lá ) pelo das terras controladas pela Scarlet Brotherhood.

E olhe só, como bônus você ganha a inimizade de um dos grupos mais influentes de toda Flanaess, com agentes infiltrados por diversas cortes. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor dmandrak em 26 Fev 2010, 00:04

Advogado de Regras escreveu:
Argh....

Eh Greyhawk

Fácil adaptar, é só colocar como aprendiz dos estilos de luta da Scarlet Brotherhood ( entre outras coisas, uma ordem de monges assassinos eugenistas e supremacistas raciais que controlam suas terras, o chamado Reino de Shar, sendo que Shar significa "pureza" ) ou mesmo alguém que aprendeu algo com um dissedente dela, como a Splintered Mind. E é só trocar o conhecimento de Shou ( ou ser nativo de lá ) pelo das terras controladas pela Scarlet Brotherhood.

E olhe só, como bônus você ganha a inimizade de um dos grupos mais influentes de toda Flanaess, com agentes infiltrados por diversas cortes. :b

Hahahah. Sensacional.

Eu nao conheço patavinas de greyhawk, mas vou propor, visto que vc falou com tanta propriedade. Deve funcionar.

Vcs usam o q para deixar o guerreiro mais "chatim" pros spellcasters? La pro nivel 9 ou 10 ele estara porreta num corpo a corpo mas qqr maguinho provavelmente lhe arrebenta.

Um alcance de 3m e Mage Slayer pode ajudar. Apesar de eu estar sem muitos pontos de pericia e o spellcraft 2 atrapalhar pacas....

ps: DESAFIO
To tentando minmizar o tempo necessario para pegar KENSAI e SHOU DISCIPLE.
Os requisitos de pericia sao brabos, uma vez que nenhuma eh de Pugilist (Nem a porcaria do Jump!!)
Ateh agora eu vi que preencho no 7 e pego o Kensai no 8, mas o shou disciple eh bem mais demorado pelo jump 8.

Tendo 12 de int, quero saber qual o mais cedo possivel de alcançar os dois? (Jump e Balance sao pericias do Kensai, o que ajuda!)

O mais rapido q consegui foi guerreiro 7, kensai 4, shou disc. 1 (no 12). Nesse nivel nao sei nem mais se ele valhe a pena, pq meu dano desarmado com superior unarmed + improved natural atk, jah eh bem maior que o da prestige
dmandrak

Mensagempor Elven Paladin em 26 Fev 2010, 05:50

O mais rapido q consegui foi guerreiro 7, kensai 4, shou disc. 1 (no 12). Nesse nivel nao sei nem mais se ele valhe a pena, pq meu dano desarmado com superior unarmed + improved natural atk, jah eh bem maior que o da prestige

Compensa sim, por que você não pode ter acesso ao talento Ataque Natural Aprimorado sem ter o Ataque Desarmado de Monge. Isso é uma propriedade exclusiva do Ataque Desarmado de Monge ( a de ser tratado como Arma Natural ), vide na SRD: A monk’s unarmed strike is treated both as a manufactured weapon and a natural weapon for the purpose of spells and effects that enhance or improve either manufactured weapons or natural weapons.

E olhe o trecho sobre Unarmed Strike ( o que você tem via o talento Ataque Desarmado Aprimorado ), basta ler também na SRD. Ele é tratado como Arma Manufaturada, mas não como Arma Natural para magias e talentos.

Aliás, eu chutaria imediatamente e sem pensar duas vezes o Pugilist da progressão. Salvo ( e olhe lá ) Combo, não há habilidade alguma nele que seja útil e valha desperdiçar um talento e ainda perder a perícia Saltar como de classe. No lugar dele, seja um Zhentarin Soldier ( ou melhor, um Soldado de Hextor ou do Great Kingdom. O "sabor" é o mesmo). Como um bônus, você ainda ganha algumas habilidades legais ligadas a Intimidar , além de Diplomacia ( pré-requisito de Kensai ) como perícia de classe.

DESAFIO
Os requisitos de pericia sao brabos, uma vez que nenhuma eh de Pugilist (Nem a porcaria do Jump!!)
Ateh agora eu vi que preencho no 7 e pego o Kensai no 8, mas o shou disciple eh bem mais demorado pelo jump 8.

Tendo 12 de int, quero saber qual o mais cedo possivel de alcançar os dois? (Jump e Balance sao pericias do Kensai, o que ajuda!)

A maneira mais rápida ( nota: ela não é necessariamente para sua progressão ) para se entrar em ambas CdPs ( supondo um Humano, com Int 12 ) é:

1. Seja um Guerreiro com a variante Thug. Você perde proficiência em Armaduras Pesadas e Médias e o talento de primeiros nível, ganha algumas perícias inúteis de classe e o que eu quero: 4+ Mod de Int Pontos de Perícia ao avançar na classe. No primeiro nível, você terá 24 pontos de perícia, e deve comprar ( o número indica as graduações ): Saltar 4, Intimidar 4, Cavalgar 4, Acrobacia 2, Concentração 2, Diplomacia 2, Equilibrar-se 2.

2. Continue como Thug. Aumente Cavalgar, Saltar e Intimidar para 5 e gaste os 3 pontos onde desejar ( sugiro ao menos 1 em Acrobacia ).

3. Aqui, seja um Zhentarin Soldier. Compre 5 graduações em Diplomacia e aumente seu Saltar para 6.

4. Compre um nível de Monge. Essa classe é ótima para o personagem, te dá +2 de classe em Reflexos ( pré-requisito do Shou Disciple ) e ainda vem com Concentração como perícia de classe. 3 graduações em Concentração ( Ficando com 5 ), 2 em Equilibrar-se ( Ficando com 4) e 1 em Acrobacia ( Ficando com 3.5).

5. Volte a ser Guerreiro. Gaste 2 em Saltar ( Saltar 8 ) e 1 em Acrobacia ( Acrobacia 4 ).

E então, parabéns, você pode ser um Shou Disciple no nível 6 ( pré-requisitos cumpridos ). E no 7º nível, você pode entrar em Kensai ( Ele requer BBA +5, que você só terá no nível 6 ).

Ou para ser mais claro e repetir a mensagem do meu primeiro post: Tenha ao menos um nível de Monge. Esse bastardinho é ótimo para isso ( e ainda tem o motivo que envolver o Ataque Natural Superior ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor dmandrak em 26 Fev 2010, 18:13

Advogado de Regras escreveu:

Compensa sim, por que você não pode ter acesso ao talento Ataque Natural Aprimorado sem ter o Ataque Desarmado de Monge. Isso é uma propriedade exclusiva do Ataque Desarmado de Monge ( a de ser tratado como Arma Natural ), vide na SRD: A monk’s unarmed strike is treated both as a manufactured weapon and a natural weapon for the purpose of spells and effects that enhance or improve either manufactured weapons or natural weapons.

E olhe o trecho sobre Unarmed Strike ( o que você tem via o talento Ataque Desarmado Aprimorado ), basta ler também na SRD. Ele é tratado como Arma Manufaturada, mas não como Arma Natural para magias e talentos.

Aliás, eu chutaria imediatamente e sem pensar duas vezes o Pugilist da progressão. Salvo ( e olhe lá ) Combo, não há habilidade alguma nele que seja útil e valha desperdiçar um talento e ainda perder a perícia Saltar como de classe. No lugar dele, seja um Zhentarin Soldier ( ou melhor, um Soldado de Hextor ou do Great Kingdom. O "sabor" é o mesmo). Como um bônus, você ainda ganha algumas habilidades legais ligadas a Intimidar , além de Diplomacia ( pré-requisito de Kensai ) como perícia de classe.

DESAFIO

A maneira mais rápida ( nota: ela não é necessariamente para sua progressão ) para se entrar em ambas CdPs ( supondo um Humano, com Int 12 ) é:

1. Seja um Guerreiro com a variante Thug. Você perde proficiência em Armaduras Pesadas e Médias e o talento de primeiros nível, ganha algumas perícias inúteis de classe e o que eu quero: 4+ Mod de Int Pontos de Perícia ao avançar na classe. No primeiro nível, você terá 24 pontos de perícia, e deve comprar ( o número indica as graduações ): Saltar 4, Intimidar 4, Cavalgar 4, Acrobacia 2, Concentração 2, Diplomacia 2, Equilibrar-se 2.

2. Continue como Thug. Aumente Cavalgar, Saltar e Intimidar para 5 e gaste os 3 pontos onde desejar ( sugiro ao menos 1 em Acrobacia ).

3. Aqui, seja um Zhentarin Soldier. Compre 5 graduações em Diplomacia e aumente seu Saltar para 6.

4. Compre um nível de Monge. Essa classe é ótima para o personagem, te dá +2 de classe em Reflexos ( pré-requisito do Shou Disciple ) e ainda vem com Concentração como perícia de classe. 3 graduações em Concentração ( Ficando com 5 ), 2 em Equilibrar-se ( Ficando com 4) e 1 em Acrobacia ( Ficando com 3.5).

5. Volte a ser Guerreiro. Gaste 2 em Saltar ( Saltar 8 ) e 1 em Acrobacia ( Acrobacia 4 ).

E então, parabéns, você pode ser um Shou Disciple no nível 6 ( pré-requisitos cumpridos ). E no 7º nível, você pode entrar em Kensai ( Ele requer BBA +5, que você só terá no nível 6 ).

Ou para ser mais claro e repetir a mensagem do meu primeiro post: Tenha ao menos um nível de Monge. Esse bastardinho é ótimo para isso ( e ainda tem o motivo que envolver o Ataque Natural Superior ).

:putz: um post desse a 3 paginas atras teria me economizado umas 40h de pesquisa em livros e foruns...

Nao que nao tenha sido divertido hehehhe.

Vou ver, porque nao quero fazer um frankenstein da vida com 2 classes diferentes (mais variante) e ainda 2 prestiges. Eh meio poluiçao (Mas vc ganhou o Desafio!!!)

Alem disso vou dar uma olhada no que vc falou do ataque natural do monge e nao do guerreiro, isso realmente atrapalha.

Noob Question: Como era mesmo o lance de multiclase? Se eu for Guerreiro 3/Monge 1 eu nao tenho penalidade de xp, mas guerreiro 4/Monge 1 tem, nao eh? Para elfos (classe favorecida eh mago) .
dmandrak

Mensagempor Elven Paladin em 27 Fev 2010, 04:25

Vou ver, porque nao quero fazer um frankenstein da vida com 2 classes diferentes (mais variante) e ainda 2 prestiges. Eh meio poluiçao (Mas vc ganhou o Desafio!!!)

As duas prestiges são justificadas pelo motivo que você queria entrar em ambas CdPs o mais rápido possível, e foi o que fiz. :b

E eu tenho que ser honesto em admitir que eu só utilizei essa "mistura profana" por que queria evitar o maior número possível de subsistemas no jogo ( ou seja, eu quis usar apenas as "mudanças mais simples possíveis", que são em uma classe só, e não usar o Tome of Battle - que é um livro ou amada ou odiado ), caso contrário, eu usaria um reles multiclasse com o Crusader do Tome of Battle ( ele tem 4 + Int Pontos de Perícia por nível e Diplomacia, Concentração, Cavalgar, Equilíbrio e Concentração são perícias de classe do mesmo ), para entrar rapidamente no Kensai entrar a seguir no Shou Disciple OU faria multiclasse de dois níveis com o Swordsage ( 6 + Int pontos de perícia por nível, Sabedoria na CA com armaduras leves, +3 em Reflexos e Vontade e Equilíbrio, Concentração, Acrobacia e Saltar como perícias de classe ) para entrar no Shou Disciple, avançar no mesmo e depois seguir ao Kensai.

Noob Question: Como era mesmo o lance de multiclase? Se eu for Guerreiro 3/Monge 1 eu nao tenho penalidade de xp, mas guerreiro 4/Monge 1 tem, nao eh? Para elfos (classe favorecida eh mago) .

Ele toma a penalidade de 20% em XP se a diferença entre as duas classes for maior que um nível, ou seja, tanto um Guerreiro 3/Monge 1 quanto um Guerreiro 4/Monge 1 tem tal penalidade , mas eu não sei de DM algum usando as penalidades de multiclasse há uns longos anos ( nem mesmo os Advogados de Regras mais malucos do CO Boards seguiam essa regra, e estou falando de um antro de sujeitos que exploram qualquer mínima falha de regras ao extremo ) :b

Elven Paladin

Mensagempor dmandrak em 27 Fev 2010, 10:35

Ele toma a penalidade de 20% em XP se a diferença entre as duas classes for maior que um nível, ou seja, tanto um Guerreiro 3/Monge 1 quanto um Guerreiro 4/Monge 1 tem tal penalidade , mas eu não sei de DM algum usando as penalidades de multiclasse há uns longos anos ( nem mesmo os Advogados de Regras mais malucos do CO Boards seguiam essa regra, e estou falando de um antro de sujeitos que exploram qualquer mínima falha de regras ao extremo )

Ufa...

Cara, eu acho que vou seguir a linha genérica, recentemente proposta por você e pegar o crusader ou o swordsage. O problema eh que o jogo jah começou e eu JAH sou Pugilist 1. Logo, eh chorar as 300 perícias perdidas no nivel 1 e seguir em frente.

Eu tô usando o superior unarmed strike de la (no nivel 3 eu pego ele) entao o mestre foi obrigado a ver o livro. Nao sei se ele aceitaria uma dessas classes ame-a-ou-deixe-a, mas hoje descubro isso.

ps: vc ainda recomenda monge 1, neh? E a dor de corno do Ataque desarmado Aprimorado fica onde? :sobrancelha:
dmandrak

Mensagempor Elven Paladin em 27 Fev 2010, 18:55

: vc ainda recomenda monge 1, neh? E a dor de corno do Ataque desarmado Aprimorado fica onde?

Sim, ainda recomendo. E quanto ao talento, geralmente quanto alguém já tem um talento e o ganharia de novo em uma progressão não é incomum usar a solução de "ganha um talento extra" ( embora, pelas "Regras como Escritas", isso não acontece, a menos que seja indicado o contrário ).

O problema eh que o jogo jah começou e eu JAH sou Pugilist 1. Logo, eh chorar as 300 perícias perdidas no nivel 1 e seguir em frente.

Bem, há ainda o Retraining, sugerido no Livro do Jogador II. Pessoalmente, eu choraria ao narrador o fato de que Combate Desarmado é a pior opção possível de combate existente ( e de fato é :b ), sendo só funcional com uma pequena soma de builds restritos e que requerem uma certa soma de "maestria em regras" que você ainda não tem.Ou bater no narrador com a quina do Livro do Mestre até ele aceitar o novo build. Mas eu não me responsabilizo pelo uso dessa via :bwaha:

Em qualquer caso, eu tenho um personagem semi-pronto para se jogar como um Combatente Desarmado ( e um monte de idéias jogadas no meio ), vide esse tópico no Fórum da Jambô.

Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários